sábado, 7 de janeiro de 2017

O PROPÓSITO DA DOR.

O PROPÓSITO DA DOR.
Texto: (Isaías 53:3)

 "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores, e que sabe o que é padecer, e como um de quem os homens escon- diam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." (Isaías: 53:3) - Bíblia JFA.

INTRODUÇÃO.

Esta passagem, escrita 700 anos antes da crucificação de Jesus Cristo,faz referência a sua morte na cruz do calvário.

Algo me chamou atenção neste importante texto das escrituras.

Obs. "Homem de dores, e que sabe o que é padecer..."
(Is.53:3)

1) O MESSIAS SOFREDOR.

Outras passagens da Bíblia Sagrada apontam  que o Messias iria sofrer.

1000 anos antes de Jesus nascer, em Belém da Judéia, Davi disse no Salmo 22:
"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido? Deus meu, eu clamo de dia, porém tu não me ouves; também de noite, mas não acho sossego."
(Salmos 22:1,2) Bíblia JFA.


1.1) Em diversas ocasiões de seu ministério terreno Jesus falou sobre seu sofrimento e agonia na cruz.

- Livro de Mateus:
Mt.16:21-26, Mt.17:22,23 e Mt.20:17-19.

- Livro de Marcos:
Mc.8:31-33, Mc.9:30-32 e
Mc.10:32-34.

- Livro de Lucas.
Lucas 18:31-34.


1.2) O autor aos Hebreus afirmou que Jesus foi aperfeiçoado pela dor e sofrimento.

"Ele, Jesus, nos dias da Sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da Sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência  pelas coisas que sofreu  e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obrdecem." (Hebreus 5:7-9)

2) Provérbios da Sabedoria empírica sobre a dor.

"Cada dor tem um tempo certo para cicatrizar. Essa individualidade precisa ser respeitada, nunca julgada".
(André Valadão)

"Toda idade tem o seu prazer e a sua dor"

"Todo guerreiro tem que superar suas dores."
(Kunta Kuntê)

"Ande com quem já matou um leão e um urso,mas principalmente com quem jâ venceu suas dores."
(Bispa Sônia Hernandez)


3) O astro do Basquete americano Lebron James comentou a dor de Ronda Rousey.

Após sofrer uma dura derrota para a brasileira Amanda Nunes, Ronda Rousey "desabou".

Foi sua segunda derrota consecutiva no UFC, num intervalo de 13 meses. (Até 2015, ela nunca havia perdido)

Ronda entrou no octógono como favorita e foi nocauteada pela brasileira  em apenas 48 segundos.

Um vexame em seu país, e diante de sua torcida.

3.1) Sentindo a dor de sua compatriota, Lebron James disse:

"Em esportes em geral, eles (organizações esportivas) te jogam o mais alto possível, te colocam na montanha mais alta do mundo, só para te derrubar. Isso vem de alguém que já experimentou isso. Isso é exatamente o que está acontecendo com ela. Isso é um fato. Sei exatamente como ela se sente porque eu era esse atleta. Eu passei por isso - afirmou Lebron."

4) A dor de um Maestro.

Eu estava assistindo o telejornal  noturno  em 3 de janeiro de 2017,  quando uma matéria sobre o músico, pianista e maestro, João Carlos Martins, prendeu minha atenção.

O mesmo sofre de uma doença degenerativa que dificulta o movimento de seus dedos e a abertura de suas mãos.

Na tentativa de melhorar, o mesmo já passou por vinte e três cirurgias e se prepara para mais uma.


4.1) Perguntado sobre as  dores  que sente devido a sua doença, o mesmo respondeu ao repórter:

“Só não sinto dor quando estou dormindo.”

“Aprendi a conviver com a dor.”

4.2)  A célebre frase.

Antes de findar a  entrevista João Carlos Martins disse:

“O AMOR PELO QUE FAÇO É MUITO MAIS FORTE DO QUE AS DORES QUE EU SINTO.”

"Proseguirei. Continuarei tocando e regendo, pois a paixão pelo que faço é o meu combustível para prosseguir."

5) Existe algum propósito na dor? Sim.

Deus não nos poupará de dificuldades e dores  porque elas forjam e moldam o caráter dos grandes campeões.

Oscar Smith,"O Mão Santa", o maior cestinha de todos os tempos no basquete mundial, disse em uma entrevista em rede nacional:

 "Você deseja ser um campeão? Então, prepare-se para o sofrimento, pois todo campeão sofre muito e sofre mais do que os outros, pois a pressāo e as cobranças sobre ele é muito maior."

"Todos nós seremos forjados nas dores."

Enquanto escrevo esta mensagem alguém me enviou um "Gift" que diz:

"A dor faz você ser mais humilde e a luta faz você ficar mais forte." (Cristina Coelho, Queimados,R.J)


5.1) Sofrimentos antecedem grandes alegrias.

A biblia diz:
 "Quem saia andando e chorando enquanto semeia, voltará trazendo júbilo e alegria nos seus feixes."
(Salmo 126:5,6)


5.2) Paulo disse:

"Os sofrimentos do tempo presente não podem se comparar com a glória por vir a ser revelada em nós."
(Romanos 8:18)

 Ao longo dos anos tenho repetido uma frase de meu amigo Alexandre Martins que diz: "As lágrimas de hoje serão as suas canções de amanhã e os que viram o seu choro, verão a vitória em suas mãos."

5.3) As dores que tenho enfrentado.

Desde que fiz um AVC em 30/4/2016, tenho sofrido terríveis dores no meu braço direito e ombro direito.

Já são meses de fisioterapia e as vezes tenho a sensação que meu braço está se soltando do ombro.

Está semana fui ao médico e o mesmo me passou um anti-inflamatório para aliviar as dores.

Dói até quando escrevo.
Mas eu vou continuar escrevendo.

Palavra de consolo do médico:

 "Trabalhe o braço direito,
não deixe o mesmo atrofiar e resista a dor. Mexa-se. Insista com a fisioterapia, faça compressa de água quente e retire a tipóia."

Por mais incrível que pareça é o que tem surtido o melhor efeito em meu caso.


6) Não fuja de suas dores.

A melhor defesa é o ataque.

As vezes nosso maior inimigo somos nós mesmos.

Enfrente seus medos,suas dores e limitaçőes.

Jamais permita que alguém estabeleça sentenças malditas sobre sua vida ou família.

Saiba que toda dor é finita e não dura para sempre.

Ela vai passar.


7) O final de sua dor será uma grande alegria.

Disse Jesus:
João: 16. 20,22 "Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria...Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." - Bíblia JFA.

7.1) Cristo e a recompensa da Cruz.

(Isaías 53:10-12 ) "Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteri- dade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. 11. Ele verá o penoso fruto do seu trabalho e ficará satisfeito. O meu servo (Jesus Cristo) com o seu conhecimento justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. 12. Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derra- mou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgres- sores intercedeu."
- Bíblia JFA.

Obs.  V.12 "Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os podero- sos repartirá ele o despojo."


Palavra Final:

Para cada lágrima de dor e vexame  que você tem derramado  há um rio de esperança e para cada  dia de  vergonha que você tem vivido,  haverá um dia de dupla honra.(Isaías 61:5-7)

É promessa de Deus!

Números 23:19 "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?"
- Bíblia JFA.


Receba esta palavra da parte de Deus,em nome de Jesus, o messias sofredor, que venceu suas dores e hoje está assentado a destra do Pai, e o seu nome está acima de todo nome.

Atos 4:12 e Filipenses 2:5-11.

Pastor Venilton de Jesus
Janeiro de 2017

Amém.


12 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Toda idade tem o seu prazer e a sua dor"

"Todo guerreiro tem que superar suas dores."
(Kunta Kuntê)

"Ande com quem já matou um leão e um urso,mas principalmente com quem jâ venceu suas dores."
(Bispa Sônia Hernandez)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Lebron James disse:

"Em esportes em geral, eles (organizações esportivas) te jogam o mais alto possível, te colocam na montanha mais alta do mundo, só para te derrubar. Isso vem de alguém que já experimentou isso. Isso é exatamente o que está acontecendo com ela. Isso é um fato. Sei exatamente como ela se sente porque eu era esse atleta. Eu passei por isso - afirmou Lebron."

Blog do Pastor Venilton. disse...

Para cada lágrima de dor e vexame que você tem derramado há um rio de esperança e para cada dia de vergonha que você tem vivido, haverá um dia de dupla honra.(Isaías 61:5-7)

Blog do Pastor Venilton. disse...

(Isaías 53:10-12 ) "Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteri- dade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. 11. Ele verá o penoso fruto do seu trabalho e ficará satisfeito.

Blog do Pastor Venilton. disse...

O final de sua dor será uma grande alegria.

Disse Jesus:
João: 16. 20,22 "Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria...Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." - Bíblia JFA.

Blog do Pastor Venilton. disse...

João Carlos Martins disse:

“O AMOR PELO QUE FAÇO É MUITO MAIS FORTE DO QUE AS DORES QUE EU SINTO.”

"Proseguirei. Continuarei tocando e regendo, pois a paixão pelo que faço é o meu combustível para prosseguir."

Blog do Pastor Venilton. disse...

Enfrente seus medos,suas dores e limitaçőes.

Jamais permita que alguém estabeleça sentenças malditas sobre sua vida ou família.

Saiba que toda dor é finita e não dura para sempre.

Ela vai passar.

Blog do Pastor Venilton. disse...


"Os sofrimentos do tempo presente não podem se comparar com a glória por vir a ser revelada em nós."
(Romanos 8:18)

Ao longo dos anos tenho repetido uma frase de meu amigo Alexandre Martins que diz: "As lágrimas de hoje serão as suas canções de amanhã e os que viram o seu choro, verão a vitória em suas mãos."

Blog do Pastor Venilton. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Pastor Venilton. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Pastor Venilton. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Pastor Venilton. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.