RADIO RESTITUI


sábado, 24 de setembro de 2016

O ódio Grátis. Por Jayme Fucs Bau. JH

Ódio Gratis - Jayme Fucs Bar
por Jayme Fucs Bar-Site J.H.

Em 70 d.C Jerusalém estava cercada pelas forças Romanas , o General Tito filho de Vespasiano estava pronto para o ataque final, porém deu ordem de parar tudo e esperar , que os rivais Judeus , terminassem de se matar entre si .
Os judeus queimaram e destruiram seus própios armazéns de alimento e armas, Tito e Vespasiano sabiam que o Ódio e a intolerância entre as correntes Zelotes , Fariseus, Saduceus e Essênios era o seu maior triunfo ,que levaria o Judaísmo e a Judeia ao caos e sua auto destruição.
Quando a matança entre as correntes judaica finalizou, os Romanos somente tiveram que concluir a destruição de Jerusalém e em consequência o símbolo que deveria ser a unidade do povo , o Templo, foi destruído e queimado, os que sobreviveram foram mortos ou levado como escravo para o Império Romano.
Cada um de nós que vivemos hoje em algum lugar como judeu no mundo somos parte desse triste episódio onde perdemos nossa autonomia e liberdade não pelas forças Romanas e sim pela "Sinat Hinam " O Ódio Gratis entre nós judeus.
Judeus de direita, esquerda, socialistas , liberais, religiosos e laicos temos que saber que o verdadeiro perigo dentro das comunidades judaica e da sociedade israelense é a" Sinat Hinam" Ódio Gratis. Isso é um fato pedagógico que jamais devemos esquecer e sempre ensinar!
Somos e sempre seremos diferentes de nossas concepções politicas, culturais e religiosa, esse pluralismo de ideias é o que faz essa riqueza que é a civilização judaica.
Vivo em Israel a 34 anos , sou brasileiro, Israelense, Judeu, Sionista,Socialista Kibutziano, rabino secular Humanista, membro do movimento Hashomer Hatzair, a favor de um estado Palestino ao lado do estado de Israel, é logico que muitos não concordam com essas minhas ideias! Porém todos nos judeus devemos saber que todo o "outro" o "diferente" deve sempre ser respeitados e ter o direito de pensar e de existir! Essa é uma regra fundamental da vida Judaica!
O esplendor do Judaísmo comunitário é essa possibilidade da existência do convívio com a nossas diversidades judaica de ter diferentes sinagogas, escolas, movimentos juvenis, centros de estudo judaico, grupos políticos, culturais e religiosos etc...
Coexistência com a diversidade Judaica é de fato o convívio com o judaísmo vivo, dinâmico, criativo, Judaismo que pode mover montanhas e fazer milagres, e foi dentro dessa grande diversidade de ideias politicas, culturais e religiosas diferentes que consequimos depois de 2000 anos juntos voltar para a terra de Israel e com toda essa diversidade continuar a costrui-la .
Conta que nesse episódio onde Jerusalém está sendo queimada e destruida pela "Sinat Hinam" o Odio Gratis, o Rabino Yohanan Ben Zacai com ajuda de seus discípulos , procuraram realizar uma fuga espectacular de Jerusalém, onde Ben Zacai se fez de morto e seus discípulos, procuraram leva-lo para fora para ser sepultado , porem O Rav Yohanan Ben Zacai é descoberto pelos romanos e levado frente ao General Vespasiano .
Nesse encontro entre essas duas grandes personalidades, Ben Zacai sem pensar muito exclamou " Salve Vespasiano imperador de Roma!" O General Vespasiano grita a Ben Zacai "Que atrevimento é esse de você me chamar de imperador? "
Não Passa muito tempo chega um mensageiro com a notícia de Roma chamando Vespasiano de volta imediata para ser condecorado como o novo imperador de Roma.
Vespasiano admirado com a profecia de Ben Zacai, dá o direito a ele de um pedido único! Ben Zacai sem muito no que pensar diz " De me Yavneh ao meus sábios, pois Jerusalém está tomada pela Sinat Hinam" Ódio Gratis.
Hoje todos nos devemos ser muito grato a Ben Zacai que entendeu que deveria criar em Yavneh uma nova comunidade judaica, onde o segredo de sua sobrevivência seria para sempre o repúdio ao "Sinat Hinam" Ódio grátis
A cada um que vive na comunidade judaica Brasileira, deve aprender com Ben Zacai não deixar que em nossas diferenças transformem a nossa comunidade em uma Jerusalém encharcada de "Sinah Hinam" Odio Gratis!
Shabat Shalom!

Postar um comentário