segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O SENHOR LEVARÁ A BOM TÉRMINO.


"No que a mim me concerne, 
o SENHOR levará a bom termo..." (Salmo 138:8)


INTRODUÇÃO.

Esta palavra,baseada num dos Salmos de Davi (138), tem por objetivo exaltar a soberania de Deus e ao mesmo tempo, gerar em nós uma segurança em relação a obra de Deus em nossas vidas.

"Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.  Inclinar-me-ei no  teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma." (Salmo 138:1-3)

1) A CONFIANÇA DE DAVI.

Conhecendo um pouco sobre Davi.

Davi foi achado e escolhido pelo própio Deus que dele disse:

"Achei um homem segundo o meu coração."
(Salmo 89:20-22)

(Atos 13:22)

Deus fez uma aliança eterna com Davi. (2 Samuel 7)

O mavioso salmista e grande rei de Israel, expressa neste pequeno Salmo sua grande confiança em Deus.

Suas palavras confirmam esta verdade.

"Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. "(Salmo 138:1)

1.1) O Louvor  de Davi.

O louvor de Davi  era sincero e de todo o seu coração.

"Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. " (Salmo 138:1)

A primeira coisa que Deus pede de nós é o nosso coração,pois do   coração procedem as fontes da vida.

"Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."
(Provérbios 4:20-23)


Obs. Estas palavras são de Salomão, o filho de Davi.

"Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive." 

(Provérbios 4:4)

2) A SEGUNDA GRANDE MARCA DE DAVI  ERA O SEU COMPROMISSO COM A CASA DE DEUS.

"Inclinar-me-ei no  teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome."

(Salmo 138:2)

* DAVI  AMAVA, FREQUENTAVA E INVESTIA PESADO   NA  CASA  DE  DEUS.

Era costume de Davi se prostrar diante de Deus no templo ou na CASA DE DEUS.

"Inclinar-me-ei no  teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade." (Salmo 138:2)

2.1) Foi ele quem primeiro falou sobre construir uma Casa para Deus.

"E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o SENHOR lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor, Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas.

(2 Sm.7:1,2)

Sua oração em relação a casa de Deus  era:

"Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo. "(Sl.27:5)

2.2) Até mesmo nos dias de seu maior erro ele buscou a casa de Deus.

"E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra..."

(2 Sm.12:16)

Deus não atendeu Davi nesta busca  e ainda assim, ele entrou na casa de Deus e adorou.

"Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou."

(2 Sm.12:19,20)

Uma pergunta pessoal.


Há quanto tempo você não se prostra diante de Deus em sua casa?

2.3) Davi ofertava na casa de Deus por amor.

"Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ónix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância. E ainda, porque  amo a  casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:  Três mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas.  Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? " (1 Cronicas 29:2-5)

V.3 Porque amo a casa de Deus entrego ouro e prata particular...

* O Dr.Mike Murdocke me ensinou:

"Aquilo que você fizer acontecer a casa de Deus ou a algum profeta Deus fará acontecer em sua vida"

2.4) Uma triste constatação.

Os dias de hoje são caracterizados pelo abandono da casa de Deus.

É tempo de voltarmos para a Casa de Deus. (Hebreus 10:25)

2.5) Mandamentos bíblicos sobre cuidado que cada um de nós deve ter para com a  casa de Deus.

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. 11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. 12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos."(Malaquias 3:8-10)

V.10 fazei prova de mim nisto...
Ao invés de criticar, faça a prova do assunto!

2.6 A repreensão de Ageu.

* Conheçamos agora a exortação do profeta Ageu contra o abandono da casa de Deus:

"Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? 5 Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. 6 Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. 7 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. 8 Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR. 9 Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. 10 Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos." 

(Ageu 1:4-10)

V.9 "Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa."

2.7) Revelação bíblica:

Alguém que esteja debaixo da liderança de um sacerdote quebrado financeiramente,terá sobre sua vida "uma unção quebrada",pois a benção sobre o povo escorre a partir da vida do sacerdote.

* FRASE FORTE E VERDADEIRA:
- Um sacerdote falido terá um povo falido.

* Veja o que o profeta Ezequiel disse sobre isso:

"E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa."(Ez.44:30)

A instrução do apóstolo Paulo a igreja era clara:

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. "(Gálatas 6:6)

"Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;  Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário. "(1Tm.5:17,18)

* O Dr. Myles Munroe disse:


"Eu tenho direito a unção e aos resultados de meus mentores."

Voce será igual a quem lhe inspira!


A viúva de Sarepta e a mulher de Suném(sunamita)viveram milagres impossíveis em suas vidas  porque investiram nos profetas Elias e Eliseu. (1 Reis 17) e (2 Rs.4)

- Perguntas pessoais:

Farei a você amado leitor ou seguidor,algumas perguntas pessoais bem diretas:

- Quanto de seus recursos  financeiros passam pela casa de Deus mensalmente?
- Voce é generoso com a casa de Deus?
- A você que é membro da igreja de Teresópolis: "Quanto voce investiu ou tem investido nesta obra?
- Você tem o compromisso de financiar algum profeta ou sacerdote?

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. "
(Gálatas 6:6)

3) UMA PODEROSA REVELAÇÃO BÍBLICA DESCONHECIDA DE MUITOS.

* JESUS  FAVORECEU  UM ESTRANGEIRO POR QUE O MESMO CONSTRUIU UMA SINAGOGA PARA O POVO ADORAR A DEUS.

"E  depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum. 2 E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente, e moribundo. 3 E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo. 4 E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto, 5 Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga." (Lucas 7:1-5)

Leia atentamente:

"E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto, 5 Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga." (V.4,5)

Quantas sinagogas,templos ou igrejas  voce já edificou ou ajudou a edificar?

* O Dr mike Murdocke me ensinou:

"Aquilo que você fizer acontecer a casa de Deus ou a algum profeta Deus fará acontecer em sua vida"

4) OUTRA MARCA DE DAVI: ELE AMAVA, CONFIAVA E EXALTAVA A PALAVRA DE DEUS.

"Pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome." (Salmo 138:2 b)

Muitas foram as vezes que ele exaltou a palavra de Deus.

"A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. 8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. 9 O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente. 10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. 11 Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa."(Salmo 19:7-11)

Outra pergunta pessoal:
Quanto do seu tempo diário ou semanal voce passa meditando na palavra de Deus.

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." (Josué 1:8,9)

5) DAVI ACREDITAVA NO SOCORRO DIVINO E NA SOBERANIA DE DEUS PARA SUA VIDA.

"
Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. 14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."(Salmo 139:13-16)

"No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma." (Salmo 138:3)

"Agora sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita."(Salmo 20:6)

* DEUS CONHEÇE A QUEM CHAMA.

"Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. "(Jeremias 1:4-8)

Ele começou uma boa obra em nós e a completará!( Fp.1:6)

Ele gravou o seu nome nas palmas de Suas mãos.(Is.49:15,16)

6) NO QUE A MIM ME CONCERNE, ELE LEVARÁ  A BOM TERMO.

A maior de todas as certezas de Davi era:


ELE LEVARÁ A BOM TERMO TUDO QUE COMEÇOU EM MINHA VIDA.

"No que a mim me concerne,o SENHOR levará a bom termo..."
(Salmo 138:8)

6.1) O que isso  tem a ver com cada um de nós?

"Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e guardados por Jesus Cristo"

(Judas 1:1)

Ele nos escolheu Nele antes da fundação do mundo.
(Efésios1:4)

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda."(João 15:16)

Ele começou uma boa obra em nós e a completará!(Fp.1:6)

Fiel é Aquele que nos chamou.

Olhe para as profecias e promessas de sua vida.

Ele cumprirá cada promessa e cada profecia liberada sobre nossa vida.
(1 Tm.1:18)

7) ELE LEVARÁ A BOM TERMO TUDO QUE COMEÇOU EM NOSSAS VIDAS!

"No que a mim me concerne,o SENHOR levará a bom termo..."
(Salmo 138:8)

Voce é o homem e a mulher do Conselho de Deus.(Is.46:8-11).

ELE LEVARÁ A BOM TERMO TUDO QUE LHE PROMETEU!

"No que a mim me concerne,o SENHOR levará a bom termo..." (Salmo 138:8)

Ele TAMBÉM GRAVOU o seu nome nas palmas de Suas mãos.(Is.49:15,16)

Recupere hoje o ânimo e a alegria de sua vocação e chamado.

"Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. 8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Romanos 14:7,8)

ELE LEVARÁ A BOM TERMO TUDO QUE LHE PROMETEU!

Receba esta palavra!

Pr. Venilton de Jesus
prvenilton@gmail.com

Original 2013.

Revisada em Maio 2015


* Leia Tambem a mensagemm:

O Favor de Deus 

"Senhor, Mostra-me um Sinal do teu Favor!" (Salmo 86:17)

http://prvenilton.blogspot.com/2021/08/clame-pelo-favor-de-deusester.html

7 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

A CONFIANÇA DE DAVI.

Conhecendo um pouco sobre Davi.

Davi foi achado e escolhido pelo própio Deus que dele disse:

"Achei um homem segundo o meu coração."
(Salmo 89:20-22)
(Atos 13:22)

Deus fez uma aliança eterna com Davi. (2 Samuel 7)

O mavioso salmista e grande rei de Israel, expressa neste pequeno Salmo sua grande confiança em Deus.

Suas palavras confirmam esta verdade.

"Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores."
(Salmo 138:1)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A SEGUNDA GRANDE MARCA DE DAVI ERA O SEU COMPROMISSO COM A CASA DE DEUS.

"Inclinar-me-ei no teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome."
(Salmo 138:2)

* DAVI AMAVA, FREQUENTAVA E INVESTIA PESADO NA CASA DE DEUS.

Era costume de Davi se prostrar diante de Deus no templo ou na CASA DE DEUS.

"Inclinar-me-ei no teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade." (Salmo 138:2)

2.1) Foi ele quem primeiro falou sobre construir uma Casa para Deus.

"E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o SENHOR lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor, Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas.
(2 Sm.7:1,2)

Sua oração em relação a casa de Deus era:

"Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo. "(Sl.27:5)

Blog do Pastor Venilton. disse...

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. "(Gálatas 6:6)

"Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário. "(1Tm.5:17,18)

O Dr. Myles Munroe disse:

"Eu tenho direito a unção e aos resultados de meus mentores."

Voce será igual a quem lhe inspira!

Blog do Pastor Venilton. disse...

A maior de todas as certezas de Davi era:

ELE LEVARÁ A BOM TERMO TUDO QUE COMEÇOU EM MINHA VIDA.

"No que a mim me concerne,o SENHOR levará a bom termo..."
(Salmo 138:8)

Blog do Pastor Venilton. disse...


ELE LEVARÁ A BOM TERMO TUDO QUE LHE PROMETEU!

"No que a mim me concerne,o SENHOR levará a bom termo..." (Salmo 138:8)

Ele TAMBÉM GRAVOU o seu nome nas palmas de Suas mãos.(Is.49:15,16)

Recupere hoje o ânimo e a alegria de sua vocação e chamado.

"Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. 8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Romanos 14:7,8)

ELE LEVARÁ A BOM TERMO TUDO QUE LHE PROMETEU!

Blog do Pastor Venilton. disse...


"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda."(João 15:16)

Ele começou uma boa obra em nós e a completará!(Fp.1:6)

Fiel é Aquele que nos chamou.

Olhe para as profecias e promessas de sua vida.

Ele cumprirá cada promessa e cada profecia liberada sobre nossa vida. (1 Tm.1:18)

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."(Salmo 139:13-16)

"No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma." (Salmo 138:3)

"Agora sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita."(Salmo 20:6)