quarta-feira, 11 de maio de 2022

Jesus Cala os Mestres da Lei

                    Os Mestres da Lei.

"E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas." (Mateus 22:46)

Introdução.

Durante todo o tempo em nosso Senhor Jesus Cristo esteve aqui na terra, os Fariseus, Saduceus, Escribas, e os Principais Sacerdotes, foram seus grandes perseguidores.

1) Quem eram estes homens?

* Os Fariseus.

"Os fariseus e saduceus eram dois partidos religiosos que interpretavam a Lei de Deus de forma diferente."

"Os fariseus eram judeus zelosos, com muitas regras, e os saduceus eram sacerdotes que tentavam incorporar as ideias gregas no judaísmo."

* Jesus reprovou as práticas tanto dos fariseus como dos saduceus, taxando-os de hipócritas! (Mateus 23:1-28)

Eles apareceram nos 400 anos que separaram o Antigo e o Novo Testamento.(Período interbíblico)

Fonte:
https://www.respostas.com.br/quem-eram-os-fariseus-e-saduceus/

1.1) Os Saduceus.

Eram sacerdotes que tentavam incorporar as ideias gregas no judaísmo.

"Os saduceus eram uma elite religiosa de sacerdotes. Eles controlavam tudo que acontecia no Templo e tinham grande influência política. O poder dos saduceus vinha de sua preocupação em manter boas relações com os invasores romanos."

Fonte:
https://www.respostas.com.br/quem-eram-os-fariseus-e-saduceus/

* Em Resumo:

- Os Fariseus.

Eram judeus zelosos, com muitas regras.(Intermináveis regras religiosas)

- Os Saduceus.

Eram um partido político religioso, cujos membros pertenciam a elite da sociedade, e controlavam tudo que acontecia no templo.

* Importante.
Os saduceus declaravam não haver ressurreição, nem anjo, nem espírito.
(Atos 23:8)

Fonte:
https://www.respostas.com.br/quem-eram-os-fariseus-e-saduceus/

2) Quando eles surgiram?

"Os fariseus e saduceus surgiram nos anos entre o retorno do exílio de Israel na Babilônia e a vida de Jesus."

Fonte:
https://www.respostas.com.br/quem-eram-os-fariseus-e-saduceus/

* Eles não foram citados na Torá de Moisés ou em qualquer outro livro do Antigo Testamento.

3) Jesus condenou os Escribas, e os Fariseus, por sua hipocrisia.
(Mateus 23:1-26)

"Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem."
(Mateus 23:1‭-‬3)

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!"

(Mateus 23:23‭-‬26)

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!"

(Mateus 23:23‭-‬26)

4) Jesus e os Saduceus.

"Jesus condenou os Saduceus porque não acreditavam na ressurreição. Eles também ignoravam o mundo espiritual e muitas vezes se preocupavam mais com o poder político que com a obediência a Deus."

Fonte: https://www.respostas.com.br/quem-eram-os-fariseus-e-saduceus/

4.1) A crença dos Saduceus.

"Pois os saduceus declaram não haver ressurreição, nem anjo, nem espírito; ao passo que os fariseus admitem todas essas coisas." (Atos 23:8)

4.2) Jesus também condenou os Fariseus.

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade."

(Mateus 23:26-28)

5) Os grandes conspiradores contra Jesus Cristo.

Por mais paradoxal que seja, os líderes religiosos de Israel, foram os grandes adversários de Jesus Cristo, em sua vida e ministério.

"Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra."
(Mateus 22:15)

"Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?" (Mateus 22:34‭-‬36)

5.1) Tais homens estavam sempre criticando, questionando, ou condenando qualquer atitude de Jesus Cristo.

"Então, vieram de Jerusalém a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem."
(Mateus 15:1‭-‬2)

Neste caso, a rusga se deu, porque os discípulos de Jesus Cristo, não lavavam as mãos minuciosamente, antes de cada refeição.

6) O drama de hoje.

É muito triste para uma sociedade, quando um sacerdote ou profeta, abandona sua vocação e chamado, para se dedicar a religiosidade vazia, cheia de preceitos e regras, que até impressionam as pessoas, porém não produzem transformação no caráter.

6.1) Mais trágico ainda é quando os ministros de Deus, se tornam "políticos do púlpito", transformando o altar do Senhor, em um picadeiro eleitoral.

Sou favorável a que um líder religioso tenha pleno conhecimento de política, economia, e que o mesmo tempo, combata as injustiças sociais, lutando sempre pela nossa liberdade.

Um pastor deve orientar suas ovelhas a votar corretamente, de acordo com os princípios e valores da Palavra de Deus.

6.2) Particularmente, eu não acredito que um genuíno pastor, deva abraçar o comunismo ou socialismo, pois tais ideologias são totalmente contrárias a Bíblia Sagrada.

* Um pastor ou profeta jamais deverá se tornar refém da classe política.

* Pastor é pastor.

* Político é político.

6.3) O Pastor ora, abençoa, orienta, e até disciplina um político, quando  se fizer necessário.

* Disse Natã a Davi:

"Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom." (2 Samuel 12:9)

Natã,  o profeta, teve coragem para repreender e disciplinar Davi, o homem segundo o coração de Deus. (Atos 13:22)

6.4) Como ministros do Senhor, temos que ter muito cuidado para não ultrapassarmos os nossos  limites.

* José do Egito, Daniel e Neemias, foram grandes estadistas, mas acima de tudo, eram profetas e sacerdotes do Senhor.

Há uma linha muito tênue entre o Santo e o Profano.

7) Jesus Calou os Escribas e Fariseus!

Ao longo de três anos, depois de travar calorosos debates com estes homens, Jesus decidiu calar os escribas, fariseus, e os intérpretes da lei.

* Uma única citação das Escrituras judaica, o Salmo 110:1, calou seus adversários e opositores.

"Reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi. Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?"

"E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas." (Mateus 22:43-‬46)

* "E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas." (Mateus 22:46)

8) O alerta de Jesus Cristo contra os falsos líderes.

"Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem."            (Mateus 23:2‭-‬3)

"Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas."

"Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens."
(Mateus 23:5‭-‬7)

"Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? Por isso, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas."

 "A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade."

(Mateus 23:32-‬34)

9) A conspiração contra Jesus Cristo.

Após perderem o debate contra Jesus Cristo, os perversos líderes religiosos de Israel, decidiram prender e matar Jesus Cristo a traição.

"Então, os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, chamado Caifás; e deliberaram prender Jesus, à traição, e matá-lo." (Mateus 26:3‭-‬4)

9.1) Tais homens subornaram Judas Iscariotes, pagando-lhe trinta moedas de prata.

"Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, indo ter com os principais sacerdotes, propôs: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata."  (Mateus 26:14‭-‬15)

Entregue pelas autoridades religiosas, Jesus Cristo foi preso, julgado, condenado, crucificado e morto na cruz do calvário.

10) O tiro saiu pela culatra.

Um antigo ditado popular diz: 

"MEUS INIMIGOS E CALUNIADORES SEMPRE ME PROMOVEM."

Os grandes responsáveis pela popularidade do cristianismo no mundo foram os seus algozes.

Após a ressureição de Jesus Cristo, Pedro, pregando com autoridade e poder disse:

"Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo." (Atos 2:36)

10.1) Os discípulos de Jesus Cristo, calaram de uma vez por todas, os Escribas e Fariseus.

"Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja, Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse: Tendo ouvido isto, logo ao romper do dia, entraram no templo e ensinavam."

"Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que com ele estavam, convocaram o Sinédrio e todo o senado dos filhos de Israel e mandaram buscá-los no cárcere. dizendo: Achamos o cárcere fechado com toda a segurança e as sentinelas nos seus postos junto às portas; mas, abrindo-as, a ninguém encontramos dentro."

(Atos 5:17‭, ‬19‭, ‬21‭,23)

"Quando o capitão do templo e os principais sacerdotes ouviram estas informações, ficaram perplexos a respeito deles e do que viria a ser isto."
(Atos 5:24)

11) Pedro responsabilizou as  autoridades judaicas, pela morte de Jesus Cristo.

"Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo."  (Atos 2:36)

"O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados."
(Atos 5:30‭-‬31)

12) O tiro, novamente, saiu pela culatra.

E foi exatamente isso que aconteceu com a obra iniciada por Jesus Cristo.

Os fariseus, Saduceus os intérpretes da lei e os sacerdotes, em sua insana perseguição, tornaram o evangelho conhecido em toda a cidade de Jerusalém a arredores.

12.1) O alto clero judaico, conjuntamente com as autoridades romanas, insistiram em perseguir, maltratar e continuar matando os cristãos.

E assim, o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, chegou a Antioquia, a Ásia, a Grécia e em todo o Império Romano.

12.2) Paulo, a grande voz do cristianismo em todo o mundo.

Após Pedro, Paulo se levantou como a grande voz do cristianismo mundial.

* A pregação de Paulo.

"Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio."

"Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres."
(Atos 17:2‭-‬6)

12.3) A inveja se repete contra Paulo.

"Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo."
(Atos 17:2‭-‬5)

12.4) Transformando o mundo.

"Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui."  (Atos 17:6)

* Palavra Final.

A exemplo de Pedro e Paulo, como cristãos legítimos, fomos chamados para transtornar o mundo!

"Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui."
(Atos 17:6)

Que este seja nosso propósito e a nossa missão principal, ou seja, transtornar e modificar o mundo!

Evangelho que não "transtorna o mundo", e não muda os valores  de uma sociedade, cidade ou nação; nada mais é que farisaísmo e religiosidade vazia.

* E que Deus nos ajude nesta visão missão!

Receba esta Palavra em Nome de Jesus Cristo.

Amém.

Pastor Venilton de Jesus.

prvenilton@gmail.com

Teresópolis, Maio de 2022.

Acesse o Blog do Pastor Venilton:

www.prvenilton.blogspot.com


* Me siga no Instagram:

 https://instagram.com/prvenilton?igshid=YmMyMTA2M2Y=


* Escreva-me no E-mail abaixo e receba 0800, Free, um Livro do Pastor Venilton em PDF.
prvenilton@gmail.com 



18 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

"E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas." (Mateus 22:46)

Introdução.

Durante todo o tempo em nosso Senhor Jesus Cristo esteve aqui na terra, os Fariseus, Saduceus, Escribas, e os Principais Sacerdotes, foram seus grandes perseguidores.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Quem eram estes homens?

* Os Fariseus.

"Os fariseus e saduceus eram dois partidos religiosos que interpretavam a Lei de Deus de forma diferente."

"Os fariseus eram judeus zelosos, com muitas regras, e os saduceus eram sacerdotes que tentavam incorporar as ideias gregas no judaísmo."

Blog do Pastor Venilton. disse...

Os Saduceus.

Eram sacerdotes que tentavam incorporar as ideias gregas no judaísmo.

"Os saduceus eram uma elite religiosa de sacerdotes. Eles controlavam tudo que acontecia no Templo e tinham grande influência política. O poder dos saduceus vinha de sua preocupação em manter boas relações com os invasores romanos."

Fonte:
https://www.respostas.com.br/quem-eram-os-fariseus-e-saduceus/

Blog do Pastor Venilton. disse...

Jesus condenou os Escribas, e os Fariseus, por sua hipocrisia.
(Mateus 23:1-26)

"Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem."
(Mateus 23:1‭-‬3)

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!"

(Mateus 23:23‭-‬26)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A crença dos Saduceus.

"Pois os saduceus declaram não haver ressurreição, nem anjo, nem espírito; ao passo que os fariseus admitem todas essas coisas." (Atos 23:8)

4.2) Jesus também condenou os Fariseus.

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade."

(Mateus 23:26-28)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Os grandes conspiradores contra Jesus Cristo.

Por mais paradoxal que seja, os líderes religiosos de Israel, foram os grandes adversários de Jesus Cristo, em sua vida e ministério.

"Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra."
(Mateus 22:15)

"Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?" (Mateus 22:34‭-‬36)

5.1) Tais homens estavam sempre criticando, questionando, ou condenando qualquer atitude de Jesus Cristo.

"Então, vieram de Jerusalém a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem."
(Mateus 15:1‭-‬2)

Neste caso, a rusga se deu, porque os discípulos de Jesus Cristo, não lavavam as mãos minuciosamente, antes de cada refeição.

Blog do Pastor Venilton. disse...

O drama de hoje.

É muito triste para uma sociedade, quando um sacerdote ou profeta, abandona sua vocação e chamado, para se dedicar a religiosidade vazia, cheia de preceitos e regras, que até impressionam as pessoas, porém não produzem transformação no caráter.

6.1) Mais trágico ainda é quando os ministros de Deus, se tornam "políticos do púlpito", transformando o altar do Senhor, em um picadeiro eleitoral.

Sou favorável a que um líder religioso tenha pleno conhecimento de política, economia, e que o mesmo tempo, combata as injustiças sociais, lutando sempre pela nossa liberdade.

Um pastor deve orientar suas ovelhas a votar corretamente, de acordo com os princípios e valores da Palavra de Deus.

Blog do Pastor Venilton. disse...

) Particularmente, eu não acredito que um genuíno pastor, deva abraçar o comunismo ou socialismo, pois tais ideologias são totalmente contrárias a Bíblia Sagrada.

* Um pastor ou profeta jamais deverá se tornar refém da classe política.

* Pastor é pastor.

* Político é político.

6.3) O Pastor ora, abençoa, orienta, e até disciplina um político, quando se fizer necessário.

* Disse Natã a Davi:

"Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom." (2 Samuel 12:9)

Natã, o profeta, teve coragem para repreender e disciplinar Davi, o homem segundo o coração de Deus. (Atos 13:22)

6.4) Como ministros do Senhor, temos que ter muito cuidado para não ultrapassarmos os nossos limites.

* José do Egito, Daniel e Neemias, foram grandes estadistas, mas acima de tudo, eram profetas e sacerdotes do Senhor.

Há uma linha muito tênue entre o Santo e o Profano.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Jesus Calou os Escribas e Fariseus!

Ao longo de três anos, depois de travar calorosos debates com estes homens, Jesus decidiu calar os escribas, fariseus, e os intérpretes da lei.

* Uma única citação das Escrituras judaica, o Salmo 110:1, calou seus adversários e opositores.

"Reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi. Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?"

"E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas." (Mateus 22:43-‬46)

* "E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas." (Mateus 22:46)

Blog do Pastor Venilton. disse...

O alerta de Jesus Cristo contra os falsos líderes.

"Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem." (Mateus 23:2‭-‬3)

"Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas."

"Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens."
(Mateus 23:5‭-‬7)

"Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? Por isso, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas."

"A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade."

(Mateus 23:32-‬34)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A conspiração contra Jesus Cristo.

Após perderem o debate contra Jesus Cristo, os perversos líderes religiosos de Israel, decidiram prender e matar Jesus Cristo a traição.

"Então, os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, chamado Caifás; e deliberaram prender Jesus, à traição, e matá-lo." (Mateus 26:3‭-‬4)

9.1) Tais homens subornaram Judas Iscariotes, pagando-lhe trinta moedas de prata.

"Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, indo ter com os principais sacerdotes, propôs: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata." (Mateus 26:14‭-‬15)

Entregue pelas autoridades religiosas, Jesus Cristo foi preso, julgado, condenado, crucificado e morto na cruz do calvário.

Blog do Pastor Venilton. disse...

O tiro saiu pela culatra.

Um antigo ditado popular diz:

"MEUS INIMIGOS E CALUNIADORES SEMPRE ME PROMOVEM."

Os grandes responsáveis pela popularidade do cristianismo no mundo foram os seus algozes.

Após a ressureição de Jesus Cristo, Pedro, pregando com autoridade e poder disse:

"Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo." (Atos 2:36)

10.1) Os discípulos de Jesus Cristo, calaram de uma vez por todas, os Escribas e Fariseus.

"Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja, Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse: Tendo ouvido isto, logo ao romper do dia, entraram no templo e ensinavam."

"Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que com ele estavam, convocaram o Sinédrio e todo o senado dos filhos de Israel e mandaram buscá-los no cárcere. dizendo: Achamos o cárcere fechado com toda a segurança e as sentinelas nos seus postos junto às portas; mas, abrindo-as, a ninguém encontramos dentro."

(Atos 5:17‭, ‬19‭, ‬21‭,23)

"Quando o capitão do templo e os principais sacerdotes ouviram estas informações, ficaram perplexos a respeito deles e do que viria a ser isto."
(Atos 5:24)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Pedro responsabilizou as autoridades judaicas, pela morte de Jesus Cristo.

"Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo." (Atos 2:36)

"O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados."
(Atos 5:30‭-‬31)

12) O tiro saiu pela culatra.

E foi exatamente isso que aconteceu com a obra iniciada por Jesus Cristo.

Os fariseus, Saduceus os intérpretes da lei e os sacerdotes, em sua insana perseguição, tornaram o evangelho conhecido em toda a cidade de Jerusalém a arredores.

12.1) O alto clero judaico, conjuntamente com as autoridades romanas, insistiram em perseguir, maltratar e continuar matando os cristãos.

E assim, o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, chegou a Antioquia, a Ásia, a Grécia e em todo o Império Romano.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Paulo, a grande voz do cristianismo em todo o mundo.

Após Pedro, Paulo se levantou como a grande voz do cristianismo mundial.

* A pregação de Paulo.

"Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio."

"Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres."
(Atos 17:2‭-‬6)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A inveja se repete contra Paulo.

"Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo."
(Atos 17:2‭-‬5)

12.4) Transformando o mundo.

"Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui." (Atos 17:6)

* Palavra Final.

A exemplo de Pedro e Paulo, como cristãos legítimos, fomos chamados para transtornar o mundo!

"Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui."
(Atos 17:6)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A exemplo de Pedro e Paulo, como cristãos legítimos, fomos chamados para transtornar o mundo!

"Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui."
(Atos 17:6)

Que este seja nosso propósito é a nossa missão principal, ou seja, transtornar e modificar o mundo!

Evangelho que não "transtorna o mundo", e não muda os valores de uma sociedade, cidade ou nação; nada mais é que farisaísmo e religiosidade vazia.

E que Deus nos ajude nesta missão!

Blog do Pastor Venilton. disse...

É muito triste para uma sociedade, quando um sacerdote ou profeta, abandona sua vocação e chamado, para se dedicar a religiosidade vazia, cheia de preceitos e regras, que até impressionam as pessoas, porém não produzem transformação no caráter.

Blog do Pastor Venilton. disse...

O alerta de Jesus Cristo contra os falsos líderes.

"Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem." (Mateus 23:2‭-‬3)

"Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas."

"Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens."
(Mateus 23:5‭-‬7)

"Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? Por isso, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas."

"A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade."

(Mateus 23:32-‬34)