quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Paulo, o Defensor da liberdade, e Inimigo de toda forma de escravidão.

    As Marcas de Cristo em Paulo.

"Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a pesado jugo de escravidão."  (Gálatas 5:1) 

Introdução.

Esta mensagem nasceu em Fevereiro de 2022, quando através de uma vídeo conferência entre Rio se Janeiro, Arizona e Califórnia, eu me propus a responder a diversas perguntas das irmãs, baseado na Bíblia Sagrada.

Respondi a diversas perguntas por cerca de uma hora, e foi muito edificante para todos nós.

* Em dado momento da Video Conferência, que aconteceu pelo www.zoom.us uma irmã, a Gizzinha, me fez uma pergunta:

"Onde está a passagem que fala de nossa liberdade em Cristo Jesus?"

Neste momento, citei-lhe a luta que Paulo travou na Galácia, contra aqueles que queriam escravizar e manipular a jovem igreja da Galácia, fundada pelo apóstolo dos gentios.

"Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão." (Gálatas 5:1) 

1) Conhecendo a igreja da Gálatas.

"A Epístola de Paulo aos Gálatas foi escrita a um grupo de judeus cristãos que estavam voltando a confiar nos rituais da lei de Moisés e que, assim, começaram a afastar-se do Senhor."

O Apóstolo Paulo tentou corrigir esse problema salientando a diferença entre o pesado “jugo” da lei de Moisés, que levava à servidão espiritual, e o evangelho de Jesus Cristo, que leva à liberdade espiritual."

"O estudo dessa epístola pode ajudar os alunos a dar mais valor à liberdade que o evangelho de Jesus Cristo nos proporciona."

* Fonte:

https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/new-testament-seminary-teacher-manual/introduction-to-the-epistle-of-paul-to-the-galatians?lang=por

1.1) Quem escreveu a carta aos Gálatas?

* A Epístola aos Gálatas foi escrita pelo Apóstolo Paulo.

"Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo." (Gálatas 1:1‭-‬3)

1.2) Quando e onde foi escrita esta epístola?

"É provável que Paulo tenha escrito essa epístola enquanto percorria a Macedônia em sua terceira viagem missionária, aproximadamente entre os anos 55 e 57 a.C.

(Atos 16:6; Atos 18:23)

* Fonte:

https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/new-testament-seminary-teacher-manual/introduction-to-the-epistle-of-paul-to-the-galatians?lang=por

1.3) Para quem e por quem essa epístola foi escrita?

Foi escrita pelo Apóstolo Paulo.

Foi destinada  às igrejas do norte da Galácia, fronteiras da Frígia com a Galácia.

* Esta região também era conhecida como: Região Frígio-Gálatas.

2) A liberdade cristã e a defesa da liberdade cristã. 

A carta aos Gálatas foi antes de tudo uma defesa da liberdade cristã, e um grito contra todos aqueles que queriam escravizar uma jovem igreja, a se submeterem a ritos e dogmas judaicos, em especial a circuncisão judaica.

Paulo era um homem liberto do farisaismo e do legalismo judaico.

Na defesa da liberdade cristã contra os falsos mestres judaicos, ele inspirado pelo Espirito Santo, elaborou atraves deste livro, a mais preciosa e contudente defesa de nossa liberdade.

* O livro de Gálatas é o grande grito contra a manipulação religiosa no seio da igreja cristã.

* Todo cristão deve ler e meditar neste livro!

3) O que os falsos mestres da Judéia, fizeram na Igreja da Galácia?

Eles derrubaram a igreja, e distorceram os fundamentos do evangelho da graça de Deus lançados por Paulo, o fundador da igreja da Galácia.

3.1) A ira Santa de Paulo.

Tomado por uma "ira santa", paulo chegou a amaldiçoar tais mestres conforme veremos abaixo:

"Admira-me o Gálatas, que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.(maldito) Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema." (Gálatas 1:6‭, ‬8‭,9)

3.2) A Palavra Anátema significa: Maldito ou seja amaldiçoado!

Sim, Paulo amaldiçoou os perturbadores da igreja da Galácia!

* Em seu excesso de zelo pelos Gálatas, Paulo desejou, até mesmo, a mutilação física de tais pessoas!

"Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia."        (Gálatas 5:12)

4) A preocupação de Paulo com a igreja da Galácia.

Ao escrever esta carta, Paulo estava extremamente preocupado com a jovem igreja, pois eles estavam se afastando do Senhor e seguindo os ensinamentos de falsos mestres judaizantes, que queriam distorcer o evangelho pregado por Paulo, e afastar a igreja da liderança espiritual exercida por ele, movidos de outros interesses.

4.1) Os falsos mestres judeus estavam ensinando aos Gálatas, a falsa doutrina de que precisavam ser circuncidados e realizar os rituais prescritos pela lei de Moisés para serem salvos. (Gálatas 6:12)

5) O Primeiro Concílio em Jerusalém.

Paulo e Barnabé se opunham à esta  tese da circuncisão gentílica, e chegaram a abrir um concílio em Jerusalém para debater este assunto. 

* O tema central deste concílio foi: "Deverão os novos crentes gentios se circuncidar e guardar e a lei de Moisés?

5.1) O debate em Jerusalém pegou fogo!

Houve muita discussão entre os apóstolos  Paulo e Barnabé, Pedro e Tiago.

Felizmente o Concílio terminou em paz, e todos deram razão a Paulo e Barnabé.

Cartas foram enviadas as igrejas dos gentios, sendo Paulo e Barnabé, Judas e Silas, os representantes da igreja da Judéia entre os gentios que haviam se convertido a Deus.

5.2) Vejamos o aconteceu neste primeiro Concílio, em Jerusalém.  (Atos 15:1-29). 

"Alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos. Tendo havido, da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles, resolveram que esses dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a esta questão. "

"Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés. Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão."

"Havendo grande debate, Pedro tomou a palavra e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que, desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios a palavra do evangelho e cressem. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?"

"Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram. expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome. Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue."

"Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos, escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações. Visto sabermos que alguns [que saíram] de entre nós, sem nenhuma autorização, vos têm perturbado com palavras, transtornando a vossa alma, pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo, que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde."

(Atos 15:1-29) 

6) A perplexidade de Paulo para com os Gálatas.

Como fundador e pai espiritual da igreja da Galácia, Paulo fez um forte desabafo com eles, no objetivo de trazé-los de volta a mensagem que lhes fora ensinada no início, na implantação da igreja.

6.1) Assim Paulo os repreendeu:

"Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema." (Gálatas 1:6‭-‬9) 

6.2) A repreensão de Paulo continuou.

"Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? 

Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão." (Gálatas 3:1‭, ‬3‭,4)

6.3) Paulo desmascarou os falsos mestres judaicos, que estragaram a igreja da Galácia. (Gálatas 4:13‭-‬19)

"E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física. E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus."

"Que é feito, pois, da vossa exultação? Pois vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para mos dar. Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade?"

"Os que vos obsequiam não o fazem sinceramente, mas querem afastar-vos de mim, para que o vosso zelo seja em favor deles. É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco, meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;  respeito."  (Gálatas 4:13‭-‬19)

6.4) A perplexidade de Paulo com os Gálatas.

"Pudera eu estar presente, agora, convosco e falar-vos em outro tom de voz; porque me vejo perplexo a vosso."      (Gálatas 4:20)

* Que líder era Paulo!

Sincero, franco, transparente e acima de tudo, corajoso para falar o que as pessoas precisavam ouvir.

* O verdadeiro líder fala o que as pessoas precisam ouvir!

"Melhor é a repreensão do que o amor encoberto, e leais são as feridas feitas por aquele que nos ama. Porém os beijos de quem nos odeia, são enganosos."    (Provérbios 27:5,6)

7) Cegos quanto a verdade.

Assim ficaram os neófitos crentes da Gálacia,  depois do ingresso dos falsos mestres no seio da igreja.

A cegueira espiritual impediu os novos convertidos da Galácia de perceber a armadilha que os falsos mestres da Judéia lhes prepararam.

"Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?" (Gálatas 5: 6‭-‬7‭)

7.1) Os galacianos, fermentados pelos falsos mestres, se tornaram vaidosos e cheios de maldade.

* Paulo logo identificou o fermento dos fariseus.

"Um pouco de fermento leveda toda a massa. Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação.  (Gálatas 5:.9‭-‬10)

7.2) Eles começaram a se morder uns aos outros.

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."  (Gálatas 5:13‭,14)

"Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos." (Gálatas 5:15)

7.3) Se tornaram vaidosos e cheios de vanglórias.

'Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros."(Gálatas 5:26)

8) O legalismo capturou os galacianos e afundou a jovem  igreja.

"Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?" (Gálatas 5:7) 

8.1) Guardai dias, meses e anos.

"Mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.          (Gálatas 4:9‭,10)

8.2) O fermento da maldade cresceu no meio deles.

* Um pouco de fermento leveda toda massa.

"Esta persuasão não vem daquele que vos chama. Um pouco de fermento leveda toda a massa." (Gálatas 5:8,9) 

8.3) A circuncisão judaica se tornou entre eles, um terrivel "cavalo de batalhas".

* Paulo fechou este argumento ao dizer-lhes:

"Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo."  (Gálatas 6:13,14) 

"Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura. (Gálatas 6:15) 

Para Paulo, mais importante que ser circuncidado na carne. era  viver como uma nova criatura!

Glória a Deus pelo entendimento do apóstolo Paulo.

9) A lei da semeadura e da colheita. (Gálatas 6:7‭-‬10)

Por último, Paulo relembra-lhes a grande lei da semeadura.

* Tudo que semeamos nesta vida, sejam coisas boas ou ruins, voltará para nós na firma de colheita.

"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 

Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna."

"E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.  Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé."(Gálatas 6:7‭-‬10)

Saibamos semear!

10) As credenciais de Paulo.             (2 Coríntios 11:18‭-‬28) 

"E, posto que muitos se gloriam segundo a carne, também eu me gloriarei. Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. Tolerais quem vos escravize, quem vos devore, quem vos detenha, quem se exalte, quem vos esbofeteie no rosto. Ingloriamente o confesso, como se fôramos fracos. Mas, naquilo em que qualquer tem ousadia (com insensatez o afirmo), também eu a tenho." 

(2 Coríntios 11:18‭-‬20) 

"São hebreus?  Também eu. São israelitas? Também eu.  São da descendência de Abraão? Também eu.  São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) 

"Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. 

Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas."

(2 Coríntios 11:21-‬28) 

11) As Cicatrizes de Paulo.

"Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus." (Gálatas 6:17)

* Conforme mostrei em 2 Coríntios 11:21-28, Paulo trazia em seu próprio corpo, as cicatrizes e marcas de seu sofrimento por causa do Evangelho.

* Importante:

O grande líder é aquele que tem cicatrizes.

Cicatrizes são marcas de feridas que foram curadas.

* Um líder com feridas abertas jamais poderá curar outros.

Cicatrizes e feridas são coisas bem distintas.

* Um líder com cicatrizes poderá curar outros e instruir outros.

Você quer conhecer um grande líder, ouça sua história e procure suas cicatrizes.

12) Uma igreja restaurada.

Após esta dura palavra de repreensão, a igreja da Galácia foi curada, os falsos mestres foram envergonhados e deixaram aquela região.

* Palavra Final.

A  igreja da Galácia foi restaurada devido a postura e firmeza do apóstolo Paulo.

O grande defensor da liberdade cristã, jamais aceitou a servidão e o espírito de manipulação religiosa no seio da igreja.

Ainda hoje, dois mil anos depois, as palavras de Paulo ainda ecoam e nos libertam.

"Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a pesado jugo de escravidão." (Gálatas 5:1) 

Receba esta Palavra em Nome de Jesus Cristo.

Pastor Venilton de Jesus 

prvenilton@gmail.com

Visite o Blog do Pastor Venilton 

www.prvenilton.blogspot.com


* Eu tenho uma Palavra de Deus para a sua vida!


LEIA TAMBÉM:


1) COMO VENCER A REJEIÇÃO?

CLICK NO LINK ABAIXO:

http://prvenilton.blogspot.com/2022/10/cimo-vencer-rejeicao.html



Pastor Venilton de Jesus é Teólogo, Escritor de 28 livros, sendo 01 em Inglês e outro em Espanhol, sendo ainda Professor de História Comunicador, e um Motivador por excelência!


12 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

"Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a pesado jugo de escravidão." (Gálatas 5:1)

Introdução.

Esta mensagem nasceu em Fevereiro de 2022, quando através de uma vídeo conferência entre Rio se Janeiro, Arizona e Califórnia, eu me propus a responder a diversas perguntas das irmãs, baseado na Bíblia Sagrada.

Respondi a diversas perguntas por cerca de uma hora, e foi muito edificante para todos nós.

* Em dado momento da Video Conferência, que aconteceu pelo www.zoom.us uma irmã, a Gizzinha, me fez uma pergunta:

"Onde está a passagem que fala de nossa liberdade em Cristo Jesus?"

Blog do Pastor Venilton. disse...

Conhecendo a igreja da Gálatas.

"A Epístola de Paulo aos Gálatas foi escrita a um grupo de judeus cristãos que estavam voltando a confiar nos rituais da lei de Moisés e que, assim, começaram a afastar-se do Senhor."

O Apóstolo Paulo tentou corrigir esse problema salientando a diferença entre o pesado “jugo” da lei de Moisés, que levava à servidão espiritual, e o evangelho de Jesus Cristo, que leva à liberdade espiritual."

"O estudo dessa epístola pode ajudar os alunos a dar mais valor à liberdade que o evangelho de Jesus Cristo nos proporciona."

* Fonte:

https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/new-testament-seminary-teacher-manual/introduction-to-the-epistle-of-paul-to-the-galatians?lang=por

Blog do Pastor Venilton. disse...

A liberdade cristã e a defesa da liberdade cristã.

A carta aos Gálatas foi antes de tudo uma defesa da liberdade cristã, e um grito contra todos aqueles que queriam escravizar uma jovem igreja, a se submeterem a ritos e dogmas judaicos, em especial a circuncisão judaica.

Paulo era um homem liberto do farisaismo e do legalismo judaico.

Na defesa da liberdade cristã contra os falsos mestres judaicos, ele inspirado pelo Espirito Santo, elaborou atraves deste livro, a mais preciosa e contudente defesa de nossa liberdade.

* O livro de Gálatas é o grande grito contra a manipulação religiosa no seio da igreja cristã.

* Todo cristão deve ler e meditar neste livro!

Blog do Pastor Venilton. disse...

O que os falsos mestres da Judéia, fizeram na Igreja da Galácia?

Eles derrubaram a igreja, e distorceram os fundamentos do evangelho da graça de Deus lançados por Paulo, o fundador da igreja da Galácia.

3.1) A ira Santa de Paulo.

Tomado por uma "ira santa", paulo chegou a amaldiçoar tais mestres conforme veremos abaixo:

"Admira-me o Gálatas, que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.(maldito) Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema." (Gálatas 1:6‭, ‬8‭,9)

3.2) A Palavra Anátema significa: Maldito ou seja amaldiçoado!

Sim, Paulo amaldiçoou os perturbadores da igreja da Galácia!

* Em seu excesso de zelo pelos Gálatas, Paulo desejou, até mesmo, a mutilação física de tais pessoas!

"Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia." (Gálatas 5:12)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A preocupação de Paulo com a igreja da Galácia.

Ao escrever esta carta, Paulo estava extremamente preocupado com a jovem igreja, pois eles estavam se afastando do Senhor e seguindo os ensinamentos de falsos mestres judaizantes, que queriam distorcer o evangelho pregado por Paulo, e afastar a igreja da liderança espiritual exercida por ele, movidos de outros interesses.

4.1) Os falsos mestres judeus estavam ensinando aos Gálatas, a falsa doutrina de que precisavam ser circuncidados e realizar os rituais prescritos pela lei de Moisés para serem salvos.
(Gálatas 6:12)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A perplexidade de Paulo para com os Gálatas.

Como fundador e pai espiritual da igreja da Galácia, Paulo fez um forte desabafo com eles, no objetivo de trazé-los de volta a mensagem que lhes fora ensinada no início, na implantação da igreja.

6.1) Assim Paulo os repreendeu:

"Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema." (Gálatas 1:6‭-‬9)

Blog do Pastor Venilton. disse...

Cegos quanto a verdade.

Assim ficaram os neófitos crentes da Gálacia, depois do ingresso dos falsos mestres no seio da igreja.

A cegueira espiritual impediu os novos convertidos da Galácia de perceber a armadilha que os falsos mestres da Judéia lhes prepararam.

"Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?" (Gálatas 5: 6‭-‬7‭)

7.1) Os galacianos, fermentados pelos falsos mestres, se tornaram vaidosos e cheios de maldade.

* Paulo logo identificou o fermento dos fariseus.

"Um pouco de fermento leveda toda a massa. Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação. (Gálatas 5:.9‭-‬10)

7.2) Eles começaram a se morder uns aos outros.

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Gálatas 5:13‭,14)

"Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos." (Gálatas 5:15)

Blog do Pastor Venilton. disse...

O legalismo capturou os galacianos e afundou a jovem igreja.

"Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?" (Gálatas 5:7)

8.1) Guardai dias, meses e anos.

"Mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. (Gálatas 4:9‭,10)

8.2) O fermento da maldade cresceu no meio deles.

* Um pouco de fermento leveda toda massa.

"Esta persuasão não vem daquele que vos chama. Um pouco de fermento leveda toda a massa." (Gálatas 5:8,9)

8.3) A circuncisão judaica se tornou entre eles, um terrivel "cavalo de batalhas".

* Paulo fechou este argumento ao dizer-lhes:

"Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo." (Gálatas 6:13,14)

"Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura. (Gálatas 6:15)

Blog do Pastor Venilton. disse...

A lei da semeadura e da colheita. (Gálatas 6:7‭-‬10)

Por último, Paulo relembra-lhes a grande lei da semeadura.

* Tudo que semeamos nesta vida, sejam coisas boas ou ruins, voltará para nós na firma de colheita.

"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna."

"E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé."(Gálatas 6:7‭-‬10)

Saibamos semear!

Blog do Pastor Venilton. disse...

As credenciais de Paulo. (2 Coríntios 11:18‭-‬28)

"E, posto que muitos se gloriam segundo a carne, também eu me gloriarei. Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. Tolerais quem vos escravize, quem vos devore, quem vos detenha, quem se exalte, quem vos esbofeteie no rosto. Ingloriamente o confesso, como se fôramos fracos. Mas, naquilo em que qualquer tem ousadia (com insensatez o afirmo), também eu a tenho."

(2 Coríntios 11:18‭-‬20)

"São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São da descendência de Abraão? Também eu. São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.)

"Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.

Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas."

(2 Coríntios 11:21-‬28)

Blog do Pastor Venilton. disse...

As Cicatrizes de Paulo.

"Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus." (Gálatas 6:17)

* Conforme mostrei em 2 Coríntios 11:21-28, Paulo trazia em seu próprio corpo, as cicatrizes e marcas de seu sofrimento por causa do Evangelho.

* Importante:

O grande líder é aquele que tem cicatrizes.

Cicatrizes são marcas de feridas que foram curadas.

* Um líder com feridas abertas jamais poderá curar outros.

Cicatrizes e feridas são coisas bem distintas.

* Um líder com cicatrizes poderá curar outros e instruir outros.

Você quer conhecer um grande líder, ouça sua história e procure suas cicatrizes.

Blog do Pastor Venilton. disse...

Uma igreja restaurada.

Após esta dura palavra de repreensão, a igreja da Galácia foi curada, os falsos mestres foram envergonhados e deixaram aquela região.

A igreja da Galácia foi restaurada devido a postura e firmeza do apóstolo Paulo.

O grande defensor da liberdade cristã, jamais aceitou a servidão e o espírito de manipulação religiosa no seio da igreja.

Ainda hoje, dois mil anos depois, as palavras de Paulo ainda ecoam e nos libertam.

"Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a pesado jugo de escravidão." (Gálatas 5:1)