"Com sabedoria edifica-se a casa e com inteligência ela se firma." (Provérbios 24:3)
* A sabedoria pode mais do que a força.
INTRODUÇÃO.
A Bíblia diz que o Sábio pode mais que o forte e o valente.
"O sábio escala a cidade dos valentes e derriba a fortaleza em que ela confia." (Provérbios 21:22)
"Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto." (Provérbios 24:5)
"O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força." (Provérbios 24:5)
* Entre a sabedoria e a força física, prefira a Sabedoria.
Sua sabedoria irá lhe promover.
Sua estupidez poderá lhe destruir!
1) A Sabedoria de Salomão.
Salomão agradou a Deus, porque pediu sabedoria a Ele.
"Em Gibeão, apareceu o Senhor a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?"
"Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias."
(1 Reis 3:5-13)
2) O encontro entre Davi e Nabal.
"Chegando, pois, os moços de Davi e tendo falado a Nabal todas essas palavras em nome de Davi, aguardaram. Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm?"
"Então, os moços de Davi puseram-se a caminho, voltaram e, tendo chegado, lhe contaram tudo, segundo todas estas palavras. Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e também Davi, a sua; subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem."
(1 Samuel 25:9-13)
2.1) A Sabedoria de Abigail, a esposa de Nabal.
"Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos, e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal. Enquanto ela, cavalgando um jumento, descia, encoberta pelo monte, Davi e seus homens também desciam, e ela se encontrou com eles."
"Ora, Davi dissera: Com efeito, de nada me serviu ter guardado tudo quanto este possui no deserto, e de nada sentiu falta de tudo quanto lhe pertence; ele me pagou mal por bem. Faça Deus o que lhe aprouver aos inimigos de Davi, se eu deixar, ao amanhecer, um só do sexo masculino dentre os seus."
"Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra. Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva. Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste."
"Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o Senhor e a tua alma, foste pelo Senhor impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor."
"Este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor. Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o Senhor te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do Senhor, e não se ache mal em ti por todos os teus dias."
"Se algum homem se levantar para te perseguir e buscar a tua vida, então, a tua vida será atada no feixe dos que vivem com o Senhor, teu Deus; porém a vida de teus inimigos, este a arrojará como se a atirasse da cavidade de uma funda."
"E há de ser que, usando o Senhor contigo segundo todo o bem que tem dito a teu respeito e te houver estabelecido príncipe sobre Israel, então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar ao coração o sangue que, sem causa, vieres a derramar e o te haveres vingado com as tuas próprias mãos; quando o Senhor te houver feito o bem, lembrar-te-ás da tua serva."
(1 Samuel 25:18-31)
3) O encontro entre Davi e Abigail.
Neste tenso encontro, a sabedoria de Abigail, venceu a ira de Davi, bem como a loucura de Nabal, seu estúpido marido.
* A sabedoria pode mais que a força.
3.1) A Reação de Davi diante de Abigail. (1 Samuel 25:32)
Este encontro entre Davi e Abigail, foi providenciado pelo Senhor, e aconteceu nas circunstâncias mais inesperadas.
As circunstâncias do encontro entre Davi e Abigail.
Davi, futuro rei de Israel, estava furioso com Nabal, o marido de Abigail.
Nabal fora ajudado por Davi, e quando este dele precisou, porém se negou a ajudar Davi.
Tomado de revolta; e totalmente encolerizado, Davi partiu com quatrocentos homens, no objetivo de eliminar Nabal e sua descendência.
3.2) Veja as palavras de Davi diante da sabedorie e humildade de Abigail.
"Ao que Davi disse a Abigail: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro!"
(1 Samuel 25:32)
4) Alguns encontros em nossa vida são marcantes, transformadores e providenciais.
Outros encontros são cambiadores de destinos.
Se este encontro entre Davi e Abigail não tivesse ocorrido, um banho de sangue teria acontecido na região do monte Carmelo.
4.1) Abigail intercede por Nabal junto a Davi.
Sabedora que sua casa e seus filhos estavam em perigo de vida, Abigail, esposa de Nabal, escolheu os melhores produtos de sua região, montou em um jumento, e correu ao encontro de Davi.
* Um banho de sangue precisava ser evitado!
A única forma de fazer isso era usar de sabedoria, honrar Davi com uma Oferta, e se desculpar pela ingratidão de Nabal.
4.2) Neste encontro, Além de honrar Davi com uma oferta, Abigail ainda o reconheceu como futuro rei de Israel.
Importante:
Tudo Aquilo que reconheço me trará honra.
* Abigail foi sábia, prudente e acima de tudo humilde.
Os humildes serão exaltados e os exaltados serão humilhados.
A humildade e a generosidade de Abigail, abateram a fúria de Davi.
5) Davi elogia a sabedoria de Abigail.
"Ao que Davi disse a Abigail: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro!" (1 Samuel 25:32)
O futuro rei de Israel foi desarmado e acalmado pela prudência de uma mulher sábia.
"O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força. Porque com conselhos prudentes tu podes fazer a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros." (Provérbios 24:5,6)
6) Davi exalta a prudência de Abigail. (1 Samuel 25: 33-35)
"E bendito seja o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão! 34. Pois, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel que me impediu de te fazer mal, que se tu não te apressaras e não me vieras ao encontro, não teria ficado a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino. Então Davi aceitou da mão dela o que lhe tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vê que dei ouvidos à tua voz, e aceitei a tua face."
* Davi lhe disse:
"Sobe em paz à tua casa; vê que dei ouvidos à tua voz, e aceitei a tua face."
Abigail volta para casa e sem que Nabal soubesse, sua vida foi salva.
7) Abigail nos deixa uma lição.
O sabio é mais poderoso que o forte.
(Provérbios 24:5)
"O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força."
* Precisamos aprender a vencer a força e a ira das pessoas com atitudes de sabedoria.
Este é o exemplo de Abigail.
8) Às vezes, temos a Tendência de querer julgar as injustiças que sofremos.
Nesta hora ficamos como Davi ficou,ou seja, cheios de ira e rancor.
* Cortizol e adrenalina são derramados em nossa corrente sanguínea.
* Cuidado!
Os efeitos de nossa ira podem ser devastadores!
"Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal." (Salmos 37: 8) (Tiago 1:19,20)
8.1) Deixe Deus julgar sua causa.
"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."(Romanos 12:19-21)
Quando você se cala, Deus lhe defende!
9) A morte de Nabal.
Após dez dias, Deus julgou Nabal.
(1 Samuel 25:38) "Passados uns dez dias, o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu."
* A humildade e a sabedoria de Abigail prevalexeram.
Davi não precisou fazer justiça com as próprias mãos.
Precisamos aprender a deixar Deus julgar a nossa causa.
10) Davi se casa com Abigail.
"Quando Davi ouviu que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que me vingou da afronta que recebi de Nabal, e deteve do mal a seu servo, fazendo cair a maldade de Nabal sobre a sua cabeça."
"Depois mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por mulher. Vindo, pois, os servos de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe falaram, dizendo: Davi nos mandou a ti, para te tomarmos por sua mulher."
"Ao que ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos servos de meu senhor. Então Abigail se apressou e, levantando-se, montou num jumento, e levando as cinco moças que lhe assistiam, seguiu os mensageiros de Davi, que a recebeu por mulher."
(1 Samuel 25:39-42)
* Palavra Final.
O final desta história foi assim:
- Nabal morto.
- Davi se casou com Abigail.
- A sabedoria de Abigail, triunfou sobre a ira e a loucura de Nabal.
* A Sabedoria pode mais que a força!
"Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto." (Provérbios 24:5)
Que o Senhor nos conceda em nosso dia a dia, a sabedoria e a prudência de Abigail.
Amém.
Pastor Venilton de Jesus.
* Visite o Blog do Pastor Venilton
* Leia também a mensagem:
Clame pelo Favor de Deus.
# Click no Link Abaixo:
http://prvenilton.blogspot.com/2023/03/clame-pelo-favor-de-deus.html
15 comentários:
A sabedoria pode mais que a força física.
"Com sabedoria edifica-se a casa e com inteligência ela se firma." (Provérbios 24:3)
* A sabedoria pode
A Bíblia diz que o Sábio pode mais que o forte e o valente.
"O sábio escala a cidade dos valentes e derriba a fortaleza em que ela confia." (Provérbios 21:22)
"Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto." (Provérbios 24:5)
"O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força." (Provérbios 24:5)
* Entre a sabedoria e a força física, prefira a Sabedoria.
"O sábio escala a cidade dos valentes e derriba a fortaleza em que ela confia." (Provérbios 21:22)
"Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto." (Provérbios 24:5)
"O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força."
(Provérbios 24:5)
Davi elogia a sabedoria de Abigail.
"Ao que Davi disse a Abigail: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro!" (1 Samuel 25:32)
O futuro rei de Israel foi desarmado e acalmado pela prudência de uma mulher sábia.
Às vezes, temos a Tendência de querer julgar as injustiças que sofremos.
Nesta hora ficamos como Davi ficou,ou seja, cheios de ira e rancor.
* Cortizol e adrenalina são derramados em nossa corrente sanguínea.
* Cuidado!
Os efeitos de nossa ira podem ser devastadores!
"Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal." (Salmos 37: 8) (Tiago 1:19,20)
A morte de Nabal.
Após dez dias, Deus julgou Nabal.
(1 Samuel 25:38) "Passados uns dez dias, o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu."
* A humildade e a sabedoria de Abigail prevalexeram.
Davi não precisou fazer justiça com as próprias mãos.
Precisamos aprender a deixar Deus julgar a nossa causa.
Davi se casou com Abigail.
- A sabedoria triunfou sobre a força, a ira e a loucura de Nabal.
* A Sabedoria pode mais que a força!
"Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto." (Provérbios 24:5)
Que o Senhor nos conceda em nosso dia a dia, a sabedoria e a prudência de Abigail.
A Sabedoria de Abigail, esposa de Nabal.
"Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos, e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal. Enquanto ela, cavalgando um jumento, descia, encoberta pelo monte, Davi e seus homens também desciam, e ela se encontrou com eles."
* Os efeitos de nossa ira podem ser devastadores!
"Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal." (Salmos 37: 8) (Tiago 1:19,20)
Deixe Deus julgar sua causa.
"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."(Romanos 12:19-21)
Quando você se cala, Deus lhe defende!
Abigail nos deixa uma lição.
O sabio é mais poderoso que o forte.
(Provérbios 24:5)
"O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força."
* Precisamos aprender a vencer a força e a ira das pessoas com atitudes de sabedoria.
Este é o exemplo de Abigail.
"O sábio escala a cidade dos valentes e derriba a fortaleza em que ela confia." (Provérbios 21:22)
"Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto." (Provérbios 24:5)
Davi exalta a prudência de Abigail. (1 Samuel 25: 33-35)
"E bendito seja o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão! 34. Pois, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel que me impediu de te fazer mal, que se tu não te apressaras e não me vieras ao encontro, não teria ficado a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino. Então Davi aceitou da mão dela o que lhe tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vê que dei ouvidos à tua voz, e aceitei a tua face."
* Davi lhe disse:
"Sobe em paz à tua casa; vê que dei ouvidos à tua voz, e aceitei a tua face."
Abigail volta para casa e sem que Nabal soubesse, sua vida foi salva.
* Entre a sabedoria e a força física, prefira a Sabedoria.
Salomão agradou a Deus, porque pediu sabedoria a Ele.
"Em Gibeão, apareceu o Senhor a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?"
"Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias."
(1 Reis 3:5-13)
* A Sabedoria pode mais que a força!
"Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto." (Provérbios 24:5)
Que o Senhor nos conceda em nosso dia a dia, a sabedoria e a prudência de Abigail.
Assista a LIVE deste Estudo no LINK ABAIXO:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=378806417122552&id=100000857646965
Postar um comentário