* Jerusalém estava em ruínas, seus muros estavam caídos e a cidade totalmente assolada.
"Veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém. Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas. (Neemias 1:2,3)
1) A dor de Neemias e sua oração.
A notícia trazida por Hanani devastou Neemias.
"Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus." (Neemias 1:4)
Neemias estava ficou arrassado com a notícia trazida por Hanani.
Jerusalém, a cidade de Davi e Salomão, agora estava completamente devastada, em grande miséria, com os muros derrubados e suas pedras queimados a fogo.
2) A intercessão ousada de Neemias.(Neemias 1:5-11)
"E disse: ah! Senhor , Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.
Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.(Neemias 1:5-7)
"Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome." (Neemias 1:8,9)
"Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa. Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem-sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei."(Neemias 1:10,11)
3) O pleito de Neemias em favor de Jerusalém e dos judeus.
Neemias pleiteou diante do Senhor, a causa do judeus, seus ancestrais e familiares.
3.1) Homens de Deus fazem da Intercessão um Pleito.
Abraão pleiteiou com Deus, em favor e seu sobrinho Ló e sua família, antes da destruição de Sodoma e Gomorra
3.2) Moisés pleiteou a favor do Israel, no episódio do bezerro de ouro, dizendo:
"Porém Moisés suplicou ao Senhor , seu Deus, e disse: Por que se acende, Senhor , a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande fortaleza e poderosa mão? Por que hão de dizer os egípcios: Com maus intentos os tirou, para matá-los nos montes e para consumi-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira e arrepende-te deste mal contra o teu povo. Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas do céu, e toda esta terra de que tenho falado, dá-la-ei à vossa descendência, para que a possuam por herança eternamente. Então, se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo." (Êxodo 32:11-14)
3.3) Daniel entendeu pelos livros, que o tempo do exílio se findara. (Daniel 9:2).
De posse desse entendimento, Daniel pleiteou em oração , em favor dos judeus e da cidade de Jerusalém, por 21 dias.
* Ao pleito de Daniel chamamos de: Batalha Espiritual.
(Daniel Capítulos 9 e 10)
4) Neste pleito,ou Batalha Espiritual, Neemias relembrou a Deus a sua Promessa para com Moisés, e sua promessa para com a nação de Israel.
"Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome." (Neemias 1:8,9)
* As palavras de Neemias são citações da Torá de Moisés.
(Deuteronômio 30:1-4)
(Deuteronômio 9:29)
5) Neemias assumiu a culpa dos erros de seus antepassados.
Setenta anos antes de Neemias ter nascido, Israel transgrediu, desobedeu a Deus e a seus profetas.
* Como intercessor, Neemias assumiu a culpa de seus antepassados, e se incluiu como um dos culpados.
* Assim age um legítimo intercessor.
Ao invés de transferir a culpa, ele chama a culpa para si mesmo.
Assim fazia Jó quando intercedia por seus filhos. (Jó 1:5)
5.1) Neemias trouxe a culpa para si mesmo.
"Faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometifo contra ti. Eu a casa de meus pais temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os teus mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.(Neemias 1:6,7)
6) Neemias assume a culpa como se fosse um dos transgressores do passado.
Neemias confessou o fracasso do povo de Israel, como se fosse o seu próprio fracasso.
Numa atitude de súplica, ele clama a Deus pela misericórdia, pelo perdão e pela restauração da nação assolada.
6.1) Assim deve agir um legítimo intercessor.
O intercessor é aquele que "assume a culpa" dos erros de seus filhos, familiares e até de seus antepassados.
"Eu a casa de meus pais temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os teus mandamentos..." (Neemias 1:6,7)
* Esta é a eficácia e o poder da Intercessão.
7) Jesus é o nosso legítimo intercessor.
Jesus Cristo se sacrificou e intercedeu por nós!
"E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra." (João 17:19,20)
"Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade."(Hebreus 5:7)
"Ele ofereceu forte clamor e lágrimas, orações e súplicas..."
8) A intercessão é comparada as dores de um parto.
"Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós," (Gálatas 4:19)
A intercessão envolve dor, súplica e pranto.
Todas as vezes que o pecado é lembrado com dor, Deus o cura.
"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza." (Tiago 4:8,9)
9) A dor do sacerdote Esdras pelos pecados da nação.
Os que voltaram do cativeiro rapidamente transgrediram e se desviaram dos mandamentos de Deus.
"Ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e me assentei atônito. Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu permaneci assentado atônito até ao sacrifício da tarde. Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da minha humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o Senhor , meu Deus, e disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a face, meu Deus, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos céus. Agora, ó nosso Deus, que diremos depois disto? Pois deixamos os teus mandamentos, Depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras e da nossa grande culpa, e vendo ainda que tu, ó nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniquidades e ainda nos deste este restante que escapou, Ah! Senhor , Deus de Israel, justo és, pois somos os restantes que escaparam, como hoje se vê. Eis que estamos diante de ti na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na tua presença por causa disto.
(Esdras 9:3-6) (Esdras 9:10,13,15)
* Assim deve agir um intercessor.
10) O poder da Intercessão.
"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." (Tiago 5:16)
Um legítimo intercessor pode mudar a história de uma família, cidade ou nação.
"Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei." (Ezequiel 22:30)
Coloque-se na brecha!
* Palavra Final.
Deus quer derramar sobre nós um espírito de pranto e súplica.
"E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito."(Zacarias 12:10)
* Minha família e nossas famílias esperam isso de nós!
* As cidades e nações esperam isso de nós.
Se começarmos a clamar como fizeram Neemias, Daniel, Esdras e Jesus Cristo fizeram, a Glória de Deus encherá nossas casas, cidades e nações.
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7:14)
* Deus quer sarar nossas cidades e nossa nação!
É tempo de nos colocarmos na brecha! (Ezequiel 22:30)
Receba esta Palavra em Nome de Jesus!
Amém.
Pastor Venilton de Jesus.
prvenilton@gmail.com
Março de 2021.
20 comentários:
Se começarmos a clamar como fizeram Neemias, Daniel, Esdras e Jesus Cristo fizeram, a Glória de Deus encherá nossas casas, cidades e nações.
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7:14)
* Deus quer sarar nossas cidades e nossa nação!
É tempo de nos colocarmos na brecha! (Ezequiel 22:30)
Deus quer derramar sobre nós um espírito de pranto e súplica.
"E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito."(Zacarias 12:10)
* Minha família e nossas famílias esperam isso de nós!
* As cidades e nações esperam isso de nós.
O poder da Intercessão.
"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." (Tiago 5:16)
Um legítimo intercessor pode mudar a história de uma família, cidade ou nação.
"Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei." (Ezequiel 22:30)
Coloque-se na brecha!
A dor do sacerdote Esdras pelos pecados da nação.
Os que voltaram do cativeiro rapidamente transgrediram e se desviaram dos mandamentos de Deus.
"Ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e me assentei atônito. Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu permaneci assentado atônito até ao sacrifício da tarde. Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da minha humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o Senhor , meu Deus, e disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a face, meu Deus, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos céus.
A intercessão é comparada as dores de um parto.
"Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós," (Gálatas 4:19)
A intercessão envolve dor, súplica e pranto.
Todas as vezes que o pecado é lembrado com dor, Deus o cura.
"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza." (Tiago 4:8,9)
Jesus é o nosso legítimo intercessor.
Jesus Cristo se sacrificou e intercedeu por nós!
"E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra." (João 17:19,20)
Neemias assume a culpa como se fosse um dos transgressores do passado.
Neemias confessou o fracasso do povo de Israel, como se fosse o seu próprio fracasso.
Numa atitude de súplica, ele clama a Deus pela misericórdia, pelo perdão e pela restauração da nação assolada.
6.1) Assim deve agir um legítimo intercessor.
O intercessor é aquele que "assume a culpa" dos erros de seus filhos, familiares e até de seus antepassados.
"Eu a casa de meus pais temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os teus mandamentos..." (Neemias 1:6,7)
* Esta é a eficácia e o poder da Intercessão.
Neemias assumiu a culpa dos erros de seus antepassados.
Setenta anos antes de Neemias ter nascido, Israel transgrediu, desobedeu a Deus e a seus profetas.
* Como intercessor, Neemias assumiu a culpa de seus antepassados, e se incluiu como um dos culpados.
* Assim age um legítimo intercessor.
Ao invés de transferir a culpa, ele chama a culpa para si mesmo.
Assim fazia Jó quando intercedia por seus filhos. (Jó 1:5)
5.1) Neemias trouxe a culpa para si mesmo.
"Faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometifo contra ti. Eu a casa de meus pais temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os teus mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.(Neemias 1:6,7)
Neste pleito,ou Batalha Espiritual, Neemias relembrou a Deus a sua Promessa para com Moisés, e sua promessa para com a nação de Israel.
"Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome." (Neemias 1:8,9)
* As palavras de Neemias são citações da Torá: (Deuteronômio 30:1-4) (Deuteronômio 9:29)
O pleito de Neemias em favor de Jerusalém e dos judeus.
Neemias pleiteou diante do Senhor, a causa do judeus, seus ancestrais e familiares.
3.1) Homens de Deus fazem da Intercessão um Pleito.
Abraão pleiteiou com Deus, em favor e seu sobrinho Ló e sua família, antes da destruição de Sodoma e Gomorra
Daniel entendeu pelos livros, que o tempo do exílio se findara, (Daniel 9:2), e por isso, pleiteou em oração com Deus, em favor dos judeus e da cidade de Jerusalém, por 21 dias.
* Ao pleito de Daniel chamamos de:Batalha Espiritual.
A intercessão ousada de Neemias.(Neemias 1:5-11)
"E disse: ah! Senhor , Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.
Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.(Neemias 1:5-7)
"Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome."
(Neemias 1:8,9)
Compreendendo a eficácia e o poder da Intercessão.
(Neemias 1:2-5)
Introdução.
Nesta passagem da Bíblia Sagrada Neemias intercede a Deus, pela volta do povo de Israel à terra prometida.
* Jerusalém estava em ruínas, seus muros estavam caídos e a cidade totalmente assolada.
"Veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém. Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas. (Neemias 1:2,3)
1) A dor de Neemias e sua oração.
A notícia trazida por Hanani devastou Neemias.
"Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus." (Neemias 1:4)
Neemias estava ficou arrassado com a notícia trazida por Hanani.
Jerusalém, a cidade de Davi e Salomão, agora estava completamente devastada, em grande miséria, com os muros derrubados e suas pedras queimados a fogo.
Moisés pleiteou a favor do Israel, no episódio do bezerro de ouro, dizendo:
"Porém Moisés suplicou ao Senhor , seu Deus, e disse: Por que se acende, Senhor , a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande fortaleza e poderosa mão? Por que hão de dizer os egípcios: Com maus intentos os tirou, para matá-los nos montes e para consumi-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira e arrepende-te deste mal contra o teu povo. Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas do céu, e toda esta terra de que tenho falado, dá-la-ei à vossa descendência, para que a possuam por herança eternamente. Então, se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo." (Êxodo 32:11-14)
Jesus Cristo se sacrificou e intercedeu por nós!
"E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra." (João 17:19,20)
"Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade." (Hebreus 5:7)
"Ele ofereceu forte clamor e lágrimas, orações e súplicas..."
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7:14)
* Deus quer sarar nossas cidades e nossa nação!
Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.(Neemias 1:5-7)
Deus quer derramar sobre nós um espírito de pranto e súplica.
"E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito."(Zacarias 12:10)
Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a face, meu Deus, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos céus. Agora, ó nosso Deus, que diremos depois disto?
Depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras e da nossa grande culpa, e vendo ainda que tu, ó nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniquidades e ainda nos deste este restante que escapou, Ah! Senhor , Deus de Israel, justo és, pois somos os restantes que escaparam, como hoje se vê. Eis que estamos diante de ti na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na tua presença por causa disto.
(Esdras 9:3-6) (Esdras 9:10,13,15)
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza." (Tiago 4:8,9)
Postar um comentário