segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O Tocar do Shofar. O Yom Teruah. (Por Jayme Fucs Bar)

O Tocar do Shofar.
O Yom Teruah.
(Por Jayme Fucs Bar)

O Yom Teruah.
O Tocar do Shofar em Rosh Hashaná.

" Nos tempos bíblicos havia dois começos de ano, o Primeiro no mês de Nissan (primavera), onde  comemorávamos a saída dos filhos de Israel da escravidão do Egito , e também o começo do ano agrícola , o segundo era no mês de Tishrei,(outono) que marcava a criação de toda a humanidade, simbolizada por Adão é Eva e o fim do ano agrícola.

Outra curiosidade é que o chamado Rosh Hashana nome da festa que conhecemos hoje era conhecido dentro das fontes da Torá com outro nome, seu verdadeiro nome era "Yom Teruah (Números) ou "a Lembrança da Teruah" (Levítico ).

O nome "Teruah" em hebraico é o ato de tocar o shofar.

Na verdade esse era festa de tocar a trombeta  (shofar).

Mais porque tocar Trombeta (shofar)?

Na Torá não nos dá uma resposta muito clara sobre esse motivo, nos deixa tudo aberto com algumas pistas , apesar de estar claro que é uma mitzva o ato de Tocar o Shofar em Rosh Hashana.

O grande mestre Rambam (Maimônides) deu uma resposta curta mais bastante complexa sobre essa questão ele escreve que " tocar o Shofar é um dos preceitos que está além de nossa capacidade de compreensão humana".

Para nos facilitar essa discussão o Rav Saadia Gaon relacionou Rosh HaShaná e o toque do Shofar como o dia que anuncia o início da Criação da humanidade, o dia em que Deus se tornou Rei do Universo.

E o Saadia Gaon nos diz que "Da mesma forma que se tocamos trombetas no dia da coroação de um rei de carne e osso, nós devemos tocar o Shofar para coroá-lo o Rei do Universo".

Outra relação com o Toque do Shofar é o sacrifício de Issak que também aconteceu em Tishrei , que Abrão  estava disposto a sacrificar a vida de seu filho por uma ordem divina e, no último instante, foi substituído por um carneiro que tinha seus chifres presos num arbusto.

Seus chifres (o Shofar) relembra, a fidelidade do povo de Israel ao Criador.

O Interessante que o Rosh Hashana é um ferido longo de dois dias dias consecutivos (tanto em Israel como fora de Israel), e esses dois dias em aramaico se chamava " Yoma Arichta. "(um longo dia).

De acordo com a tradição da Torá nos tempos de bnei Israel (filhos de Israel) , Rosh Hashaná não era só um dia que deve ser importante para os judeus e sim a toda a humanidade , pois é o dia do juízo da consciência de todos seres humanos , onde o Todo Poderoso coloca em "julgamento todas as coisas vivas no mundo "

"Por isso que Rosh Hashana também é conhecida como o Dia do Julgamento".

Esse é o Dia que não somente comemoramos o " Ano Novo" e sim o inicio da Historia da Humanidade!

Então Porque que somos julgados em Rosh Hashaná e perdoados em Yom Kipur?

O Judaísmo como uma cultura milenar de grande sabedoria cria no Rosh Hashana um momento de reflexão para poder julgar sobre os nossos atos para conscientes saber pedir o perdão em Yom Kipur!

Muitos dos Sábios judeus enfatizaram o papel do shofar relacionando com a ideia de termos um dia especial para um tipo de sessão celestial para realizar interiormente o nosso propio julgamento, sendo o tocar melancólico do shofar a formula de nos levar as profundezas de nossas almas , fazendo abrir os nossos corações e os pensamentos, uma chamada para uma Tshuvá (resposta) para "Melhorar nossas ações."

O famoso Filósofo judeu Philo na Alexandria definiu o significados do tocar do Shofar com o povo de Israel no Monte Sinai "e houve trovões e relâmpagos e nuvem pesada sobre o monte e o som do Shofar muito forte estremeceu todo o povo que estava no acampamento. "
(Livro de Êxodo)

De acordo com Philo, o toque do shofar no Monte Sinai foi um alerta não somente ao povo de Israel, e sim para toda a humanidade é um grito para o fim das guerras e da violência é o grito da esperança de paz e prosperidade. Para Philo as orações de Rosh Hashaná é a condenação das maldade no mundo é um pedido a Deus, de terminar com todos os regimes que geram as desgraças e o mal no mundo"

Há uma história, no Talmud, que expressa de forma brilhante a ideia do tocar o do shofar em Rosh Hashana. Onde conta que o filho de um rei tinha ido pelo mau caminho. Seu pai lhe mandou uma mensagem (Um Toque de Shofar), rogando-lhe: “Volta, filho”. O filho, responde: “Como posso voltar? Estou envergonhado de voltar à tua presença”. Então o pai manda-lhe outra mensagem,(Um toque de Shofar) dizendo: “Volta até onde conseguires, e eu irei encontrar-te no restante do caminho”.

Rosh Hashana é o ato de poder ouvir no toque do Shofar as palavras ocultas que vem em seu sonido, palavras que chegam de formas diferentes para cada um de nos , como desse conto do Talmud onde o toque do Shofar é de não ter medo de voltar até onde conseguires, pois se fizer isso terá com certeza alguém para encontra-lo .

Shana Tova!
Jayme Fucs Bar

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Reflexão 2
Sérgio Freitas de Oliveira.

Tocar o Shofar  é celebração.

Celebração de início, resgate...ou até mesmo fim.

É celebrar o Eterno pelo que somos, como somos (com erros e acertos).

A reflexão do Rosh Hashana e a  possibilidade de reabilitação verdadeira está na misericórdia da nova oportunidade dada pelo Criador; que é eterna como Ele próprio.

Shaná Tová!

Jayme Fucs Bar.

O Yom Teruah - O Tocar do Shofar em Rosh Hashaná - Jayme Fucs Bar - 28 Set, 2016.

JUDAISMO HUMANISTA

2 comentários:

Blog do Pastor Venilton. disse...

Tocar o Shofar é celebração.

Celebração de início, resgate...ou até mesmo fim.

É celebrar o Eterno pelo que somos, como somos (com erros e acertos).

A reflexão do Rosh Hashana e a possibilidade de reabilitação verdadeira está na misericórdia da nova oportunidade dada pelo Criador; que é eterna como Ele próprio.

Shaná Tová!

Jayme Fucs Bar.

O Yom Teruah - O Tocar do Shofar em Rosh Hashaná - Jayme Fucs Bar - 28 Set, 2016.

JUDAISMO HUMANISTA

Blog do Pastor Venilton. disse...

O Tocar do Shofar. O Yom Teruah. (Por Jayme Fucs Bar)
O Tocar do Shofar.
O Yom Teruah.
(Por Jayme Fucs Bar)

O Yom Teruah.
O Tocar do Shofar em Rosh Hashaná.

" Nos tempos bíblicos havia dois começos de ano, o Primeiro no mês de Nissan (primavera), onde comemorávamos a saída dos filhos de Israel da escravidão do Egito , e também o começo do ano agrícola , o segundo era no mês de Tishrei,(outono) que marcava a criação de toda a humanidade, simbolizada por Adão é Eva e o fim do ano agrícola.

Outra curiosidade é que o chamado Rosh Hashana nome da festa que conhecemos hoje era conhecido dentro das fontes da Torá com outro nome, seu verdadeiro nome era "Yom Teruah (Números) ou "a Lembrança da Teruah" (Levítico ).

O nome "Teruah" em hebraico é o ato de tocar o shofar.