RADIO RESTITUI


domingo, 23 de julho de 2017

A hora das trevas.

A hora das trevas.

"Esta é a vossa hora e o poder das trevas"
(Lucas 22:53).


INTRODUÇÃO.

Os sétimos últimos dias de Jesus na terra, foram os mais difíceis que um ser humano poderia ter enfrentado.

Coroado e ovacionado em Jerusalém no chamado "Domingo de Ramos",em cinco dias, Jesus experimentou:

- A traição de Judas Iscariotes, que o vendeu por trinta moedas de prata.

- O  julgamento civil na pessoa de Pôncio Pilatos.

- O julgamento religioso por Anás e Caifás.

- A traição  de Pedro que após jurar lealdade, por três vezes, negou  conhecê-lo.

- A prisão , e o abandono em massa de todos os seus discípulos.

1) Trocado por Barrabás.

A rejeição mais  dolorosa, talvez tenha sido a do povo de Israel, que o trocou por um criminoso, chamado Barrabás.

Logo a seguir, vieram os açoites, os escárnios,  as cusparadas, os socos, a coroa de espinhos e a terrível cruz, fixada no Gólgota ou monte da caveira.

1.1) Antevendo tudo isso, ele orava em grande agonia.

"E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão."
(Lucas 22:44)

2) Jesus profetizou o abandono de seus discípulos, em sua hora mais difícil.

"Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas eu não estou só, porque o Pai está comigo."
(João 16:32)

3) As horas mais solitárias.

As horas mais solitárias que alguém poderia passar sobre esta terra, sem sombra de dúvidas, foram as horas e os minutos que antece-deram a crucificação de Jesus Cristo.

3.1) Jesus sentiu inclusive, o abondono do Pai.

Por mais incrível que pareçe, na hora sexta, Ele sentiu, inclusive, o abandono de seu próprio pai.

"E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu,Deus meu, por que me desamparaste?"
(Mateus 27:46)

3.2) Por tudo isso e muito mais, podemos afirmar, que o Calvário foi o lugar mais solitário que já houve no mundo.

Em nossa mente finita, somos incapazes de compreender o que Jesus realmente passou no Gólgota, ou monte da Caveira.


4) O que significa a hora das trevas?

"Esta é a vossa hora e o poder das trevas"
(Lucas 22:53).

Segundo as Escrituras, Jesus foi crucificado à hora terceira.
(Marcos 15.25)

A primeira hora do dia era: Seis horas da manhã.

A hora terceira equivale as nove horas da manhã.

E à "hora nona" equivale às três horas da tarde.(Hora de sua morte)


5) Jesus e o Pai.

"Eu o o Pai somos um."
(João 10:30)

Ele normalmente sempre falava do Pai quando se referia a Deus.

"Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai." (Joao 15:23)

"Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar."
(Lucas 10:22)

"Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras."
(João 14:10)

5.1) Sentindo-se "sem Deus"

No calvário, Ele, Jesus Cristo, o filho de Deus, estava  sentindo-se sem Deus, ou desamparado por aquele que sempre esteve com ele,como  é mostrado em suas palavras de desespero:

"E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
(Mateus 27:46)

5.2) Nesta hora, ele deu um grito alucinante:

"Elí, Elí, lemá sabactâni"
 (Em Aramaico)

"Deus meu, Deus meu, por que me desampa- raste?"

Quando deu esse grito, Jesus Cristo estava pendurado haviam seis horas, na  pavorosa cruz, e em total solidão.

5.3) Apesar de  clamar a Deus, seu sentimento humano, era que Deus,o Pai,o havia abandonado!

Enquanto Jesus esteve dependurado na cruz, era como se Ele não fosse mais o Filho de Deus.

Por quê?

Porque naquelas horas Ele sentiu-se como quem não tinha mais Pai.

5,4) Marcel Malgo do Site (Chamada da Meia Noite) escreveu sobre isso dizendo:

"Mas o próprio Senhor Jesus – quando esteve dependurado na cruz – não tinha mais nada disso; Ele ficou completamente privado de amor e consolo. Ao invés da alegre certeza da presença do Pai – Ele era atormentado por um horror paralisante. Ao invés de firme certeza interior – Ele sentia calafrios por causa do gélido silêncio de Deus."

"Ao invés do olhar amoroso do Pai, Ele via trevas intransponíveis. Ao invés da afável e calorosa afeição do alto, os rugidos e a fúria de todo o inferno se abateram sobre Ele."

5.5) Sobre esta hora Isaías profetizou:

"Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso."
(Is 52.14b; 53.3).


6) Todos nós passamos por momentos e dias TENEBROSOS.

Sim ou não?

Talvez você os esteja passando, hoje, agora!

Sem querer comparar nossas lutas com as dores de Jesus, quero frisar que todos nós passamos por "dias" e "momentos" tenebrosos.

Em maior ou menor escala, nenhum de nós será poupado desta hora.

6.1) Salomão escreveu sobre isso:

"Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade."
(Eclesiastes 11:8)

6.2) O próprio SENHOR JESUS, ensinou sobre isso:

(Mateus 7:25) "Há dias em que o vento sopra,os rios transbordam, a chuva cai, e dão com ímpeto contra a casa de nossa vida."

Existem dias, tempos ou épocas, em que o ruim fica pior e o  difícil se torna impossível.

Nesta hora nos sentimos fracos, impotentes, abandonados, discriminados, ofendidos e humilhados.

7) Daniel Dantas Lemos disse:

"São momentos em que o mal e as trevas parecem tão prevalecentes,  que desesperamos da própria vida."
(Daniel Dantas Lemos)

"Há momentos em que nos apercebemos em meio a uma hora de domínio das trevas."
(Daniel Dantas Lemos)

"Essa é a hora de, pela fé, olharmos para o Sol da Justiça, cuja Luz dissipa qualquer nuvem oposta. Essa é a hora de alimentar nossa alma dos Rios de Vida do Espírito e retomar o curso rumo a Cristo."
(Daniel Dantas Lemos)

"Essa é a hora de lutarmos com Deus para que, comendo da carne e bebendo do sangue de Jesus, sejamos arrastados em plena comunhão para a profunda intimidade nos braços do Pai."
(Daniel Dantas Lemos)

"É a hora, enfim, de firmes nas promessas da Palavra de Deus, lutarmos e vencermos pela fé."
(Daniel Dantas Lemos)

8) Este é o seu caso?

Eu, Pr Venilton, ja me senti assim diversas vezes.

ATE  ESCREVI  UM  LIVRO CHAMADO: CONVIVENDO COM O ABANDONO.(Ano de 2001)

Nesta época eu estava me sentindo como uma vitima das pessoas.

Uma vitima dos amigos que me abandonaram e até mesmo uma vitima de minha família.

Hoje, 2017, com 54 anos, aprendi que todas as coisas cooperam para o meu bem, maturidade e crescimento.
(Romanos 8:28)

9) Com certeza você já experimentou ou talvez esteja experimentando dias de completo abandono.

São dias onde aguardando o bem e encontramos o mal.

Jó viveu isso em sua pele,chegando a declarar:

"Aquilo que temo me sobrevém e o que receio me acontece. Não  tenho sossego ou descanso e já me vem grande perturbação."
(Jó 3:25,26)

"Todavia aguardando eu o bem, então me veio o mal, esperando eu a luz, veio a escuridão."
(Jó 30:26)


10) O que fazer em dias como estes?

Refugie-se em Deus e em sua palavra.

(Salmos 46:1-3)
1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2 Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza."

"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio."
(Salmo 46:10,11)

11) Não eternize os dias maus.

Todo deserto tem um fim.

Toda montanha tem um cume.

Toda provação um dia termina.

11.1) Quem eterniza os dias maus, pode desistir de lutar pela vida.

IMPORTANTE;
EM TODA NOTA DE SUICÍDIO, HA INDÍCIOS DE ALGUÉM QUE DESISTIU DE LUTAR, PENSANDO NÃO HAVER MAIS SAÍDA.

O SUICÍDIO É O MAIOR ATO DE COVARDIA E A MAIOR PROVA DE DESISTÊNCIA DO SER HUMANO.

11.2) Não desista, não olhe para trás e fique firme!

(Lucas 9:62)

(Hebreus10:38,39)

IMPORTANTE:
O DIA MAU E A HORA DAS TREVAS PASSARÁ!


12) Tenha amigos sinceros para lhe ouvir e lhe ajudar.

"Em todo tempo ama o amigo e na angustia se faz irmão."(Pv.17:17)

Quem são seus amigos?

"Amigos são como arvores protetoras e nos dão sombra em dias de dificuldades"
(Charles Swindoll)


- Palavra Final:

(Isaías 53: V.11)
" Ele verá o penoso fruto de seu trabalho e ficará satisfeito..."

"Jesus Cristo aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu..."
(Hebreus 5:9)

"Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados."
(Hb.2:18)


Você pode usar usar os sofrimentos, as dores, as perdas, as traições e as amarguras, para se tornar melhor ou pior.

Decida ficar melhor.

Nao ha um mal que não lhe traga um bem.

Apos toda aquela provação, Jó disse:

(Jó 42:2-6)
"Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.
3 Quem é aquele, dizes tu, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso, falei do que não entendia; coisas que para mim eram maravilhosíssimas, e que eu não compreendia.
4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu ensina-me.
5 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.
6 Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza."

RECEBA POR FÉ:

SEU ÚLTIMO ESTADO SERÁ MELHOR DO QUE O PRIMEIRO.

Deus prova para aprovar!

"que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de secura, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha do seixal; 16 que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, e para, no teu fim, te fazer bem;"
(Deuteronômio 8:15,16)

"Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos."
(Salmo 126:5,6)

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada."
(Romanos 8:18)

"Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus."
(Romanos 8:28)

As lágrimas de hoje serão as suas canções e amanhã, e os que viram o seu choro, verão a vitória em suas mãos.
(Isaías 61:5-7)

Amém.

prvenilton@gmail.com

www.prvenilton.blogspot.com

Julho de 2017
Postar um comentário