RADIO RESTITUI


sábado, 1 de abril de 2017

A CANÇÃO DE NOEMI.

A CANÇÃO DE NOEMI  -  ABRIL 2017

Rute 1:16,17  “Não me instes para que te deixes e não me obrigues a não lhe seguir. Aonde quer que fores, irei eu. Aonde que que pousares, pousarei eu. Aonde quer que morreres, morrerei eu. O teu Deus é o meu Deus, o teu povo é o meu povo. A única coisa que me separará de ti, será a morte.”

INTRODUÇÃO.

Assistindo a  um Concerto de Musica Clássica na TV, inicialmente o que mais me atraiu foi o cenário ao ar livre, na primavera francesa.
Ao ouvir parte da letra de uma das músicas do concerto, uma estrofe me chamou a  atenção. 

 A estrofe dizia:  
“ Na trajetória de minha vida:  Alguns projetos deram errados, perdi algumas coisas que eu tanto gostava e pessoas  que me eram tão preciosas, se foram.  Cada uma destas perdas e episódios me trouxeram uma grande dor e ao mesmo tempo, me ensinaram preciosas lições.

Analisando todos estes eventos em série, conclui,  que se estas coisas não me tivessem ocorrido....
- Eu não sairia do lugar e não alçaria novos voos em minha vida.
- Talvez vivesse  amedrontado, limitado e apertado.
- Não conheceria meus verdadeiros amigos.
- Tais coisas foram o combustível que me moveram em direção ao meu destino eterno, pois as lutas, provações, dores e perdas me alinharam aos planos e propósitos do Eterno.

- Sem elas, eu não encontraria minha paixão para finalmente escrever minha grande canção de vida.”

Hoje quero falar sobre a canção de Noemi.

A canção de Noemi ou a história de vida de Noemi pode ser a canção do Venilton ou do João, da Maria ou da Joana.

A canção de Noemi pode ser a sua, a minha ou a nossa canção de vida.

Nesta simples mensagem, vamos analisar nossa  vida como se ela fosse uma canção.

1.    A  HISTORIA DE NOEMI.

Noemi significa: mulher ditosa, feliz e afortunada.
Noemi nasceu, cresceu, se casou pensando em ser feliz e viver em paz com Deus e com os homens. Morava em Belém que significa “Casa do Pão” ou “Lugar onde nunca faltaria o pão”Pode-se dizer também que Belém era a Casa da fartura.

Noemi se casou com um grande homem, fazendeiro e dono de muitas terras em Belém. Seu nome era Elimeleque, cujo nome significa: “Deus é meu rei”.

Desta união de amor, ou deste cordão de três dobras, nasceram dois filhos. Malom e Quiliom.

Durante anos, Noemi, seu marido e seus dois filhos viveram felizes na casa do pão.

2.    QUANDO FALTA O PÃO NA “CASA DO PÃO”.

Um dia Elimeleque, apoiado por Noemi, teve que tomar uma difícil decisão.
A DECISÃO ERA: IR EMBORA DA CASA DO PÃO.
O motivo de tal decisão era: Não havia mais pão na Casa do pão.

 Tal falta pôs aquela família em movimento.

Assim acontece em nossa vida, ou seja, a crise faz com que eu me  movimente em busca de soluções.

Na crise nos “reinventamos.”
Na crise descobrimos novos destinos.

Moabe não era naquele momento, o melhor destino para Elimeleque e Noemi, porém a provisão para aqueles dias difíceis estava ali. De alguma forma Moabe escondia a provisão.

3.    O CASAMENTO DOS FILHOS E A MORTE DO PAI.

Chegando na nova cidade, Elimeleque encontrou  trabalho e a comida voltou à mesa. Seus filhos, que saíram solteiros de Belém, encontraram cada um, uma esposa em Moabe.

Rute e Orfa, duas moabitas, uniram naquele momento, duas nações marcadas pelo ódio e rivalidade.


3.1)  A Tragédia no Clã de Elimeleque.

Por motivos por nós desconhecidos, em Moabe morreram os três homens da casa.

Primeiro morreu Elimeleque.
Depois morreram Malom e Quilion.

Numa sociedade patriarcal, três mulheres  perderam seus maridos, em um curto espaço de tempo.

O drama se tornou maior porque Malom e Quiliom morreram e não suscitaram descendência nem a Rute ou a Orfa.

3.2) Deu errado para Noemi.

Tem horas que tudo dá errado.
O ruim fica pior.

“Há dias que são de trevas.” (Ec.11:8)

Assim ficou Noemi em Moabe:
Vivendo numa terra estranha, sem marido, sem filhos, sem netos e com duas noras para sustentar.

O céu aparentemente não lhe respondia.

As perguntas e os porquês se sucediam:
Porqueʔ Para queʔ Com que propósitoʔ
Como cheguei neste pontoʔ


4.    ANOS DEPOIS, NOEMI DECIDIU VOLTAR PARA BELÉM.

Novamente a crise fez Noemi se movimentar.

Movida pela crise e pela necessidade, Noemi decidiu que era hora de voltar a Belém, pois as noticias em Moabe davam a informação que o Pão voltou a casa do pão.

Uma das bênçãos que a crise esconde é que nela nos conhecemos os verdadeiros amigos.

“Em todo tempo ama o amigo e na angustia se faz irmão.”(Pv.17:17)

4.1) Orfa cujo nome significa “Aquela que dá as costas” abandonou sua sogra.

Rute, cujo nome significa “Aquela que se faz amiga na dor”, fez jus a seu nome. Rute fez uma de aliança de amor com sua sogra.

A grande definição da palavra  aliança em toda a bíblia sagrada,se resume nas palavras de uma moabita para com sua sogra.

“Não me instes para que te deixes e não me obrigues a não lhe seguir. Aonde quer que fores, irei eu. Aonde que que pousares, pousarei eu. Aonde quer que morreres, morrerei eu. O teu Deus é o meu Deus, o teu povo é o meu povo. A única coisa que me separará de ti, será a morte.”               (Rute 1:16,17 )

Moabe escondia o maior tesouro que Noemi e a nação de Israel precisavam.

Em Moabe havia uma moabita que estava nos planos divino.

Apesar das grandes e irreparáveis perdas, a grande benção que Moabe escondia era a lealdade de Rute, a moabita.

Uma linda canção começava a ser escrita em dias turbulentos e doloridos.

Naquele momento de dor, tudo isso ainda estava oculto aos olhos de Noemi e Rute.

Pv.25:2 “A glória de Deus é encobrir as coisas.”


5.    NOEMI E RUTE  CHEGAM EM BELÉM.

Noemi chega em Belém vazia de esperança.

Pv.13:12 “A esperança que se adia adoece o coração...”

As vizinhas  perguntaram,questionaram etc...
Noemi lhes disse:

"O TODO PODEROSO DESCARREGOU SUA MÃO CONTRA MIM."

RUTE 1:20 “CHAMAI-ME MARA OU MULHER AMARGA.”

"DITOSA EU PARTI E SEM NADA VOLTEI."

Estou vazia, amarga e sem esperança!


6.    O TRABALHO HUMILHANTE DE NOEMI.

Rebuscar espigas em sua própria terra.
Alimentar-se das sobras.

Na India, em Punjabi, onde estive em 2014 e 2016, as grandes colheitadeiras passam o dia colhendo o trigo de todo um estado, que ocupa dois países. (Índia e Paquistão)
As sobras ficam para os pobres.

Assim também era nos dias de Noemi.

6.1) As terras de Elimeleque,seu marido, estavam a venda.

Porém somente um parente dele poderia comprá-las.
Quem as comprasse deveria assumir Noemi e Rute a Moabita.

Qual  judeu se interessaria por uma moabita, e viúvaʔ


7) O FAVOR DE DEUS ALCANÇOU RUTE.

Boaz, o dono da eira ou o dono do trigal,viu valor em Rute.

Secretamente observou a lealdade de Rute para com sua sogra.

Ouviu da aliança que Rute fez com Noemi. (Rute 1:16,17)

Rute 2:10,11

Seu coração bateu de amor por Rute.

Mas havia um parente que estava em sua frente.

Ele, Boaz, era o segundo no direito de resgate das terras de Elimeleque.


7.1) O Favor de Boaz atingiu Rute e Noemi. (Rute 4)

Um único dia de favor pode mudar nosso destino e nossa condição social.

Precisamos clamar pelo favor de Deus.

Clame pelo favor de Deus para que Ele envie pessoas para lhe ajudar e lhe socorrer.

Boaz resgatou as terras Elimeleque e se casou com Rute.

7.2) Uma criança nasceu.

Obede Edom anulou o vexame de uma família.
Noemi se tornou avó.
Obede Edom,filho de Rute, veio a ser pai de Jessé.
Jessé veio a ser pai do rei Davi.

Davi se tornou pai de Jesus Cristo.

Rute entrou na genealogia de Jesus Cristo. (Mateus 1:5)

As vizinhas questionadoras agora dizem:
Tua nora que te ama é melhor que dez filhos.

As respostas divinas dadas a  Noemi.

·       Porque alguns se foramʔ

Resposta: Para que outros entrassem.

·       Porque perdemos bens ou terrasʔ

Para que algo melhor e maior entrasse.

Na vida de Noemi entraram: Rute, Boaz, Jessé e Davi.

De Noemi saíram as terras de Elimeleque, porém entraram as terras e as fazendas de Boaz.


Palavra Final:

Analisando todos estes eventos em série de nossas vidas, concluímos: 

Se estas coisas não tivessem ocorrido....

- Não sairíamos do lugar do comodismo.

- Não alçaríamos novos voos em nossas  vidas.

- Continuaríamos limitados,amedrontados e apertados.

- Não conheceríamos os  verdadeiros amigos.

Finalmente Creia,

As lágrimas de hoje serão as suas canções de amanhã.
Os mesmos que viram o seu choro verão a vitória em suas mãos.

O nosso Deus transforma a maldição em benção. (Gn.50:20)

Recupere a esperança de dias melhores e sonhos maiores.

Pastor Venilton Jesus


Abril de 2017.
Postar um comentário