RADIO RESTITUI


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O INFERNO É LITERAL OU SIMBÓLICO?

O  INFERNO É LITERAL OU SIMBÓLICO?

"E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’. Cada um será salgado com fogo."Marcos 9:47-48


INTRODUÇÃO.

O que significa esta expressão de Jesus Cristo?


1.           Significado da palavras Inferno nos originais Hebraico e grego: Geena, Sheol e Hades.

Geena:Grego e Vale de Hinom no Hebraico = Lixão.
Sheol: (Hebraico) Sepultura ou mundo dos mortos.
Hades:(Grego)  Local de Tormento Eterno.


2.            SITE: (HEMENEUTICA.COM)

"E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’. Cada um será salgado com fogo."Marcos 9:47-48

2.1) Pensamento: É Sério? Sim. É Radical? Sem dúvida. 

É Literal? Não.  

Jesus não está convocando seus discípulos a virarem mancos e cegos. Não é mão, nem pé, nem olho que nos leva a pecar. É a vontade que nasce dentro de nós.  
(Romanos 7:17-20; Tiago 1:13-15).

A nossa atitude para com esta vontade tem que ser tão radical que estaremos dispostos a sacrificar até parte do nosso corpo se for necessário para acabar com o pecado. Ou acabamos com esta parte de nós ou ela acaba com tudo que somos.

2.2) Para seguir Jesus, alguns terão que abrir mão de bens.       
(Mc. 10:21), outros de família (Lc. 14:26) e outros até da própria vida. (Mc. 8:34-35). 

Não é demais pedir que estejamos preparados para cortar ou arrancar o que houver dentro de nós que nos separe de Deus. Não é o olho cobiçoso, mas, a disposição de cobiçar que tem que ser arrancada. Nisso temos que ser radicais.
Se vacilarmos podemos perder tudo no fogo do inferno. Jesus não fala assim para nos assustar, mas, para nos ajudar. Quem sabe disso atende as palavras dele.


3.           YAHOO RESPOSTAS. (https://br.answers.yahoo.com)
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20131127180908AAnbsxi

- INFERNO OU GEENA.

" Geena (do hebraico גֵיא בֶן-הִנֹּם, transl. Geh Ben-Hinom, literalmente "Vale de Hinom"),  é um vale em torno da Cidade Antiga de Jerusalém, e que veio a tornar-se um depósito onde o lixo era incinerado. Atualmente é conhecido como Uádi er-Rababi." 

3.1) Esta palavra grega surge doze vezes no texto bíblico, nos seguintes locais: 

- Mateus 5:22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15, 33 
- Marcos 9:43, 45, 47 Lucas 12:5 Tiago 3:6 

"Geena refere-se ao vale de Hinom, fora das muralhas de Jerusalém.
Este vale era usado como depósito de lixo, onde se lançavam os cadáveres de pessoas que eram consideradas indignas, restos de animais, e toda outra espécie de imundície. Usava-se enxofre para manter o fogo aceso e queimar o lixo. Jesus usou este vale como símbolo da destruição eterna. 

3.2) O vale de Hinom tornou-se o depósito e incinerador do lixo de Jerusalém. 

Lançavam-se ali cadáveres de animais para serem consumidos pelos fogos, aos quais se acrescentava enxofre para ajudar na queima.

Também se lançavam ali os cadáveres de criminosos executados, considerados imerecedores dum sepultamento decente num túmulo memorial. Quando esses cadáveres caíam no fogo, então eram consumidos por ele, mas, quando os cadáveres caíam sobre uma saliência da ravina funda, sua carne em putrefacção ficava infestada de vermes, ou gusanos, que não morriam até terem consumido as partes carnais, deixando somente os esqueletos.    Nenhum animal ou criatura humana vivos eram lançados na Geena, para serem queimados vivos ou atormentados." (Por Ismael)


4) JESUS TAMBÉM FALOU DE UM LOCAL DE TORMENTO ETERNO.

A parábola do Rico e do Mendigo fala do Seio de Abraão como local de delícias e do Hades ou INFERNO como um local de tormentos.

(Lucas 16:19-31) V.24 "Estou Atormentado nesta chama..."

... Ou ser lançado no inferno,(Geena) onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga... (Marcos 9:48) 

 “Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mateus 25:41,46)

Ele também disse que esses “irão para o castigo eterno”. (Mateus 25:41,46)

5) PEDRO FALOU DO FUTURO INCÊNDIO DO UNIVERSO.

"Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz."
(2 Pedro 3:7-14)

Como humilde estudante da bíblia,acho que Pedro está falando de forma literal.

Os cientistas da atualidade já falam sobre aquecimento global, morte do sol etc...


6) NO LIVRO DE APOCALIPSE ENCONTRAMOS O "LAGO DE FOGO"  RECEBENDO ALGUNS "HOSPEDES".

"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo."
Apocalipse 20:10-15


7) OS NOVOS CÉUS E A NOVA TERRA.

"...Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz." (2 Pedro 3:13,14)

"Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça..."




FIM


Fevereiro de 2017.

Postar um comentário