RADIO RESTITUI


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

- ESTUDO DO APOCALIPSE 10 - Os 144.000.

ESTUDO DO APOCALIPSE
Aula 10 

Capitulo Sete do Livro de Apocalipse.
(Os 144.000 judeus selados na Grande Tribulação)

TEXTO: (APOCALIPSE  7:1-17 e 14:1- 5.)

E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,3 Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos selado nas suas testas os servos do nosso Deus.4 E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel.5 Da tribo de Judá, havia doze mil selados; da tribo de Rúbem, doze mil selados; da tribo de Gade, doze mil selados;6 Da tribo de Aser, doze mil selados; da tribo de Naftali, doze mil selados; da tribo de Manassés, doze mil selados; 7 Da tribo de Simeão, doze mil selados; da tribo de Levi, doze mil selados; da tribo de Issacar, doze mil selados; 8 Da tribo de Zebulom, doze mil selados; da tribo de José, doze mil selados; da tribo de Benjamim, doze mil selados. 9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos. 10 E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. 11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, 12 Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. 13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? 14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 15 Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. 16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. 17 Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.”

OBS.  "E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel." V.4


Apocalipse 14:1- 5 .

“ E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai. 2.E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas.  E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.4 Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. 5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.”

INTRODUÇÃO.

De acordo as referências já mostradas em nosso estudo, Jesus virá arrebatar sua igreja para o grande encontro que acontecerá nos ares.
(1 Tessalonicenses 4:15-17) (2 Co.11:2) (Apocalipse 19:7)
 Nesse contexto, de pós arrebatamento, o mundo experimentará uma Grande Tribulação conforme disse Jesus Cristo, no sermão profético de Mateus 24 e 25, fazendo ainda, uma referência ao livro do profeta Daniel        (Mateus 24: 21,22) (Apocalipse 3: 10,11) (Daniel 9:24-27) V.26  (Daniel 12:1) (Daniel 12:9-13) V.9  (Mateus 24:15-21)  (Mateus 24:21) (Ap.19:15) (Apocalipse 7:14) (Sofonias 1:14,15)
Os Capítulos 6 ao 9 de Apocalipse falam da primeira metade da Grande Tribulação,  e os Capítulos 10 ao 18,  se referem a segunda metade da Grande Tribulação, que no total,durará sete anos.  
 “Por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.”        (Daniel 7:25) e (Apocalipse 12:6,14)
·        42 meses = Três anos e meio. (Apocalipse 13:5)  ler.
Neste tempo, 144 mil judeus, selados para este tempo, dia e hora, aparecerão na terra, como a última geração dos verdadeiros adoradores do SENHOR. São eles os seguidores do Cordeiro. (Apocalipse 14:4)
·       São primícias para Deus.

1)   O PLANO DE DEUS COM ISRAEL. (DANIEL 9:24-27) Ler.
Embora exista um grande grupo que são contra os judeus e ainda dizem,  que a igreja é o Israel espiritual de Deus, o fato é que Jesus Cristo era judeu, e ele mesmo disse a mulher samaritana que a salvação vem dos judeus. (João 4:22)
Isso já foi estabelecido desde Noé. (Gênesis 9:25-27)  
Esta é uma profecia para os Semitas ou Judeus.
Abraão era semita. (Descendente de Sem)  
Quando chamou Abrão, Deus lhe falou: “Em ti serão benditas todas as  famílias da terra.”  (Gênesis 12:1-3) V.3

1.1)     Deus tem  um plano com Israel e um plano com os gentios. (Gálatas 2:6,7) Ler.
Paulo era apóstolo dos gentios e Pedro e Tiago apóstolos para os judeus. (Gálatas 2:6,7) Ler.
Isso é muito claro no Novo Testamento.
Nunca caia no erro de desmerecer Israel, pois eles são amados por causa dos patriarcas e conforme disse Paulo: “Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.”(Romanos 11:29)

1.2)     O apóstolo Paulo, falando sobre Israel disse:
“Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.” (Romanos 9:4,5)
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.
Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição,amados por causa dos pais. Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.” (
Romanos 11:25-29)
Cuidado para você não se tornar um crente Antissemita.
O antissemitismo se caracteriza pelo ódio a Israel e aos judeus.
Nós somos a oliveira brava,  que fomos enxertados na verdadeira oliveira.(Israel) Leia Romanos 9,10,11

2)   O TRABALHO DOS 144.000 NA GRANDE TRIBULAÇÃO.

Os 144 mil serão formados pela última geração do povo remanescente de Deus na terra. Serão FIÉIS seguidores do Cordeiro. (Jesus)  
Eles adorarão a Jesus como messias prometido a casa de Israel.

Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. 5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.” (Apocalipse 14:4,5)

Durante os anos da  grande tribulação, eles, os 144.000, judeus selados, primícias do Senhor, estarão em oposição aqueles que adoram “a besta, o falso profeta e a sua imagem”.
Estes dois, serão os  líderes da religião satânica, política-religiosa, e que receberão  “a marca da besta na fronte ou sobre a mão”, para comprar ou vender,  juntamente com seus seguidores. (Apocalipse 13:6,7)

3)   PERGUNTA-SE: PORQUE ESTE NÚMERO?
Como chegamos a este número? 144.000?
Multiplicando 12 vezes o número 12.000 (= 144.000 mil)

3.1) Doze na bíblia representa Governo.
Doze horas para governar o dia e  a noite, doze meses para governar o ano, doze placas tectônicas para governar a crosta terrestre, doze tribos  de Israel e doze apóstolos do cordeiro.

4)   OS 144 SERÃO PERSEGUIDOS NA GRANDE TRIBULAÇÃO.

Este período da Grande tribulação, será um  tempo onde o Anticristo agirá com grande poder e autoridade no mundo.
Os 144.000 mil sofrerão perseguições devido a sua lealdade ao Cordeiro. (Jesus)

O Livro Apocalipse Desvelado, de Regina Célia, Editora Kirios, página 76, fala o seguinte:
“Os judeus convertidos sofrerão perseguições, privações, mas conseguirão cumprir o seu propósito. No auge da Tribulação, serão conduzidos ao deserto e se refugiarão nos montes ou  abrigos naturais,ficando assim,fora do alcance do anticristo. Serão guardados pelo Senhor,fora do alcance da serpente(Satanás).


5)   ISRAEL SERÁ O ALVO PRINCIPAL NA GRANDE TRIBULAÇÃO.

Deus colocou Israel  e Jerusalém no centro do mundo.

“Assim diz o Senhor DEUS: Esta é Jerusalém; coloquei-a no meio das nações e das terras que estão ao redor dela.
(Ezequiel 5:5)

Todos os dias, lemos, vemos ,  ou ouvimos noticias sobre Israel e Jerusalém.
Sim ou não
Os Judeus são notícia no mundo inteiro até hoje.  
É muito difícil você ligar a televisão e não ouvir uma notícia ligada a Israel ou a Jerusalém.

Em Jerusalém estão os lugares mais sagrados para Judeus, árabes e cristãos.


Repito o que disse Paulo escrevendo aos Romanos: “Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.” (Romanos 9:4,5)
Tentando apoio político dos judeus, o  Anticristo fará uma aliança com Israel durante a primeira metade da  Grande tribulação,  e será  visto pelos judeus  como o Salvador do mundo.

O mesmo fará alguns acordos que beneficiarão Israel e solucionará conflitos milenares envolvendo árabes e judeus. Na segunda metade da Grande Tribulação ele romperá o acordo com os Judeus e Israel e se voltará contra tudo aquilo que invoque a qualquer deus ou objeto de culto.


6)   O ALERTA DE PAULO  A  IGREJA DE TESSALÔNICA.

“Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.” (2 Tessalonicenses 2:1-8)
  
7)   UM RESUMO DOS SETE ANOS DA GRANDE TRIBULAÇÃO.

Daniel 9:24-27 (O Propósito divino com Israel)

O Livro Apocalipse Desvelado, de Regina Célia, Editora Kirios, página 76 e 77,86,87,  fala o seguinte:

Primeira metade da grande tribulação.(Três anos e meio)
- O Anticristo tomará o poder do mundo e será recebido por  todos (os não selados com o selo do Cordeiro) como o homem ideal e o salvador do mundo.
- Operação do erro com sinais e prodígios da mentira. (2 Ts.2:9)
- Invasão de Israel.


Segunda metade da Grande Tribulação. (Três anos e meio)

- Proibição de Culto em Israel.(Dn.9:27)
- Surgimento das Duas Testemunhas. (Moisés e Elias – Ap.11:7-12)
- Blasfêmia do nome do SENHOR por parte do Anticristo. (Ap.13:6)
- Queda da Babilônia. (Roma) Ap.18:1-4
- Cerco de Jerusalém. (Zacarias 12:3 e Apocalipse 16:12-16)

Um grande despertamento espiritual ocorrerá em Israel e eles clamarão por socorro ao messias.

Neste momento Jesus Cristo destrói o iníquo com o sopro de sua boca.
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.”          (2 Tessalonicenses 2:8)

Uma vez liberto pelo Messias, Jesus Cristo,  Israel que finalmente dirá:
“Baruc Habá, BE SHEN ADONAI , ou Bendito é  Aquele que veio nos Socorrer, em NOME DO SENHOR!” (Mateus 21:9)

AMÉM.


Por Venilton Jesus, com citações do livro Apocalipse Desvelado, de Regina Célia, da Editora Kirios.  Paginas: 76,77,86 e 87.
Postar um comentário