RADIO RESTITUI


sábado, 14 de janeiro de 2017

Livro do Apocalipse - Capitulo 5 - Jesus Cristo, O Leão de Judá.

 LIVRO DE APOCALIPSE.  
(CAPÍTULO CINCO)
JESUS, O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ

“E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.” (Apocalipse 5:5).


INTRODUÇÃO.

Cada uma das doze  tribos de Israel possuía um Brasão ou Insígnia para representa-la. Benjamin era um Lobo, Dã uma serpente e Judá um leão.

Na Bíblia Sagrada Jesus é chamado de a Raiz de Davi e também de o  Leão da tribo de Judá. Jesus veio para cumprir as profecias messiânicas. Ele mesmo falou sobre isso.  (João 5:39) (Lucas 24:44,45)


1)   Raiz de Davi. (Isaias 11:1,2)


Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.”
Jessé era o pai terreno do rei Davi e membro da tribo ou Clã de Judá. Logo, Jesus, sendo filho de Davi, e membro da tribo de Judá, era “geração” do rei Davi.  

A expressão "a raiz de Davi" se refere ao fato de Jesus ser descendente da família de Davi, que foi descendente de Judá, cumprindo deste modo à promessa do Messias expressa no Antigo Testamento no livro de Isaías. (Is.11:1,2)

Neste sentido Jesus é “A Raiz e a Geração de Davi”, o 

grande rei de Israel.


2)   O Leão de Judá.  (Gênesis 49:9, 10)

Em Gênesis 49 Jacó profetizou o destino vindouro de seus doze filhos. Falando sobre a Tribo de Judá disse profetizou sobre um cetro de governo por um rei pacífico(Siló) e sobre um leão.

“Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará? 10 O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.” (Gênesis 49:9, 10).

“De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi.” (www.significados.com).

(2.1) Porque a figura de um  leão? 

O leão como todos sabem é o rei dos animais.
“Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei” ou "o que governa sobre os outros.” (www.significados.com).


3)   Raiz de Davi e Leão de Judá.

No livro de Apocalipse temos uma perfeita descrição de Jesus Cristo como a Raiz de Davi e o Leão da Tribo de Judá.


Neste livro profético, também chamado de revelação de Jesus Cristo, ele é apresentado por João como a Raiz e a Geração de Davi.


“E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos”. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos:
Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. ” (Apocalipse 5:1-5)


4)   Etimologia do nome Judá.

O nome “Judeu” tem como etimologia ou raiz. A palavra Judá.

Os Judeus de hoje são os descendentes direto de Judá.

Judá também significa Louvor.



5)   Jesus  & Yeshua 

“Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou “salvação”“. É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico.

Porém é um tema em discussão, visto que a língua falada na terra onde Jesus habitava era o aramaico.

Alguns consideram que usar o nome original "Yeshua" para se referir a Jesus seria o correto. “No entanto, os estudos sobre a etimologia do termo e sua evolução desde o hebraico mostram como ocorreram às alterações do nome próprio.” (www.significados.com).

(5.1) Significado etimológico.

“Na verdade, Yeshua é uma forma abreviada de Yehoshua, nome hebraico que foi traduzido para o Português como Josué”. "Yeoshua" significa "o Eterno salva". 
“Em determinada história bíblica, a figura de Josué surge como o sucessor de Moisés na missão de conduzir o povo de Israel para a terra de Canaã. O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua. Nas traduções do Antigo Testamento da Bíblia para o Grego, foi então feita a transliteração dos nomes “Yeshua” e “Yehoshua” para o nome único “Iesous”, que foi transliterado para o Latim como "Iesus" e para o Português como "Jesus". A expressão Yeshua Hamashia é uma expressão em aramaico que significa Jesus Cristo, o Messias.” (www.significados.com).

6)   A Herança de Judá. (http://comcamtem.blogspot.com.br)

Estudando pela Internet este assunto, encontrei um excelente artigo no Blog acima citado. (http://comcamtem.blogspot.com.br)

”Judá, os seus irmãos o louvarão e se curvarão na sua frente. Você segurará os inimigos pelo pescoço. O meu filho Judá é como um leãozinho quando mata a sua vítima; ele se agacha e se deita como um leão e como uma leoa. Quem tem a coragem de mexer com ele? Judá vai segurar o cetro de rei, e os seus descendentes sempre governarão. As nações lhe trarão presentes, os povos lhe obedecerão. amarra o seu jumentinho numa parreira, na melhor parreira que há. Ele lava as suas roupas no vinho, lava a sua capa no vinho cor de sangue. Os seus olhos estão vermelhos de beber vinho, os seus dentes estão brancos de beber leite”. (Gênesis 49: 8-12)


(6.1) A referência foi feita por Jacó em seu leito de morte.

A Bíblia revela que a linha sanguínea de Jesus remonta a Jacó, da Casa de Davi. O Rei Davi, um ancestral de Jesus, era da linhagem de Judá e, assim, Jesus é mencionado como a ‘Raiz de Davi’ (1 Reis 2:45).
“porém me abençoará e fará com que o reino de Davi fique seguro para sempre”.


(6.2) Em toda a Bíblia, Judá permanece como o símbolo de louvor, leãozinho leão e um leão adulto.

 “Quando ele fez isso, os quatro seres vivos e os vinte e quatro líderes caíram de joelhos diante dele. Cada um tinha nas mãos uma harpa e algumas taças de ouro cheias de incenso, que são as orações do povo de Deus. Eles cantavam esta nova canção:” Tu és digno de pegar o livro e de quebrar os selos. Pois foste morto na cruz e, por meio da tua morte, compraste para Deus pessoas de todas as tribos, línguas, nações e raças. Tu fizeste com que essas pessoas fossem um reino de sacerdotes que servem ao nosso Deus; e elas governarão o mundo inteiro.” (Apocalipse 5:8-10).


6.3) O reinado de paz .

“Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco, como um broto que surge das raízes. O Espírito do Senhor estará sobre ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder. Ele temerá o Senhor, conhecerá a sua vontade e terá prazer em obedecer-lhe. Ele não julgará pela aparência, nem decidirá somente por ouvir dizer. Mas com justiça julgará os necessitados e defenderá os direitos dos pobres. As suas palavras serão como uma vara para castigar o país, e com o seu sopro ele matará os maus. Com justiça e com honestidade, ele governará o seu povo”. (Isaías 1-5)

Jesus como o Cordeiro de Deus e o Leão de Judá como um só, que existem em perfeita harmonia, é mencionado em Isaías 11:6-9.


7)   Adoremos a Jesus como cordeiro de Deus, Leão de Judá e Raiz de Davi.

Gloria pra sempre ao Cordeiro de Deus.
A Jesus o Senhor, ao leão de Judá.
A raiz de Davi,  que venceu e o livro abrirá.
Os céus, a terra e o mar.
E  tudo o que neles há
O adorarão e confessarão
 Que Jesus Cristo é o Senhor

Ele é o Senhor (Bis)
Ressurreto dentro os mortos
Ele é o Senhor!
Todo Joelho se dobrará
Toda língua confessará
Que Jesus Cristo é o Senhor!



Bibliografia:


(www.youtube.com)

FIM.






Postar um comentário