RADIO RESTITUI


segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Caminhos da provisão divina. Fp.4:15-19

Caminhos da provisão divina.
Texto:Fp.4:15-19

 Filipenses 4 -  15. Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; 16. porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades. 17. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. 18. Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. 19. Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. - Bíblia JFA.

INTRODUÇÃO.

Um dos motivos pelos quais os homens se levantam para trabalhar todos os dias é a necessidade financeira de cada dia.

Alguns ditados nos lembram isso:
"Se alguém não gosta de trabalhar também não coma"

Desde muito, a preocupação com a provisão diária ou com "O pão nosso de cada dia" tem gerado angústias e insônia em alguns.

Confesso que mesmo sendo pastor,em alguns momentos estive angustiando em questões relacionadas a minha provisão diária.


Mesmo sabendo do conselho de Jesus Cristo sobre isso,muitas vezes estive angustiado em relação a provisão diária.

Vejamos o que Jesus disse:

 Mateus 6:25-27 "Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26. Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? 27. Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 
- Bíblia JFA.

As vezes nos irritamos com o progresso dos corruptos. Sim ou não?

 Salmos 37:7-9 "Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios. 8. Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal. 9. Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra."
 - Bíblia JFA.

1. PERGUNTAS PESSOAIS.

Pergunto-lhe: 
Isso já aconteceu ou tem acontecido com você?

Você tem perdido horas de sono pensando em provisão?

A dificuldade de obter a provisão tem afetado seu humor e gerado brigas dentro de casa?

Você tem sofrido com o desemprego?

Temos em 2016, 9 milhões de desempregados no Brasil,como fruto de uma grave crise econômica e política vivida pelo país,oriunda de diversos escândałos de corrupções.

Se este é o seu caso,Deus falará com você através desta mensagem da bíblia,usando este simples servo.


1.1) Meu testemunho:

Fazem dois anos que tenho experimentado o milagre da provisão divina. É incrível como Deus tem cuidado de mim,falando especificamente com algumas pessoas a meu respeito em relação a minha provisão.

Tais pessoas me contam,que após investirem em nosso ministério terminam recebendo mais do investiram.

Esclareço aqui, que mensalmente tenho favorecido outros,pois acredito que melhor é dar do que receber.(Lucas 6:38)

Em tudo isso  vejo a bondade de Deus e o cumprimento de sua palavra em minha vida.

Quero também frisar que tenho sido dizimista e ofertante. Constantemente invisto na Casa de Deus e na vida de outras pessoas.

Coloquei o nome desta mensagem de Caminhos da Provisão Divina.


2. DEUS PROMETE PROVISÃO A SEUS FILHOS.

Disse Davi:
 Salmos 37:23-25
"Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita; 24. ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão. 25. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. 26. Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada. 
- Bíblia JFA.

2.1) Jesus Cristo falou sobre o segredo da provisão diária.

 Mateus 6:31-34 "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 32. (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. 33. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
 - Bíblia JFA.

2.2) Paulo agradecendo a provisão recebida reafirmou a fidelidade divina em prover nossas necessidades.

 Filipenses 4:15-19 "Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; 16. porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades. 17. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. 18. Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. 19. Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus." - Bíblia JFA.


3. CAMINHOS DA PROVISÃO DIVINA.


Recentemente alguns americanos vieram de Phoenix a nossa igreja trazendo: Caixas de som,mesa de som,palco e recursos financeiros para investirmos na casa de Deus.

Logo depois, uma irmã de nossa igreja mandou entregar na igreja um caminhão de piso para banheiros,cozinha,corredores e salas. E ainda veio com a argamassa. Deus é fiel.

3.2) Fui pregar na igreja de um amigo meu e Ele me disse: "Deus me mandou lhe dar um terno novo de presente e uma oferta." 

Ele nem sabia que eu estava precisando de um terno. 

Deus é fiel.


4. DEUS É O DONO DO OURO E DA PRATA.

Convém lembrar que ele é o dono do ouro e da prata.

 Ageu 2:8,9 Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos. 9. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos. - Bíblia JFA.


4.1)  Ele conhece os lugares aonde  existem riquesas encobertas e tesouros escondidos.

Ele,o SENHOR, disse a Ciro,um rei pagão:
"Eu irei adiante de ti e te darei..."

 Isaías 45 :1-4 "Assim diz o Senhor a Ciro,meu ungido: eu irei adiante de ti, e tornarei planos os lugares escabrosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. 3. Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome. 4. Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu te chamo pelo teu nome; ponho-te o teu sobrenome, ainda que não me conheças. 5. Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças." - Bíblia JFA.

Importante:
Deus lhe disse: 
"Sei que você não me conhece,porém estou lhe dando para que você possa abençoar o meu povo."


4.1) Felizmente Ciro reconheceu isso e liberou a provisão para Israel. Veja como foi:
 
Esdras 1: 2-4 "Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. 3. Quem há entre vós de todo o seu povo (seja seu Deus com ele) suba para Jerusalém, que é em Judá, e edifique a casa do Senhor, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém. 4. E todo remanescente, seja qual for o lugar em que é peregrino, seja ajudado pelos homens desse lugar com prata, com ouro, com bens e com animais, afora a oferta voluntária para a casa de Deus, que está em Jerusalém."
 - Bíblia JFA OFFline


Ciro entendeu o propósito  de seus recursos.

Ei crente,entenda o propósito de seus recursos.
(Pv.11:24,25)

Você não precisa ter mais para dar mais,
Você  precisa dar mais para ter mais.
(Lucas 6:38)


5. A PROVISÃO DE ABRAÃO.

 Gênesis 22 -  13. Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. 14. Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. 15. Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu, 16. e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho, 17. que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; 18. e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. - Bíblia JFA.


6. OUTRO CAMINHO DA PROVISÃO: 
CORVOS TRAZENDO COMIDA.

 1 Reis 17:3-6 "Retira-te daqui, vai para a banda de oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. 4. Beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. 5. Partiu, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; foi habitar junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. 6. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro."
 - Bíblia JFA 



7. OUTRO CAMINHO DA PROVISÃO: 
A ORDEM DE DEUS DADA A UMA VIÚVA.

 1 Reis 17:8-15  "Veio-lhe então a palavra do Senhor, dizendo: 9. Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 10. Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d'água, para eu beber. 11. Quando ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão contigo. 12. Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. 13. Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho. 14. Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15. Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias."
 - Bíblia JFA 


8. OUTRO CAMINHO DA PROVISÃO: 
A MOEDA NA BOCA DE UM PEIXE.

 Mateus 17 -  24. Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas? 25. Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios? 26. Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos. 27. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti. - Bíblia JFA.


9. OUTRO CAMINHO DA PROVISÃO: 
A MULHER DE SUNÉM.

 2 Reis 4 -  8. Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer. 9. E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. 10. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto sobre o muro; e ponhamos-lhe ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, quando ele vier a nós se recolherá ali. - Bíblia JFA 

Pelo milagre da provisão Eliseu foi presenteado com uma suíte na cidade de Suném.

Algumas suítes,casas,terrenos  e apartamentos nos esperam como medida divina de nossa provisão.


10. OUTRO CAMINHO DA PROVISÃO: 
O SONHO DE UM REI.

 Gênesis 41:34-43 "Faça isto Faraó: nomeie administradores sobre a terra, que tomem a quinta parte dos produtos da terra do Egito nos sete anos de fartura; 35. e ajuntem eles todo o mantimento destes bons anos que vêm, e amontoem trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades e o guardem; 36. assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome. 37. Esse parecer foi bom aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos. 38. Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus? 39. Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. 40. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu. 41. Disse mais Faraó a José: Vê, eu te hei posto sobre toda a terra do Egito. 42. E Faraó tirou da mão o seu anel-sinete e pô-lo na mão de José, vestiu-o de traje de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. 43. Ademais, fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Ajoelhai-vos. Assim Faraó o constituiu sobre toda a terra do Egito."
 - Bíblia JFA.

Em 12 horas José foi da prisão ao trono.

O favor de Deus sempre nos promove.




11. OUTRO CAMINHO DA PROVISÃO: 
UMA ESCRITURA NA PAREDE.

Daniel que outrora fora honrado pelo rei Nabuconosor estava esquecido no reinado de Belsazar,neto do rei Nabucodonosor.

Uma escritura divina na parede trouxe juízo ao rei Belsazar e honra ao profeta Daniel.

MENE, MENE, TEQUEL, UFARSlM.

O que julga um, pode promover o outro.

 Daniel 5:25-29 "Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo. 6. Mudou-se, então, o semblante do rei, e os seus pensamentos o perturbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro. 25. Esta, pois, é a escritura que foi traçada: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSlM. 26. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. 27. TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. 28. PERES: Dividido está o teu reino, e entregue aos medos e persas. 29. Então Belsazar deu ordem, e vestiram a Daniel de púrpura, puseram-lhe uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamaram a respeito dele que seria o terceiro em autoridade no reino."
 - Bíblia JFA.

Em questão de horas,Daniel,cujo nome significa Deus é meu juiz,foi do desprezo  a terceiro homem do reino.


12. JACÓ SAIU COM UM CAJADO E VOLTOU COM DOIS BANDOS.

 Gênesis 32:9,10 "Disse mais Jacó: o Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem! 10. Não sou digno da menor de todas as tuas beneficências e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; porque com o meu cajado passei este Jordão, e agora volto em dois bandos."
 - Bíblia JFA.

Deus tem caminhos inedperados para nossa provisão.

PALAVRA FINAL:

Ainda hoje Deus traz nossa provisão com:

- Vendas inesperadas,pessoas especificamente enviadas,desconhecidos que nos favorecem, chefes difíceis e maus que nos promovem, reis que nos enviam recursos, empresários que nos abençoam, amigos que nos favorecem. 

- Leis que nos favorecem, novas idéias que nos prosperam, inimigos que nos promovem, cargos que são criados para nos honrar, viúvas que trazem amplam provisão, peixes que escondem moedas e até corvos que nos trazem pão.

Há um caminho divino para nossa provisão.

Se você pode crer,você poderá receber.(João 11:40)

Receba esta palavra!


Pastor Venilton G. Jesus
prvenilton@gmail.com
Fevereiro de 2016


Amém.











Postar um comentário