RADIO RESTITUI


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ABRA SUA CLAREIRA.

Abra sua Clareira!
Pr.Venilton
(Josué 17:14-18)


INTRODUÇÃO.

Moisés moisés prometeu uma terra prometida aos israelitas. Eles  acreditaram  nesta promessa e seguiram Moisés pelo deserto,que ali os conduziu pelo por 40 anos.

Moisés morreu com 120 anos e nomeou Josué para subistituí-lo. (Dt.34:9)
Josué foi confirmado por Deus como substituto de Moisés.(Josué  4:14)
Josué entrou com um povo na terra prometida e dividiu-a em herança. 

1. A TERRA DE JOSÉ E SEUS DESCENDENTES.

No capítulo 17, chegou o momento de dividir a terra de José. Os descendentes de José se tornaram as tribos de Efraim e Manassés.Ambos receberam suas porções da Terra Prometida.A promessa desta terra trouxe-lhes força,paz e entuasiamo.  Toda promessa vem carregada de força e entusiasmo.

1. A REUNIÃO ENTRE JOSUÉ E OS FILHOS DE JOSÉ.

Josué 17:14
"Então os filhos de José falaram a Josué, dizendo: Por que me deste por herança apenas uma sorte e um quinhão, sendo eu um povo numeroso, porquanto o Senhor até aqui me tem abençoado?"

Havia uma reclamação e um questionamento  por mais terras.

Reclamar não resolve nada.
Açōes concretas produzem resultados práticos.

Felizmente eles foram ao líder que Deus levantou.
O líder é a chave.
Quando você  não souber o que fazer vá a pessoa certa.
Busque o líder que Deus levantou e aprovou.

Eles foram ao líder e reivindicaram mais terra.
Felizmente,eles foram ao líder humildemente.

Qual foi a última vez que você consultou seu líder.


1.1) Etimologia dos nomes da família de José.

Conforme o nome, seus descendentes se tornaram um povo forte, numeroso e próspero.

 - José: 
"Aquele que traz acréscimo."

-Manassés: 
"Deus me fez esquecer os sofrimentos."

-Efraim: 
"Deus me fez prosperar na terra de minha aflição."


2.  A REPOSTA INICIAL DE JOSUÉ.

A resposta inicial de Josué:(Josué 17:15)

"Se és povo numeroso, sobe ao bosque, e CORTA PARA TI UM LUGAR ali na terra dos perizeus e dos refains, desde que a região montanhosa de Efraim LHES  é estreita demais." V.15

- Resumo da fala de Josué aos filhos de José:

"Vocês  devem entrar no bosque e DESMATAR as regiões  montanhosas..."

"Cortem naquela mata um lugar para a expansão que estão me pedindo"

ABRAM A VOSSA CLAREIRA!

"Trabalhem pelo crescimento que vocês almejam."


3. EXPULSEM OS FORTES INIMIGOS.

 Josué ainda lhes disse: 
"Desmatem as  montanhosas e expulsem os cananeus que lá estão."V.16,18.


3.1) Trabalhem pelas conquistas!

3.2) Guerreiem contra os inimigos.



3. DEUS DESEJA NOSSO CRESCIMENTO E EXPANSÃO.

Ele é o Deus do crescimento e das poderosas multiplicações.

Sua promessa para nós está no nível do  crescimento e da multiplicação, porque somos filhos de Abraão.

 Gênesis 28:3 "Que o  Deus Todo-Poderoso te abençoe, te faça frutificar e te multiplique, para que venhas a ser uma multidão de povos."(Gn.28:3)

3.1) Creia nesta promessa.

Revindique-a.

Queira crescer,aumentar e prosperar!

Entre em crise contra tudo que não prospera em sua vida!

3.2) Saiba porém que não existe sucesso sem trabalho.

Abra sua própia clareira no bosque.(mata)

...sobe ao bosque, e CORTA PARA TI UM LUGAR  ali na terra dos perizeus e dos refains...(Josué 17:15)

As grandes obras não  serão  realizadas por aqueles que permanecem sentados e nunca se esforçam.

Deus jamais colocará uma medalha na preguiça.

O único lugar que sucesso vem antes trabalho é no dicionário.(1 Co.15:57,58)


3.3) Aplicacão prática:

Trabalhe pelo seu crescimento e expansão.

Desmate as terras de suas dificuldades.

Estude,trabalhe, lute,esforce-se!

Lança teu pão sobre as águas.(Ec.11:1-6)

Não espere Deus agir quando você é que deve se posicionar  com estudo,trabalho,esforço e dedicacão.

3.4) Em 32 dias do ano de 2016, eu já escrevi e lançei 3 novos livros.

O que é isso? Trabalho.

Vida de pastor não é ficar na rede, bebendo água  de coco.

Eu às vezes gasto oito horas de estudo em uma única mensagem.

Ninguém senta para escutar quem não tem conteúdo.



3.5) Oscar Shimith.(O Mão Santa do Basquete)

Eu assistia a entrevista do maior cestinha do mundo.
Oscar Shimith,o "mão santa."do Brasil.

Ele disse:
"Ninguém vence sem sofrer.
Eu me tornei o "mão santa" porque quando acabava o treino eu ainda treinava mais duas horas.
Depois que eu estava "morto de cansaço" eu ainda fazia mais 1.000 arremessos à cesta. Meu conselho aos jovens atletas é: treinem muito."



4. OS FILHOS DE JOSÉ MESMO SENDO FORTES E NUMEROSOS TEMERAM OS CANANEUS E SEUS CARROS DE FERRO.

Mesmo com nomes proféticos, eles se espantaram diante do poderio dos inimigos.

Significados de Manassés e Efraim.

-Manassés: 
"Deus me fez esquecer os sofrimentos."

-Efraim: 
"Deus me fez prosperar na terra de minha aflição."


4.1) VENDO OS CARROS DE FERRO,OS FILHOS DE JOSÉ  CRIARAM OBSTÁCULOS EM SUAS MENTES.


Os Cananeus tinha 30.000 homens de infantaria, 10.000 cavalheiros e 3.000 carros comuns e 900 de ferro.

4.2) Os obstáculo estão na nossa mente.

Quem olha para os obstáculos perde a visão  da promessa e cai.(Hb.10:39)


5.) LÍDER JOSUÉ  LIBEROU UMA PALAVRA.
(Josué 17:18)

- "Mesmo que os cananeus estejam com carros de ferros e sejam muito fortes, VOCÊS  OS EXPULSARÃO . (Josué 17:18)

Nunca desmereça seu adversário,respeite-o.

Entretanto nunca tenha medo de enfrentá-lo.

Todo campeão tem um ponto fraco.

Os filhos de Manassés e Efraim receberam a palavra do líder,trabalharam duro, foram a luta e triunfaram!


6.) RECEBA ESTA PALAVRA:

Deus promete honrar a palavra do líder.(seus servos)

Sou apenas um servo nas mãos do SENHOR.

Porém sei que sou um líder que Deus levantou.

Através desta mensagem eu quero liberar uma palavra sobre a sua vida:

6.1) Mesmo diante de fortes inimigos você triunfará!

- Vocês triunfarão!(Josué 17:18)


7. NÃO PERCA A VISÃO DA PROMESSA.

OLHE PARA O QUE DEUS LHE PROMETEU.
(1 Timoteo 1:18)

 1 Timóteo 1:18,19 "Esta admoestação te dirijo, filho Timóteo, que segundo as profecias que houve acerca de ti, por elas pelejes a boa peleja, conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragando no tocante à fé; - Bíblia JFA 

Obs. Tire o nome Timóteo do verso acima, e coloque o seu nome pela fé!


Não perca a visão nem a promessa que está no teu coração.(Hb.10:35)


Obedeça a palavra de Deus e  conquiste as montanhas e seus vales! 

Temos uma promessa através da palavra profética que receberemos nosso galardão e também nossa recompensa. 

Palavra final:

Então, não tenha medo. 

 Isaías 41:10-13 "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão. 12. Quanto aos que pelejam contigo, buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão. - Bíblia JFA.

(Is.41:10/Jr.1:19,20)
 

Pr.Venilton G. Jesus
Fevereiro de 2016







Postar um comentário