RADIO RESTITUI


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Mantendo meu equilíbrio nas fronteiras emocionais.(Controlando minhaira desmedida)


Mantendo meu equilíbrio nas fronteiras emocionais.
(Controlando minha ira desmedida)
Texto: Salmo 37:7,8


"Descansa no SENHOR e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. 8 Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal." (Salmo 37:7,8)

Introdução.

Na hora da ira guarde sua boca,seus sentimentos e suas decisoēs.


1) A ira de Moisés.(Uma fronteira não controlada)


Deus trabahou com Moisés por 120 anos.
Por quarenta anos Moisês esteve no palácio do Egito.
Por oitenta anos Moisés esteve no deserto. 

Apesar,de ser o homem mais manso da terra,Deus não conseguiu eliminar totalmente a "ira de Moisés"


Após quarenta anos a frente do povo, Moisés terminou derrotado por sua ira,bem próximo de cruzar o rio Jordão.

1.1) O primeiro acesso de ira de Moisés aconteceu aos 40 anos, quando este matou um egípcio.

"E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos. 12 E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia."
(Êxodo 2:11,12)

Após matá-lo, Moisés o enterrou o egípicio no deserto. 
A seguir,fugiu para o deserto temendo por sua própia vida.
Moisés matou um egípcio motivado por causa de sua ira descontrolada.


Devido a um acesso de sua ira, Moisés perdeu "a coroa de faraó" e foi morar no deserto.


Como Moisés,tem muita gente indo morar no deserto porque não consegue dominar sua ira.

Alguns espacam filhos e até matam seu semelhante devido a um único acesso de fúria.

1.2) São como Lameque que matou um homem porque este lhe pisou.

"E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem porque me pisou."
(Gn.4:23)


2) Controle sua ira.

A proposta desta mensagem é muito clara: Controle sua ira.

O iracundo está sempre perdendo amigos e oportunidades.

Um bom conselho:
Pare de comprar briga com todo mundo.

Feche sua boca e trave sua língua.

Tem muita gente perdendo a coroa e grandes oportunidades na vida, por causa de seus 
acessos de ira.

Um temperamento explosivo nos rouba grandes oportunidades e nos fecha grandes portas.

Cuidado com este negócio de quebrar tudo por causa de sua ira.



2.1) Cuidado com sua fama de estouradinho ou pavio curto.


Duro Confronto: 
Lugar de gente muito irada é viver sozinha no deserto.

A bíblia diz:
"Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal."(Salmo 37:8)

Cuidado com este ditado:
"Eu nunca levo desaforo para casa."


3) Não quebre as tábuas de Deus por causa de sua ira desmedida.(Ex.32:19)

Ao voltar do monte Sinai,Moisés,o libertador dos hebreus,foi tomado por um novo acesso de ira,quebrando as tábuas com os mandamentos de Deus.

Isso mesmo, Moisés quebrou as tábuas que Deus escreveu por causa de um acesso de ira.

"E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas. 16 E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas. 17 E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial. 18 Porém ele respondeu: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam, eu ouço. 19 E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte."(Exodo 32:15-19)

Quarenta dias a sós com Deus no alto do monte Sinai não impediram Moisés de dar vazão a 
sua "Ira Santa."

V.19  "E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte." (Êxodo 32:19)


3.1) Moisés teve que refazer as tábuas da lei de Deus.

"Então disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste. 2 E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte."(Êxodo 34:1,2)

Por ter quebrado as tábuas,ele mesmo teve que subir ao monte e escrever novamente as palavras de Deus.(Decálogo)
Tem muta gente quebrando as tábuas ou os princípios de Deus devido a sua ira.


3.2) Tais pessoas não conseguem controlar sua ira. 

Ficam cegas de raiva. 
Quebram o que está na frente. 
Ofendem os outros,chutam o cachorro e o gato.
Xingam o motorista do ônibus,gritam com o atendente da telefonia por causa da chata musiquinha.
Literalmente,quebram as tabuas de Deus.
Se esquecem que são crentes,pastor,ungido,obreiro etc...


3.3) Outro dia,eu,Pastor Venilton,o ungido, esqueci-me de todos os meus títulos.
(Para minha vergonha confesso meu pecado.)
Todo ungido é falho.(Salmo 39:5b)

Eu estava atrasado e entrei num trânsito confuso.
Acabei parando bem na frente de um ônibus lotado.
O motorista do coletivo ameaçou jogar sua  "carga pesada" contra meu carro.
Eu,num acesso de ira,abaixei o vidro e gritei para o mesmo: "Tente a sorte amigo!"
Ali,eu quebrei as tábuas de Deus.
Felizmente para mim e para minha família,ele não "tentou a sorte."
Eu poderia não estar aqui hoje.

Jesus,tem misericórdia de mim!


4) A ira de Moisés em Meribá.(Fronteira)
(Numeros 20)

Aos 120 anos,Moisés teve um novo e terrível acesdo de ira que lhe custou muito caro.

"Então, Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. 10 E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes: porventura, tiraremos água desta rocha para vós? 11 Então, Moisés levantou a sua mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais. 12 E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para me santificar diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado."
(Números 20:9-12)
4.1) Aos 120 anos, Moisés novamente deu vazão "aquela velha ira". 
Aquela mesma ira, que oito décadas antes, o fez matar um egípcio e ficar isolado por 40 anos no deserto de Midiã,o derrubou.

Moisés novamente se irou diante de Deus,na fornteira de Meribá.
Moisés deveria "falar a rocha",prém agiu baseado em sua ira. 
Ao invés de falar ,Moisés feriu a rocha duas vezes.

"Então, Moisés levantou a sua mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais."(Números 20:11)

4.2) Moisés se irou diante de Deus e de sua congregação.

Chamou todo mundo de rebelde.
Com este comportamento de incredulidade ele perdeu o direito de entrar em Canaã.
Teve permissão apenas para contemplar a terra prometida,porém nela não entrou.
Morreu antes de entrar em Canaã.
Perdeu a benção na fronteira devido a sua ira desmedida.
Moisés perdeu o direito de entrar na terra prometida na fronteira de Canaã faltando poucos quilômetros. Viu a terra,porém, não entrou na mesma.

A ira do homem não produz a justiça de Deus.
(Tiago 1:19,20)



5) Cuidado com sua ira desmedida. 

A ira do homem não produz a justiça de Deus.
(Tiago 1:19,20)


Tem muita gente que por causa da ira desmedida, deixa de fazer o que Deus mandou.

Tem muita gente quebrando os mandamentos que Deus escreveu porque tem ficado irado demais,em todo o tempo e quase sempre.

5.1) Alguns já são reconhecidos pela marca da ira.


Muitos por causa de sua ira, estão quebrando  o chamado de Deus em sua vida.

Estão como Nabal de 1 Samuel 25.
Nabal morreu de raiva e drixou dua linda mulher para Davi.



6) Porque Deus nos enviou esta palavra?

Tudo que Deus me expõe ele deseja me dar.

Deus quer tratar a minha,a sua e a nossa ira.

Eu quero ser o primeiro neste tratamento.

Cuidado com sua ira.

Não quebre os princípios divino por causa de sua ira.

A ira do homem não produz a justiça divina.

Não quebre as tábuas dos mandamentos de Deus por causa de sua fúria.



7) É Tempo de restaurar o que foi quebrado.

Restaure o que você quebrou.
Busque as tábuas dos mandamentos de Deus novamente.
Pare de espancar quebrar,bater,gritar,xingar,amaldiçoar outros.
Pare de brigar com todo mundo.
Pare de amaldiçoar outros.

Não perca sua benção na fronteira.
7.1) Cuidado com suas palavras.

Cuidado com suas murmurações.
Não perca sua benção na fronteira!
Vigie suas atitudes.
Leia Números 14:2,28.

7.2) Repito:

Pare de brigar!
Pare de comprar briga com todo mundo.
Feche sua boca e trave sua língua.

7.3) Corrija seus erros do passado.

Vigie sua ira e seu temperamento.

" Descansa no SENHOR e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. 8 Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal."(Salmo 37:7,8)

Ainda este ano Deus vai abrir uma outra porta de honra para você.
Não perca sua benção na fronteira.

8) Moisés  em Pisga.(Fronteira da terra prometida)

"Então subiu Moisés das planícies de Moabe ao Monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó." (Deuteronómio 34:1).


"De acordo com o capítulo final do Deuteronômio, foi no Monte Nebo,no cume de Pisga,que foi dado a conhecer a Moisés a Terra Prometida que Deus estava a dar aos hebreus. 
"E disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra de que jurei a Abraão, Isaque e Jacó, dizendo: À tua semente a darei; mostro-ta para a veres com os teus olhos; porém para lá não passarás."
(Deuteronômio 34:4,5)

8.1) A terrível surpresa revelada a Moises:

"Olhe tudo que eu prometi te dar. Porém voce não entrará nela. 

Porque Moisés não passou a fronteira?

Por causa de sua ira não controlada por sucessivas vezes.



9) A morte de Moisés.


Moisés insistiu com Deus para que pelo ao menos pudesse cruzar o rio Jordão e Deus lhe disse: 

Você não entrará porque nao santificou meu nome em Cades."

"Senhor JEOVÁ, já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; porque, que deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras e segundo a tua fortaleza? Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está dalém do Jordão, esta boa montanha e o Líbano. Porém o SENHOR indignou-se muito contra mim, por causa de vós, e não me ouviu; antes, o SENHOR me disse: Basta; não me fales mais neste negócio." (Dt.3:24-26)


"Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme o dito do SENHOR." 
(Deuteronômio34:5)




10) Quem é o forte?


"O Forte não é quem mata urso,um gigante ou leão e sim aquele que se domina a si mesmo."(Pv.25:28/Pv.16:32)

"Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade."(Pv.16:32)

"Não deixe que o sol se ponha sobre vossa ira."(Sl.37:8)

Domine sua ira e suas emoçōes.

Esta mensagem nao é para o fulano que você conhece.

Esta palavra é para mim e para você.

Vigie seu temperamento!

Na hora da ira guarde sua boca,seus sentimentos e suas decisoēs.

CONCLUSÃO:

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. 20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. 21 Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas." (Tiago 1:19-21)


E lembre-se:
Lugar de gente irada é no deserto e sozinha,porque ali não tem ninguém.

Oração:
Oh Deus,gere mansidão em nós!

Amém.
Pr.Venilton G. Jesus
prvenilton@gmail.com
Outubro de 2015


Postar um comentário