RADIO RESTITUI


sábado, 17 de outubro de 2015

Impossível,Inimaginável e Improvável.

 TÍTULO: IMPOSSÍVEL ,INIMAGINÁVEL E IMPROVÁVEL.
TEXTO:(1 Co.2:9)

"Nem olhos viram,nem ouvidos ouviram e nem jamais penetrou no coração humano o que Deus preparou para aqueles que o amam."(1 Co.2:9)

O objetivo desta mensagem é mostrar através da bíblia que o agir de Deus em nossas vidas é impossível aos olhos humanos,  inimaginável e até mesmo improvável.

A história bíblica está cheia de exemplos de pessoas improváveis que foram chamadas ao ofício divino. Encontramos ainda na bíblia ,a narrativa de eventos "impossíveis aos olhos humanos" como por exemplo a abertura do mar vermelho e a única forma de entendermos isso,é pela fé, já que a ciência não podem comprová-los.

Pela fé entendemos que os mundos foram criados pEla palavra do Eterno.(Hb.11:1,2)

Deus opera ainda na esfera do inimaginável,ou seja:

"Nem olhos viram,nem ouvidos ouviram e nem jamais penetrou no coração humano o que Deus preparou para aqueles que o amam."(1 Co.2:9)


1) DEUS DO IMPOSSÍVEL.

Uma das grandes verdades da palavra de Deus é que os impossíveis aos homens são possíveis a Deus.

Quem pode impedir o agir de Deus?

 "Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. 12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus. 13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?"(Isaías 43:11-13)

Ele nos pergunta: "Agindo Eu quem o impedirá."(Isaías 43.13)


1.1) A pergunta de Maria:"Como se fará isso?"

"E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?"
(Lucas 1:34)

"Como se fará isso?"
"Como uma moça virgem pode engravidar?"

"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. 36 E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; 37 Porque para Deus nada é impossível"(Lucas 1:35-37)

"Porque para Deus nada é impossível"(Lucas 1:37)

" E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê."
(Marcos 9:23)

Se creres verás a glória de Deus.(João 11:40)


2) DEUS DO INIMAGINÁVEL.

Deus opera ainda na esfera do inimaginável,ou seja:

"Nem olhos viram,nem ouvidos ouviram e nem jamais penetrou no coração humano o que Deus preparou para aqueles que o amam."(1 Co.2:9)

A mente mais criativa e prodigiosa não pode prever o agir de Deus.
Deus não repete metôdos.
Ele é o Deus do inimaginável.
Faz um caminho no deserto e abre rios nos lugares ermos.

Faz forte ao cansado e multiplica as forças aquele que não tem nenhum vigor.
(1 Samuel 2:6-8)

As coisas que ele tem para nós,os olhos não viram,os ouvidos não ouviram e jamais penetrou nos corações humanos.(1 Co.2:9)


2.1) Jacó,neto de Abraão,pai de José do Egito,aos 147 anos de idade, disse a seu filho:

"Os olhos de Israel, porém, estavam carregados de velhice, já não podia ver; e fê-los chegar a ele, e beijou-os, e abraçou-os. 11 E Israel(Jacó)  disse a José: Eu não contava  mais ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência. 12 Então José os tirou dos joelhos de seu pai, e inclinou-se à terra diante da sua face."

Deus não olha idade ou vitalidade para cumprir suas promessas.

Ele chamou Abraão aos 75 anos para iniciar uma nação.(Gn.12:1-4)


2.2) Há coisas que não imaginamos mais viver,porém as viveremos.

O Deus do inimaginável é quem nos promete isso.

"Nem olhos viram,nem ouvidos ouviram e nem jamais penetrou no coração humano o que Deus preparou para aqueles que o amam."(1 Co.2:9)

"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo sempre."(Efésios 3:20,21)

Além do que pedimos ou pensamos Ele promete nos fazer.


2.3) O Deus do inimaginável ainda opera em nosso favor.

Eu delaro e profetizo por esta palavra que você ainda vai viver o que não acreditou.
Você será motivo de surpresa por aqueles que desdeham de você.
Você causará espanto aqueles que lhe detonam e duvidam de seu potencial.

E você dirá: A MÃO DO SENHOR FEZ ISSO!

" Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isto..."(Isaias 41:20)

"Nem olhos viram,nem ouvidos ouviram e nem jamais penetrou no coração humano o que Deus preparou para aqueles que o amam."(1 Co.2:9)


3) PESSOAS IMPROVÁVEIS.

A maioria dos homens e mulheres chamados por Deus ao Ministério sentiram-se improváveis no ato ato de seu comissionamento ou foram considerados improváveis por seus amigos e familiares.

3.1) Moisés.

A chamada de Moisés aconteceu no deserto do Sinai,  diante de uma sarça que pegava fogo e não se consumia.

"E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para là, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima."(Êxodo 3:2,3)

Após isso,Deus lhe comunicou um "projeto suicida" ou seja,ir ao Egito,desafiar o grande faraó Ramessés e liderar milhões de escravos rumo a uma terra prometida.

 "E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.  Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.  Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito."(Êxodo 3:7-10)


Neste momento,Moisés se sentiu o mais improvável de todos os homens e apresentou ao Criador, uma série de motivos que compravariam o engano do Senhor. Literalmente ele estava dizendo para Deus: "O senhor escolheu a pessoa errada para essa missão."

3.2)  Quem sou eu?

"Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?"(Êxodo 3:11)

Moisés se sentia um improvável para essa missão.
Faraó era rico,poderoso e mau.
Moisés era um fugitivo do Egito.(Matara um egípcio)
Havia no Egito um decreto de morte contra Moisés.
Como voltar para um lugar de onde fugi?


3.3) O instruído Moisés não via predicados em sua vida.

"Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu."(Êxodo 4:1)

 "Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia-me pela mão daquele a quem tu hás de enviar"
(Êxodo 4:10-13)

Mesmo com todos estes argumentos,Deus não desistiu de Moisés,prometendo que seria com ele e confirmaria as obras de suas mãos.

"Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar."
(Êxodo 4:12)

3.4) Pergunto-lhe: Você se sente um improvável para o trabalho de Deus?

Recebeu uma chamada,um comando,uma missão do Altíssimo  e está com medo de ir?
Terás de enfrentar grandes dificuldades e  oposições em sua missão?
Terá que desafiar pesoas e organizações poderosas?
Você também tem apresentado argumentos  ao Criador contra sua própia chamada?

Será que você tem dito:
- Não sou bastante bom para isso.
- Não tenho capacidade e não falo outros idiomas.
-Não fiz faculdade e não tenho dinheiro.
- Minha saúde é debilitada e minha idade avançada.
- Minha família é de origem humilde etc...


4) ELE NÃO DESISTE DE NÓS.

Mesmo com todos os seus e os meus  argumentos,Deus não desistiu de nós e ainda hoje promete confirmar as obras de nossas mãos.

Como falou a Moisés,Ele  continua falando a  cada um de nós:
" Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar."
(Êxodo 4:12)


4.1) A questão não quem é você e sim quem está com você.

"Se Deus é por nós quem será contra nós."(Romanos 8:31)

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2:13)

"Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar."
(Êxodo 4:12)


4.2)  Apresente-se:

Davi também era um improvável,porém diante do poderoso,terrível e ameaçador gigante Golias se apresentou ao rei Saul dizendo:

"Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, 35 Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. 36 Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo."
(1 Samuel 17:34-37)

Estejamos  disponíveis.

4.3) Apresente-se.

Esteja pronto ao seu enviar.

Como Isaías diga:
"Eis-me aqui Senhor,envia-me a mim."(Isaías 6:8)

Entregue a Ele seu passado de fracassos,suas limitações e principalmente seus medos.


- PALAVRA FINAL:

Séculos depois do episódio da sarça,(Êxodo 3), Ele continua chamando os "improváveis" para realizaram grandes feitos e nos dizendo:

"Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. 10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. 12 Busca-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. 13 Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. 
(Isaías 41:9-13)

Receba esta palavra para sua edificação.
Seu amio e conservo,

Pastor Venilton G. Jesus
Outubro 2015

Postar um comentário