RADIO RESTITUI


sábado, 29 de agosto de 2015

COMO SUPERAR AS MEMÓRIAS DE UMA TRAGÉDIA?

COMO SUPERAR AS MEMÓRIAS DE UMA TRAGÉDIA?

Texto: (Lamentações 3:16-23)


INTRODUÇÃO.

"Quebrou com pedrinhas de areia os meus dentes; cobriu-me de cinza.E afastaste da paz a minha alma; esqueci-me do bem.18 Então, disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR. 19Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.20 Minha alma, certamente, se lembra e se abate dentro de mim.21 Disso me recordarei no meu coração;  por isso, tenho esperança.22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. 23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." (Lm.3:16-23)

1) A ALEGRIA E A DOR DE UM PROFETA.

Este texto é uma oração do profeta Jeremias.
Jeremias viu Jerusalém no apice.
Presenciou todo seu esplendor de sua amada cidade. Este profeta alertou aos reis,sacerdotes e a todo povo sobre o juizo de Deus contra o pecado da rebeldia e da idolatria.

1.1) Jeremias foi rejeitado,acoitado e escarnecido por todos.

Reis,príncipes,sacerdotes,chefes de famílias e o resto do povo recusaram a pessoa é a mensagem de Jeremias.
Finalmente o Juízo veio contra Jerusalem. A cidade foi incendiada,o templo destruído e Jeremias poupado por ordem do propio Nabucodonosor. (Jeremias 40:1-6)

O oficial babilônico  Nebuzaradã, recebeu ordens de poupar a vida de jeremias e conceder-lhe a liberdade.



2) O AMOR DE JEREMIAS POR JERUSALÉM.(Sião)


Jeremias amava Jerusalem e muitas vezes chorou por ela.

"Oh! se a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas! Então choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo. 2 Oh! se tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então deixaria o meu povo, e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, um bando de aleivosos."(Jeremias 9:1.2)

Leia também Jeremias 14:17


3) A DOR DO PROFETA PELA DESTRUIÇÃO.

A imagem de Jerusalem  destruída era desoladora demais para Jeremias. (Lamentações 1:1-3)

"Como se acha solitária aquela cidade dantes tão populosa! Tornou-se como viúva a que foi grande entre as nações; e princesa entre as províncias tornou-se tributária! 2 Continuamente chora de noite, e as suas lágrimas correm pelas suas faces; não tem quem a console entre todos os seus amadores; todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela, tornaram-se seus inimigos. 3 Judá passou ao cativeiro por causa da aflição e por causa da grandeza da sua servidão; habita entre as nações, não acha descanso; todos os seus perseguidores a surpreenderam nas suas angústias." (Lm.1:1-3)

3.1) A ruina de Jerusalem despedacou Jeremias e construiu uma terivel imagem mental nele, chamada: Memória do trauma.

- Assim estava o profeta:

"Por essas coisas, choro eu; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar a minha alma; os meus filhos estão desolados, porque prevaleceu o inimigo."(Lamentações 1:16)

4) A BOA DECISÃO DE JEREMIAS.(
Terei uma memória curada)

Jeremias decidiu ser um líder curado.
Chega um momento que precisamos decidir pela cura de nossas memórias. Jeremias decidiu nao sofrer mais pelas lembrancas de uma cidade destruída.

Sua declaração foi:
"Quero trazer a memória o que me pode dar esperança."(Lam.3:21)

"Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. 20 Minha alma, certamente, se lembra e se abate dentro de mim. 21 QUERO TRAZER A MEMÓRIA O QUE ME PODE DAR ESPERANÇA. 22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. 23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade."(Lamentações 3:19-21)


4.1) Chega uma hora na nossa vida  que precisamos nos decidir pela cura.

Tudo que você não vence lhe vencerá.
Tudo que você não resolve você terá que carregar.
Revelação: Uma memoria ferida trava os sonhos e impede-nos de conquistar em nosso presente.

"O espirito abatido faz secar os ossos." (Pv.17:22)

4.2) Muitos não conquistam porque estão feridos.

Outros até conquistam,mas logo perdem suas conquistas.
Se sentem indignos e imerecedores.


5) O DIA MAU CHEGA PARA TODOS.(Ec.11:8)

Uma das verdades desta vida é que o "dia mau" chega para todos.

"Ainda que o homem viva muitos dias e regozije-se em todos eles,contudo deve lembrar-se que há dias que são de trevas. E serão muitos."(Eclesiastes 11:8)

Este texto é um "Nocaute" contra o triunfalismo teológico.

5.1) O "dia mau" chega para:
- O rico e o pobre.
- Para o rei e o plebeu.
- O Profeta,o sacerdote e o pastor.
- Para o forte e  o fraco

5.2)  Definindo o "dia mau".

O dia mau é o dia da dor,da tragédia,da morte de um ente querido,dos prejuízos financeiros inesperados,dos desastres naturais, da demissão impensada, de um terrível acidente automoblistico ou aéreo, da doença inesperada,da traição de seu amor, do abandono de um amigo chegado, da falência em seu negócio, da reprovação na corrida, da goleada vexaminosa para o ultimo colocado na tabela, da perda de uma grande luta quando voce estava invicto e favorito, da perda de seu grande amor, da frustração de um projeto,da perda de um imóvel, do abandono ou morte de um filho, da mudança que não deu certo etc...

Sim, há dias que são de trevas...
E SERÃO MUITOS.  Ec.11:8)


6) EU PRESENCIEI A TRAGÉDIA DE TERESÓPOLIS EM 2011.

Atualmente,Agosto de 2015,moro sobre o tranquilo rio Paquequer em Teresópolis. Vou completar quatro anos morando aqui. Olhando da janela de meu apartamento,é difícil imaginar que este tranquilo rio matou tantas pessoas em 2011. Entretanto,eu fui uma testemunha ocular dos estragos que ele produziu na maior tragédia natural que nosso país viveu até então.
 
6.1) Aprendi pela prática que há dias em que os rios transbordam.

"Há tempo de rir e tempo de chorar." (Eclesiastes 3:1-7)

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelha-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." 
(Mateus 7:24-27)


7) QUANDO MUITOS PERDEM O "NORTE" NO DIA MAU.

Infelizmente, muitos se enlaçam e se desestabilizam no dia mau. Outros se precipitam e se perdem em suas decisões nas horas de crise ou de perdas.

"Voltei-me e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos. 12 Que também o homem não conhece o seu tempo; como os peixes que se pescam com a rede maligna e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai a (tragédia) de repente sobre eles."
(Eclesiastes 9:11,12)

V.12 "Asim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai a (tragédia) de repente sobre eles."

Preste atenção que você acabou de ler.(V.12)

7.1) Parafraseando o texto:
(Eclesiastes 9:11,12)

"O homem não conhece seu tempo....
Como o passarinho é preso no laço os filhos dos homens ficam enlaçados nos maus tempos  que chegam derepente."

8) A TENDÊNCIA NATURAL DO SER HUMANO.

A tendência natural do ser humano é fugir em tempos de perigo e crise. Normalmente nos desesperamos  quando a tragédia nos atinge Muitos se enlaçam nestas horas.

Tenho visto muita gente se enrolando quando chegam os maus dias.Muitos reagem mal na hora da crise como fez o rei Saul. O caráter de alguém sempre se revela na pressão e na contrariedade


8.1) O contrario tambem é verdade.

Muitos  se superam e encontram grandes promoções na hora da crise. Uma mesma crise pode promover um e afundar o outro. Nossas reações em tempos e dias de crises nos afundarão ou nos promoverão. A decisão é de encarar ou recuar é sua,é minha,é nossa.

Um bom conselho:
Na hora da crise guarde seus sentimentos,sua boca e principalmente suas decisões.
Decisões decidem destinos.
Decisões decidem vitoria ou derrota.


9) MEMÓRIAS FERIDAS.

Todo  ser humano possui uma memória de imagens dentro de si. Toda experiência vivida pelo ser humano cria "um banco de imagens" e sentimentos  em sua memoria.
As imagens de momentos bons e ruins  ficam registradas na caixa de nossas lembranças.

9.1) Exemplos:
Quando nos lembramos de algo que muito nos doeu no passado, podemos chorar de dor novamente.

Quando recordamos de momentos alegres vividos no passado, nosso coração dispara de contentamento.

9.2) Tudo que vivemos, ouvimos e vemos SEJA DE BOM OU RUIM cria imagens um banco de imagens e lembranças em nossa mente. Tudo fica registrado na mente.

Toda experiência vivida pelo ser humano cria imagens e gera memórias.

9.3) Se você perde o emprego em um momento de grandes dificuldade, isso gera uma memória ruim em sua caixa de lembranças.

Se você tem um histórico de doença na familia do tipo cancer e alguém de sua ascendência genética  morreu de câncer,isso pode gerar em você um memória de grande medo em relação a tal doença.

9.4)  A Bíblia confirma isso:

"Como imaginas em sua alma assim ele o é."
(Provérbios 23:7)

AQUILO QUE TEMO ME SOBREVÊM.

No ápice de seu sofrimento Jó disse:

"Aquilo que temo me sobrevêm e o que receio me sobrevêm. Nao tenho sossego ou descanso e já me vem uma grande perturbação." (Jó 3:25,26)

"Amou a maldição ela o apanhe..." (Salmo 109:17)


10) MEMÓRIAS DE DERROTA.

- NO ESPORTE.

QUANDO TYSON VEIO LUTAR COM EVANDER HOLLYFIELD, HAVIA UMA TERRIVEL IMAGEM DE DERROTA EM SUA MENTE EM RELAÇÃO A PRIMEIRA LUTA DE AMBOS.  MIKE TYSON PERDEU DE NOVO E COMO VINGANÇA, ARRANCOU A ORELHA DE SEU OPONENTE.

REVELAÇÃO:
UMA IMAGEM OU MEMÓRIA DE DERROTA PODE NOS PRENDER COMO UMA REDE MALIGNA.

-  MEMÓRIAS DE UM ACIDENTE.

A LEMBRANÇA  DE UM ACIDENTE DE ÔNIBUS, CARRO ,AÉREO OU MARÍTIMO, PODE IMPEDIR MUITAS NOVAS  AVENTURAS. TRAGÉDIAS E DESILUSOES PODEM SER CONGELADAS EM NOSSA MENTE.


11) MEMÓRIAS DE DORES EMOCIONAIS.

Uma empresa que nao deu certo pode levar um empresário  a se matar. Uma reprovação na  Auto Escola ou concurso público pode levar uma pessoa a não tentar novamente.

Um livro ou Cd que encalhou pode afundar um escritor ou cantor.

11.1) Uma moça estuprada poderá ser uma péssima esposa ou  amante para seu marido. Porque? Porque todas as vezes que seu marido ou parceiro se apresentar para o ato sexual,a mesma o rejeitará inconscientemente devido a memória do trauma sofrido. Muitos casamentos acabaram ou estão acabamento por isso.

A saída é colocar tudo para fora e pedir ajuda.
A maior declaração de humildade é pedir ajuda.

11.2)  Um fracasso ministerial pode levar alguém a deixar um ministério levantado por Deus. 

Eu conheço muitos casos e eu mesmo quase entreguei os meus pontos.

Memórias de tragédias congeladas podem impedir  o romper de uma vida,seja ele atleta,empresário,pastor ou escritor.

11.3) Vivi em minha família.

Imagens congeladas de derrotas podem se perpetuar por 50 anos. Eu convivi com uma pessoa de minha família que quarenta anos depois,ainda chorava suas dores passadas com a mesma intensidade. 

Sou uma testemunha ocular disso.


12) UMA SAÍDA EM DEUS.

Não congele as memórias de suas tragédias. (Lm.3:19)

Traga a memória tudo que pode lhe dar esperança.

Decida não ser refém de suas lembranças dolorosas.

Decida ser curado! (Música Cura-me)

Is 43:18,19 "Não vos lembreis coisas passadas...eis que faço coisas novas que estão saindo a luz."

12.1) Não encerre sua conta corrente devido a seus  desertos financeiros. Não dê um  tiro no ouvido se você teve o seu nome  negativado no Serasa.

Se você teve que devolver um carro financiado ou sua casa devolvida ao Banco, não se feche para novos financiamentos, pois Deus é poderoso para renovar o que se passou.

12.2) Não se feche para novos relacionamentos se alguém lhe traiu ou lhe decepcionou.

- Nao congele suas tragédias passadas.
- Veja um futuro melhor.(Provérbios 23:18)
- O dia mau passa.
- Toda crise cessa.
- Todo inverno acaba.
- Você vai depositar de novo

Chore sua saudade, mas viva sua vida. 
Não desista de viver.
Não seja um morto vivo.

Creia que você vai dar a volta por cima.

Eu profetizo que seus dias de alegria estão de volta.

(Jo 16:20-22, Isaias 61:5-7, 1 Co. 2:9)

Prepare-se para viver o melhor de Deus.

Coloque os seus olhos na vitória. (Lamentações 3:21)

Deus abre portas que ninguém fecha.

O favor está vindo em sua direção. 
José e Faraó.(Gênesis 41)

Pv. 10:22 A benção de Deus não acrescenta  e não traz dores

Oração final

Sl. 144:12-15

Pr. Venilton G. Jesus.
prvenilton@gmail.com

Revisada em Agosto de 2015

Original Venilton Jesus, 5 de setembro de 2011



















Enviado via iPad
Postar um comentário
Postar um comentário