RADIO RESTITUI


terça-feira, 11 de agosto de 2015

A Derrocada do Pequeno Não Engrandece o Grande.


A Derrocada do Pequeno Não Engrandece  o Grande.
(Davi e Urias - 2 Samuel 11:1-5)

Pensamento:
"A derrocada do pequeno não engradece o grande."
(Pastor Luiz Fernando R. Souza)

Derrocada: Demolição ou desabamento

"E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 2 E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 3 E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? 4 Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. 5 E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida."
(2 Samuel 11:1-5)


1) A Bíblia não esconde os erros de seus heróis.

Davi é apresentado na Bíblia como um dos heróis da fé.
Homem segundo o coração de Deus,guerreiro implacável,maravilhoso escritor e mavioso salmista.

Entretanto, todos os "heróis" da Bíblia tinham os "pés de barro".

Todos eles foram falhos,previsíveis e experimentaram momentos de fraquezas,inclusive Davi.

O texto base mostra Davi possuindo a esposa de um de seus oficiais,Urias.

Após possuir Bate Seba e engravidá-la, Davi mandou executar seu marido para tentar encobrir seu pecado.

Davi destruiu uma família para tentar construir a sua. 

Isso que Davi fez foi mal aos olhos do Senhor.


2) A disciplina que veio sobre ele foi pesada,rigorosa e traumática para sua família.

Natã,o profeta,pronunciou pesada sentença sobre o rei Davi e suas perdas atingiram toda a sua família,trazendo um grande prejuízo ao reino.

Deus não "passa a mão"  sobre nossos erros.

"Aquilo que o homem semear isso ceifará."(Gálatas 6:6-9)


3) Nenhuma estrutura construída às custa das cinzas de outros tem valor diante de Deus.

Ninguém deixará um legado ou será lembrado com alegria destruindo a honra ,a família de outros ou o rebanho de outros.

Hoje muitas igrejas crescem arrancando ovelhas de outros sem dó ou piedade. 

Oferecem cargos e até altos salários para tirar ovelhas de outros colegas de ministério.

Sou uma testemunho ocular do que exponho.

Ninguém poderá ser feliz no amor arrancando a esposa ou o marido de alguém.

Ninguém poderá crescer arrasando a empresa de outro,a igreja do outro ou roubando os bens de outros.

O espírito de usurpação é uma das maiores pragas da atualidade.


3.1) Um alerta.

Tudo que Deus não lhe deu, você não conseguirá reter por muito tempo.

Aquilo que Deus lhe deu,ainda que se vá,um dia ou uma hora, voltarão para sua vida. Descanse nesta verdade imutável!

Nunca troque o legítimo pelo ilegítimo.

Seu pai, mãe,marido,esposa e seus filhos são legítimos para sua vida.

Quem deixa os legítimos cairá nas mãos dos ilegítimos.

Quando você toca no que Deus não lhe deu,você terminará perdendo o que ele lhe deu.


4) Acabe,Jezabel e a vinha de Nabote.

"E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria. 2 Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. 3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. 4 Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão."
(1 Reis 21:1-4)


4.1) O site www.sementedafe.com.br  diz:

"ACABE, era o Rei de Samaria e Rei de Israel, uma pessoa importante de grande prestígio. Talvez você hoje esteja sendo tentado a trocar a sua herança (salvação) por causa de prestígio... "

Nabote recusou a proposta do rei Acabe.

"Nabote reconhecia que tudo aquilo era um sacrifício de vida inteira que seus pais fizeram no passado para que naquele momento pudesse desfrutar com alegria. E Hoje? Qual é o reconhecimento que tens dado ao teu Pai Celestial pela herança, pela promessa de vida eterna para tua vida? Tens trocado a tua herança por PRESTÍGIO?" (site www.sementedafe.com.br)

4.2) Nabote recusou o crescimento rápido.

"Outro ponto que envolvia esta negociação foi à proposta do crescimento. muitas pessoas estão abrindo mão da sua salvação por causa do crescimento dado pelo homem, e o crescimento dado pelo homem, amanhã certamente irá perecer. Quando percebemos isto? Quando Acabe diz "Olhe eu te dou por esta vinha uma melhor que esta". 

"OLHA O CRESCIMENTO AÍ."

"Olha Nabote podendo obter algo maior do que já tinha e expandir."

4.3) Quantos não querem expandir profissionalmente, quantos não querem expandir dentro de seus ministérios. Quantos não querem expandir dentro de seus patrimônios, quantos não querem expandir suas tendas. Aí é que devemos vigiar, orar pois o inimigo de nossas almas e o nosso próprio ego, a carne tenta falar mais alto e é  nessa que aparecem os políticos etc.. fazendo propostas ridículas e é nesta decisão errada que vendemos  nossa herança, nossa Salvação, e logo a seguir,entraremos em tribulação."


5) O Espírito de Jezabel.(1 Reis 21:5-25)


"Porém, vindo a ele (Acabe) Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão? 6 E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha. 7 Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita. 8 Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote. 9 E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. 10 E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra. 11 E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara. 12 Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo. 13 Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu. 14 Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu. 15 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apredrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto. 16 E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela."(1 Reis 21:5-16)



5.1) Jezabel,a prostituta e feiticeira Mor de Samaria, incitava seu marido o rei Acabe, a idolatria,a feitiçaria,a prostituição  e a injustiça social.


- Acabe que deveria ser cabeça tornou-se a cauda de sua esposa.
- Ao invés de governar foi governado.
- Este erro foi fatal para ambos.

O ESPÍRITO DE JEZABEL É ACIMA DE TUDO UM ESPÍRITO DE MANIPULAÇÃO E CONTROLE.

ONDE EXISTE MANIPULAÇÃO E CONTROLE SEJA NUMA CASA,FAMÍLIA,EMPRESA OU IGREJA,JEZABEL REINA.

MEU AMADO IRMÃO E AMIGO,OUÇA ME CONSELHO:
NÃO SE RENDA E NÃO SE VENDA COMO FEZ ACABE.
FIRME SEUS VALORES.

 "Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR; porque Jezabel, sua mulher, o incitava."
(1 Reis 21:25)

Repito o pensamento inicial:
"A derrocada do pequeno não engradece o grande."
(Pastor Luiz Fernando R. Souza)


6) O Juízo Divino sobre Acabe e Jezabel.

"Então veio a palavra do SENHOR a Elias, o tisbita, dizendo: 18 Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la. 19 E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o SENHOR: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue. 20 E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do SENHOR. 21 Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel; 22 E farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías; por causa da provocação, com que me provocaste e fizeste pecar a Israel. 23 E também acerca de Jezabel falou o SENHOR, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel. 24 Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade, os cães o comerão; e o que morrer no campo as aves do céu o comerão. 25 Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR; porque Jezabel, sua mulher, o incitava." (1 Reis 21:17-25)


6.1) Um dos princípios da justiça de Deus é: Ele jamais inocenta um culpado.

DEUS É AMOR, MAS TAMBÉM É “JUSTIÇA E JUÍZO”, E JAMAIS TERÁ O CULPADO POR INOCENTE.

"O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés." (Naum 1:2-3)

6.2) Aquele que faz a injustiça receberá a mesma em troco.

 "Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas."(Col.3:25)

Quem semeia ventos colherá tempestades.

Quando se tratar de defender a causa do reino seja um leão.
Quando se tratar de se defender seja um cordeiro.

Quando você se cala Deus lhe defende.
Quando você se defende Deus se cala.

Este princípio é imutável.

6.3) Importante.

Estamos colhendo hoje o que plantamos ontem.
Colheremos amanhã o que estamos plantando hoje.

Se você não está gostando de sua colheita atual,ainda há tempo de mudar as suas sementes.



7) Palavra Final:

No que depender de você tenha paz com todos.

Nunca tenha a pretensão de agradar a todos.

Jamais tente corromper ou comprar alguém.

Você nunca será a maioria em lugar algum.(João 7:12)

Não carregue ninguém na sua alma.

Libere seus algozes.

Quem ama não adoece.

Semeie justiça,paz,amizade,amor e alegria.

Sua colheita virá!

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. 6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos."(Salmo 126:5,6)

E lembre-se:
"A derrocada do pequeno não engradece o grande."
(Pastor Luiz Fernando R. Souza)

Pastor Venilton G. Jesus

Agosto de 2015










Postar um comentário