RADIO RESTITUI


quinta-feira, 28 de maio de 2015

Uma fé não Fingida,este é o nosso desafio.

Uma fé não Fingida,este é o nosso desafio.
(1 Timotéo 1;5,6)

"Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de UMA FÉ NÃO FINGIDA. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas." (1 Timotéo 1;5,6)

INTRODUÇÃO.

Paulo escrevendo a seu filho na fé,Timóteo o incentivou a ter um coração puro, uma boa consciência é uma FÉ NÃO FINGIDA.

A fé fingida é uma realidade de nossos dias.

O Desafio para este tempo é vivermos uma fé não fingida.

Se existe algo que não desejo para minha vida é uma fé fingida.

Se este também é o seu desejo,continue lendo esta mensagem.


1) QUANDO A FÉ FINGIDA INVADE O TEMPLO.

Jeremias,o profeta,foi chamado para despertar o povo de Israel da apostasia espiritual. Nos dias de seu ministério, ele presenciou uma fé fingida dentro do templo de Deus. 

Usado pelo SENHOR ele bradou contra esta hipocrisia.

Parado na porta do templo, ele pronunciou as palavras abaixo:

"Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, 10 E então vireis, e vos poreis diante de mim NESTA CASA QUE SE CHAMA PELO MEU NOME, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações? 11 É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR. 12 Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel. 13 Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, e eu vos falei, madrugando, e falando, e não ouvistes, e chamei-vos, e não respondestes, 14 Farei também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Siló. 15 E lançar-vos-ei de diante de minha face, como lancei a todos os vossos irmãos, a toda a geração de Efraim. 16 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me supliques, porque eu não te ouvirei."
(Jeremias 7:9-16)

O povo dos dias de Jeremias estava frequentando o templo de forma religiosa porém continuavam furtando,matando ,adulterando e se prostrando diante de outros deuses. Qual o nome disso? Hipocrisia religiosa ou simplesmente,fé fingida.


2) O POVO DE ISRAEL COMEÇOU A CONFIAR NO TEMPLO.

Dennis Alan disse:

"Desde o término das grandes obras de construção conduzidas pelo rei Salomão, os judeus confiavam na presença do templo em Jerusalém. O templo representava a presença de Deus no meio da nação, e foi visto como garantia da segurança nacional."

Pensavam eles: "Se o verdadeiro Deus do universo escolheu Jerusalém como sua habitação, qual nação inferior com seus falsos deuses teria condições de vencer Judá?"

"Ao invés de confiar no próprio Deus santo, os judeus da época de Jeremias CONFIAVAM NO LOCAL(TEMPLO)  onde seus antepassados o adoravam."

"Um edifício construído por homens se tornou mais importante do a presença de Deus, o criador dos homens!"


"Esse sentimento de segurança foi bem descrito por um refrão conhecido pelo povo e criticado pelo profeta. Jeremias transmitiu as palavras de Deus sobre a confiança no templo: “Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este” (Jeremias 7:4).

"Os judeus não haviam aprendido a lição de Siló e caíram no mesmo erro."


3) IDE AGORA A SILÓ.(Jeremias 7:12)

Em sua repreensão contra a hipocrisia religiosa,Jeremias os fez lembrar de Siló.
 
 "Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel."(Jeremias 7:12)

O que era Siló?

O que aconteceu ali? 


4) SILÓ,UMA REGIÃO GEOGRÁFICA. 

“ E toda a congregação dos filhos de Israel, se ajuntou em Siló, e ali armaram a tenda da congregação...(Josué 18:1)

Siló foi uma região geográfica de Israel. 

Foi o local onde esteve a Arca da Aliança de Deus. 

Era um local de adoração onde estavam os sacerdotes de Deus. 

“Subia, pois, este homem da sua cidade, de ano em ano a adorar e a sacrificar ao Senhor dos exércitos em Siló, e estavam ali os sacerdotes em Siló” (1 Samuel 1:3)

"Siló era o mais importante local de culto de toda a Palestina, ficava a 38 quilômetros ao Norte de Jerusalém, na região de Efraim. Multidões concorriam a Siló para adorar, sacrificar a Deus e consultar os sacerdotes, dentre eles Eli e também ao profeta Samuel. A arca da Aliança permaneceu nessa cidade por mais de um século, no talmude está escrito que na verdade, foram 369 anos de permanência da Arca da Aliança em Siló."
(Vilma Rejane

"Siló, então era o mais glorioso lugar de culto. A esperança de todos os aflitos."(Vilma Rejane)


5) SILÓ FOI DESTRUÍDA.

"Porém, houve uma época em que Siló foi destruída. Os israelitas haviam se transformado em idolatras profanando a cidade e o templo. A Arca foi levada para o templo do falso deus Dagom. Deus muito se entristeceu porque as nações não O reconheceram como Deus lhe rendendo a glória devida."(Vilma  Rejane)

"Siló foi então, pisada pelos exércitos inimigos. O templo foi ao chão. Tudo isso era reflexo da condição moral e espiritual sob a qual se encontrava Israel. A decadência de Siló era uma resposta, uma reação de Deus para que as pessoas acordassem do sono da morte."(Vilma Rejane)


Salmo 78:60 “Pelo que desamparou o tabernáculo em Siló, a tenda da Sua morada entre os homens”


6) SILÓ É JESUS.(Gênesis 49:10)

O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló, e a Ele se congregarão os povos” Gn 49:1

Jesus é o rei de Judá na profecia de Jacó.

O rei a quem pertence o reino e o domínio eterno.

6.1) Vilma Rejane escreveu sobre a etimologia desta palavra na língua original.

"Siló está como nome próprio, uma palavra composta da reunião de dois vocábulos: shel e loh, significando “a quem alguma coisa pertence, a quem pertence o domínio, o que tem o reino”. 

6.2) Siló ou Jesus é Aquele que tem o cetro e o governo.

Jesus é o Siló na profecia dos filhos de Jacó

"Siló é o poder restaurador de Deus que se revela a humanidade na pessoa de Jesus Cristo."(Vilma Rejane)

"Jesus nasceu da tribo de Judá, cumprindo a profecia, a Ele pertence o domínio dos séculos e séculos, a Ele o Reino e a glória. Siló está entre nós, em nós, sendo Único intercessor entre o Reino de Deus e os homens."
(Vilma Rejane)


7) O DESAFIO DE HOJE.

Infelizmente,ainda hoje, este problema problema continua,pois alguns caminham no meio evangélico e até frequentam regularmente os templos,porém manifestam com suas atitudes  uma fé baseada em fingimento.

Não vivem o que pregam e comportam-se de forma contrária ao que escutam nas pregações. São verdadeiros sepulcros caiados,ou seja, belos por fora e imundos por dentro.

O meu é o nosso desafio é vivermos nestes dias uma fé sem fingimento.

Devido ao fingimento e a hipocrisia religiosa O santuário em Siló, na antiga Palestina, do tempo do profeta Samuel e o maravilhoso templo de Salomão, foram destruídos.

Felizmente, Deus nos ergueu um Outro Siló.

Jesus é nosso verdadeiro Siló.


Hoje as pessoas não precisam se deslocar de uma cidade a outra , de um país a outro para chegar a Siló. 


Ele está ao alcance de toda pessoa que O busca em espírito.

Daqueles que O adoram em espírito e em verdade.
(João 4:21-24)

DAQUELES QUE PROFESSAM NELE TER UMA FÉ SEM FINGIMENTOS.


Ele nos fez templos do Espírito Santo.

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo."(1 Coríntios 3:16,17)


…Que harmonia existe entre Cristo e Belial? Que parceria pode se estabelecer entre o crente e o incrédulo?  E que acordo pode existir entre o templo de Deus e os ídolos? Porquanto somos santuário do Deus vivo. Como declarou o próprio Senhor: “Habitarei neles e entre eles caminharei; serei o seu Deus, e eles serão meu povo!” Portanto, “saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor, e não toqueis em nada que seja impuro, e Eu vos receberei. …

Vamos abandonar toda falsidade e hipocrisia da religião.

Deus deseja andar conosco em nosso dia a dia.

Vivamos no dia de hoje um fé sem hipocrisia ou fingimentos.

Eu desejo isso primeiramente para minha vida.


Pr.Venilton G. Jesus
Maio de 2015

Agradeço a Vilma Rejane pelas palavras inspiradas em sua mensagem sobre Siló.





Postar um comentário