RADIO RESTITUI


sexta-feira, 15 de maio de 2015

QUANDO O QUE SOBRAM SÃO DESTROÇOS,O QUE FAZER?

QUANDO O QUE SOBRAM SÃO DESTROÇOS,O QUE FAZER?
Texto: (Atos 27:41-44)

"Dando, porém, num lugar de dois mares, encalharam ali o navio; e, fixa a proa,ficou imóvel, mas a popa abria-se com a força das ondas. Então, a idéia dos soldados foi que matassem os presos para que nenhum fugisse, escapando a nado.Mas o centurião, querendo salvar a Paulo, lhes estorvou este intento; e mandou que os que pudessem nadar se lançassem primeiro ao mar e se salvassem em terra; V. 44 e os demais, uns em tábuas OU DESTROÇOS do navio "E foi assim que todos chegaram à terra, a salvo." (Atos 27:41-44)

 INTRODUÇÃO.

O que fazer quando só nos restam destroços?

       O apóstolo Paulo juntamente com 275 homens foram vítimas de um naufrágio depois de passarem mais de vinte dias na voragem do mar.
       Encalhados num banco de areia,viram a popa do navio rachar pela força das ondas. Estavam prestes a naufragar.  Liberados pelo centurião e pelo comandante do navio,todos se lançaram ao mar, no objetivo único de salvarem suas vidas. Usando os "DESTROÇOS" do Navio Adramitino conseguiram chegar a salvo numa certa ilha chamada Malta.

      Certas tempestades em nossa vida são tão violentas que a única coisa que nos resta são "DESTROÇOS. Repito a pergunta inicial: O que fazer quando tudo o que me resta  são destroços?



1) DESTROÇOS INESPERADOS.

     Existem horas,dias ou tempos em nossas vidas que tudo desaba ou desmorona de repente ou de forma inesperada. Você concorda? Nestes momentos  a única coisa que nos sobra são "destroços e pedaços de tábuas" produzidos pelas tempestades e tormentas que nos atingiram.
     Eu já passei por situações em  que a única coisa que me sobrou foram "destroços e pedaços de madeiras". Alguns projetos que acreditei naufragaram,alguns amigos que confiei se foram e a única coisa que me sobrou foram "destroços e  pedaços de madeiras". Isso já aconteceu com você?  


2) PORQUE VOCÊ SE INTERESSOU POR ESTA MENSAGEM?

         Estará você vivendo esta realidade? Talvez você esteja neste momento juntando "os destroços" de um casamento ou relacionamento que acabou, de um minIsterio que quebrou, de uma saúde fragilizada,de sonhos que foram desfeitos ou projetos que tinham tudo para darem certo e deram errado.
         Quem sabe você esteja nestes últimos tempos ajuntando "destroços" de algo que você investiu muito dinheiro,tempo, trabalho e suor, acreditando que tudo daria certo, porém suas expectativas foram frustradas.

         O sábio Salomão disse:
"Uma esperança adiada adoece o coração,porém um desejo cumprido nos traz perpétua alegria."(Provérbios 13:12)

         Quando sonhos e projetos se frustam ou parecem que não se realizarão,nossa esperança é adiada.  Quando as forças se acabam e nossa a esperança é abalada, até o nosso corpo adoece. Você concorda comigo?

          Recentemente conversava com uma amiga de longa data e tambėm minha irmã em Cristo,quando ela de forma surpreendente me disse: "Não consigo entender porque meu marido me trocou por uma mulher mais velha e mais feia do que eu." Confesso que fiquei sem saber o que lhe dizer na hora. Minutos depois lhe disse: Amiga, a verdade é filha do tempo. Daqui alguns anos ele saberá o que perdeu.
      


3) OS DESTROÇOS DE NOSSO TEMPO.

       Recentemente,Abril de 2015, um tornado com ventos de 84 a 120km causaram uma enorme destruição em Xanxerê,Santa Catarina.

Em Entrevista ao G1, o empresário Elias Bortoluzzi Collet,36 anos,gravou tornado atravessando sua cidade e logo a seguir, narrou sua terrível experiência em meio ao terrível vendaval.

"Da sacada do sexto andar do apartamento onde mora no Centro, ele viu o fenômeno passar, a menos de 100 metros. "O mais impressionante é a força e a rapidez com que ele devasta", disse ao G1 em 23 de Abril de 2015. Elias contou que estava no banco quando começou uma forte chuva. Então, decidiu voltar para casa para fechar as janelas. Ao telefone com um amigo, eram exatamente 15h07 quando ele desligou a ligação e foi para sacada para gravar o fenômeno. "Me chamou a atenção o tamanho da cortina de água. Parecia algo diferente. Depois ficou assustador", relata.

Como em uma linha reta paralela a residência, o tornado atravessa toda a área urbana da cidade. Passa pelos bairros Taca, Bortolon, Dos Esportes e Colato, até se dissipar na zona rural. Quando o fenômeno passou próximo do prédio, Elias chegou a entrar no apartamento e fechar a sacada, mas retornou na sequência. "Eu tive medo dos objetos voando, por isso fechei, mas a curiosidade foi maior e eu voltei a filmar".


4) OS TORNADOS EMOCIONAIS E SEUS DESTROÇOS.

       Alguns de nossos tornados são emocionais.Você se empolgou com algo,fez projetos, contou para um monte de gente e tudo deu errado.
       Você fez aquela entrevista de emprego,fez a prova, passou no psicotécnico,deu a notícia para todos e até abriu sua conta bancária.
Na hora de ser contratado, perdeu a vaga para outro.
       Você contava com aquela casa,carro,emprego,casamento, viagem  e de repente,tudo  virou "destroços. Aparentemente seu sonho  "não deu em nada.
      Um empresário investidor lhe contratou,lhe fez um monte de promessas e logo depois disse que voce nao é lucrável. Você tinha crédito, dinheiro no banco,crédito fácil,nome na praça e hoje não tem mais nada disso. E que é pior: Seus inimigos e opositores estão celebrando o seu infortúnio. 
       O diabo trabalha para deixar um rastro de destruição e destroços,pois ele veio para matar,roubar e destruir e expectativa de dias melhores e sonhos maiores.
            Estou escrevendo esta palavra para lhe incentivar a ter bom ânimo. Não desista,não se renda e jamais se entregue. O melhor de Deus está por vir em sua vida.

4.1) Algumas tempestades nos levam a novas direções.

       As vezes o ribeiro seca,a casa cai e o navio afunda para que possamos nos movimentar para novas direções. A fome de Moabe reconduziu Noemi a Belém e proporcionou um novo destino a Rute. 

Tempestades e tornados podem nos apresentar novos destinos.



5) ALGUNS TORNADOS SÃO PRODUTOS DA DESOBEDIÊNCIA.

        O Tornado do navio Adramitino foi fruto da desobediência a uma revelação dada ao apóstolo Paulo.

"E, costeando-a dificilmente, chegamos a um lugar chamado Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laséia. 9 E, passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois, também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava, 10 Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas. 11 Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo."(Atos 27:8-11)

       Por desobedecerem a palavra de Paulo,todos inclusive Paulo entraram no Tormado.
      Em meio a desesperança de todos, Paulo colocando-se  de pé, lembrou-llhes que toda desobediência tem um alto custo.

(Atos 27:21) "Senhores, na verdade vocês deveriam ter me atendido e não  partirem de Creta para evitar este dano e perda."

         A desobediência é sempre muito cara.

         A seguir, Paulo os incentivou a comerem e a recuperarem a esperança. Como homem de Deus ele decidiu se tornar uma âncora para aqueles que estavam destituídos de esperança.

"Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio. 23 Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, 24 Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. 25 Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito. 26 E, contudo, necessário irmos dar numa ilha."
(Provérbios 27:22-26)

             De igual forma,estou aqui para lhe incentivar a ter um bom ânimo. Mesmo que o seu "tornado emocional" seja fruto de algum erro seu,eu declaro e profetizo que você aprenderá lições preciosas neste tempo. Você conhecerá seus verdadeiros amigos e dentro em breve estará novamente de pé e com experiência de sobras para fortalecer outros. Você recebe?


6) COMO RECUPERAR A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES?

      Acredite que há esperança para o ferido.Uma árvore mesmo cortada no tronco poderá ser totalmente renovada.

"Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. 8 Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, 9 Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta nova."(Jó 14:7-9)

        Se você está se sentindo como uma árvore cortada no dia de hoje,eu profetizo que Deus está gerando uma planta nova em sua vida. Mesmo que você não consiga ver ou acreditar nisso neste momento,eu declaro mais uma vez: Tem uma planta nova sendo gerado em seu favor neste exato momento.

         Mesmo que sua arvore esteja "cortada",restando apenas a raiz interior,ao cheiro das águas você brotará e como planta nova e dará novos e bons frutos.

      Qual a receita para vencermos os tornados e as tempestades?
Entenda que elas fazem parte da vida. Ninguém vive 100% em vitória todos os dias de sua vida. A Bíblia confirma isso:

"Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. 8 Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos."(Eclesiastes11:8)

             Servir a Deus não nos isenta de tempestades. 

6.1) Não estranhe as mudanças.

     Procure se adaptar ao invés de resistir às mudanças. Tudo muda com o passar dos anos. As economias mudam,as leis mudam,as comunidades mudam,os nossos estímulos mudam e até os nossos corpos mudam. Ajude outros a enfrentar as mudanças com confiança.

 7) AGINDO COMO AS ÁGUIAS.

        Agir ou proceder como como a águia em dias de tempestades deve ser um dos segredos de nossa jornada.

         A águia é a única ave que enfrenta tempestades Ela vôa de frente, sem vacilar, e se perceber que a tempestade realmente está muito forte, REDOBRA SUAS forças e vôa acima das nuvens tempestuosas. A águia paira acima das tempestades,sem jamais fugir das mesmas.
          Nos dias e tempos de fortes tempestades temos que agir como as águias.

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. 29 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; 31 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."
(Isaias 40:28-31)


     Como uma águia, encare a sua tempestade de frente e aprende a descansar em em tempos de dificultes. Não se desespere nas tempestades de sua vida. Fique firme. 

       Esteja focado,mantenha seu equilíbrio emocional e siga em frente. Deus lhe criou para enfrentar e vencer as tempestades! 
     Em todas as coisas somos mais que vencedores.

"Nós não somos daqueles que retrocedem.Somos daqueles que avançam pela fé"(Hebreus 10:39)

      As lutas,os desertos e as provas moldam nosso caráter e revelam nosso sentimentos escondidos. Somos todos  como um saquinho de chá ou seja,na hora da prova,no deserto e nas lutas nos desnudamos, nos expomos  e nos damos a conhecer a outros? Na hora do fogo revelamos cor,cheiro e gosto,tal qual um saquinho de chá. Somente a pressão revela nosso real caráter.  Quando contrariadas ou provadas, as pessoas se desnudam e se revelam como realmente são. Quer conhecer alguem? Observe seu comportamento em tempos e dias de angústia. Deus age desta forma conosco.

"Ele te levou ao terrível deserto para te provar,te humilhar,saber o que está no seu coração e afinal lhe fazer bem." 
(Deuteronômio 8:2,3,15,16)

    Deus estará preparando coisas boas para você neste momento. Suporte tudo com a determinação das águias.

 "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.". "Aquietai-vos e sabei que sou Deus." (Salmo 46:1.2,3,10)


PALAVRA FINAL: 

Finalmente, acredite que a luta vai passar, seus os maus dias se findarão e você vai sair de tudo isso mais forte e com mais experiência com Deus. O nosso Deus promete abrir as nossas sepulturas emocionais e abrir caminhos em nossos desertos.

 Nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado.

"Nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado." Enfrente suas tempestades e como a águia encare suas lutas de frente,de peito  aberto e com as "asas estendidas"(James Baldwin)

 Não importa quais sejam as suas circunstâncias.

O que não lhe matar lhe fortalecerá!

 Mesmo que tudo esteja  de mal a pior e parecer que não  existe mais saída, louve e adore. A voz da tempestade é falsa e trabalha para gerar duvida em nós. A voz da tempestade tem por objetivo calar o adorador e levantar um murmurador. Recuse-se a murmurar neste tempo. Louve e adore a Deus em suas piores tempestades.

Anime-se!

Deus é especialista em pegar destroços e construir uma história  de sucesso.

Naufrágios e tempestades nao poderao sepultar o que Deus preparou para sua vida.

"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. 10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus."(1 Coríntios 2:9,10)

         Paulo e seus companheiros encontraram uma ilha de refúgio em meio a tempestade. Ali eles foram acolhidos e receberam as provisões que necessitavam. Outro navio atracou e três meses depois chegaram ao destino. A ilha de Malta existe até hoje. Ainda hoje os navios se abrigam em Malta durante as tempestades.

Mesmo que sobrem apenas "alguns destroços" de seu recém destruido navio ou projeto, você chegará a tao sonhada ilha de Malta.

Receba esta palavra!


Pr. Venilton G. Jesus.
Maio de 2015
prvenilton@hotmail.com

Postar um comentário