RADIO RESTITUI


sexta-feira, 10 de abril de 2015

NINGUÉM VOS DOMINE.(Manipulação Religiosa)

NINGUÉM VOS DOMINE.(Manipulação Religiosa)
Texto: (Colocenses 2:18)

 

Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal. 

(Colocenses 2:18)


INTRODUÇÃO.

 

Tenho ensinado que Nossa fé deve estar associada a santidade, ao conhecimento e ao domínio próprio conforme ensinou o apóstolo Pedro ao dizer:

 

Por isso mesmo, vós, reunindo toda vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude, com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio, com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade e ao amor." (2 Pedro 1:5,6)

 

Quando a fé não está associada a estes princípios, o resultado é o fanatismo religioso. O que vem a ser o fanatismo religioso? O fanatismo religioso é a religião sem parâmetros. Fanatismo é também falta de equilíbrio e moderação


Muitos não são conhecidos pelo equilíbrio e sim pelo fanatismo exacerbado.


 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.

(Filipenses 4:5)


Precisamos também tomar cuidado, para que a moderação não se transforme em mornidão ou frieza espiritual, até porque, não podemos apagar a chama do Espírito Santo em nossas vidas

 

Não apagueis o Espírito, não desprezeis as profecias. (1 Ts. 5:19,20) 


1) O FANATISMO RELIGIOSO ATUAL.


Um exemplo de fanatismo religioso são os fundamentalistas islâmicos que matam em nome de Alá. Atualmente,o chamado Estado Islâmico tem matado milhares de pessoas na Síria,Iraque e até no Quênia. Recentemente invadiram uma universidade cristã no Quênia e quem não recitasse pelo menos uma frase do Corão era fuzilado sumariamente. Cento e quarenta e sete jovens foram dizimados nesta barbárie.


Quem não se lembra de Jim Jones, o pastor do Diabo que levou em nome da fé, mais de novecentas pessoas ao suicídio coletivo na Guiana Francesa. Nos Estados Unidos, a nação mais desenvolvida do mundo, ainda temos centenas de casos de pessoas que matam ou se suicidam em nome de Deus ou de alguma religião do Islã. O que dizer do fatídico 11 de Setembro de 2001, onde terroristas suicidas, comandados por Osama Bin Laden explodiram as torres gêmeas de Nova York. Um dos maiores problemas do mundo hodierno é o ódio religioso.Você concorda?


Se a fé destes homens estivesse associada a santidade, conhecimento bíblico e ao domínio próprio, estes episódios de fanatismo cego jamais aconteceriam no mundo. 


A fé deve sempre caminhar por dois trilhos ou dois parelhos: Unção e equilíbrio.

 

Paulo profetizou este tempo:

 

Ora, o Espírito afirma expressamente que,nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensino de demônios. (1 Tm. 4.1)

 

O que nos assusta hoje é o paradoxo da evolução tecnológica versus a proliferação das seitas e heresias destruidoras. Mesmo com tanta evolução tecnológica e com uma reserva de conhecimento que se multiplica a cada dia pela Internet, o homem continua adorando ídolos, buscando o magnetismo dos cristais, realizando mantras, tentando contato com mortos (necromancia), envolvendo-se em rituais de ocultismo e ressuscitando as crenças antigas do Egito, Babilônia, Grécia e Roma. 



2) MINHA VISITA A ÍNDIA.(2014)


Na índia onde estive em Abril de 2014, existem hoje 300 milhões de deuses”. Conheci em Punjab,na cidade de Amritstar,o Golden Temple. Ali os Gurus e o Própio templo recebem invocação 24 horas por dia. Ainda na Índia, cerca de 80 milhões de pessoas realizam uma procissão anual na cidade de Varanasi, no objetivo de mergulhar num rio sagrado (Ganges), cheio de corpos mortos,em rituais de adoração e purificação. Eles, incentivados por seus Gurus, acreditam que no rio sagrado receberão o perdão de pecados, a salvação e a vida eterna. Os Gurus são adorados na Índia como seres divinos encarnados na terra e por isso,no conceito do Hinduísmo, podem ser reverenciados e adorados. Quanta cegueira espiritual. Vi ali pessoas sinceras em sua adoração, porém sinceridade apenas não basta. Em meio a muita perseguição o evangelho está sendo pregado ali. Batizei 50 pessoas na cidade de Jalalabad,Punjab, juntamente com meu amigo Vijay Paul. Saudades daquele povo. Amei estar na Índia.


Disse Jesus: 

 Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário,água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar pela vida eterna.(Jo.4.14)

 

3) A MANIPULAÇÃO RELIGIOSA.

 

Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal. 

(Colocenses 2:18

 

Qual a utilidade deste versículo acima no assunto que estamos tratando? Muita, sobre os mais diversos aspectos. Há hoje inúmeros homens chamados de: Mestres, Gurus, Videntes e até Pseudo-pastores que manipulam, enganam e arbitram a vida dos inconstantes e incautos. Uma simples olhada nos programas de televisão comprovam o que estou escrevendo. Veja comigo agora o que disse Paulo: "Ninguém se faça árbitro contra vós outros." (Colocenses 2:18)

 

O que é um árbitro? Alguém que decide por nósO verso base deste capítulo diz: "Niguém seja seu árbitro". Os árbitros religiosos são aqueles que baseiam-se em: visõesaparições angelicais (ou visita de um anjo)sonhospremonições , supostos contatos extraterrestres e as mais mirabolantes histórias. Outro dia eu assisti um dos depoimentos mais ridículos que você possa imaginar. Alguém teve a coragem de declarar diante das câmeras de televisão que foi estuprada por um extra-terrestre.

 

4) A ESPIGA DE MILHO EM FORMA SANTA.

 

Recentemente assisti um documentário em rede nacional,em horário na televisão brasileira,uma reportagem que fazia alusão a uma espiga de milho que teria a forma da “Virgem Maria. Esta espiga, segundo os adeptos de tal farsa, estaria operando milagres a partir do milharal. Só nos faltava essa! O mais incrível nesta história  foi ver milhares de pessoas fretando centenas de ônibus,das mais diversas cidades brasileiras, no objetivo de receberem um milagre operado pela espiga de milhoO que é isso? Manipulação religiosa. 


Muitos destes Gurus se baseiam em visões imaginárias, viagens extra-sensoriais, e contatos imediatos de um suposto terceiro grauEles seduzem e enganam as pessoas desprovidas de conhecimento bíblico. 


O profeta Oséias já alertava sobre isso ao dizer:

 O povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento. (Oséias 4:6)

 

Paulo declarou que ele não era um dominador da fé dos irmãos. 

 Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vossa alegria. (2 Coríntios 1:24)


Não siga nenhum líder tirano ou dominador e cuidado com líderes que ameaçam ou amaldiçoam as pessoas que saíram de cima de seus púlpitos.


4.1) Um bom conselho:


Com 51 anos de idade,sendo vinte e quatro deles, vividos no ministério pastoral, quero lhe dar um simples é importante conselho:

Jamais permita que alguém arbitre ou manipule cegamente sua vida espiritual.

Siga apenas aqueles que lhe inspiram através do exemplo.(João 13:15)

Não siga nenhum líder chantagista,ameaçador ou manipulador.

Cuidado também com aqueles que parecem ser mais santos que outros.

Todo homem por mais firme que esteja é pura vaidade.(Salmo 39:5b)

Estou lhe dando este conselho de graça.


Infelizmente alguns destes enganadores levam o nome de PastoresBisposMissionáriosProfetasGurus, Mestres etc...



5) JESUS ALERTOU-NOS SOBRE ESTE PERIGO:

 

Acautelai-vos quanto aos falsos profetas que se vos apresentam disfarçados de ovelhas mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. 

(Mateus 7:15,16)

 

Muitos são os que professam conhecer o Senhoro negam por suas obras, ou seja, vivem uma vida de embuste e mentira. Você deve estar se perguntando agoraExiste uma maneira de reconhecer o verdadeiro e o falso profeta? Se analisarmos as palavras de Jesus, veremos o que sim. Disse Jesus: "Pelos seus frutos os conhecereis. (Mateus 7:16)

 

O verdadeiro homem de Deus é aquele que já deu frutos de arrependimento. Deus não aceita aparência religiosa. 


Segundo a palavra de Deus, o homem que habitará no Santo Lugar deve ter as seguintes características: 

 

Quem, Senhor habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala verdade; o que não difama com sua língua, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao Senhor; o que jura com dano próprio, e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado. (Salmos 15:1-5)


 

6) O BOM EXEMPLO DO APÓSTOLO PAULO.

 

A vida do Apóstolo Paulo foi e será sempre um excelente exemplo de alguém que não explorava a boa fé dos irmãos. Sua postura era a de pregar pelo exemplo. Suas palavras confirmam esta verdade.

 

Sede meus imitadores como eu sou de Cristo.(1 Coríntios 11:1)

 

O testemunho de Paulo era baseado em santidade, sinceridade, verdade e domínio próprio. Sua glória era seu testemunho. Veja abaixo suas palavras:

 

Porque a nossa glória é esta: O testemunho da nossa consciênciade que com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas na graça divina, temos vivido no mundo, e mais especialmente para convosco. (2 Coríntios  1:12)

 

O amado Apóstolo chegou a declarar que não era um dominador da fé. 

 

Não que tenhamos domínio sobre a vossa féporque somos cooperadores de vossa alegria; porquanto pela fé já estais firmados. (2 Coríntios 1:24)

 

 

7) O ALERTA DO APÓSTOLO PEDRO.

 

Este assunto de manipulação religiosa é algo tão sério que Jesus e todos os seus apóstolos falaram dele. 


O apóstolo Pedro próximo de ser promovido ao reino celestial, sentiu a necessidade de deixar algo escrito aos irmãos em relação a este assunto. Como não sabia escrever, contou com a ajuda de Silvano, um de seus cooperadores. Dentre as muitas preocupações que manifestou, encontramos um precioso conselho aos bispos e pastores: 

 

Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangidos, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho.  

(1 Pedro 5:1-3) 

 

Segundo Pedro, um pastor não deve agir como dominador da fé dos que lhe foram confiados, ao contrário,  deve viver como um modelo ou exemplo de fé, verdade,santidade e sinceridade.

Existem hoje uns sem número de pastores que trazem o rebanho debaixo de um terrível jugo de servidão e ameaças. São dominadores e vivem ameaçando com o inferno as ovelhas do Senhor. Devemos ter muito cuidado com tais pessoas.

 

 

8) CADA UM TENHA UMA OPINIÃO BEM DEFINIDA EM SUA MENTE.


Uma maneira de não cairmos nas mãos dos dominadores é termos  uma opinião bem definida em nossa mente.


Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. (Romanos 14:5)

 

O cristão professo deve saber: Quem é em Deus, qual o propósito de sua existência na terra, de onde veio, para onde vai e a quem serve. Deve conhecer  seus direitos no reino de Deus. Também deve saber que há coisas que como filho de Deus eu não faço, há lugares aonde não vou, há pessoas com quem eu não ando, há revistas que não leio, há filmes que eu não assistoIsso sim é ter uma opinião bem definida em sua mente. Este é o seu caso?


 

9) CUIDADO COM QUEM VÊ PECADO EM TUDO.

 

Existem também aqueles que vêem pecado em tudo e com este argumento controlam e arbitram a vida de muitos ignorantes e incautosCuidado com quem consegue enxergar pecado em tudo! Tal pessoa está corrompida em sua mente como ensinou o apóstolo Paulo:

 

Todas as coisa são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. (Tito 1:15)

 

Para alguns até comer é pecado. 


O Reino de Deus não é comida nem bebida, masjustiça, e paz; alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo, é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.(Romanos 14:17-19)

 

Não destruamos pois a obra de Deus por causa de comida. Todas as coisas, na verdade,  são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo. É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar. A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova. (Romanos 14:20-22)  

 

9.1) NÃO SE DEIXE VENCER POR NADA OU NINGUÉM.

 

O principal motivo pelo qual você não deve se deixar dominar por ninguém é o fato de que o vencido torna-se escravo daquele que o venceu. 


Tudo que você não controla lhe controlará!

 

DISSE PEDRO:

Prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor. (2 Pedro  2:19)

 

Ainda hoje,em pleno século 21,existem membros de igrejas que são escravos de homens.


Paulo nos deixou uma estupenda declaração sobre isso:


"Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. 2 E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. 3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; 4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; 5 Aos quais NEM POR UMA HORA ME SUBMETI para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. 6 E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me ACRESCENTARAM."(Gálatas 2:1-6)


Não se submeta aos mesmos nem por uma hora!



10) ESCRAVOS NÃO CONSEGUEM LIBERTAR OUTROS.


Alguns homens vivem prometendo liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, das paixões e dos pecados. Você quer um bom conselho deste humilde servo de Deus que lhe escreve? Afaste-se destas pessoas e sequer coma com elas.


Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. (1 Coríntios  9:11)


Obs.Com o tal nem ainda comais.

 

Outro alerta sobre esse assunto aparece na cartade Paulo a Timóteo.



10.1) LIMITE OS ACESSOS A SUA CASA.


Os manipuladores adoram frequentar as casas dos incautos, importunando a vida das pessoas e cerceando sua liberdade.


Porque entre eles estão os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências.   (2 Timóteo 3:6)


Se eu pudesse,eu lhe contaria o que sei sobre o exposto acima,mas pelo dever e compromisso de saber guardar as confissões de outros,prefiro me calar. 


O que posso lhe disser é: Guarde sua casa,sua privacidade e sua intimidade.

 

Viva uma vida com domínio próprio. Não se deixe dominar por ninguém e jamais permita que alguém arbitre em sua vida dizendo o que você deve fazer ou não fazer. 




11) MEU TESTEMUNHO:


Eu já me deixei manipular por alguns de meus líderes no passado por pura sinceridade. Fazia  o que meus líderes me pediam sem discordar. Cheguei a quase "divinizar" alguns por pura sinceridade. Hoje, depois de algumas dores,e que dores, eu procuro avaliar e conhecer os frutos, as obras e o testemunho antes de ouvi-los e segui-los.

Para evitar dores,hoje tenho acompanhado alguns bons líderes,porém  a distância.

Não quero repetir meus erros.


Não costumo receber ninguém em nosso púlpito sem que o mesmo seja referendado por alguém de minha confiança


11.1) SIGA E IMITE OS BONS EXEMPLOS.


Você deve até imitar a fé daqueles que deixaram para você um bom exemplo de santidade, sinceridade e verdade. Seja submisso e fiel aos líderes que foram verdadeiramente chamados por Deus,mas evite todo jugo de escravidão e jamais permita,nem por uma hora, que nenhum líder arbitre sobre sua vida,família e finanças. 

 

Obedecei aos vossos pastores e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vósoutros. (Hebreus13:17) 


Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. (Hebreus13:7)

 

E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. (1 Tessalonicences 5:12,13)



12) ESTEJA ATENTO.

 

Entretanto, jamais feche os olhos ao primeiro que lhe aparecer em nome do Senhor. 


Disse Jesus:

"Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; 24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. 25 Eis que eu vo-lo tenho predito."(Mateus 24:23-25)


Nem tudo que reluz é ouro e grande truque do diabo é apresentar seus enviados como ministros de justiça. 


"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras."(2 Coríntios 11:13-15)


Observe acima de tudo se a árvore tem dado bons frutos. 


12.1) Faça como fizeram os irmãos de Beréia.

 

E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam e Tessalonica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (Atos 17: 10,11)

 

CONCLUSÃO:

Não se deixe dominar por ninguém. 

Exerça o domínio próprio em todas as áreas de a sua vida.

 

Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal (Cl. 2:18)


Amém.


Pr.Venilton G.Jesus
Teresópolis.
Abril 2015
Postar um comentário