RADIO RESTITUI


segunda-feira, 13 de abril de 2015

LIVRO: DOMINIO PRÓPIO.(6° Edição)

LIVRO: DOMINIO PRÓPIO.(6° Edição)
Revisado em Abril de 2015.

Será que você pode viver bem sem ele?
Copyright©2000 por Venilton Gonçalves de Jesus
Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução por quaisquer meios, a não ser em citações breves, com indicação da fonte.

6a Edição / 2011 / Revisada pelo Autor
* Obs. Novamente revisada pelo autor em Abril de 2015 

O Autor se sentirá feliz por saber sua opinião a respeito desta obra.

Pedidos e contatos poderão ser feitos
através do endereço:
Internet:
www.twitter.com (veniltonjesus)

Impresso no Brasil / Printed in Brazil
Impressão e Acabamento:
Kirios Gráfica Editora Ltda.
Tel.: (21) 2474-4458(Renato Lopes)

Capa: Vinícius Vilela

PREFÁCIO 1

 A Bíblia está cheia de promessas tremendas de Deus para nós; seus filhos. Apesar de não admitirmos, grande maioria dos filhos de Deus se sentem frustrados,por sentirem que as promessas só se manifestaram no passado e hoje, o que a maioria tem recebido são somente migalhas. Temos vivido em muitas áreas de nossas vidas como cidade fortificadasem muros, sem domínio próprio, falando o que não se deve falar, vendo o que não é lícito e edificante, ouvindo o que contamina, abate, frustra e destrói os muros da cidade que Deus edificou para ser fortificadaposta em lugares altos conquistando o seu espaço geográfico. 

Este livro vai causar uma revolução em sua vida, mas, sobretudo, restaurar os muros caídos, para que nunca mais os gafanhotos entrem.

Comece hoje a ser o que Deus te criou para ser, cidade fortificada pelo Senhor.

Boa leitura,
Pr. Marcus Gregório - Ministério Apascentar.
Prefácio da Primeira Edição
Setembro de 2000


PREFÁCIO  2

 Falar sobre Domínio Próprio e não tê-lo, é como falar de alegria e não senti-la. 
O Pastor Venilton vive o tema. Conheço-o e sei que vive, por tudo que ele já passou. 
O Domínio Próprio não se adquire da noite para o dia. Vem da disciplina e da sala de aula da vida. Este livro mostra a necessidade de termos muros em nossa vida através do Domínio Próprio. Você pode lê-lo, relê-lo, digerir mesmo. Através dessa leitura, você irá experimentar crescimento e vitórias nas áreas: Pessoal, familiar e ministerial.
Bispo Ivan Andrade

Igreja Batista da Celebração.
Setembro de 2000
Rio de Janeiro.


PALAVRA DO AUTOR.
DOMÍNIO PRÓPRIO,QUINZE ANOS EDIFICANDO VIDAS.

Em 2015 o livro Domínio Próprio completa quinze anos, tendo chegando a sua sexta edição. Eu jamais poderia imaginar que este assunto despertaria tamanho interesse nas pessoas e isso tem sido uma grata surpresa para mim. Muitos testemunhos foram dados a respeito desta obra que inicialmente era uma apostila. 
Ainda me lembro da noite estrelada, do barco em Conceição de Jacareí, de meu amigo Divalci Viana que me acompanhava na pesca frustrada e do avião, que ao cruzar os céus estrelados daquela noite,me inspirou a escrever sobre este tema.
Na comemoração dos quinze anos deste livro, fiz alguns acréscimos e atualizei algumas informações, pois nada é tão bom que não possa ser melhorado.
Seja abençoado uma vez mais com a leitura deste livro.

Pastor Venilton Gonçalves de Jesus
Abril de 2015


AGRADECIMENTOS.

A todos que me incentivaram a escrever este livro, colaborando para que o mesmo chegasse a bom termo.
A minha esposa Marly e filhos Caroline e Clarice e Venilton Junior.
Ao meu querido genro Wagner Dias.
Ao Abençoado Vinícius Vilela pelo trabalho de elaboração da Capa.
Ao amigo Pastor Leonardo Luz pelo zelo na digitação do mesmo.
A irmã Elizabeth Accioly pelo trabalho incansável de divulgação.
Aos amigos Renato pai e Renato filho da Gráfica e Editora Kirios.      



Capítulos:

1- A Importância do Domínio Próprio
2- Exercendo Domínio Próprio Contra os Vícios
3- O Domínio Próprio no Dia Mau
4- O Domínio Próprio e as Nossas Palavras
5- Ninguém Vos Domine
6- O Domínio Próprio e o Nosso Temperamento
7- Exercendo Domínio Próprio na Vida Sexual
8- O Domínio Próprio nas Finanças


CAPÍTULO UM.
A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO PRÓPRIO 

E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude o conhecimento, e ao conhecimento o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade; e a piedade, a fraternidade; e à fraternidade, o amor. Porque estas coisas existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo."
(2 Pedro 1:5-8)

Este livro nasceu em meu coração numa noite estrelada de verão. Nesta época, eu estava de férias com a família. Naquela noite, estava pescando, e como o mar não estava para peixe, deitei-me no fundo do barco e me pus a deslumbrar as estrelas. Ao contemplar aquele céu estrelado, longe das luzes das grandes cidades, me lembrei das palavras de Davi no Salmo 19.

Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos. Não há linguagem nem palavras, e deles não se ouve nenhum som. No entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz e as suas palavras até os confins do mundo. (Salmos 19:1-4)

Que espetáculo maravilhoso!
Voltando ao verão 1995 e ao motivo que me levou a escrever este livro, observei naquela noite, que um magnífico jato de passageiros cruzava a imensidão do céu, com seus potentes faróis e lâmpadas de sinalização. Em meio a esta cena, meditei e conclui: O homem é capaz de dominar as leis da física, colocar um jato de milhares de toneladas no ar, e este mesmo homem as vezes não domina seu comportamento ou suas palavras
Este foi o motivo que levou Salomão a afirmar: O homem sem domínio próprio é como cidade sem muros.

Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.(Provérbios 25:28)

Este assunto é sem dúvida alguma um muro de proteção em nossa vida espiritual, emocional, familiar e profissional. O muro que estou me referindo, é o domínio próprio diante das diversas situações que nos sobrevêm diariamente. 

Disseram-me certa vez
Muitos têm habilidade, mas não têm estabilidade emocional.

Estabilidade ou equilíbrio emocional significa: domínio próprio, sem o qual seremos como um barco à deriva, açoitados pelas tempestades da vida, desgovernados e levados de um lado para o outro ao sabor das ondas das dificuldades.


- CIDADE MURADA

O que era uma cidade sem muros? Era uma cidade sem qualquer proteção, com a guarda aberta e sujeita a ser invadida por todos os lados. Nos tempos bíblicos, quase todas as cidades eram muradas. Os muros eram um sistema de defesa imprescindível a qualquer cidade. Estes, tinham no mínimo dez metros de altura, e três metros de  espessura; sobre os quais haviam torres de vigia, onde os atalaias munidos de uma trombeta, vinte quatro horas por dia vigiavam tudo. 

Jerusalém antiga era cercada por uma grande e forte muralha construída por Neemias, por ocasião da volta do exílio em Babilônia. Sobre estas muralhas estavam os atalaias de Israel. 

Também pus atalaias sobre vós dizendo: Estaisatentos à voz da buzina. Mas disseram: Não escutaremos. (Jeremias 6:17)

O AVISO DE PERIGO

Era do muro que deveria vir o aviso de perigo em caso de ataque ou cerco dos inimigos de Israel. A responsabilidade dos atalaias ou vigias era tão grande que se eles falhassem neste trabalho seriam punidos com a perda da vida.

Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um dos seus, e o constituir por seu atalaia; se, quando ele vir que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; então todo aquele que ouvir o som da trombeta, e não se der por avisado, e vier a espada, e o levar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele. Se, porém, se depor avisado, salvará a sua vida. Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar  a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar  alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia.(Ezequiel 33:1-6)

JERUSALÉM FOI LEMBRADA POR SEUS MUROS

“Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim. (Isaías 49:15,16)

O texto acima confirma a importância das muralhas da cidade de Jerusalém. O próprio Deus afirma que os muros de Jerusalém estão continuamente diante dele.

Duas cidades da antigüidade se destacaram por suas imensas muralhas. 
São elasNínive e Babilônia.

A CIDADE DE NÍNIVE E SEUS MUROS.

Situada as margens do Rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive foi considerada a maior fortaleza da antigüidade por causa de suas muralhas duplas e fossos aquáticos. Foi a Capital do Império Assírio e já existia em 4.500 a.C.
Era chamada de cidade sanguinária. Estava  cheia de roubos, mentiras, crimes violentos e idolatria. Suas ruínas estão hoje na cidade de  Monsul (Iraque).

O profeta Naum foi levantado por Deus para julgar tal cidade.
Ai da cidade sanguinária! Ela está toda cheia de  mentiras  e  de rapina! Da presa não há fim!” (Naum 3:1)

Foi considerada por seus moradores a prova de invasão. Os mesmos sempre diziam: Nínive nunca será tomada de assalto, enquanto o Rio Tigre não se tornar seu inimigo. Firmado nesta segurança, o Rei, ensoberbecido pela vitória sobre os Bactrianos, trancou os portões de Nínive e decretou vários dias de feriado regados a muito vinho para os soldados.

Os Medos, Citas e Babilônicos cercaram a cidade por três meses. Acontece que a cidade tinha comida para dois anos de cerco. Ninguém estava preocupado com isto. 
Novamente Naum foi usado por Deus para profetizar contra esta cidade. Suas palavras foram ricas em detalhes sobre os acontecimentos que se sucederiam.

E com uma inundação transbordante acabará duma vez com o lugar dela; e até para dentro das trevas perseguirá os seus inimigos. (Naum 1:8)  

Pois ainda que eles se entrelacem como os espinhos, e se saturem de vinho como bêbados, serão inteiramente consumidos como restolho seco.
(Naum 1:10

O destruidor sobe contra ti. Guarda tu  a  fortaleza, vigia o caminho, robustece os lombos, arregimenta bem as tuas forças. (Naum 2:1) 

Os escudos dos seus valentes estão vermelhos, os homens valorosos estão vestidos de escarlate; os carros resplandecem como o aço no dia da sua preparação, e as lanças são brandidas. Os carros andam  furiosamente nas ruas; cruzam as praça em todas as direções; parecem como tochas, e correm como os relâmpagos. (Naum 2:3,4)

As portas dos rios abrem-se, e o palácio está em confusão. (Naum 2:6) 

Tu também serás embriagada, e ficarás escondida; e buscarás um refúgio do inimigo; Todas as tuas fortalezas serão como figueiras com figos temporãos; sendo eles sacudidos, caem na boca do que os há de comer. Eis que as tuas tropas no meio de ti são como  mulheres; as portas da tua terra estão de todo abertas aos teus inimigos; o fogo consome os teus ferrolhos. Tira água para o tempo  do cerco; reforça as tuas fortalezas; entra no lodo, pisa o barro, pega na forma para os tijolos. O fogo ali te consumirá; a espada te exterminará; ela te devorará como a locusta. Multiplica-te como a locusta, multiplica-te como o gafanhoto. (Naum 3:11-15)


O CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS DE NAUM

Em 612 a.C. os Medos, Citas e Babilônicos cercaram a cidade e ficaram esperando meses a fio. Após um longo período de chuvas, o rio Tigre transbordou e derrubou vinte quilômetros da muralha imbatível. Os inimigos entraram com uniforme vermelho, pegaram todos embriagados, puseram fogo na cidade, saquearam-na e a seguir mataram o soberbo rei.

BABILÔNIA: SUA GRANDEZA E SEUS MUROS.

Situada as margens do Rio Eufrates, a oitenta quilômetros da moderna Bagdá (Iraque), tal cidade foi fundada em 3.000 a.C. por Ninrode. Foi também  chamada de Babel.  Os primeiros impérios mundiais surgiram entre os rios Tigre e Eufrates na antiga Mesopotâmia. Sargão I e Hamurabi estabeleceram os primeiros impérios mundiais. Novos impérios foram surgindo um após o outro no cenário mundial, até que o poderoso império assírio se firmasse como a nova potência mundial. Após a queda dos assírios, a Babilônia de Nabucodonosor reapareceu como a grande metrópole mundial, varrendo o império assírio do mapa. 

Babilônia de Nabucodonosor era uma cidade fortaleza. Suas muralhas mediam noventa quilômetros de circunferência (área total de trezentos e vinte e dois mil metros quadrados), com altura de trinta  metros, e largura suficiente para um carro de quatro cavalos circular,possuíam duzentos e cinqüenta torres de vigias, cem portões de bronze e outras muralhas de proteção que estavam às margens do rio Eufrates. Babilônia chegou a ter um milhão de habitantes.

Os Jardins Suspensos da Babilônia de Nabucodonosor foram construídos para agradar sua esposa preferida. Tais jardins  floresciam em alturas superiores a 25 metros, nas varandas e coberturas dos palácios reais. Eram uma das sete maravilhas do mundo antigo. 

Havia em Babilônia um sentimento de descanso em relação a estabilidade das muralhas e com isso, o pecado reinou ali por décadas.


A PROFECIA CONTRA O MURO.

A soberba que tomou conta dos Babilônios em relação aos muros acabou gerando a ira de Deus contra a cidade. 

Usando os lábios de Jeremias,Deus pronunciou pesada sentença contra o mesmo:

Assim diz o SENHOR dos exércitos: O largo muro de Babilônia será de todo derribado, e as suas portas altas serão abrasadas pelo fogo; e trabalharão os povos em vão, e as nações se cansarão só para o fogo.  (Jeremias 51:58)


A INSISTÊNCIA DE CIRO,O GRANDE REI DA PÉRSIA.

O grande Rei Ciro viveu 200 anos antes do profeta Isaias. Tal profeta profetizou sua ascensão e grandeza antes que o mesmo que o mesmo viesse ao mundo. Após conquistar o mundo antigo, Ciro se dirigiu com suas tropas para conquistar a grande Babilônia.

Em 539 a.C. Ciro ordenou a invasão da cidade de Babilônia, depois de ter recebido dois desertores as plantas da cidade. Com as plantas da cidade, percebeu que o rio Eufrates abastecia a metrópole por uma engenhosa rede de dutos. Resolveu desviar o curso do io Eufrates. Após meses de trabalho, desviou o curso do rio entrou na cidade pelo leito seco do mesmo. Todos foram pegos de surpresa. Ciro, Ogrande, rei da Pérsia, pôs fogo na cidade de Babilônia e matou seu rei. Segundo Heródoto e Xenofonte isso se deu em 11 ou 12 de Outubro de 539 a.C. Logo a seguir, Ciro teve acesso a profecia de Isaias, que duzentos anos antes, profetizara seu nascimento, grandeza e força. Estudos paralelos comprovam que Ciro mandou os judeus de volta para Jerusalém e também autorizou a reconstrução do templo de Zorababel pelo impacto que recebeu lendo as profecias de Isaias. Suas palavras no livro de Esdras são impactantes: Assim di Ciro: O Deus dos Céus me todos os reino do mundo e me encarregou de edificar uma casa em Jerusalém de Judá. (Esdras 1:2)

Por volta de 700 a.C. Isaias também previu a ruína completa da Babilônia.

E Babilônia, a glória dos reinos, o esplendor e  o orgulho dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou. Nunca mais será habitada, nem nela morará alguém de geração em geração; nem o árabe armará ali a sua tenda; nem tampouco os pastores ali farão deitar os seus rebanhos. Mas as feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de horríveis animais; e ali habitarão as avestruzes, e os sátiros pularão ali. As hienas uivarão nos seus castelos, e os chacais nos seus  palácios de prazer; bem perto está o seu tempo, e os seus dias não se prolongarão.
(Isaías 13:19-22)

Hoje o local é um deserto povoado de hienas, linces, panteras e javalis. A desolação do local comprova a veracidade da palavra profética.

Ainda hoje 2700 anos depois, os beduínos (árabes que vivem nas proximidades do local da antiga cidade de Babilônia), evitam passar por ali, pois consideram este local mal assombrado.

REFLEXÃO: 
Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (Salmos 127:1)


A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO PRÓPRIO.

Não estamos aqui para falar de muralhas. Isso é apenas uma bela ilustração para que entendamos a importância dos muros nas antigas cidadesEm geral, os muros eram símbolos de proteção. 

Como uma cidade sem muros, quem não tem domínio próprio está sem defesa e vulnerável em qualquer área de sua vida. 

Melhor é o longânimo do que o herói da guerra e o que domina o seu espírito, do que o que toma  uma cidade (Provérbios 16:32)

Quem não tem domínio próprio perde grandes oportunidades, podendo arrasar sua vida e seu casamento. Não adianta ser talentoso e ao mesmo tempo ser desequilibrado. Você conhece alguém assim? 
Quantos já não perderam seu emprego por falta de domínio próprio
Quem não tem domínio próprio é como cidade sem muros. 
O objetivo deste livro é colocar muros em nossa vida.
Precisamos de domínio próprio para dominar: Os vícios, o dia mau, nossas palavras, nosso temperamento, nossa vida sexual e nossa vida financeira.
A partir do próximo capítulo, você aprenderá como colocar muros em sua vida.

Pergunto-lhe: Sua vida tem muros? 

Estará você está como uma cidade sem muros? Qual é a sua fama? Descontrolado, desequilibrado,impulsivo, inconseqüente ou colérico?

Você realmente deseja colocar muros em sua vida?

Então avance para o próximo capítulo.


CAPÍTULO DOIS
EXERCENDO O DOMÍNIO PRÓPIO CONTRA OS VÍCIOS.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (1 Coríntios 6:12)

A passagem selecionada para este capítulo mostra a importância de não sermos dominados por nadaou ninguém. Repito: Não deixe nada e ninguém lhe dominar. Neste capítulo vamos abordar os malefícios dovícios, bem como a necessidade de jamais nos rendermos a eles. Alguns pensadores discorreram sobre a força dos vícios no objetivo de dominar e escravizar o ser humano.

PAUL E. HOLDCRAFT :
 Via de regra, um garoto começa a fumar para mostrar que é homem. Trinta anos depois, tenta deixar o cigarro pelo mesmo motivo.

ALOÍSIO DEROSSI :
O vício é como uma flecha: Facilmente entra e dificilmente sai. Procure a satisfação de ver morrer os seus vícios antes que você morra.

MIGUEL DE CERVANTES :
O hábito do vício torna-se uma segunda natureza.


O QUE É UM VÍCIO?

É algo que você pratica sem controle, desenfreadamente ou compulsivamente. Qualquer tipo de vício nos prejudica seja ele, cigarro, bebida, drogas, Coca cola ou café. Um vício é algo que facilmente entra é dificilmente sai. É algo que quase se uma segunda natureza em nós,pois nos acompanha em todo tempo. O pior de um vício é que muitas das vezes o negamos, e porque o negamos não o enfrentamos, e porque não o enfrentamos,não conseguimos resisti-lo ou vencê-lo.

DEUS CRIOU O HOMEM PARA DOMINAR.

Diversas passagens bíblicas confirmam que o homem foi criado para exercer o auto-domínio.

disse Deus: Façamos o homem à nossa  imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. (Gênesis 1:26-28)

Que é o homem, para  que  te  lembres  dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés. (Salmos 8:4-6)

Domine ele de mar a mar e desde o rio até aos confins da terra. (Salmos 72:8)


CRISTÃOS VENCIDOS,O GRANDE DRAMA DE HOJE.

Muitos se dizem cristãos e ainda Fumam, bebem, mentem e jogam em tudo para tentar a sorteBicho, raspadinha, Tele-sena... 
Pergunto: A Bíblia condena o jogo?  Sim.

A riqueza adquirida às pressas diminuirá; mas quem ajunta pouco a pouco terá aumento. (Provérbios 13:11)

O jogo nada mais é que riqueza adquirida às pressas.

O que é um viciado? 
É um homem sem domínio próprio. 
Alguém desprotegido como uma cidade sem muros. 
Alguém que foi vencido. O vencido sempre será escravo de quem o venceu.

Prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor. (2 Pedro 2:19)

Infeliz é a pessoa que se deixou vencer por uma paixão do tipo: "Eu não consigo viver sem você." Tal relacionamento se tornará um tormento possessivo onde um dominará o outro. O verdadeiro amor não escraviza ou manipula. O amor não é interesseiro. O verdadeiro amor tudo sofre,crê,espera e suporta. 

OS EFEITOS DO ÁLCOOL E DO TÓXICO.

Conheço a história de uma mulher que perdeu marido e filhos por causa do álcool. Era alcoólatra, e também viciada no jogo do bicho. Ganhou no bicho pela primeira vez aos seis anos de idade, o que a levou a ruína. Hoje, rejeitada pelo marido e com os filhos crescidos, vive na solidão. Infelizmente esta história é real. 

Recentemente li sobre uma cantora muito popular que morreu em São Paulo por excesso de drogas. O que é isso? Falta de domínio próprio. 
A falta de domínio próprio conduz aos excessos e aos vícios. 

Quem não se lembra de Whitney Houston? A mais bela voz que já ouvi em toda a minha vida. Criada na igreja evangélica. Em algum momento de sua vida o vício entrou como uma flecha  e jamais saiu. A imagem da televisão, me mostrou a Diva da música Pop americana,dentro de um caixão, na mesma igreja onde na infância,ela louvava e adorava a Deus. Que tragédia!

O vício é um empecilho a uma vida de santidade, pois causa a dependência

Triste é a vida de quem já foi vencido pela dependência do vício. O dependente diz: Eu sei que faz mal, quero parar, mas não consigo!Detalhe: Muitos não conseguem parar porque dizem sempre: Eu não consigo parar ou ainda: Este vício é maior que eu. Ao confessar que não consegue parar, tal pessoa impede sua libertação.

A morte e a vida estão no poder da língua. (Provérbios 18:21)

A você que tem lutado contra um vício digo:
Este vício não é maior que você!
Você é maior do que este maldito vício.
Você pode vencé-lo em Deus!

Você pode todas as coisas Naquele que nos fortalece. (Filipenses 4:13)

REFLEXÃO:
 Há alguma coisa que lhe causa dependência orgânica, como cigarro, maconha, cocaína, crack ou sexo? Coloque hoje isto diante de Deus. Exerça seu domínio próprio. 
Deus lhe criou  para dominar! 

Rejeite o vício em sua vida, seja ele cocaína, maconha, cigarro, cerveja, café ou até mesmo chocolate? Deus não lhe quer vencido. Ele lhe criou para que tenhas equilíbrio emocional e jamais se deixe vencer por vícios ou paixões.

COMO SAIR DO VÍCIO?

Vou lhe ensinar agora os sete passos decisivos que lhe ajudarão a  vencer qualquer vício ou força que lhe domina. Anote-os,leia-os e confesse-os diariamente até que os mesmos tomem forma em sua vida.

1) Odeie-o.

Mike Murdock ensina: Você só conseguirá vencer aquilo que odeia.
            
Odeie o vício e seus efeitos.

2Não faça pequenas concessões.

Tudo que permitimos cresce e aquilo que você não controla lhe controlará.

Não se permita a pequenas concessões ou pequenas doses. As grandes infiltrações são na verdade o somatório de milhares de gotinhas. 

Corte o mal pela raiz! 

3) Faça um balanço sincero e honesto.

Pergunte-se: Isso está valendo a pena? 

Se puder, calcule os prejuízos, os vexames, as vergonhas e as oportunidades perdidas.

Tudo na vida tem um preço e uma conseqüência.

4) Se afaste das pessoas erradas.

'O companheiro dos insensatos se tornará mau.

"O companheiro dos sábios se tornará sábio." (Livro de Provérbios)

Procure andar com pessoas que lhe acrescente coisas boas. 

Quando as pessoas erradas saírem de sua vida as coisas certas começarão a acontecer.


5) Decida.

Sua vitória sobre os vícios ou sobre algo que lhe escraviza começará no dia,na hora ou momento que você decidir não ser mais refém de nada ou ninguém. Este dia pode ser hoje. Minha decisão é meu estímulo e meu professor. Minha decisão é minha maior arma para a vitória. Na vida só vence quem decide vencer! Numa situação decisiva, o vencedor será aquele que decidir vencer todo e qualquer obstáculo. Faça hoje este desafio consigo mesmo.

6) Peça ajuda a amigos sinceros.

Tudo que você traz para a luz perde força.
O Espírito Santo nos ajudará nisso:
"Sob a luz dos Teus olhos expuseste os meus pecados ocultos."(Salmo 90:8)
A maior declaração de humildade é pedir ajuda. 

Abra-se com alguém de confiança e peça ajuda. Melhor é serem dois do que um , pois caindo um, o outro levanta o seu companheiroSe alguém quiser prevalecer contra um os dois lhe resistirão. Ai, porém do que estiver só, pois caindo não haverá quem o levante. Conheço pessoas sinceras que poderiam não ter caído se tivessem contado ou dividido seu problema com alguém. 

Não seja e não esteja solitário.
"O solitário busca os seus próprios interesses." (Provérbios 18.1)

Esteja próximo a amigos sinceros.
Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte. (Isaías  41.6)

Confesse,coloque para fora!
Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. (Tiago 5:16ª)


7Ore a Deus.

Você precisa de Deus.
Ore a ele com humildade e contrição pedindo-lhe que retire de sua vida tudo que não lhe agrada. Ele é quem efetua em nós o querer e o realizar. Admita que você precisa da ajuda do Senhor para largar o vício e vencer tudo que lhe escraviza,inclusive as paixões da sedução

Assim diz o Senhor:
Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. (Jeremias 29.12)

Disse Jesus: Sem mim nada podeis fazer (João 15:5)

Confesse a Deus os seus pecados.

que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Provérbios 18:13)

Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1.9)



CAPÍTULO TRÊS.
 DOMÍNIO PRÓPRIO NO DIA MAU.

Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. (Efėsios 6:13)

A vida é sempre assim, cheia de surpresas. Por vezes está tudo bem na Igreja, em casa, nos negócios e na vida sentimental, e de repente, vem uma má notícia. Subitamente alguém querido morre, o desemprego vem de uma forma inesperada, uma perseguição se agiganta, um diagnóstico de doença grave aparece naquele que outrora, gabava-se de possuir uma Saúde de ferroO inesperado as vezes surge em nossa própria família na forma de separações ou divórcios. Ninguém está livre dos maus momentos conforme ensinou nosso Mestre Jesus: 

Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)

Ninguém está livre de aflições. Você concorda comigo? 
O que fazer no dia mau? Se desesperar? Questionar a existência de Deus? 
Já passei por alguns dias maus em minha vida. Nessas horas temos uma sensação de vazio, medo e angústia interior. Sentimo-nos abandonados, esquecidos e com uma sensação de que a vida não vale a pena. São dias de angústias e decepções. Dias de vergonha. Certamente você já passou, está passando ou passará pelo dia mau.

A hora da dor e do problema deve ser uma hora de domínio próprio.

Quem não aprende a dominar-se nesta hora, poderá fazer algo que naturalmente lhe causará muitos constrangimentos. É muito importante guardar sua boca, seus sentimentos e suas decisões na hora da crise.

HÁ DIAS QUE SÃO TREVAS.

Se, pois, o homem viver muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo lembre-se dos dias de trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. (Eclesiástes11:8)

Sim, amados, há dias que são de trevas. O meu período de separação foram dias de trevas para mim.

Há dias em que os rios transbordam e o vento bate com ímpeto sobre a casa de nossas vidas.
(Mateus 7:24-27)

MINHA SEPARAÇÃO VEIO COMO O DIA MAU.

Meus pais se separaram quando eu tinha um ano, motivo este que me levou a crescer sem a presença do pai. Era difícil ver meus colegas acompanhados dos pais enquanto eu não tinha meu pai. Vale ressaltar que minha mãe (uma verdadeira heroína), lutou e se sacrificou para que nada nos faltasse. Sentindo a necessidade de constituir uma família, me casei com minha querida esposa Marly, hoje mãe de minhas duas princesas Caroline e Claricee do meu príncipe Venilton Junior. Na época, éramos muito imaturos e despreparados para o casamento. Casamos sem qualquer recurso, (eu ganhava dois salários mínimos). Fui para o casamento com um lema que dizia: Casar e morrer é uma vez só.

Para nossa desilusão, os problemas começaram a surgir um após o outro: A falta de recursos financeiros que gerava brigas até no supermercado e a interferência externa de parentes também prejudicaram nosso casamento. O despreparo em função da imaturidade fez nosso casamento ruir. 

Com exatos vinte e cinco meses de casados, eu e minha esposa nos separamos e neste momentomeu mundo caiu. Eu jamais poderia imaginar que isto acontecera comigo. Meu pensamento era: Tudo. Menos separação. Nossa separação durou quatorze meses e durante este período posso confessar-lhe que vivi o chamado: Dia Mau

Eu não estava preparado para enfrentar uma separação, muito menos pensão alimentícia e tribunal. Aqueles dias foram dias de lágrimas, tristezas, noites em claro, desânimo, prostração e até mesmo vontade de dar cabo da minha vida. Estará você se sentido assim neste momento? Tenha calma e não se desespere. Em meio a tudo isto, recuperei o ânimo e não me entreguei. Eu estava firmado na promessa bíblica que diz: 
Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa. (Atos 16:31)
Esta promessa também vale para você amado leitor.

LIÇÕES QUE FICARAM DE MINHA SEPARAÇÃO.

Aprendi também a ser um melhor marido e um melhor pai, pois o sofrimento amadurece-nos. 
Meu dia mau foi fundamental para aumentar minha fé e minha confiança em Deus. Aprendi nestes dias que ELE é de fato o meu  socorro bem presente nas horas da angústia e tribulações. Deus restaurou nosso casamento e eu pude finalmente, sorrir novamente. 

Muitos de nossos sofrimentos servem para matar nosso orgulho, pois na vitória somos soberbos e na derrota nos humilhamos. (Deuteronômio 8:2,16)
Se este é o seu caso, não desista. Espere com confiança no Senhor! 
Não podemos nos entregar nestes dias, temos que reagir. 

Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. (Provérbios 24:10)

Muitos homens hoje são alcoólatras e até mendigos, porque não suportam o dia mau. 
Outros caíram diante das más notícias ou se dobraram diante das adversidades.
Muitas mulheres se entregaram por causa de uma desilusão amorosa e hoje vivem num convento. Alguns desistiram de tentar um novo relacionamento.

No bairro de Piedade, no Rio de Janeiro, havia um homem mendigo que gritava noite e dia: Rosa, Rosa,Rosa! Por que tal atitude? Ela não se casou com ele.Desiludido, ele entregou-se a mendicância. 

JESUS CONFIRMOU QUE HÁ DIAS EM QUE OS VENTOS SOPRAM E OS RIOS TRANSBORDAM. 

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua  queda. (Mateus 7:24-27)

OS VENTOS EDTÃO SOPRANDO SOBRE A CASA DE SUA VIDA?

Exerça o domínio próprio na hora da adversidade. Ponha em prática a Palavra de Deus em sua vida. Não se entregue e lute mesmo em meio as lágrimas. Diga: Tudo posso naquele que me fortalece.Lembre-se que o Senhor prometeu estar contigo até na hora da angústia. 

Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei.." (Salmos  91:15)

Exerça o domínio próprio neste dia! Não se entregue! Não haja por suas emoções! Não deixe sua carne lhe humilhar com desânimo ou prostração. Reaja e levante-se agora mesmo! 

Tudo é possível ao que crê e não será diferente com você. 
Acredite que haverá bom futuro para você e sua família.
Pare de se sentir a vítima do pedaço.
Você não é vítima de ninguém,pois a Bíblia diz que todas as coisas cooperam para o nosso bem. 

Os sofrimentos do tempo presente não podem se comparar com a glória por vir a ser revelada em sua vida,família,negócios,carreira e ministério.

Como José falou a seus perversos irmãos,você também falará:

"Não foram vocês que me venderam,e sim Deus que me enviou à frente,para que conservasse muita gente em vida. Não temam,pois eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos."
(Gênesis 45:8/50:20,21)

Porque deveras  haverá bom futuro; não será frustrada a tua  esperança. 
(Provérbios 23:18)


NÃO SEJA INSENSATO!

Por isso, não sejais insensatos, mas procurai entender qual é a vontade do Senhor. 
(Efésios 5:17)

O insensato é aquele que não consegue tirar lições nas quedas. Está sempre reclamando de tudo, pois se sente uma eterna vítima da pessoas,da família e da sociedade. 

Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim: caí em tribulação e tristeza. O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas os meus olhos, da queda os meus pés. Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes. Eu cria, ainda que disse: Estive sobremodo aflito(Salmos 116: 3,6,8,9,10)

No dia mau reivindique as promessas de Deus.
Ainda que você esteja muito aflito continue crendo em Deus.
Ele continua sendo o nosso socorro em dias e horas de angústia.

Passagens da Bíblia que nos garantem libertação em dias de angústia:
 
O justo é libertado da angústia; e o ímpio a recebe fica em seu lugar. 
(Provérbios 11:8)

Pela transgressão dos lábios se enlaça o mau; mas o justo escapa da angústia. 
(Provérbios 12:13

Seja forte na angústia! 

Não se entregue nunca! 

Lembre-se: O rio deságua no mar porque aprende a contornar seus obstáculos!

Não se entregue! 
Morra de pé
Deus é por ti e ninguém será contra ti! 
Creia nisso!

Que diremos, pois, acerca destas coisas? 
Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Romanos 8:31)

Exerça o domínio próprio no dia mau. Jamais se entregue e não desista de lutar. Saiba que há uma profecia ordenada a seu respeito. Acredite também que Deus começou uma boa obra em sua vida e a concluirá. 

Ludmila Ferber Canta:
"Em tempos de guerra nunca pare de lutar. Libere palavras,profetize sem parar..."

Paulo,em tempos de luta disse: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus. (Filipenses 1:6)

Jamais caia no erro de eternizar o dia mau!
Toda montanha tem um cume.
Todo deserto tem um fim.
Toda provação um dia passa. 
O drama que você está vivendo logo passará. 

Lembre-se: 
Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo alegria em seus feixes.  

Espere na promessa abaixo:
 Os que com lágrimas semeiam, com jubilo ceifarão. Quem sai andando e chorando quando semeia, voltará com jubilo, trazendo os seus feixes.  (Salmos 126:5,6)

Eu esperei no SENHOR e fui vencedor. 
Hoje tenho meu lar restaurado, minha esposa tornou-se uma bênção em minha vida e em meu ministério. Completamos em 2015,33 anos de casados.(Bodas de Crizo) 
Espere você também e vença o dia mau

Palavra final neste capítulo:
Tendes necessidade de paciência para que uma vez confirmada a vossa perseverança desfruteis da promessa de Deus.


CAPÍTULO QUATRO
 DOMÍNIO PRÓPRIO E AS NOSSAS PALAVRAS.


O Apóstolo Tiago inspirado por Deus disse: 

Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão capaz de refrear também todo o corpo. (Tiago 3:2)

De todas as coisas que usamos diariamente, sem dúvida alguma, as palavras são as mais importantes. Palavras podem fazer sorrir ou chorar. Palavras podem levantar ou abater. A palavra dura provoca a ira.  Já a palavra branda acalma o furor. Palavras geram bênção e maldição. Palavras largadas ao vento não podem ser recolhidas. As palavras produzem as mais diversas reações. A palavra é como uma flecha, uma vez lançada não volta mais, por este motivo olhe bem antes de lançá-la.

Salomão, filho de Davi, foi mais além ao interpretar a influência das palavras em nossas vidas.

morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza come do seu fruto. 
(Pv. 18:21

À luz destes versículos, interpretamos que podemos colher bênção ou maldição, morte ou vida através das palavras que saem de nossa boca. 

Importante: Nossas palavras denunciam quem somos e como estamos por dentro.

A boca fala do que está cheio o coração

Algumas bocas estão cheias de maldiçoes.

De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. (Tiago 3:10)

Amou a maldição, ela o apanhe, não quis a bênção; aparte-se dele. (Sl. 109:17)

Se o nosso coração está cheio de inveja, amargura, ódio e maldade, falaremos de acordo com esses sentimentos.

Jesus ensinou sobre a importância do uso de nossas palavras ao dizer:

Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia de juízo, porque pelas tuas palavras será justificado, e pelas tuas palavras serás condenado. 
(Mateus 12:36,37)

Não existe conversa fiada no reino espiritual
Tu és o que vês e tens o que dizes.


A SIRO-FENÍCIA E O CENTURIÃO ROMANO.

Duas pessoas estrangeiras conquistaram milagres diante de Jesus porque usaram as palavras certas diante do mestre. A primeira foi uma mulher siro-fenícia(grega).  Outro que conquistou seu milagre usando as palavras corretas diante do mestre foi um centurião romano (odiado pelos judeus).

A BOA CONFISSÃO DA MULHER SIRO-FENÍCIA.

Levantando-se dali, foi para os territórios de Tiro e Sidom. E, entrando numa casa, não queria que ninguém o soubesse, mas não pode esconder-se, porque uma mulher, cuja filha estava possessa de um espírito imundo. Ouvindo falar dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés; (ora, a mulher era grega, de origem siro-fenícia) e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.
(Marcos 7:24-26)   

Inicialmente Jesus recusou seu pedidono objetivo de testar sua fé. Diariamente somos testados em nossa fé.

Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos, porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos. (Marcos 7:27)

Usando palavras sábias, aquela mulher sensibilizou Jesus e ao mesmo tempo liberou o milagre para sua filha. Veja o que ela ousadamente falou:

Ela porém lhe respondeu: Sim, Senhor, mas os cachorrinhos debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças. Então lhe disse: Por causa desta palavra, podes ir, o demônio já saiu de tua filha.Voltando ela para casa, achou a menina  sobre a cama, pois o demônio a deixara. (Marcos 7:28-30)

Palavras sábias liberam o milagre. Palavras erradas ou malditas cancelam seu milagre.
Você pode liberar um milagre para sua vida ou família se aprender a confessar as palavras certas. 

O CENTURIÃO ROMANO E SUA CONFISSÃO DIANTE DO MESTRE.

No livro de Mateus encontramos um centurião (alguém que comandava cem soldados romanos), se dirigindo a Jesus em busca de um milagre. Ele sabia que seu trabalho era oprimir as pessoas através dos pesados tributos que Roma impunha sobre as nações conquistadas. Israel era uma dessas naçõesNuma certa ocasião, seu criado estava paralítico e violentamente atormentado. Embora fosse uma autoridade romana, ele se aproximou de Jesus suplicando. Suas palavras produziram admiração em Jesus. Veja o que ele falou e como falou

SENHOR, o meu criado jaz em casa paralítico e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: eu irei curá-lo. E o centurião, respondendo-lhe disse: Senhor,não sou digno de que entres debaixo do meu telhado,mas manda apenas uma palavra e o meu rapaz será curado.(Mateus 8:6-8)

maravilhou-se Jesus ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: em verdade vos digo quem nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. (Mateus 8:10)

Então disse Jesus ao centurião: Vai e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou. (Mateus 8:13)

A fé navega pelas palavras.

Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito; Eu cri, por isto é que falei. Cremos por isso falamos. (2 Coríntios 4:13)

Estes dois estrangeiros usaram as palavras corretas diante do mestre para conquistarem o milagre. Devemos fazer o mesmo. Este era um dos pontos principais do ensino de Jesus.

Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará o que se diz, tudo o que disser lhe será feito. (Marcos 11:23)

Em verdade vos digo que tudo o que ligarmos na terra, terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra, terá sido desligado no céu. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
(Mateus 18:18-20)

Palavras são sementes e uma vez lançadas geram frutos bons ou ruins. Palavras estabelecem decretos de bênção ou selam sentenças de morte. Diversas passagens da bíblia reforçam a importância de nossas palavras.

Estás enredado com o que dizem os teus lábios e preso com as palavras de sua boca. (Provérbios 6:2)


 TROPEÇANDO NO FALAR.

Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão capaz de refrear também todo o corpo. (Tiago 3:2)

Infelizmente muitos cristãos sinceros ainda tropeçam no falar, ou seja, abrem com freqüência e por engano a sua boca. Outros por sua vez, falam demais e acabam se gabando daquilo que não fizeram. Alguns ainda, por falarem demais, têm dificuldade de ouvir. 
Uma das piores coisas que pode existir em nível de relações pessoais é tentar conversar com um falastrão. O falastrão é o tipo de pessoa que não deixa você falar. 
A Bíblia está cheia de orientações e conselhos, quanto ao cuidado que devemos ter em relação a tais pessoas. Vejamos alguns:

No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente. 
(Provérbios 10:19

Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele. (Provérbios 29:20)

Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tiago 1:19)

Como nuvem e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba falsamente de dádivas que não fez. (Provérbios 25:14)

A primeira grande regra para aprendermos exercitar o domínio próprio em relação as nossas palavras é falar pouco. Precisamos ouvir mais e falar menos. Você já pensou sobre quantas oportunidades perdeu por ter falado demais em algum momento?
   
O PECADO DA MURMURAÇÃO.

Outro pecado da língua chama-se: Murmuração. Murmuração é sinônimo de reclamação. O reclamão é aquele que reclama de tudo e de todos porque nunca está satisfeito com nada. 
Você conhece alguém assim? 
Será você assim? 

Se quisermos exercer domínio próprio sobre nossas palavras temos que parar de murmurar. O pecado da murmuração foi o maior inimigo de Israel no deserto. Foi o causador da derrota de toda uma nação.

E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isso lhes sobreveio para nosso exemplo, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. (1 Coríntios 10:9-11)

A MURMURAÇÃO OFENDE DEUS E ATRAI SEU JUÍZO.

E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo murmurando contra mim? E até quando me não crerão em mim por todos os sinais que fiz no meio deles? 
(Números 14 :11,12)

UM ALERTA!
Você que tem o hábito de reclamar de tudo e de todos? Receba esta palavra como um ato corretivo de Deus para sua vida. O pecado da murmuração também derrubou Miriã, Coré, Datã, Abirão e mais duzentos e cinqüenta príncipes. Veja como foi:

MIRIÃ

E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, que tomara; porquanto tinha tomado a mulher cusita. E disseram: Porventura, falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu. E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. E logo o Senhor disse a Moisés, e a Arão e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então, o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles saíram ambos. E disse: Ouvi agora as minhas palavras, se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e foi-se. E a nuvem se desviou de sobre a tenda; e eis que Miriã era leprosa branca como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. (Números12:1-10)
Ainda hoje a murmuração atrai lepra.


CORÉ,DATÃ E ABIRÃO.

Ora, Coré, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, juntamente com Datã e Abirão, filhos de Eliabe e Om, filho de Pelete, filhos de Rúben, tomando certos homens, levantaram-se perante Moisés, juntamente com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel príncipes da congregação, chamados à assembléia, varões de renome; e ajuntando-se contra Moisés e contra Arão, disseram-lhes: Demais é o que vos arrogais a vós, visto que toda a congregação e santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a assembléia do Senhor? Quando Moisés ouviu isso, caiu com o rosto em terra; depois falou a Coré e a toda a sua companhia, dizendo: Amanhã pela manhã o Senhor fará saber quem é seu, e quem é o santo ao qual ele fará chegar a si: e aquele a quem escolher fará chegar a si. Fazei isto: Coré e toda a sua companhia, tomai para vós incensários; e amanhã, pondo fogo neles, sobre eles deitai incenso perante o Senhor; e será que o homem a quem o Senhor escolher, esse será o santo; demais é o que vos arrogais a vós, filhos de Levi.. Disse mais Moisés a Coré: Ouvi agora, filhos de Levi!  Acaso é pouco para vós que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, a fim de fazerdes o serviço do tabernáculo do Senhor e estardes perante a congregação para ministrar-lhe, e te fez chegar, e contigo todos os teus irmãos, os filhos de Levi? procurais também o sacerdócio? Pelo que tu e toda a tua companhia estais congregados contra o Senhor; e Arão, quem é ele, para que murmureis contra ele? Então Moisés mandou chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; eles porém responderam: Não subiremos. É pouco, porventura, que nos tenhas feito subir de uma terra que mana leite e mel, para nos matares no deserto, para que queiras ainda fazer-te príncipe sobre nós? Ademais, não nos introduziste em uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campos e vinhas em herança; porventura cegarás os olhos a estes homens? Não subiremos. Então Moisés irou-se grandemente, e disse ao Senhor: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento tenho tomado deles, nem a nenhum deles tenho feito mal. Disse mais Moisés a Coré: Comparecei amanhã tu e toda a tua companhia perante o Senhor; tu e eles, e Arão. Tome cada um o seu incensário, e ponha nele incenso; cada um traga perante o Senhor o seu incensário, duzentos e cinqüenta incensários; também tu e Arão, cada qual o seu incensário. Tomou, pois, cada qual o seu incensário, e  nele  pôs  fogo, e nele deitou incenso; e se puseram à porta da tenda  da revelação com Moisés e Arão. E Coré fez ajuntar contra eles toda o congregação à porta da tenda da revelação; então a glória do Senhor apareceu a toda a congregação. Então disse o Senhor a Moisés e a Arão: Apartai-vos do meio desta congregação, para que eu, num momento, os possa consumir. Mas eles caíram com os rostos em terra, e disseram: Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta congregação? Respondeu o Senhor a Moisés: Fala a toda esta congregação, dizendo: Subi do derredor da habitação de Coré, Datã e Abirão. Então Moisés levantou-se, e foi ter com Datã e Abirão; e seguiram-nos os anciãos de Israel E falou à congregação, dizendo: Retirai-vos, peço-vos, das tenda desses homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu, para que não pereçais em todos os seus pecados. Subiram, pois, do derredor da habitação de Coré, Datã e Abirão. E Datã e Abirão saíram, e se puseram à porta das suas tendas, juntamente com suas mulheres, e seus filhos e seus pequeninos. Então disse Moisés: Nisto conhecereis que o Senhor me enviou a fazer todas estas obras; pois não as tenho feito de mim mesmo. Se estes morrerem como morrem todos os homens, e se forem visitados como são visitados todos os homens, o Senhor não me enviou. Mas, se o Senhor criar alguma coisa nova, e a terra abrir a boca e os tragar com tudo o que é deles, e vivos descerem ao Seol, então compreendereis que estes homens têm desprezado o Senhor. E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu; e a terra abriu a boca e os tragou com  as suas famílias, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a toda a sua fazenda. Assim eles e tudo o que era seu desceram vivos ao Sheol; e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação, E todo o Israel, que estava ao seu redor fugiu ao clamor deles, dizendo: Não suceda que a terra nos trague também a nós. Então saiu fogo do Senhor, e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso(Números 16:1-40)

Há crentes que estão como Miriã, Coré, Datã e Abirão. Criticam o Pastor, falam mal da Igreja, desmerecem a mensagem, falam mal de sua Igreja e reclamam até de Deus como fez o povo de Israel no deserto ao dizerem: Deus nos trouxe para este deserto para nos matar!
Está na hora de colocarmos freios na nossa língua. Não podemos abençoar e amaldiçoar ao mesmo tempo. Não podemos proferir com nossos lábios palavras doces e amargas ao mesmo tempo. 

Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear, está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus: de uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. (Tiago 3:8-10)

A ATITUDE DE DAVI.

O que está faltando em muitos cristãos é a sábia atitude de Davi em relação a perseguição que Saul moveu injustamente contra ele. Davi sabia que Saul estava errado, mas não ousou falar contra ele e muito menos tocar-lhe.

Então disse Abisai a Davi: Deus te entregou, hoje, nas mãos a teu inimigo; deixa-mo, pois, agora, encravar com a lança de uma vez na terra, e não será necessário um segundo golpe. E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estenderá a mão contra o ungido do Senhor e ficará inocente? Disse mais Davi: Vive o Senhor, que o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá. O Senhor me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor; agora, porém, toma lá a lança que está à sua cabeceira e a bilha da água, e vamo-nos.(1 Samuel  26:8-11)

Será este um dos motivos que fizeram de Davi o homem segundo o coração de Deus? Sua oração era: 

Põe guarda, Senhor, a minha boca; vigia a porta dos meus lábios. (Salmos 141:3)

Apresentarei agora quatro segredos para colocarmos muros de Domínio Próprio em nossas palavras.

1°) ESTEJA PRONTO PARA OUVIR.

O bom conversador é aquele que aprende a escutar. Quem aprende a escutar, logo ficará admirado com tudo que aprendeu no período em que esteve calado. Faça o que disse Tiago: 

Sabeis estas cousas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tiago 1:19)

2°) NÃO TE METAS COM QUEM FALA DEMAIS.

O que anda maldizendo descobre o segredo; pelo que, não te metas com quem muito abre os seus lábios (Provérbios 20:19)

3°) FUJA DO FALASTRÃO E EVITE O DIFAMADOR.

Quem fala mal de um, fala de outro. Se vierem falar de alguém para você é certo que irão falar de você para outro. É certíssimo o ditado que diz: Quem traz, leva. Medite no sábio conselho de Pedro.

Porque quem quer amar a vida e viver dias felizes, refreie a sua língua do mal, e evite que seus lábios não falem dolosamente; aparte-se do mal e faça obem; busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. (1 Pedro 3:10,11)

4°) NÃO CONFESSE MALDIÇÃO SOBRE SUA VIDA.

Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha; e pois que não desejou a bênção, ela se afaste dele. (Salmo 109:17)

Pare de confessar que você é um miserável, que ninguém lhe ama e que tudo que você faz dá errado. A maldição sem causa não encontra pouso, mas se você a chamar ela fará morada em sua vida. Palavras são sementes e uma vez proferidas irão germinar. Lembre-se também que palavras malditas matam os sonhos de um futuro melhor. Não receba para sua vida palavras de maldição do tipo: Tudo que você faz dá errado. Você é igualzinho  a seu pai ou mãe. Você é um burro. Você é um infeliz ou etc...

Acredite que o pior não é para você. Deus quer que você coma o melhor desta terra! 
Tenha diariamente uma confissão firme de vitória. Você recebe o que você diz. Há poder em suas palavras. Portanto, mantenha firme a sua confissão. Comece a dizer para si mesmo: Sou mais que vencedor. Deus é por mim. Deus em Cristo sempre me conduz em triunfo e eu posso todas as coisas naquele que me fortalece. Afaste-se dos murmuradores, não confesse maldições e fale somente coisas certas e edificantes para sua vida.

Finalmente, aprenda a ouvir e fale sempre no tempo certo. Há coisas que precisam ser ditas na hora certa. Desculpe-me a redundância  que farei a seguir: A verdade certa dita na hora errada nunca dará certo. Fale a verdade certa na hora certa.

Seguindo estes quatro princípios, você não tropeçará nas palavras, colocará freios em todo o seu corpo e exercerá o domínio próprio em suas palavras. 

REFLEXÃO FINAL:
 Põe guarda, Senhor, a minha boca; vigia a porta dos meus lábios. 
(Salmos 141:3)



CAPÍTULO CINCO
NINGUÉM VOS DOMINE.

Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal. 
(Colocenses 2:18)

Temos ensinado por este livro que uma cidade sem muros está totalmente vulnerável e sujeita a ser invadida por todos os lados. Da mesma forma acontece com uma pessoa sem domínio próprio.Nossa fé deve estar associada a santidade, ao conhecimento e ao domínio próprio conforme ensinou o apóstolo Pedro ao dizer:

Por isso mesmo, vós, reunindo toda vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude, com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio, com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade e ao amor." (2 Pedro 1:5,6)

Quando a fé não está associada a estes princípios, o resultado é o fanatismo religioso. O que vem a ser o fanatismo religioso? O fanatismo religioso é a religião sem parâmetros. Fanatismo é também falta de equilíbrio e moderação. Muitos não são conhecidos pelo equilíbrio e sim pelo fanatismo exacerbado.

 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.
(Filipenses 4:5)

Precisamos também tomar cuidado, para que a moderação não se transforme em mornidão ou frieza espiritual, até porque, não podemos apagar a chama do Espírito Santo em nossas vidas

Não apagueis o Espírito, não desprezeis as profecias. (1 Tessalonicences  5:19,20) 

Um exemplo de fanatismo religioso são os fundamentalistas islâmicos que matam em nome de Alá. Atualmente,o chamado Estado Islâmico tem matado milhares de pessoas na Síria,Iraque e até no Quênia. Recentemente invadiram uma universidade cristã no Quênia e quem não recitasse pelo menos uma frase do Corão era fuzilado sumariamente. Cento e quarenta e sete jovens foram dizimados nesta barbárie.

Quem não se lembra de Jim Jones, o pastor do Diabo que levou em nome da fé, mais de novecentas pessoas ao suicídio coletivo na Guiana Francesa. Nos Estados Unidos, a nação mais desenvolvida do mundo, ainda temos centenas de casos de pessoas que matam ou se suicidam em nome de Deus ou de alguma religião do Islã. O que dizer do fatídico 11 de Setembro de 2001, onde terroristas suicidas, comandados por Osama Bin Laden, explodiram as torres gêmeas de Nova York. Um dos maiores problemas do mundo hodierno é o ódio religioso.Você concorda?

Se a fé destes homens estivesse associada a santidade, conhecimento bíblico e ao domínio próprio, estes episódios de fanatismo cego jamais aconteceriam no mundo. A fé deve sempre caminhar por dois trilhos ou dois parelhos: Unção e equilíbrio.

Paulo profetizou este tempo:

Ora, o Espírito afirma expressamente que,nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensino de demônios. (1 Timóteo 4:1)

O que nos assusta hoje é o paradoxo da evolução tecnológica versus a proliferação das seitas e heresias destruidoras. Mesmo com tanta evolução tecnológica e com uma reserva de conhecimento que se multiplica a cada dia pela Internet, o homem continua adorando ídolos, buscando o magnetismo dos cristais, realizando mantras, tentando contato com mortos (necromancia), envolvendo-se em rituais de ocultismo e ressuscitando as crenças antigas do Egito, Babilônia, Grécia e Roma. 

MINHA VISITA A ÍNDIA.(2014)

Na índia onde estive em Abril de 2014, existem hoje 300 milhões de deuses”. Conheci em Punjab,na cidade de Amritstar,o Golden Temple. Ali os Gurus e o Própio templo recebem invocação 24 horas por dia. Ainda na Índia, cerca de 80 milhões de pessoas realizam uma procissão anual na cidade de Varanasi, no objetivo de mergulhar num rio sagrado (Ganges), cheio de corpos mortos,em rituais de adoração e purificação. Eles, incentivados por seus Gurus, acreditam que no rio sagrado receberão o perdão de pecados, a salvação e a vida eterna. Os Gurus são adorados na Índia como seres divinos encarnados na terra e por isso,no conceito do Hinduísmo, podem ser reverenciados e adorados. Quanta cegueira espiritual. Vi ali pessoas sinceras em sua adoração, porém sinceridade apenas não basta. Em meio a muita perseguição o evangelho está sendo pregado ali. Batizei 50 pessoas na cidade de Jalalabad,Punjab, juntamente com meu amigo Vijay Paul. Saudades daquele povo. Amei estar na Índia.

Disse Jesus: 
 Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário,água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar pela vida eterna.
(João 4.14)

A MANIPULAÇÃO RELIGIOSA

Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal. 
(Colocenses 2:18

Qual a utilidade deste versículo acima no assunto que estamos tratando? Muita, sobre os mais diversos aspectos. Há hoje inúmeros homens chamados de: Mestres, Gurus, Videntes e até Pseudo-pastores que manipulam, enganam e arbitram a vida dos inconstantes e incautos. Uma simples olhada nos programas de televisão comprovam o que estou escrevendo. Veja comigo agora o que disse Paulo: "Ninguém se faça árbitro contra vós outros." (Colocenses 2:18)

O que é um árbitro? Alguém que decide por nósO verso base deste capítulo diz: "Niguém seja seu árbitro". Os árbitros religiosos são aqueles que baseiam-se em: visõesaparições angelicais (ou visita de um anjo)sonhospremonições , supostos contatos extraterrestres e as mais mirabolantes histórias. Outro dia eu assisti um dos depoimentos mais ridículos que você possa imaginar. Alguém teve a coragem de declarar diante das câmeras de televisão que foi estuprada por um extra-terrestre.

A ESPIGA DE MILHO EM FORMA SANTA.

Recentemente assisti um documentário em rede nacional,em horário na televisão brasileira,uma reportagem que fazia alusão a uma espiga de milho que teria a forma da “Virgem Maria. Esta espiga, segundo os adeptos de tal farsa, estaria operando milagres a partir do milharal. Só nos faltava essa! O mais incrível nesta história  foi ver milhares de pessoas fretando centenas de ônibus,das mais diversas cidades brasileiras, no objetivo de receberem um milagre operado pela espiga de milhoO que é isso? Manipulação religiosa. 

Muitos destes Gurus se baseiam em visões imaginárias, viagens extra-sensoriais, e contatos imediatos de um suposto terceiro grauEles seduzem e enganam as pessoas desprovidas de conhecimento bíblico. 

O profeta Oséias já alertava sobre isso ao dizer:
 O povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento. (Oséias 4:6)

Paulo declarou que ele não era um dominador da fé dos irmãos. 
 Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vossa alegria. (2 Coríntios  1:24)

Não siga nenhum líder tirano ou dominador e cuidado com líderes que ameaçam ou amaldiçoam as pessoas que saíram de cima de seus púlpitos.

Com 51 anos de idade,sendo vinte e quatro deles, vividos no ministério pastoral, quero lhe dar um simples é importante conselho:
Jamais permita que alguém arbitre ou manipule cegamente sua vida espiritual.
Siga apenas aqueles que lhe inspiram através do exemplo.(João 13:15)
Não siga nenhum líder chantagista,ameaçador ou manipulador.
Cuidado também com aqueles que parecem ser mais santos que outros.
Todo homem por mais firme que esteja é pura vaidade.(Salmo 39:5b)
Estou lhe dando este conselho de graça.

Infelizmente alguns destes enganadores levam o nome de PastoresBisposMissionáriosProfetasGurus, Mestres etc...

JESUS ALERTOU-NOS SOBRE ESTE PERIGO:

Acautelai-vos quanto aos falsos profetas que se vos apresentam disfarçados de ovelhas mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. 
(Mateus 7:15,16)

Muitos são os que professam conhecer o Senhoro negam por suas obras, ou seja, vivem uma vida de embuste e mentira. Você deve estar se perguntando agoraExiste uma maneira de reconhecer o verdadeiro e o falso profeta? Se analisarmos as palavras de Jesus, veremos o que sim. Disse Jesus: "Pelos seus frutos os conhecereis. (Mateus 7:16)

O verdadeiro homem de Deus é aquele que já deu frutos de arrependimento. Deus não aceita aparência religiosa. 

Segundo a palavra de Deus, o homem que habitará no Santo Lugar deve ter as seguintes características: 

Quem, Senhor habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala verdade; o que não difama com sua língua, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao Senhor; o que jura com dano próprio, e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado. (Salmos 15:1-5)

O BOM EXEMPLO DO APÓSTOLO PAULO.

A vida do Apóstolo Paulo foi e será sempre um excelente exemplo de alguém que não explorava a boa fé dos irmãos. Sua postura era a de pregar pelo exemplo. Suas palavras confirmam esta verdade.

Sede meus imitadores como eu sou de Cristo.(1 Coríntios 11:1)

O testemunho de Paulo era baseado em santidade, sinceridade, verdade e domínio próprio. Sua glória era seu testemunho. Veja abaixo suas palavras:

Porque a nossa glória é esta: O testemunho da nossa consciênciade que com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas na graça divina, temos vivido no mundo, e mais especialmente para convosco. (2 Coríntios  1:12)

O amado Apóstolo chegou a declarar que não era um dominador da fé. 

Não que tenhamos domínio sobre a vossa féporque somos cooperadores de vossa alegria; porquanto pela fé já estais firmados. (2 Coríntios 1:24)


O ALERTA DO APÓSTOLO PEDRO.

Este assunto de manipulação religiosa é algo tão sério que Jesus e todos os seus apóstolos falaram dele. 

O apóstolo Pedro próximo de ser promovido ao reino celestial, sentiu a necessidade de deixar algo escrito aos irmãos em relação a este assunto. Como não sabia escrever, contou com a ajuda de Silvano, um de seus cooperadores. Dentre as muitas preocupações que manifestou, encontramos um precioso conselho aos bispos e pastores: 

Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangidos, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho.  
(1 Pedro 5:1-3) 

Segundo Pedro, um pastor não deve agir como dominador da fé dos que lhe foram confiados, ao contrário,  deve viver como um modelo ou exemplo de fé, verdade,santidade e sinceridade.
Existem hoje uns sem número de pastores que trazem o rebanho debaixo de um terrível jugo de servidão e ameaças. São dominadores e vivem ameaçando com o inferno as ovelhas do Senhor. Devemos ter muito cuidado com tais pessoas.


CADA UM TENHA UMA OPINIÃO BEM DEFINIDA EM SUA MENTE.

Uma maneira de não cairmos nas mãos dos dominadores é termos  uma opinião bem definida em nossa mente.

Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. (Romanos 14:5)

O cristão professo deve saber: Quem é em Deus, qual o propósito de sua existência na terra, de onde veio, para onde vai e a quem serve. Deve conhecer  seus direitos no reino de Deus. Também deve saber que há coisas que como filho de Deus eu não faço, há lugares aonde não vou, há pessoas com quem eu não ando, há revistas que não leio, há filmes que eu não assistoIsso sim é ter uma opinião bem definida em sua mente. Este é o seu caso?


CUIDADO COM QUEM VÊ PECADO EM TUDO.

Existem também aqueles que vêem pecado em tudo e com este argumento controlam e arbitram a vida de muitos ignorantes e incautosCuidado com quem consegue enxergar pecado em tudo! Tal pessoa está corrompida em sua mente como ensinou o apóstolo Paulo:

Todas as coisa são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. (Tito 1:15)

Para alguns até comer é pecado. 

O Reino de Deus não é comida nem bebida, masjustiça, e paz; alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo, é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.(Romanos 14:17-19)

Não destruamos pois a obra de Deus por causa de comida. Todas as coisas, na verdade,  são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo. É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar. A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova. (Romanos 14:20-22)  

NÃO SE DEIXE VENCER POR NADA OU NINGUÉM.

O principal motivo pelo qual você não deve se deixar dominar por ninguém é o fato de que o vencido torna-se escravo daquele que o venceu. 

Tudo que você não controla lhe controlará!

DISSE PEDRO:
Prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor. (2 Pedro  2:19)

Ainda hoje,em pleno século 21,existem membros de igrejas que são escravos de homens.

Paulo nos deixou uma estupenda declaração sobre isso:

"Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. 2 E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. 3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; 4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; 5 Aos quais NEM POR UMA HORA ME SUBMETI para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. 6 E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me ACRESCENTARAM."(Gálatas 2:1-6)

Não se submeta aos mesmos nem por uma hora.

ESCRAVOS NÃO CONSEGUEM LIBERTAR OUTROS.

Alguns homens vivem prometendo liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, das paixões e dos pecados. Você quer um bom conselho deste humilde servo de Deus que lhe escreve? Afaste-se destas pessoas e sequer coma com elas.

Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. (1 Coríntios  9:11)

Obs.Com o tal nem ainda comais.

Outro alerta sobre esse assunto aparece na cartade Paulo a Timóteo.


LIMITE OS ACESSOS A SUA CASA.

Os manipuladores adoram frequentar as casas dos incautos, importunando a vida das pessoas e cerceando sua liberdade.

Porque entre eles estão os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências.   (2 Timóteo 3:6)

Se eu pudesse,eu lhe contaria o que sei sobre o exposto acima,mas pelo dever e compromisso de saber guardar as confissões de outros,prefiro me calar. O que posso lhe disser é: Guarde sua casa,sua privacidade e sua intimidade.

Viva uma vida com domínio próprio. Não se deixe dominar por ninguém e jamais permita que alguém arbitre em sua vida dizendo o que você deve fazer ou não fazer. 


MEU TESTEMUNHO:

Eu já me deixei manipular por alguns de meus líderes no passado por pura sinceridade. Fazia  o que meus líderes me pediam sem discordar. Cheguei a quase "divinizar" alguns por pura sinceridade. Hoje, depois de algumas dores,e que dores, eu procuro avaliar e conhecer os frutos, as obras e o testemunho antes de ouvi-los e segui-los.
Para evitar dores,hoje tenho acompanhado alguns bons líderes,porém  a distância.
Não quero repetir meus erros.

Não costumo receber ninguém em nosso púlpito sem que o mesmo seja referendado por alguém de minha confiança

SIGA E IMITE OS BONS EXEMPLOS.

Você deve até imitar a fé daqueles que deixaram para você um bom exemplo de santidade, sinceridade e verdade. Seja submisso e fiel aos líderes que foram verdadeiramente chamados por Deus,mas evite todo jugo de escravidão e jamais permita,nem por uma hora, que nenhum líder arbitre sobre sua vida,família e finanças. 

Obedecei aos vossos pastores e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vósoutros. (Hebreus13:17) 

Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. (Hebreus13:7)

E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. (1 Tessalonicences 5:12,13)

Entretanto, jamais feche os olhos ao primeiro que lhe aparecer em nome do Senhor. 

Disse Jesus:
"Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; 24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. 25 Eis que eu vo-lo tenho predito."(Mateus 24:23-25)

Nem tudo que reluz é ouro e grande truque do diabo é apresentar seus enviados como ministros de justiça. 

Observe acima de tudo se a árvore tem dado bons frutos. 

Faça como fizeram os irmãos de Beréia.

E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam e Tessalonica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (Atos 17: 10,11)

Não se deixe dominar por ninguém. Exerça o domínio próprio em todas as áreas de a sua vida.

Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal 
(Colocenses 2:18)


CAPÍTULO SEIS.
O DOMÍNIO PRÓPRIO E O NOSSO TEMPERAMENTO.

Sabeis estas cousas, meus amados irmãos. todo homem, pois, seja pronto para ouvir e tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não  produz a justiça de Deus. (Tiago 1:19,20)

Caráter e temperamento são duas coisas distintas.

Caráter:
Caráter de caracteres ou características predominantes em minha vida.
Caráter tem a ver com aquilo que somos ou manifestamos em nosso dia dia.
Quando olhamos para a maneira de viver de alguém podemos identificar os traços de seu caráter. Se um indivíduo busca a verdade,anda em sinceridade e sempre cumpre com sua palavra, podemos ver nestas atitudes os traços de seus caráter.

Temperamento:
palavra temperamento significa: Qualidade predominante do estado de humor de um indivíduo. A medicina antiga já falava dos quatro humores ou temperamentos do ser humano, definidos e agrupados da seguinte forma: sangüíneo, colérico, melancólico e fleumático.

O sangüíneo caracteriza-se pelas seguintes evidências: Grande capacidade de comunicação, entusiasta com aquilo que acredita, sendo um motivador por excelência. Com relação às debilidades, o sangüíneo é o tipo de pessoa nervosa, barulhenta e indisciplinada.      

O colérico caracteriza-se por sua audácia e capacidade de decisão. É prático, eficiente e falastrão. Os defeitos do colérico apresentam-se da seguinte forma: prepotente, vaidoso e intolerante.

O melancólico é o indivíduo habilidoso, dedicado e leal. Suas amizades são selecionadas e duradouras. É o tipo de pessoa que se pode confiar. Em contrapartida, é muito sensível e se melindra com muita facilidade. Costuma ser pessimista, se entristece e se deprime facilmente diante das circunstâncias.

Por último, temos o fleumático, do original fleuma. O fleumático caracteriza-se por sua calma e diplomacia. Quase sempre é muito tranqüilo e nada parece abalar sua tranqüilidade. O ponto negativo deste temperamento é a indecisão e a desconfiança.

De certa forma, cada um de nós está inserido em algum dos quatro temperamentos agrupados acima e manifestamos diariamente através de nossas atitudes as virtudes e defeitos de cada um. 

A proposta deste capítulo é ensinar que apesar de termos características próprias em relação ao nosso temperamento,porém  podemos evitar que tais características nos dominem. Você pode ter um temperamento colérico e ao mesmo tempo submetê-lo ao domínio do Espírito Santo. Se o seu temperamento melancólico lhe induz a crises de depressão, você pode impedir que tais crises controlem sua vida. Pergunto-lhe: Você é do tipo estouradinho?  Será você alguém que não leva desaforo para casa? Você admite que já perdeu e tem perdido oportunidades por ter um gênio indomável? Você é do tipo que não consegue esperar numa filaVocê fica extremamente irritado num engarrafamento? Se alguém bater em seu carro como você reagirá? Você é do tipo que toma satisfação quando alguém lhe faz alguma coisa? Se a sua resposta for sim, você precisa submeter seu temperamento ao Senhor Jesus. 


Em primeiro lugar é preciso lembrar que Deus nos criou para dominarmos e não para sermos dominados. O primeiro decreto liberado sobre o ser humano no jardim do Éden foi: Crescei-vos, multiplicai-vos, dominai e enchei a terra.(Gênesis 1:28)
O decreto foi claro: "Dominai e enchei a terra." Fomos criados para dominar e não para sermos dominados. 

Jesus era marcado pelo auto controle. Suas palavras confirmam o que digo:

"Eu dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. "
(João 18:17,18)

Você pode dizer para você mesmo as palavras acima?

"A minha a tenho."
"O meu temperamento o tenho."
"Ninguém pode roubar meus valores ou me violentar intelectualmente."
"Tudo que faço ou dou,faço espontaneamente."

Pergunto: Porque precisamos de domínio próprio em nosso temperamento?
Porque o vencido sempre será um escravo daquele que o venceu.
Alguém me disse certa vez que as pessoas de sucesso são aquelas que controlam seus humores,gastam menos do que ganham e aprendem a poupar.

Quais as consequências na vida de quem não consegue dominar seus humores ou temperamento?

Meditemos agora em algumas passagens da bíblia:

“O Homem de grande ira sofrerá grande  dano; porque se tu o livrares, virás ainda a fazê-lo de novo(Provérbios 19:19)

Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas.(Provérbios 20:3)

Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente isso acabará mal. 
(Salmos 37:8)

Longe de vós toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia.” (Efėsios 4:31)

Sabeis estas coisas, meus amados. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque para a ira do homem não produz a justiça de Deus.  (Tiago 1:19,20)

Algumas pessoas conseguem entrar por grandes portas em sua vida profissional ou material,porém o mais lamentável é que na mesma velocidade que as portas lhe são abertas, elas se fecham, devido a uma explosão de ira por parte de pessoas que não conseguem dominar seu temperamento. Você concorda? Será você está pessoa?

O Apóstolo Pedro escrevendo aos cristãos frisou a necessidade de associarmos nossa fé a uma vida de domínio próprio.

Por isso mesmo, vós, reunindo toda vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio, com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade o amor. Porque estas coisas existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. (2 Pedro 1: 5-8)

Estas coisas quando presentes em nossa vida, fazem com que não sejamos inativos, nem infrutuosos no pleno exercício de nossa Fé.

MEU TESTEMUNHO.

Meu testemunho está baseado nas virtudes e defeitos dos temperamentos sangüíneo e colérico. Sou de fato um entusiasta em tudo que faço, tenho facilidade de me comunicar com as pessoas e exercito motivação sobre meus comandados. Admito também que já sofri muito e tenho perdido muitas oportunidades pelos defeitos do meu temperamento. Já tomei decisões precipitadas pela falta de paciência. Já ordenei homens sem esperar o tempo de preparo ou amadurecimento. Admito que meu temperamento as vezes me leva a ser um tanto quanto impulsivo e  impaciente. 
Amigo e aqui confesso que já perdi ou prejudiquei algumas amizades importantes para mim porque falei na hora em que deveria ficar calado. Humildemente confesso e admito isso. Infelizmente,algumas,mesmo tentando repará-la,não consegui. Valeram pelo aprendizado que recebi e tenho recebido.


O QUE TENHO FEITO PARA MUDAR ESTA REALIDADE?

Tenho submetido meu temperamento ao Senhor através da oração e da busca do domínio próprio. Tenho aprendido a me calar quando poderia explodir. Uma frase tem me acompanhado: Quando eu me calo Deus me defende. Quando eu me defendo Deus se cala. Isso tem sido um aprendizado e um desafio diário para mim. Felizmente tenho melhorado.É muito importante memorizar o ensino de Tiago:
 Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. (Tg.1:20)

Se este capítulo está se encaixando à sua realidadefaça como fiz e ainda estou fazendo: Anslise-se. Admita que você tem problemas e reconheça que você tem limitações quanto a estrutura de seu temperamento. 

Admita para você mesmo que você tem sido: genioso, estouradinho, impaciente, apressado e às vezes até violento dentro de casa. Assuma que você tem perdido oportunidades e fechado portas que lhe foram abertas, porque você falou na hora que deveria ficar calado. Seja humilde para admitir isso e peça ajuda.

A maior declaração de humildade é pedir ajuda. (Pr. Marcos Coty)

O EXEMPLO DE JESUS.

Jesus foi tentado e provado em todas as coisas. Foi rejeitado por seu povo, abandonado por seus discípulos, perseguido pelos sacerdotes, ridicularizado por seus irmãos e traído por um de seus discípulos. Seu exemplo de domínio próprio nas emoções e temperamento serve de lição para cada um de nós.
Diante dos sacerdotes e testemunhas falsas ele guardou silêncio.

Ora os principais sacerdotes todo o Sinédrio procuravam algum testemunho falso contra Jesus, a fim de o condenarem à morte. E não acharam, apesar de se terem apresentado muitas testemunhas falsas. Mas afinal compareceram duas, afirmando; Este disse: Posso destruir o santuário de Deus e reedificá-lo em três dias. E, levando-se o sumo sacerdote, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que estes depõem contra tu? Jesus, porém guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
 (Mateus  26:59-63) 

Jesus estava em pé ante o governador; e este o interrogou, dizendo: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes. E, sendo acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Então lhe perguntou Pilatos: Não ouves quantas acusações te fazem? Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador.” (Mateus  27:11-14)

Pergunto: 
Como agiríamos numa acusação falsa?
Ficaríamos no nosso lugar? Conseguiríamos ficar calados? 
Será que tomaríamos satisfações na tentativa de fazer justiça com as próprias mãos".

O exemplo de Jesus é maravilhoso e deve ser seguido por todos aqueles que desejam submeter seu temperamento ao Senhor Jesus.

Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passosPois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente. (1 Pedro 2:21,23)

Finalmente, submeta seu temperamento ao Senhor Jesus. Peça-o sabedoria e paciência para exercer o domínio próprio quanto a seu temperamento. Aprenda a se calar e entregue suas causas aquele que julga retamente. 

Não seja um refém de seu temperamento. Submeta seu temperamento ao Senhor Jesus e lute para que o mesmo não lhe domine. 

Fazendo isso, você crescerá dia a dia e sem dúvida alguma colherá tremendos resultados em sua vida.


CAPÍTULO SETE.
 EXERCENDO O DOMÍNIO PRÓPRIO NA VIDA SEXUAL.

Finalmente, irmãos, nós rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, que continueis progredindo cada vez mais; porque estais inteirados de quantas instruções vos demos por intermédio do Senhor Jesus. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição.
 (1 Tessalonicences 4:1-3)

Antes de Jesus me alcançar, ainda solteiro, eu era dominado por um assunto: Sexo. Eu tinha uma obsessão: Sexo. Fazia coleção de revistas pornográficas, via filmes pornográficos, tinha várias namoradas ao mesmo tempo,com quem praticava intimidades sexuais.Eu achava tudo aquilo o máximo. No fundo, eu era um frustrado; ou alguém que procurava várias mulheres, porque não conseguia me satisfazer com nenhuma. Hoje sei que o verdadeiro homem não é aquele que tem várias mulheres e sim o que se satisfaz com uma e ao mesmo tempo consegue fazê-la feliz. Este sim é o verdadeiro homem com H maiúsculo. 
Hoje prego, vivo e busco a fidelidade conjugal. Quem vive buscando parceiros (as) é na verdade uma pessoa frustrada em sua intimidade sexual.
Se existe um ponto que tem derrubado muitas pessoas nos diversos segmentos da sociedade e até na igreja, é a promiscuidade sexual.

Os três maiores inimigos do homem são: Sexo, dinheiro e soberba

Se recapitularmos as quedas dos grandes homens de Deus no presente e passado, concluiremos que um destes pontos os fez cair no pecado ou desistir.
Em relação ao homem, o inimigo mais terrível é o sexo, porque o mesmo tem seus impulsos sexuais ativados através dos olhos. Sexualmente falando, as mulheres são atraídos pelos sentimentos. Um homem romântico consegue preparar qualquer mulher para o ato sexual. Um homem estúpido,que sempre maltrata ou ofende sua parceira,inibe-a para o ato sexual. A mulher é um coquetel de emoções. Antes de tocar o corpo de uma mulher,um homem precisa saber tocar seus sentimentos.
É importante lembrar que no homem o sexo sempre será despertado a partir do olhar.

Orientando seus discípulos quanto a este assunto o mestre Jesus falou:   

Eu, porém, vos digo: Qualquer que OLHAR para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. (Mateus 5:28)

A QUEDA DE DAVI. 

Davi o homem segundo o coração de Deus orou ao Senhor pedindo proteção contra o pecado da lascívia:

Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro em minha casa, terei coração sincero.  Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará.  Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal.
(Sl. 101: 2,3,4) 

Depois de fazer uma oração tão linda,  Davi acabou cometeu adultério com Bate–Seba, ao cobiçá-la a partir de sua varanda. O voeirismo atingiu o homem segundo o coração de Deus. 

Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa.  A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida. (2 Samuel 11:1-5)

AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO DE DAVI.

O pecado sexual de Davi roubou sua alegria, levou-o a um total estado de prostração e abriu um lastro de maldição sexual na família real. Nas palavras do profeta Natã,vemos a pesada disciplina divina enviado contra o rei.

Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.  Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.  Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. (2 Samuel 12:9-12)

O pecado sexual de Davi gerou na família real: Incesto, concubinato, ódio e a morte de seus dois filhos, Amnom e Absalão. Confira isso nos livros de 2 Samuel entre os capítulos 13 ao18.

O QUE DEUS ESPERA DE NÓS NESTA ÁREA?

Comecei este capítulo com um conselho de Paulo aos Tessalonicenses. O conselho Paulino não poderia ser mais claro. A vontade de Deus é a vossa santificação e que vos abstenhais da prostituição.

Pois esta é a vontade de DeusA vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição. Que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda, nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas cousas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza e sim para a santificação. (1 Tessalonicences 4:3-7)

Outra instrução de Paulo sobre este assunto foi em direção a igreja da cidade de Corinto, que estava manchada pelo pecado da imoralidade sexual. Alguns novos convertidos desta igreja,ainda em processo de libertação,estavam praticando orgias sexuais com as prostitutas sacerdotisas do templo de Afrodite,localizado em Corinto.
A forma de cultuar Afrodite era através do sexo com suas prostitutas cultuais. Ao saber de tal prática,Paulo os repreendeu com as palavras abaixo:

Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de uma prostituta? Absolutamente, não. Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.  Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. 
(1 Coríntios 6:15-20)


UMA PORTA DE MALDIÇÃO.

A impureza, o adultério e a fornicação sexual são as piores maldições que o ser humano pode se submeter.

O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa. Achará açoites e infâmia, e o seu opróbrio nunca se apagará. (Provérbios 6:32,33)

Quem abre brechas no muro de sua sexualidade através da infidelidade, terminará entregando sua honra à outro. A imoralidade é uma grande ilusão. A filha mais velha da ilusão chama-se: desilusão. No inicio tudo é doce e romântico. O final quase sempre é amargo como fel. Conheço alguns que estão tentando reparar este erro e infelizmente já é tarde demais. Veja o que disse o sábio Salomão:

Porque os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite; mas o fim dela é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem-na ao inferno. Ela não pondera a vereda da vida; anda errante nos seus caminhos, e não o sabe. Agora, pois, filho, dá-me ouvidos, e não te desvies das palavras da minha boca. Afasta o teu caminho da mulher adúltera, e não te aproximes da porta da sua casa, para que não dês a outrem a tua honra, nem os teus anos a cruéis, para que dos teus bens não se fartem os estranhos, e o fruto do teu trabalho não entre em casa alheia. (Provérbios 5:3-5)

OS DIAS DIFÍCEIS DO SÉCULO 21.

Estamos vivendo dias difíceis. Tudo hoje incita a sexualidade e ao sexo desenfreado. Até os desenhos animados incitam as crianças a sexualidade precoce. 
Recentemente fiquei sabendo que o Ministério da Educação,está distribuindo cartilhas nas escolas do Brasil orientando os adolescentes a não reprimirem sua tendência homossexual ou homoafetiva. Nesta cartilha existe até mesmo a orientação quanto ao "lugar certo na vagina",o clitóris,para que ela atinja o auto-prazer.
É muito difícil é ver hoje um jovem que ainda não tenha tido uma experiência sexual. A virgindade é considerada uma caretice entre os jovens de um modo em geral. Os filmes que incitam os adolescentes a primeira transa são incontáveis. 

Até mesmo dentro da Igreja encontramos pessoas que só pensam em sexopecado do sexo é o que mais tem derrubado muitos crentes. Digo isto com base em trinta e três de experiência,onde tenho ouvido as mais mirabolantes histórias dentro dos arraiais evangélicos. Repito: a imoralidade sexual é uma praga dentro dos arraiais evangélicos ,principalmente entre ministros e levitas. É muito difícil escrever sobre isso. O mesmo problema que afetou a igreja de TIatira tem afetado a igreja hodierna.

O SEXO NA IGREJA DE TIATIRA.

Tiatira foi uma das sete igrejas do Apocalipse.  Cada uma delas recebeu uma carta específica  de Jesus Cristo, através do apóstolo João. Este estava exilado na ilha de Patmos e de lá enviou estas cartas. pastor da igreja de Tiatira foi enquadrado por Jesus no pecado da tolerância em relação a imoralidade dentro da igrejaAs palavras do cabeça da igreja, Jesus Cristo, aquele que sonda mente e corações e anda no meio da igreja, foram duras no objetivo de corrigir e frear a rota da imoralidade na igreja de Tiatira.

Ao anjo da igreja em Tiatira escreveEstas coisas dizem o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.  Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
(Apocalipse 2:18-23)

Por causa da imoralidade sexual dentro de uma igreja: Um pastor foi repreendido, uma mulher que se dizia profetiza caiu doente e até seus filhos foram mortos.

Disse Jesus: "Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.  Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações,"(Apocalipse 2:22,23)

Outras passagens alertam-nos contra a imoralidade sexual:

Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros. (Hebreus 13:4)

Obs."Deus julgará os impuros e adúlteros."

Vivemos hoje a profecia de Paulo, que antevendo a imoralidade atual declarou:

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem. Traidores, atrevidos, enfatuados, antes amigos dos prazeres que amigos de Deus. (2 Timóteo 3:1-4)

A.I.D.S.

A palavra A.I.D.S. significa: ndrome de Deficiência Imunológica Adquirida.(SIDA) Seu vírus o H.I.V, tem o poder de matar as defesas do organismo. Até o presente momento, milhões de pessoas já foram mortas no mundo pela ação direta do vírus H.I.V. Embora hoje existam várias maneiras de se contrair este terrível vírus,uma delas é pela transfusão de sangue, sabe-se que o grande índice de contaminação centraliza-se numa vida sexual promíscua.  Em 2015, ficamos todos sabendo, que os "carimbadores" são aqueles que sabendo de sua contaminação pelo H.I.V,transam sem camisinha,no objetivo maléfico de contaminar outros.  

Quando escrevi este livro em 2000,eu jamais imaginaria que teríamos hoje parlamentares que legislam em favor da causa gay e sequer imaginei que teríamos igrejas LGBT, sendo "pastoreadas" por casais homoafetivos. Perguntou: Como pregar a homossexualidade usando a Bíblia? Não existe base bíblica para tal ensino.

A Sodomia é condenada na biblia.

"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? 10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus."(1 Coríntios 6:9-11)

Obs. Efeminados e sodomitas não herdarão o reino de Deus.
O pecado de Sodoma era a homossexualidade.

Posso afirmar que a A.I.D.S. é um juízo divino contra o sexo desenfreado.

Paulo profetizou isso a quase dois mil anos atrás.

Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seus próprios corações, para desonrarem os seus corpos entre si; Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura, em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém. Por causa disso os entregou Deus a paixões infames; porque até as suas mulheres mudaram o modo natural de  suas relações íntimas, por outro contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro.” 
(Romanos 1:22-27) 

Quer gostem ou não, essa é a verdade dos fatos:
A.I.D.S é um juízo divino contra o sexo desenfreado. 
É um juízo contra a imoralidade, contra  o homossexualismo masculino e feminino e toda as formas de sexo corrompido. 

Porque Deus julgará os impuros e adúlteros. (Hebreus 13:4)

DASA - SÃO PAULO.

Recentemente foi fundado em São Paulo o DASAque significa: Dependentes Anônimos de Sexo e Amor.Os membros desta instituição e se ajudam entre si contra o desejo de fazer sexo compulsivamente. E em alguns casos, os viciados chegam a praticar o ato sexual nove vezes por noite, com os mais diferentes parceiros, sejam eles homens ou mulheres. Um do membros do DASA chegou a gastar R$ 3.000 (três mil reais) por mês em hotéis e despesas ligadas a sua compulsão sexual.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) publicou recentemente um artigo reconhecendo a compulsão sexual como uma das doenças mais graves dos últimos anos.

COMO AS PESSOAS SE VICIAM EM SEXO?

Ninguém se torna imoral ou indecente do dia para a noite. Tudo faz parte de um processo lento e corrosivo.É uma espécie de câncer que aos poucos vai se formando e minando o ser humano. Uma personalidade imoral vai se forma pela soma dos seguintes atos:
- Conversas imorais, chulas e profanas.
Pensamentos impuros ou fantasias eróticas na mente.(Mateus 5:28)
- Interesse constante por literatura e sites eróticos.
- Interesse por filmes pornográficos.
- Desejos secretos por meninas e moças.
- Prática do voeirismo.
- Masturbação desenfreada e compulsiva.

Estes comportamentos vão se formando na adolescência, a partir de pequenas concessões e com a passar dos anos temos: homens e mulheres imorais, adúlteros, profanos e promíscuos. 

Pedofilia,a maior aberração sexual da atualidade.

Quem consegue explicar a pedofilia? 
Quem poderia imaginar que atração por crianças seria um caso de CPI no congresso brasileiro? 
Bradem os céus!


É POSSÍVEL SER LIBERTO DA COMPULSÃO SEXUAL?

Sim. Não há pecado que Jesus não possa perdoar. 
Não há situação que Jesus não possa transformar.
Eu sou uma testemunha disso.

Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.(Isaías 1:18)

Jesus pode transformar um infeliz, um adúltero, um homossexual, uma lésbica ou um pedófilo num homem fiel e digno. Repito: Minha vida é uma prova disso.

Meu testemunho.

Depois de ser dominado pelo sexo dos 10 aos 18 anos, fui liberto por Jesus. Casei-me e até hoje permaneço fiel a minha amada esposa. Já se passaram 33 anos e eu continuo pela graça, socorro, favor e bondade de Deus, como marido de uma só mulher. Como qualquer um homem sofro tentações nesta área. Ser tentado é uma coisa, cair na tentação é outra totalmente diferente. 

Por minha vida e testemunho posso afirmar: É possível ser fiel mesmo neste mundo corrupto e promíscuo. É possível exercer o domínio próprio na área sexual.

PERGUNTO: JESUS FOI TENTADO SEXUALMENTE?
SIM.

O Senhor Jesus foi tentado em todas as coisas,porém não cedeu a nenhuma tentação. Assim como Ele foi tentado em todas as coisas,é poderoso para socorrer os que são tentados. 

Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados. (Hebreus 2:18)

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. (Hebreus 4:15,16)

Meu conselho para você que tem sido humilhado e vexaminado  nesta área é:
Peça ajuda a Jesus. 
Ele sabe como você se sente. 
Ele continua sendo poderoso para socorrer aqueles que são tentados. 
Se achegue com confiança ao trono da graça de Deus e receba a misericórdia para sua vida. 

Assim como Ele me libertou e hoje posso testemunhar da  minha libertação,você será o próximo a fazé-lo, e quem sabe até escreverá um livro contando o seu testemunho de libertação.Você recebe?

"Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
(Hebreus  4:16)





CAPÍTULO OITO.
 O DOMÍNIO PRÓPRIO NAS FINANÇAS.

Finalizando este livro, mostrarei agora a necessidade de exercermos o domínio próprio na vida financeira. O que é domínio próprio na vida financeira? É o ato de administrar bem as nossas finanças.

O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta(Pv.22:7)

Quem é descontrolado financeiramente; prejudica sua família, deixa de honrar seus compromissos, vive pedindo emprestado, gasta mais do que ganha e por fim suja o seu nome na praça (SPC).

O descontrolado financeiramente parece que tem o vírus do consumismo, ou seja, tudo que vê quer comprar. Compra coisas que não precisa e por fim, fica todo endividado. O pior acontece quando o mesmo cai nas teias do cartão de crédito e do cheque especial, com juros pra lá de astronômicos. Outros, já estão tão endividados que recebem o salário do mês, já devendo o próximo. Mesmo sendo crente, eu andei nesta ciranda por um bom tempo. (Para minha vergonha confesso isso!)

A falta de domínio próprio na vida financeira, bem como o mau uso do dinheiro tem prejudicado famílias inteiras. Se você está enquadrado em alguns dos itens acima mencionados, atente para a seriedade desse assunto e siga os conselhos que lhe passarei.

CUIDADO COM OS APELOS DO CONSUMISMO.

A sociedade em que vivemos é extremamente consumista. Infelizmente, no mundo atualconta mais O TER do que O SER. Todos querem que você compre algo. Você já reparou isto?

RESISTA AOS APELOS DA MÍDIA.

No objetivo de satisfazer esta escala de valores onde o ter é maior do que o ser, os apelos ao consumo se tornam cada vez mais fortes. Um minuto de comercial na televisão, chega a custar R$ 100.000,00 (cem mil reais) se veiculado em horário nobre. A coisa funciona assim: Você se coloca diante de um televisor e lá vem um comercial bem produzido, apresentado por artistas famosos e formadores de opinião. O artista dá um sorriso e diz: Pode comprar, este eu garanto e assino em baixo. No dia seguinte, você e eu, corremos ao supermercado ou ao shopping e compramos algo que não estávamos precisando porque aquele artista indicou. Tudo issaconteceu porque um comercial nos fisgou e nos induziu a tal compra. Você já observou quantos objetos que  já comprou e nunca usou? Eu mesmo tenho na minha casa coisas que comprei, usei uma ou duas vezes e logo depois encostei num canto.

CUIDADO COM CONVERSA DE VENDEDOR.

Precisamos estar atentos também quanto aos apelos dos vendedores que fazem de tudo para vender seu produto. Alguns desavisados não conseguem dizer não aos vendedores e se tornam presas fáceis dos mesmos. 

O bom vendedor sempre nos diz: 
"Aqui dinheiro não é problema!"
"Você leva na hora e paga como e quando puder!"
"Esta roupa é sua cara!"
"Você nasceu para dirigir este carro!"
"Eu lhe dou um desconto e ainda lhe faço em dez vezes sem juros,com a primeira parcela para sessenta dias."

Fique atento meu irmão! Não compre coisas desnecessárias. Antes de comprar, pergunte-se: Realmente preciso disso? Exerça o domínio próprio nesta área e aprenda a dizer não aos insistentes vendedores.

Outro dia vi um irmão quebrar seu cartão de crédito devido a sua reconhecida incapacidade de controlar suas compras. Aprovei sua decisão.

A coisa mais fácil hoje em dia é receber um cartão de crédito. Entretanto, o mesmo pode se tornar uma bola de neve na vida dos descontrolados. Os juros de qualquer cartão de crédito são no mínimo dez vezes maiores que a inflação mensal; portanto, controle seus gastos com os cartões. 
Uma coisa é certa: Seu extrato VIRÁ.

FUJA DA AVAREZA.

Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. (Lc. 12:15)

A palavra acima é na verdade um alerta do nosso mestre em relação a avareza. O avarento é o causador de sua própria miséria, porque acumula riquezas para não usufruí-las. Os avarentos são irremediavelmente tristes, pois a avareza que os domina,obriga-os a ganhar e ao mesmo tempo, proíbe-os de gastar. 
O que o avarento não sabe é que tudo que ele acumulou, um dia será dado. Quem sabe se até mesmo seus filhos e netos brigarão ou até mesmo se matarão pelos bens que ficaram.

PROVÉRBIOS POPULARES.

O avarento é um inimigo de Deus e um suicida de sua própria felicidade. (Anne Thackray)

Do avarento todo mundo ri, pois nada do que junta é para si.(Desconhecido)

Se o dinheiro não for teu servo, ele será teu Senhor. (Pierre Charron)

Se o avarento possuísse o sol, deixaria o universo as escuras para evitar que seu tesouro se gastasse. (José Ingenieros)

Para exercer domínio próprio na vida financeira precisamos fugir da avareza. 
A avareza perverte a fidelidade e escraviza o homem à suas posses.

Paulo deu uma importante declaração sobre este assunto:

Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele; tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.  (1 Timóteo 6:7-10)

Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento., que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir, que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida. 
(1 Timóteo 6:17-19)

Quem é avarento não abre a mão para nada e impede o fluir das bênçãos em sua vida. 

A Bíblia diz que o generoso será abençoado. 

A alma generosa prosperará. E quem dá a beber será descendentado. 
(Provérbios 11:25)

Pergunto-lhe neste momento:
Você tem sido generoso? 
Você está sempre pronto a repartir? 
Você é um dizimista?
Você oferta em todos os cultos?
Você sabia que a Bíblia ordena ao homem que todo homem e todas as famílias  sejam dizimistas?

Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida.” (Malaquias 3:8-10)


A Palavra de Deus também ensina que ninguém deve comparecer diante do Senhor de mãos vazias.

Três vezes no ano todo varão entre ti aparecerá perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher, na festa dos pães asnos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá de mãos vazias perante o Senhor; cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o Senhor seu Deus lhe houver concedido.(Deuteronômio 16:16,17)

APRENDA A DAR.
A capacidade de dar revela quem não é avarento. Quem é generoso em dar e está sempre pronto a repartir, revela liberalidade e abre portas para as mais preciosas bênçãos em sua vida e família. Você não precisa ter mais para dar mais. Você precisa dar mais para ter mais. Isso é uma lei universal. Você tem fama de doador  ou recebedor? 

Disse Jesus:
Dai e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.
(Lucas 6:38)


Chegamos a conclusão que para exercermos o Domínio Próprio na vida financeira, precisamos controlar os gastos desnecessários, comprar apenas o que realmente estamos precisando, fugir dos apelos do consumismo, aprender a dizer não aos vendedores, usar o cartão de crédito com responsabilidade e guardar-se de toda e qualquer avareza.

Ao mesmo tempo devemos ser: generosos em dar e prontos em repartir, pois a vida de um homem não se consiste na abundância de bens que ele possui. O generoso será abençoado.

Seguindo estes princípios você viverá com domínio próprio na vida financeira e prosperará abundantemente.


Concluindo essa obra e revisando-a nesta quinta edição oro para que Deus nos ajude e nos conceda domínio próprio em todas as áreas de nossas vidas. Conforme ensinei ao longo deste livro, estas coisas existindo em nós e em nós aumentando, nos farão pessoas frutuosas e bem sucedidas nesta vida. 


Agradeço a Deus por poder ter sido um instrumento de edificação em sua vida. Dez anos depois da primeira edição eu continuo orando e buscando o Domínio Próprio para minha vida.  Ponha muros em sua vida. Viva com Domínio Próprio.

Até nossa próxima leitura.

Escreva-me e fale-me sobre sua opinião e experiência com este livro.
Obrigado por sua atenção.

Pastor Venilton Gonçalves de Jesus.
Abril de 2015



Postar um comentário