RADIO RESTITUI


quarta-feira, 15 de abril de 2015

FAZENDO COVAS NOS VALES.

FAZENDO COVAS NOS VALES. 
TEXTO: (2 Reis 3:15-19)

"Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do SENHOR. 16 E disse: Assim diz o SENHOR: Fazei neste vale muitas covas. 17 Porque assim diz o SENHOR: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais. 18 E ainda isto é pouco aos olhos do SENHOR; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos. 19 E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e entupireis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos."
(2 Reis 3:15-19)


INTRODUÇÃO.

O QUE SIGNIFICA FAZER COVAS EM MEIO AO VALE?

Porque Eliseu pediu um Tangedor?

Qual a importância do louvor?


1) O INÍCIO DO MINISTÉRIO DE ELISEU.

Esta passagem ocorreu no início do Ministério de Eliseu,discípulo de Elias.(860 a.C)
Eliseu,recebera o manto de Elias.
O manto de Elias legitimou Eliseu.
Era o  novo profeta do Reino do Norte,em Israel.
(2 Reis 2:9-14)


2) O MOMENTO POLÍTICO.(860 A.C)

A passagem do texto base (2 Reis 3:15-19) se deu no ano 860 a.C.
Jorão era o rei do Norte.(Eu o chamo de rei Chorão)
Josafá era o rei do Sul.(JUDÁ)

Eliseu estava confinado como o novo profeta da nação.

Jorão era incrédulo e fazia o que era mau diante do SENHOR.

Josafá,da linhagem de Davi,amava ao SENHOR e respeitava seus profetas.

Mesa,rei de Moabe,deixou de pagar impostos a Israel e declarou guerra contra o rei Jorão.

Isso abriu uma guerra entre Mesa e Jorão.


3) O ERRO DE JOSAFÁ.(As más associações)

"O rei Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel. 7 E foi, e mandou dizer a Josafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos."(2 Reis 3:6,7)

Deus não mandou Josafá se associar a Jorão e ele fez a aliança citada acima.

Josafá entrou numa guerra que não era Dele.

O erro de Josafá foram as más associações.(Jorão e o rei de Edom)


3.1) Homens de Deus as vezes fazem Burrices.

Josafá saiu a guerra com Jorão e o rei de Edom (Inimigo de Israel)

Derepente, os três reis (Jorão,Josafá e o rei de Edom) estavam parados no deserto,perdidos, sem água,com sede,com medo e sem saber o que fazer.

"Partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia. 10 Então disse o rei de Israel: Ah! o SENHOR chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas."(2 Reis 3:9,10)


3.1) Josafá,um grande homem de Deus,fez ali uma péssima associação.

Cuidado com suas associações.

Confronto:
Eu já enterrei gente honesta porque estava andando com a pessoa errada.

Importante:
Homens e mulheres de Deus as vezes se associam mal.


3.2) Uma associação errada traz muitos prejuízos ao ministério.

Verifique seus relacionamentos e ore a respeito.

Associações erradas matam nossa paixao , minam nossos sonhos e nos trazem prejuízos financeiros,emocionais e ministeriais.



3.3) Precisamos eliminar de nossas vidas as associações erradas.


Elimine de sua vida os incrédulos,os fofoqueiros e os difamadores.


4) ELIMINE OS MALDIZENTES.

O rei Jorão na sede do deserto  murmurou contra Deus na presença de Josafá.

"Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo maldizente cessará a contenda."
(Provérbios 26:20)

 "As palavras do intrigante são como doces bocados; elas descem ao mais íntimo do ventre,"
(Pv.26:22)

4.1) Saia de perto dos difamadores.

"O difamador separa os maiores amigos."(Provérbios 26:13)

Toda pessoa que trabalha para prejudicar amizades deve ser retirada de nossa vida.


5) LIMITE OS ACESSOS A SUA INTIMIDADE.

* TODA PESSOA QUE DIFAMA OUTROS NÃO DEVE NEM SER RECEBIDA EM SUA CASA.

 "Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda é cúmplice  nas suas más obras."
(2 Joao 1:10,11)

5.1) Aprendi com o DR. MIKE MURDOCKE.
- "Ande com quem te celebra."
- "Pare de andar com quem lhe suporta."
- "Quando as pessoas erradas saírem de sua vida,as coisas certas começarão acontecer."


6) A CRISE REVELA CARÁTER.

Um dos propósitos da crise é revelar caráter.
Jorão ou o "rei chorão" confrontado pela sede e pelo terrível calor do deserto logo murmurou contra Deus!

Importante.
Quer conhecer alguém?
Observe seu comportamento em momentos e dias de crises.

Somente a Crise revela caráter.

Na crise o nosso caráter vem à tona.

Um dos propósitos da crise é revelar caráter.


7) A LUZ VOLTOU AO REI JOSAFÁ.

A CRISE ESCONDE PERGUNTAS.
PERGUNTAS ESCONDEM SOLUÇÕES.
A CRISE ME LEVA A FAZER AS PERGUNTAS CERTAS,IR AOS LUGARES CERTOS E BUSCAR AS PESSOAS CERTAS.


7.1) A pergunta certa de Josafá: 
Existe aqui algum profeta que TENHA uma palavra de Deus para este momento de crise?

"E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias. 12 E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do SENHOR. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele."

# Na hora da Crise faça as PERGUNTAS certas.

7.2) AS PERGUNTAS DA CRISE:

Está valendo a pena todo este esforço?

Estou caminhando com a pessoa certa,com o grupo certo,com o profeta certo?

Estou na geografia certa,no emprego certo,na cidade certa,na  igreja certa?

Não tenha medo de se perguntar.

Pergunte para Deus?

Pergunte para seus amigos,país.

Pergunte ao seu pastor.

Deixe de sair perguntado para todo pastor que você encontra.

Perguntas escondem respostas.

Respostas escondem soluções.


7.3) Na hora da crise,BUSQUE a pessoa certa.

O profeta é a pessoa certa em dias e horas de crises.

Quando você não souber o que fazer BUSQUE a pessoa certa.(O profeta)

Quando voce estiver  parado em um  ponto de  sua vida onde  você não  sabe se avança ou retrocede,busque o profeta.(2 Crônicas 20:20)

Josafá  não sabia o que fazer na hora da crise,mas fez a pergunta certa e buscou a pessoa certa.

Aprenda buscar uma palavra de Deus.

Uma única palavra de Deus é poderosa para mudar a nossa historia.

Em situações de crises e adversidades,Busque uma palavra de Deus através do profeta.


7.4) Na hora da crise vá ao lugar certo.(Isaias 56:7)(2 Crônicas 7:15,16)

Casa de oração.
Casa da palavra.
Casa de respostas.


RESUMINDO:

Se você esta há muito tempo parado no meio do deserto:

- Faça as perguntas certas.

- Busque a pessoa certa.

- Vá aos lugares certos.




8) UMA PALAVRA DE SABEDORIA.(BASEADO NA MINHA EXPERIÊNCIA)

Alguns profetas são muito bons e até carismáticos,porém não lhe foram dados.

Alguns pastores são bons,pregam  e até ensinam bem,porém não são legítimos para sua vida e   
Família.

Ande com os legítimos.

Legitimidade é coisa muito  séria no mundo espiritual.


8.1) Exemplo: As três árvores e o espinheiro.(Juízes 9:8-15)

"Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. 9 Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? 10 Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. 11 Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores? 12 Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. 13 Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? 14 Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. 15 E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano."(Juízes 8:8-15)


8.2) Ouça com atenção o meu conselho:

O pai do seu melhor amigo pode ser um ótimo pai para o seu amigo,mas ele não é seu pai.

O marido da sua amiga pode ser um ótimo marido para sua amiga,porém o seu marido é o homem legítimo para sua vida.

Bate Seba era uma linda mulher,porém desde o início do "episódio da varanda" Davi ouvira de Joabe: Ela é mulher de Urias.

Davi,Ela tem marido.

Ela é mulher de Urias.

Quanta tragédia poderia ter sido evitada!


8.3) A esposa, o porteiro e o marido.(ABRIL 2015)

Em Abril de 2015 a TV mostrou uma mulher que reclamou do porteiro para com seu marido:
"Amor, o porteiro de nosso prédio está me assediando."

Marido,que é marido de verdade, defende a esposa.
Marido frouxo corre.
O marido(Legítimo) foi resolver com o porteiro.

O porteiro(Ilegítimo) matou o marido legítimo.
Porque matou?
Porque ele é a aquela mulher estavam tendo um caso.
Ela estava grávida do porteiro.

No final da trama tínhamos:
Um marido legítimo morto.
Um porteiro preso.
Uma esposa desmascarada,grávida do ilegítimo e com a vida destruída.


Hoje,a mulher e o porteiro estão presos.

Pergunto: Valeu a pena deixar o legítimo pelo ilegítimo?


8.2) Há um endereço certo para cada coisa.

Há um endereço para cada coisa.
Nao se acha Dipirona no açougue.
Não se compra carne em farmácias.

* Existem autoridades legítimas sobre nossas vidas.

Pai,mãe,marido,família,pastor,amigo....

Toda pessoa que joga você contra sua família não é legítima para sua vida.


(2 Cr.20:20)(Gl.6:6)(Hb.13:7,17)(Mt.10:41)



9) A DUREZA DE ELISEU CONTRA JORÃO.

"Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o SENHOR chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas. 14 E disse Eliseu: Vive o SENHOR dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, eu não olharia nem para ti hoje."

HUMOR BÍBLICO: Santa falta de educação de Eliseu.

Repito o que disse João:

 "Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda é cúmplice  nas suas más obras."
(2 Joao 1:10,11)

Jogue fora os móveis de Tobias.(Nee.13:8)

Pare de brincar com Dalila. (Juízes 16:20)

Seja mal educado com o pecado e com todos que querem levar você ao abismo.

Seja mal educado com o adúltero(a)

A mulher adúltera anda a caça da vida preciosa.(Pv.6:32,33)


10) ELISEU E O COMANDO ABSURDO.(Façam covas no vale)

Mudando de assunto.

PROFETAS AS VEZES LIBERAM COMANDOS ABSURDOS.

"Façam covas neste deserto."

O QUE É ISSO? UM COMANDOS ABSURDO!

Certos comandos do profeta são ridículos e absurdos.

Elias disse a viúva de SAREPTA: "Faça primeiro para mim."

MATEUS 6:33 "O Reino em primeiro lugar."

Importante:
Quando Deus lhe manda fazer alguma coisa ele lhe dará a habilidade para você realizar!

Após buscar a Deus através do profeta, os três reis associados receberam do profeta Eliseu um comando absurdo:  "Façam covas neste deserto."

Eles estavam sem água  e o esforço de cavar poços naquela terra seca, liberaria mais água  do seus organismos.

No mesmo lugar que o diabo disse ou pessoas usadas por ele disseram que você secará, eu declaro que você se levantará com uma nova unção.

Você se levantará com uma disposição nova e ousadia nova ,para romper  toda seca de sua vida,casa,família e ministério.


PALAVRA FINAL:

Seus dias de seca estão terminando!

- Música: Além do véu.(Sarando a Terra Ferida)

Uma só palavra que Deus mandar vai fazer a minha vida mudar...

Hoje,agora, você agirá  em cima da palavra liberada

A palavra é: Faça covas em meio aos vales!

Mesmo que voce nao esteja vendo,Deus está  "por trás das cortinas" agindo em favor.


Eu,Pr Venilton,tenho uma palavra de Deus para sua vida.

Deus me chamou para pregar e ensinar sua palavra.

Hoje você veio ao lugar certo.

Esta é a palavra certa para sua vida e momento.


FAÇAM COVAS NO VALE!"

Continuem fazendo suas covas.

Continue trabalhando,profetizando,pregando,ensinado,orando e lendo a palavra.
Em todo trabalho há proveito!

Mesmo que não haja sinais como vento ou chuva continue cavando.


-  Faça covas,esforce-se e cante como Habacuque cantou:

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; 18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. 19 O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)."(Habacuque 3:27-19)

Obs. Música para o cantor principal sobre instrumentos de corda. (Habacuque .3:19)


- Abrir covas ali era abrir espaço para um grande milagre!

Às vezes precismos de fazer força para dizimar,para vir a igreja e até para continuar exercendo a fé.(Às vezes lutamos até contra o desânimo)

- Está  tudo seco em sua vida?

Continue trabalhando,orando,buscando e confiando.
Continue fazendo covas.
Continue cavando poços.

Mesmo que alguns entalhadores de poços estejam trabalhando contra você,continue cavando poços.

Deus nunca se esquece de seu trabalho ou esforço.(1 Co.15:58)

Eu estou aqui para profetizar através desta simples palavra que a sua estação da seca acabou!

Talvez você esteja na  maior estação de seca de sua vida.

Continue cavando,lutando,enfrentando os desanimos e nunca pare.

Continue andando mesmo  o que seja pelo vale da sombra da morte.

Continue cavando poços mesmo que voce nao tenha  mais forca.

Continue cavando mesmo que alguns tenham jogado areia no seus olhos.


DESCANSE NESTA PROMESSA:

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. 6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos."

(Salmo 126:5,6)(Isaías 61:7)(Romanos 8:18)


- Filme desafiando Gigantes: 
"Continue...Continue...Nao pare!"
"Falta pouco. Você consegue.
 (Filme desafiando Gigantes)

- Repita para você mesmo:

Eu continuarei cavando,lutando,enfrentando os desânimos,os gigantes que tentam me assombrar.

REPITO: 
Estou aqui para profetizar que a sua  estação  da seca acabou!
Esta estação VIRÁ com sobras para sua vida.
Outros beberão com você de sua abundância!


AS ÁGUAS VIRÃO!

Há uma nova unção fluindo e um novo tempo chegando em sua vida!

Deus está levantando  sua cabeça,sua vida e seus sonhos a partir de  hoje!


-  Eu sinto e vejo cheiro de novas águas  sobre sua vida.

Jó 14:7-9 Há  esperança para a árvore  cortada... "Ao cheiro das aguas brotará!"

Ouça e leia:

No tempo da seca espiritual,parece que nossas bençãos foram cortadas...
Deus ainda não  terminou a obra em sua vida.

Existem novas águas  entrando hoje,agora,now, em sua vida.

Sinta hoje,agora o cheiro das águas  sobre sua vida.

Eu sinto hoje o cheiro das novas águas sobre sua vida!

Jó 14:7-9 Há  esperanca para a arvore cortada...
"Ao cheiro das águas  brotará!"

Seu vale se encherão de tanta  água  que muitos beberão dele.
(2 Rs 3:20)

Sinta o cheiro das águas  no seu carro,na sua casa e no seu trabalho.

Pastor Venilton G. Jesus
Entre 3:00 as 6:00 da madrugada de 15 Abril 2015



Amem.








 












Postar um comentário