RADIO RESTITUI


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A Brevidade da vida. (Tiago 4)

A BREVIDADE DA VIDA.(5/02/2015)

"Eis agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e teremos muito lucro; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? Sois apenas um vapor(neblina) que aparece por um pouco, e depois se desaparece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo." (Tiago 4:13-15)



INTRODUÇÃO:

No dia 04 de Janeiro de 2015,eu havia passado quatro horas no banheiro de serviço de meu apartamento, aplicando "Butox" no Bob,meu cachorro de estimação,fazendo isso sem o uso de luvas.

Meu cachorrinho estava sofrendo com milhares de pulgas que o faziam gritar de dor o tempo todo e eu resolvi acabar com elas.(Fiquei muito penalizado)

Cortei todos os pelos do animal.

Neste dia, no Domingo à noite,fui  para o culto passando mal.(Tonteiras)

Segunda feira,05/1/2015,desci a Campo Grande,  para fazer um projeto elétrico na igreja do meu amigo Pastor Marco Silva.

Enquanto andava pela obra medindo  o galpão e projetando os quadros gerais(QDLF),Também sou Eletricista, me deu uma tonteira e cai. 

Minutos depois,levados por meus amigos Adão e Marco Silva, eu estava na UPA da AV. Cesário de Melo, Campo Grande,sendo atendido em regime prioritário.

Na triagem do UPA eu não sabia meu nome, não me lembrava do meu endereço,OU SEQUER  o número do 

Meu telefone, prédio etc...
Por 30 minutos perdi a lembrança dos fatos de minha vida.(Perdi a memória)

Fui encaminhado imediatamente a sala de exames com uma tarja amarela e ali fiz:Eletro,teste de pressão arterial, teste de nível de  glicose etc...

No dia seguinte fiz um exame de sangue e fui a Cardiologista em Teresópolis.

Diagnóstico: Envenamento por Butox.(Remédio para matar pulgas)


1) UM DE DOR EM TERESÓPOLIS.

Hoje,05/2/15,foi enterrada pela manhã em TERESOPOLIS, uma adolescente de 15 anos,que ontem, rolou da escada e bateu  forte com a cabeça,veio a falecer,estando grávida.(Uma tragédia na cidade e na igreja do JAT.

Ainda hoje,05/2/2015,enterrei o irmão do Josias,Almir, que morreu aos 47 anos. 
Seu pai,de 87 anos,chorava inconsolável. 
A ordem natural da vida são os filhos enterraram seus pais. Quando acontece o contrário,a dor é insuportável.

Ano passado,nesta mesma época e nesta mesma família, perdemos uma bebezinha afogada na piscina de sua casa. Que dor!  Todos sofremos muito com aquela perda.
Seus pais e avós ainda choram até hoje.


1.1) Minhas meditações sobre este tema:

- Quando cheguei ao Rio,eu tinha 11 anos.

- Quando confessei Jesus eu Tina 19 anos.

- Me casei com 19 anos e Caroline nasceu quando eu ia completar 21 anos.

- Clarice nasceu quando eu tinha 28 anos.

- Outro dia,eu Venilton,estava com 30 anos. 

- Estou agora com 52.(24/1/2015)


1.2) Minha conclusão nesta história toda é: 

- A vida é como uma Neblina.

- A vida é breve.

- Preguei isso hoje,05/2/15, no Cemitério de Teresópolis.



2) O ENSINO DE  MOISÉS.

Moisés disse: "A vida é breve."(Salmo 90:9-12)
"Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta. 10 Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. 11 Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor. 12 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios."



2.1) O ensino de Tiago:
"Eis agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo."
(Tiago 4:13-15)

- "Vós não sabeis o que sucederá amanhã.."
- "Vós sois como a neblina que aparece e logo se dissipa..."
- Aprendam aux dizer:
 "Se Deus quiser,isso faremos ou executaremos..."



3) A AVAREZA DE NABAL DO CARMELO. (  Samuel 25)


Davi havia cuidado das ovelhas de Nabal sem que ele soubesse.
Um dia,Davi precisou de pão e água para seus soldados e foi até Nabal buscar ajuda neste momento de dificuldade.

- Veja como Nabal o recebeu:(1 Samuel 25:4-11

"E ouviu Davi no deserto que Nabal tosquiava as suas ovelhas, 5 E enviou Davi dez moços, e disse aos moços: Subi ao Carmelo, e, indo a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está. 6 E assim direis àquele próspero: Paz tenhas, e que a tua casa tenha paz, e tudo o que tens tenha paz! 7 Agora, pois, tenho ouvido que tens tosquiadores. Ora, os pastores que tens estiveram conosco; agravo nenhum lhes fizemos, nem coisa alguma lhes faltou todos os dias que estiveram no Carmelo. 8 Pergunta-o aos teus moços, e eles to dirão. Estes moços, pois, achem graça em teus olhos, porque viemos em boa ocasião. Dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, o que achares à mão. 9 Chegando, pois, os moços de Davi, e falando a Nabal todas aquelas palavras em nome de Davi, se calaram. 10 E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor. 11 Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?"


Esta atitude fez Davi partir em direção ao mesmo na intenção de matá-lo.Sua esposa Abigail,mulher sábia,interceptou Davi,entregou-lhe uma oferta de culpa e alimentou seus soldados.

Nesta mesma noite,Deus feriu Nabal de Morte(Infarto) e Davi tomou Abigail por sua esposa.


4) MINHA INFÂNCIA EM BELO HORIZONTE.

Eu morava no Pindorama.(B.H)
Minha vovó Elvira marcou demais minha infância.
Eu a chama de vó Dica ou "Diquinha."

Me lembro do fogão de lenha,da galinha com quiabo e do angú. (Até hoje minha comida predileta)
Como ela era muito boa comigo, sempre me dava bons conselhos. 
Ela era meiga,tranquila e nunca reclamava de nada. 
Vovó Elvira ajudou muito na minha criação.

Morei da casa dela vários anos,juntamente com a tia Cleide,o tio Claudio e o tio  Alberto.
Eu, Alberto,Claudio e minha tia Cleide quase tocávamos fogo na casa e ela estava lá,sempre tranquila. 

4.1) Já o vovô  Alfredo era bravo!

Ele Gostava de assobiar!
Mas era feliz!
Meu avô Alfredo cumprimentava todo mundo que encontrava na rua.
Me lembro que ele me levava com ele  para instalar marco nas portas das casas. 
Era um excelente marceneiro.
Ele tinha uma ferramenta chamada: "Arco de pua" para fazer os buracos nos marcos. 
Muito legal era  aquela ferramenta.


4.2) O ensino da "Diquinha"

Um dia a vovó diquinha me disse:

"Meu querido netinho,sempre que você falar qualquer coisa sobre o futuro diga:Se Deus quiser isso faremos ou executaremos.." (Nunca me esqueci deste conselho)

Anos mais tarde, descobri que este conselho vinha da Bíblia em (Tiago 4:13-15).
Aprendi este ensino muito cedo,graças aos conselhos da vovó Elvira.
Tenho ensinado isso aos MEUS filhos e discípulos.


5) O CORAÇÃO DO HOMEM FAZ PLANOS.(Pv.16:1)

"O coração do homem faz planos, mas do SENHOR vem a resposta da língua. 2 Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. 3 Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.(Pv.16:1-3)

"A resposta certa dos lábios vem do Senhor..." V.1

"Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá." (Pv.19:21)


5.1) Voltando ao texto base de Tiago:
"Atendei vos que dizeis: amanhã  para cidade tal. Negociaremos e teremos muito lucro...

Vós não sabeis o que sucederá amanhã...

Vós sois como neblina que aparece e logo se dissipa..."


5.2) Um versículo chave:
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. 9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."(Isaías 55:8,9)



6) SUBMETA SUA VIDA E SEUS PLANOS A DEUS.

Jesus e o rico insensato.(Lucas 12:16-23)
"E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; 17 E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 18 E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; 19 E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. 22 E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. 23 Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes."(Lucas 12:16-23)


6.1) A proposta deste homem era somente enriquecer
Não havia nenhuma motivação de altruísmo em sua vida.
Veja suas palavras:
"Destruirei Meus celeiros...e construirei outros maiores ainda..."


6.2) Deus nunca  abençoa motivações egoístas.
Deus quando abençoa, próspera e até enriquece alguém, como fez com Abraão,Davi e Salomão, o faz para que seu reino seja expandido e outras pessoas sejam favorecidas.

Nunca se esqueça disso.

Ninguém carregará  mudança em seu próprio enterro.

Frank Sinatra,uma das mais belas vozes da América,multimilionário,pediu para ser enterrado com um maço de cigarro,uma nota de 1 Dólar e uma pequena garrafa de Uísque.

Foi o que sobrou de sua vida.



7) NOSSO CORAÇÃO FAZ MUITOS PLANOS.(Pv.16:1)

"O coração do homem faz planos, mas do SENHOR vem a resposta da língua. 2 Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. 3 Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.(Pv.16:1-3)

"A resposta certa dos lábios vem do Senhor..." V.1
Submeta seus planos a Deus.
(Pv.16:1-3) (Pv.19:21)(Tg.4:13-15)
Importante:

Não é errado comprar,vender ou negociar.

Você pode ser vendedor,corretor e até operar na Bolsa de Valores.

Errado é o desejo e a motivação avarenta de apenas comprar, juntar, prosperar e acumular

IMPORTANTE:
Pergunte para Deus o porquê de sua prosperidade e crescimento?



8) O REI CIRO E SEU ENTENDIMENTO.

O rei Ciro entendeu o porque Deus lhe deu todos os reinos do mundo.(Esdras 1:1-3)V.2

"No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: 2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. 3 Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do SENHOR Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém."(ESDRAS 1:1-3)V.2

Um rei trilionário,que dominava 127 nações, entendeu o propósito de seu crescimento,prosperidade e riquezas.


8.1) Um triste fato:

Alguns crentes prósperos ainda não entenderam isso.

São avarentos,egoístas e não investem quase nada no reino de Deus.

Parecem até parentes de Nabal.



9) JESUS PREGOU SOBRE NEGÓCIOS.

Jesus,ao nascer, foi honrado com ouro,incenso e mirra.(MATEUS 2:9-11)

Jesus pregou sobre negócios.(MATEUS 25:14)

Falou sobre  a importância do PLANEJAMENTO nos negócios. (Lucas 14:28)

Importante: Quem não senta para planejar,planeja fracassar.

Salomão disse que os planos mediante conselhos terão bom êxito.


9.1)Pergunto-lhe: Porque você deseja prosperar?
Somente para comprar roupas,sapatos,telefones, casa,carros ou mansões?

Mude seu foco e suas motivações.

9.2) Disse Jesus:(Lucas 14:26-33)
 "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. 28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? 29 Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, 30 Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. 31 Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? 32 De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. 33 Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo."
( Lucas 14:26-33) V.33

V.33 Tem que renunciar tudo!

Leia com atenção:

QUANDO DEUS PROSPERA ALGUÉM,ELE O FAZ PARA QUE SUA CASA,SUA OBRA E SEU REINO SEJAM FAVORECIDOS.(Nunca esqueça disso!)



10) DEUS NÃO ABENÇOA MOTIVAÇÕES  NABALESCAS E EGOÍSTAS.

"Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. 4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."(Tiago 4:2-4)


Importante:
Nunca se esqueça de suas origens, de onde você veio ou ja esteve.

Lembre-se de onde você veio.


10.1) em muita gente se esquecendo que Deus o tirou de detrás das malhadas.(2 Sm.7:8,9)

NUNCA SE ESQUEÇA DE ONDE DEUS LHE TIROU.

Ele sempre nos lembrará isso como fez com Davi.(2 Samuel 7:8,9)

"Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel. 9 E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.. (2 Sm 7:8,9)



10.2) Crucifique sua avareza.

Seja um abençoador. (Pv.11:24,25)

LARGUE SEU EGOÍSMO.

Abençoes  seus filhos,esposa, a casa de Deus e faça o bem sem olhar a quem.(Gl.6:9)

Tenha a fama de Doador!

Aprenda com Jesus que todo doador será lembrado. (MATEUS 26:13)



10.3) Eu tenho fama de doador.

Na minha pregação de 01/2/2015(Tudo Novo) conto algumas experiências que tive com Deus em matéria de doações,entregas e sacrifícios.

Ele nunca ficou me devendo nada.(1 Co.15:58)

Cuidado com sua mesquinhez!

10.4) A maioria dos crentes de  hoje não conseguem nem mesmo entregar o dízimo na casa de Deus. Sobram desculpas para encobrir sua avareza.(Col.3:5)(Malaquias 3:8-10)

Alguns Dizimam e não ofertam.
Outros ofertam mas discordam do dízimo.
Já fazem muitos anos que eu dou mais ofertas do que Dízimos.



10.5)  Tudo que fazemos na vida é uma semente

Sementes germinam e se tornam em árvores.

- Meu testemunho no Arizona.

Durante dois anos eu plantei uma semente na vida de uma missionária no Arizona.(2009/2010)

Em 2014 ela me enviou sementes de amor que superaram os dois anos que investi em seu ministério. 


CONCLUSÃO.

Nossa vida é como uma neblina.

Hoje estamos,amanhã poderemos não mais estar.

Moisés disse:

"Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios."(Salmo 90)

Aprenda a falar:" Se Deus quiser,isso faremos ou executaremos."(Tiago 4)

Um alerta:

Lembre-se da Parábola do rico insensato.

Lembre-de de Nabal.(1 Samuel 25:1-40)

O bobão do Nabal ainda perdeu sua mulher para Davi. (V.38)

Seja generoso,abençoador é um grande plantador de sementes.

Faça morrer sua altivez e avareza.(Colocensses 3:5)

Esta decisão é sua!

CONFRONTO FINAL:
CONTRIBUÍA DE ACORDO COM SUA RENDA,PORQUE SUA RENDA SEMPRE ESTARÁ DE ACORDO COM O SEU NÍVEL DE SUA CONTRIBUIÇÃO.

* Se você deseja o melhor,aprenda a dar o seu melhor.

Ninguém receberá o melhor dando sempre o seu pior ou sobras?

"Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos. 9 Agora, pois, eu suplico, peça a Deus, que ele seja misericordioso conosco; isto veio das vossas mãos; aceitará ele a vossa pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos."(Malaquias 1:8,9)


Receba esta palavra em nome de Jesus.


Pastor Venilton G. Jesus
Teresópolis,Rio,Brasil.
05/02/2015


EU TENHO UMA PALAVRA DE DEUS PARA SUA VIDA.

IAGU-CASA DA PALAVRA.(Is.59:21)




Postar um comentário