RADIO RESTITUI


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Confessando Jesus diante dos homens.

Título: Confessando Jesus diante dos homens.

Texto: Mateus 10:32,33

"Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus."(Mateus 10:32,33)



INTRODUÇÃO 

Fazendo meu devocional,me deparei com estes dois versículos que fazem parte do comissionamento de Jesus aos doze.

Imediatamente me perguntei:

Como confessar Jesus diante dos homens?

Como negá-lo diante dos homens?



1) MINHA EXPERIÊNCIA EM 1982

Em 1982 tive uma experiência inesquecível com esta passagem.

Eu era um novo convertido e andava com minha bíblia escondida numa pasta vermelha para que ninguém desconfiasse que eu agora era crente.

Todos sabemos que uma das marcas de um crente a andar com sua bíblia.

Por alguns meses eu insisti nesta Prática.

Minha bíblia só era "visivel" em casa e na igreja.



Certo dia,enquanto lia minha bíblia,me deparei com estes versos:

"Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus."(Mateus 10:32,33)

Nunca mais tive vergonha de esconder minha bíblia.





2) Todo homem nasce em pecado e precisa ser salvo.



Salvo do domínio do pecado,do domínio de Satanás  e da morte eterna.

Não há um justo sequer,nem sequer um.

Pelo pecado de Adão todos se extraviaram e se fizeram inúteis.

A salvação é um ato da graça de Deus, precedida de fé e arrependimento.

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,"(Atos 3:19)

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."(Efésios 2:8,9)



3) A SALVAÇÃO DEVE SER CONFESSADA PUBLICAMENTE.

"Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."(Romanos 10:8-10)

V.9 ": Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."

"Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus."(Mateus 10:32,33)



PERGUNTO-LHE:

Você já confessou Jesus como Senhor e Salvador?


Eu tenho por hábito,antes de cada batismo nas águas, pregar uma curta palavra sobre fé e arrependimento. Logo a seguir,levo os candidatos a fazerem uma confissão pública diante dos presentes. A seguir,mergulho-os nas águas batismais.



4) PELO NOSSO TESTEMUNHO PODEMOS CONFESSAR OU NEGAR JESUS.

Eu confesso Jesus diante dos homens quando não tenho vergonha de falar de seu amor para as pessoas no trabalho,na escola,na vizinhança,na roda de amigos,no radio,na televisão,na praça etc...

Ultimamente tenho colocado uma mesa na calçada da igreja,em frente ao ponto de Ônibus e ali,com a bíblia aberta,evangelizo as pessoas.

Faço isso uma hora antes do culto com o ponto de ônibus lotado.

Alguns zombam e até riem de minha cara.

Outros xingam.

Mateus 5:11,12  me respalda.

Esta semana após uma abordagem na "mesa da calçada" uma pessoa subiu para o culto. 

Chorou a pregação inteira.

Para Deus uma alma vale mais que o mundo inteiro.



4.1) Alguns mais parecem agentes secretos de Jesus.


Tem vergonha de andar com a bíblia.

Não falam de Jesus para ninguém.

Não falam na escola,no trabalho,na faculdade ou na vizinhança.

Ninguém  sabe que ele é crente.

"Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus."(Mateus 10:32,33)

4.2) A bíblia nos incentiva a ganhar almas para Deus.

 "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio."
(Pv.11:30)


"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
(Marcos 16:15)

"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."
(Mateus 28:18-20)

"E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. 23 E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e becos, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha."
(Lucas 14:22,23)

4.3) Ainda há lugar.

Cada cadeira vazia de sua igreja clama por uma vida.
Devemos ir buscá-las nos caminhos,atalhos e becos.
Se necessário for,obrigue-os a entrar,conforme Jesus falou.

PARA QUE FIQUE CHEIA A MINHA CASA.
TRABALHE PARA ENCHER SUA IGREJA!
AJUDE SEU PASTOR.

AO INVÉS DE SE TORNAR UM CRÍTICO DE SUA IGREJA OU PASTOR TORNE-SE UM COOPERADOR.

Repetindo o versículo de Lucas 14.

"E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. 23 E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e becos, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha."
(Lucas 14:22,23)

"Ainda há lugar,"

Que Deus nos desperte para a urgência desta passagem!


4.4) Seja como Priscila e Áquila em relação à Paulo.

"Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, 4 Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios."(Romanos 16:3)

Não sabemos qual foi o motivo que colocou a cabeça de Paulo em risco em Roma.

O que sabemos é que o casal Priscila e Áquila arriscaram as cabeças para livrarem Paulo.

O "Tamú Junto" não pode ser apenas um discurso.

Quantos concordam?


5) ALGUNS PROFESSAM CONHECÊ-LO PORÉM O NEGAM COM SUAS OBRAS.



São os fariseus da atualidade.

Disse Jesus:

" Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. 3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; 5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens..,"(Mateus 23:2-5)

OBS. "DIZEM E NÃO FAZEM..."



Quando nos assentamos com os ímpios e praticamos suas obras negamos o nome do SENHOR.(Salmo 1)



QUANDO PROPORCIONAMOS ESCÂNDALOS,NEGAMOS O NOME DO SENHOR.



6) PAULO,ESCREVENDO A TITO  TAMBÉM PREVINIU-O CONTRA E ELES.



 "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. 16 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra."(Tito 1;15,16)



Importante:

Tais pessoas até professam ou confessam que conhecem a Deus,entretanto o negam por suas obras e mau testemunho.



INFELIZMENTE ALGUNS SE DESVIAM DA FÉ.

MUDAM SUAS PROPOSTAS ORIGINAIS.

COMPROMETEM SUAS MOTIVAÇÕES.

FAZEM DO EVANGELHO UMA FONTE DE LUCRO.

QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS E NOS AJUDE!




7) CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS.

Disse Jesus:

" Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. 19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci,apartai-vos de mim vos que praticais a iniquidade."(Mateus 7:15-22) V.22

Obs. V21 "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos  ceus..."

HAVERÁ MUITAS SURPRESAS NAQUELE DIA.



CONCLUSÃO:

A mensagem de Deus para cada um de nós é clara.

Vivamos como padrão é exemplo.

Disse Jesus Jesus:

"Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. 14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16 Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. 17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes."(Joao 13:13-17)


PERGUNTA FINAL:

Se um dia for feita um relatório sobre sua igreja com feitos e nomes,onde o seu é meu nome apareceria na lista de Romanos 16?


"Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, 2 Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. 3 Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, 4 Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. 5 Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo. 6 Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós. 7 Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo. 8 Saudai a Amplias, meu amado no Senhor. 9 Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado. 10 Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo. 11 Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor. 12 Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor. 13 Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. 14 Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos irmãos que estão com eles. 15 Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão. 16 Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam. 17 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. 18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. 19 Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal."
(Romanos 16:1-19)

Quem podemos recomendar?(Febe)
Quem arriscou a cabeça pelo Líder como fizeram Priscila e Áquila?
Quem muito trabalhou ou tem trabalhado por nós?Pérside,Trifena,Trifosa.
Quem hospeda a igreja em sua casa?
Quem tem se distinguido?Andronico é Junias.
Quem está aprovado em Cristo?Apeles.
Quem tem se afastado dos que promovem dissensões e escândalos?
Quem tem sido conhecido pela obediência?
Quem tem sido sábio para o bem e simples para o mal?

MEU TESTEMUNHO:

Já construí três igrejas em Teresópolis.
Uma esta com o Pr.Marquinhos.(Minstério SHAMÁ)
Demos para eles um ar condicionado de presente.
Uma das igrejas que construímos em (2012/2013) está no momento desolada,fechada e sem pastor.

Agora,em 2014, estamos restaurando um lugar que antes estava assolado.(Is.61:4)
Desde Junho de 2014 tenho trabalhado com afinco aqui
Alguns têm nos ajudado e eu lhes agradeço de coração.
Ainda somos poucos,mas temos feito tudo com amor.
As vezes saio daqui extenuado e até tomo remédio para dores musculares.

Cada vez que termino uma etapa,faço a oração de Neemias:

"Deus meu, lembra-te de mim e não risques as beneficências que eu fiz à casa de meu Deus e às suas observâncias."(NEEMIAS 13:14)


Que Deus nos ajude!

ORAÇÃO FINAL:

Senhor,ajuda-nos a jamais negarmos o teu nome!

Tem misericórdia de nós.

Seja sobre nós a tua graça e confirma as obras de nossas mãos.(Salmo 90:16,17)

Que na lista de Romanos 16 os nossos feitos sejam registrados com louvor.

Que as palavras de nossos lábios e o meditar de nosso coração sejam agradáveis em tua presença.



Amém.



Pr. Venilton G. Jesus

14 de Novembro de 2014
Teresópolis,Alto do Soberbo.
Final do propósito de Sete semanas.






















Postar um comentário