RADIO RESTITUI


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A TRAJETÓRIA DE ISAQUE.

A TRAJETÓRIA DE ISAQUE.
Texto: (Genesis 26:1-6)

"E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; 3 Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; 4 E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; 5 Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. 6 Assim habitou Isaque em Gerar."
(Genesis 26:1-6 )



1)  A FOME EM GERAR.(Isaque se movimenta)

E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.(V.1)

Diante da fome,ISAQUE se movimentou em direção a Gerar.
As dificuldades e os problemas sempre nos movimentam.
Crises  nos movimentam de um lado para o outro na busca de soluções.
As Crises afetam  nossa região de conforto e aumentam nossa sensibilidade.
Elas nos reaproximan  da família e dos amigos legítimos.(Pv.17:17)
Nos reaproximam da casa de Deus.
A Casa de Deus é um lugar de respostas.
Nos levam a orar, clamar e chorar.

A fome na terra de ISAQUE o fez procurar um antigo amigo de seu Pai ,Abimeleque,rei dos filisteus, na cidade de Gerar.

"E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi ISAQUE a Abimeleque, rei dos filisteus, em GERAR."(Gênesis 26:1)

Anos antes,seu pai Abraão,recebera auxílio deste rei.

"E partiu ABRAAO dali para a terra do sul, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em GERAR."


2) CRISES GERAM APARIÇÕES DIVINA.

EM GERAR SENHOR APARECEU A ISAQUE.

"Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; 3 Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei. E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; 3 Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai."(Gênesis 26:2,3)


2.1) Em GERAR, as promessas feitas a Abraão foram reafirmadas a Isaque.

"E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; 5 Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. 6 Assim habitou Isaque em Gerar. 
(Gênesis 26:4-6)

2.2) Deus é multigeracional.

As promessas bíblicas atingirão nossas futuras gerações.

"Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. "(Atos 2:39)



3) ISAQUE FICOU EM GERAR.(OBEDECEU)

 "Assim habitou Isaque em Gerar." (Gênesis 26:6)

O MELHOR LUGAR PARA PERMANECERMOS,MESMO NO DESCONFORTO OU NA DOR, É O LUGAR DA OBEDIÊNCIA.

Naquele momento de crise a cidade de  Gerar era a geografia certa para ISAQUE habitar.


3.1) PAULO NA BITÍNIA. (ATOS 16:8-10)

ESTE TEXTO MOSTRA PAULO TENTANDO PREGAR NA BITÍNIA.

O Espírito Santo o impediu de pregar na Bítinia.
Pregar o evangelho é algo legítimo?Sim.
Entretanto,naquele momento,Paulo foi impedido de pregar o evangelho na Bitínia?
Porquê?
O lugar certo ou a geografia certa para Paulo naquele momento, era a Macedônia.
Ao entender isso,Paulo partiu para a Macedônia.

*           Quando estamos na terra errada nada dá certo!
*           Ex. Jonas, Elimeleque e Noemi e o filho pródigo.

"Permaneça na vocação que fostes chamado." (1Co 7:20)

Fique na terra que Deus lhe disser e não na terra que você gostaria.

"E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser."
(Gênesis 26:1,2)


4) ISAQUE MENTIU SOBRE REBECA. (HERANCA COMPORTAMENTAL)

"E perguntando-lhe os homens daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) não me matem os homens daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista. 8 E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher. 9 Então chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como pois disseste: É minha irmã?"
(Gênesis 26:7-9)

4.1) Todos nós temos três heranças básicas.

Herança genética,espiritual e comportamental.

1° Herança: Genética.

O Genótipo manifestações estereótipo.
Os Gens e os Cromossomos definem as características do novo ser.
São 23 cromossomos do Pai e 23 da mãe.
A mulher é XX.
O homem é XY.
O cromossomo Y define o sexo.
O pai dá a direção genética pelo cromossomo Y.

2° Herança: Herança Espiritual de benção ou maldição.

 " Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos; 4 E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão,"(Gênesis 28:3,4)

"Porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.."(Êxodo 20:5,6)

"Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram."(Jeremias 31:29)

"Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. "(Atos 2:39)

NÃO DESPREZE ESTE ASSUNTO DE BENÇÃO E MALDIÇÃO GERACIONAL. 


3° Herança: Herança Comportamental.(Aprendizado por imitação)

A herança comportamental tem a ver com a imitação de comportamentos repetitivos presenciados por nós  no seio familiar ao longo dos anos.

É a famosa história Peixe cozinhado sem rabo e sem cabeça ao longo de três gerações em uma família. Ao questionarem este hábito com a bisavó a mesma respondeu:

"Eu cortava o rabo e a cabeça porque minha panela era pequena."


5) A MENTIRA DE ABRAÃO.

"E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara. 3 Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido"
(Gênesis 20:2,3)

5.1) Abimeleque argumentou sua inocência diante de Deus.

"Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa? 5 Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto. 6 E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la.,"(Gênesis 20:4-6)

5.2) Deus ordena a Abimeleque que ele devolva Sara a seu marido Abraão.

"Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu"
(Gênesis 20:7)

Esta devolução deveria ser feita com uma oferta.

"Então tomou Abimeleque ovelhas e vacas, e servos e servas, e os deu a Abraão; e restituiu-lhe Sara, sua mulher. 15 E disse Abimeleque: Eis que a minha terra está diante da tua face; habita onde for bom aos teus olhos. 16 E a Sara disse: Vês que tenho dado ao teu irmão mil moedas de prata; eis que ele te seja por véu dos olhos para com todos os que contigo estão, e até para com todos os outros; e estás advertida."(Gênesis 20:14-16)


5.3) Abimeleque repreendeu o profeta de Deus.(Um fato vergonhoso)

"E levantou-se Abimeleque pela manhã de madrugada, chamou a todos os seus servos, e falou todas estas palavras em seus ouvidos; e temeram muito aqueles homens. 9 Então chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito. 10 Disse mais Abimeleque a Abraão: Que tens visto, para fazer tal coisa?"
(Gênesis 20:8-10)



6) NA MESMA CIDADE (GERAR), ISAQUE REPETIU O COMPORTAMENTO MENTIROSO DE SEU PAI. (Gênesis 26:7-11)

ESTA É A HERANÇA COMPORTAMENTAL. 

" E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela. 10 E disse Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguém deste povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delito. 11 E mandou Abimeleque uma mensagem a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar neste homem ou em sua mulher, certamente morrerá.  (Genesis 26:7-11)

SEM QUE ABRAÃO E ISAQUE SOUBESSEM,O TEMOR A DEUS ESTAVA PRESENTE NAQUELE POVO. ANOS DEPOIS,POR MOTIVOS QUE DESCONHEÇO,ELES SE TORNARAM INIMIGOS MORTAIS DE ISRAEL.

6.1) Herança comportamental de preferências.

Sara desprezou Ismael.
Abraão preferiu Isaque.(O filho da promessa)
Tempos depois,Isaque preferiu Esaú ao invés de Jacó.
Rebeca Preferiu Jacó e desprezou Esaú. 
Jacó preferiu José.
José preferiu Manassés.

Ninguém pode negar estes fatos.

As preferências no clã familiar do patriarca Abraão se repetiram por três gerações devido a herança comportamental.

NÃO ZOMBE E NÃO DESPREZE ESTE ENSINO.
AINDA HOJE ISSO ACONTECE EM VÁRIAS FAMÍLIAS.
É O FILHINHO QUERIDINHO.
A FILHINHA QUERIDINHA E ETC...

6.2) Cuidado com seus maus hábitos.

Eles podem se perpetuar em seus filhos e netos.
Trate seus filhos com igual amor.
As preferências abrem buracos emocionais na vida familiar.
Estou lhe dando este conselho de graça.
Quem avisa amigo é.

6.3) Outro fator importante:

Um pai mentiroso "pode gerar" filhos mentirosos.
Filhos aprendem pelo exemplo.
Certa vez,alguém questionou a briga de dois irmãos.

Resposta: 
Não estamos brigando,mas brincando de Papai e mamãe.
Quem cresce em meio aos gritos,tem a tendência de gritar no futuro.


7) O TEMOR DE ABIMELEQUE.

ABIMELEQUE O PAI,  PRESERVOU ABRAÃO E SARA POR CAUSA DO TEMOR A DEUS.
(Gênesis 20)

ANOS DEPOIS, ABIMELEQUE O  FILHO, PRESERVOU ISAQUE E REBECA.
(Gênesis 26)

ABRAÃO JULGOU MAL ABIMELEQUE QUANDO DISSE:
"Certamente não há temor de Deus neste lugar."


Homens ímpios souberem reconhecer e reverenciar os profetas.
(2 Crônicas 20:20)

O temor ao Deus de Israel está presente em todo mundo.

Como Abimeleque precisamos recuperar o respeito aos legítimos profetas.
(Hb.13:5-7,17)

Não perca para Abimeleque na atitude de honrar profetas.

Não faça parte da geração que desonra os profetas.(Mateus 10:40-44)


6) FIQUE E SEMEIEA NA TERRA.

ISAQUE PERMANECEU EM GERAR E TRABALHOU A TERRA.
(Gênesis 26:12)

Disse Deus a ISAQUE:

"Habita na terra que eu te disser; 3 Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai." (Gênesis 26:2,3)

"Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis."(Gênesis 26:5)

ISAQUE OBEDECEU.(1 Samuel 15:22,23)

V.6 Assim habitou Isaque em Gerar. (Genesis 26:2-6)


8) ISAQUE SEMEOU NA TERRA.

"E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. 13 E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. 14 E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam."
(Gênesis 26:22-14)

Semeadura envolve trabalho duro.

"E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava."(V.12)

Abaixo a preguiça.
Não há colheita sem semeadura.
Não há sucesso sem trabalho.

8.1) Toda semeadura trará uma  colheita.

"Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. 5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. 6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas." (Ec 11:1-6)

Abandone a preguiça.
Deixe de ser "Deitão"
Seja um trabalhador do reino.
Saia do campo das desculpas.

8.2) Disse Jesus:"Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também."(João 5:17)

 "Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os trabalhadores. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara."
(Mateus 9:37,38)


9) ISAQUE E OS POÇOS ENTULHADOS.

"E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. 13 E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. 14 E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. 15 E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra."
(Gênesis 26:12-15)

Sucesso incomoda. 
Seu sucesso vai gerar invejas,críticas e duras perseguições.

Se você não deseja ser perseguido:
Não diga nada.
Não faça nada.
Não crie nada.
Não seja nada.

Saiba lidar com isso.

Saiba que seu inimigo lhe promove.

9.1) Os poços da contenda e inimizade.

OS PASTORES DE GERAR CONTENDERAM COM ISAQUE. (ESEQUE E SITNA)

V.20 "E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele."

- Eseque: (Gn 26:20) (Contenda/ Eseque)

O caminho do sucesso e da liberação dos sonhos será precedido de contendas (Eseque).

Sua benção trará opositores e inimigos. (Gn 26:21)

V.21 "Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna."

- Sitna: Inimizades

9.2) Não estranhe o fogo ardente que surge no meio de vós.(1Pe 4:12-16)

- O ímpio odeia o justo, o fraco odeia o forte, o medrosos odeia o corajoso, o indeciso odeia o  decidido e o mal odeia o bem .


10) ABIMELEQIE EXPULSOU ISAQUE.

"Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá."(Gênesis 26:16,17)


Quando crescemos e prosperamos os intrigueiros de plantão começam a nos apedrejar.
Abimeleque se incomodou com o crescimento de Isaque.
O mesmo Abimeleque que o recebeu agora o despediu por inveja.

10.1) A vida por vezes bate com um tijolo em nossa cabeça.

Amigos as vezes nos despedem.
Eu vivi isso tempos atrás.
Tudo coopera para o nosso bem.(Romanos 8:28)



11) ISAQUE HABITOU NO VALE DE GERAR.

"Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no VALE de Gerar, e habitou lá."
(Gênesis 26:17)

Ninguém gosta de estar ou morar no vale.
Você gosta?
O que é um vale?
Vale é lugar sombrio.
Pela experiência posso afirmar  que o vale é um lugar onde a luz chega por ultimo e vai embora primeiro.
Expulso das terras de Abimeleque, Isaque habitou no VALE DE GERAR.

"Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no VALE de Gerar, e habitou lá."
V.17

11.1) Trocadilhos sobre o vale:

- Quando estamos no monte, árvores parecem capins e prédios parecem caixinhas.

- No vale, árvores são poderosos obstáculos e suas raízes nos amedrontam.

- No monte as pessoas nos parecem formigas.

- No vale tudo parece ser grande demais e  mais fortes que nós.

- No monte, um rio se parece com poça de água.

- No vale o rio tem uma forte correnteza e arrasta tudo que tem pela frente. 

- No monte você consegue ter uma visão ilimitada e vislumbrar de onde vem o inimigo.

- No vale você não consegue ver de onde está sendo atacado. 

- No monte nos sentimos seguros. 

No vale estamos vulneráveis e amedrontados.



12) MESMO NO VALE, ISAQUE CONTINUOU CAVANDO.(NÃO PAROU DE TRABALHAR)

DEUS NÃO COLOCA MEDALHAS EM PREGUIÇOSOS.
O ÚNICO LUGAR QUE SUCESSO VEM ANTES DE TRABALHO É NO DICIONÁRIO. 
ISAQUE NÃO COMIA O PÃO DA PREGUIÇA.

"Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas."
(Gênesis 26:19)

"E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra."
(Gn.26:23)i

CONTINUE CAVANDO SEUS POÇOS.

"Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará."
(Eclesiastes 11:4)


12) NO VALE DE GERAR ISAQUE TEVE UMA NOVA APARIÇÃO DIVINA.

No vale de Gerar Isaque recebeu uma nova aparição divina.(Gênesis 26:23-25)

"Depois subiu dali a Berseba. 24 E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. 25 Então edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço."(Gênesis 26:23-25)

ESTA NOVA APARIÇÃO ACONTECEU PARA REAFIRMAR AS PROMESSAS FEITAS A SEU PAI.

APÓS ISSO, ISAQUE EDIFICOU UM ALTAR AO SENHOR.



13) ABIMELEQUE RECONHECEU  ISAQUE COMO HOMEM BENDITO DO SENHOR.

 " E Abimeleque veio a ele de Gerar, com Auzate seu amigo, e Ficol, príncipe do seu exército. 27 E disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me odiais e me repelistes de vós? 28 E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. 29 Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do SENHOR."(Gênesis 26:26-29) 

Seus inimigos foram forçados a reconhecer isso.

Felizmente fizeram isso com humildade.

"E façamos aliança contigo. Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado."
(Gênesis 26:28,29)

14) SEUS INIMIGOS LHE RECONHECERÃO.

Mesmo que seja por seus resultados.

Quando as pessoas presenciarem os seus resultados eles procurarão as suas respostas.
Vão até lhe convidar para dar seu testemunho.
Vão perguntar qual é o seu segredo.

Descanse em Deus.
Seus inimigos reconhecerão o que perderam.
Como aconteceu com Isaque e Abimeleque,eles Virão buscar a paz contigo.
Reconhecerão que Deus é contigo.

Se não reconhecerem pela unção que está em sua vida, terão que lhe reconhecer pelas obras que você tem realizado. (Ne 6:15, 16).

Você Cre nisso?


14.1) Deus tem um tempo de REOBOTE para você.

 "E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra."
(Gênesis 26:22)

Rebote significa ALARGAMENTO.

Seus inimigos serão forçados a lhe honrar.
Você sairá do vale de Gerar para Berseba.
Você bêbera das águas de Berseba.

 "E aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado água. 33 E chamou-o Seba; por isso é o nome daquela cidade Berseba até o dia de hoje."
(Gênesis 26:32,34)


Receba esta palavra em nome de Jesus.






























































Postar um comentário