RADIO RESTITUI


domingo, 7 de setembro de 2014

Um PACTO para mudar de vida.

UM PACTO PARA MUDAR DE VIDA.
TEXTO: Gênesis 28:13-15

Obs. Inspirada na pregação do Apóstolo Joel Pereira.

"E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; 14 E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; 15 E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado."
(Gênesis 28:13-15)

INTRODUÇÃO.

"Toda pessoa fora de seu estilo e chamado se tornará uma tragédia para si mesmo e para outros."(Ap.Joel Pereira)

Está passagem apresenta-nos o pacto entre o Deus de Israel e JACÓ,o neto de Abraão.

A bíblia é um livro de pactos.

Nela encontramos Deus firmando pactos com os homens e homens firmando pactos com Deus.


NOÉ.

Deus fez um pacto com Noé.

"Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo."(Gênesis 6:18)

Como sinal deste pacto um arco foi estabelecido nas nuvens.

" E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. 12 E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. 13 O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. 14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. 15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne."(Gênesis 9:11-15)

ABRAÃO.

Abraão foi chamado para estabelecer um pacto com Deus.
Neste pacto Deus lhe fez promessas.
Este pacto foi perpetuado no monte MORIÁ.

"E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. 15 Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus. 16 E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, 17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; 18 E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz." (Gênesis 22:14-18)

ISAQUE.

Isaque filho de Abraão perpetuou este pacto.

"E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; 3 Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; 4 E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; 5 Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis."(Gênesis 26:2-5)


JACÓ.

"E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; 14 E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; 15 E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado."
(Gênesis 28:13-15)


O texto base desta mensagem apresenta  Jacó sendo perpetuado como herdeiro e sucessor na aliança com Abraão.



1) O VALOR DE UM PACTO.

Um pacto é uma junção de dois mundos.

Num pacto o mundo físico se conecta ao mundo celestial.

Quando fazemos um pacto com Deus, dois mundos se conectam.

Pactos fazem uma fusão entre o mundo físico e o mundo espiritual.


1.1) Um pacto sempre antecede uma manifestação divina na terra.(TEOFANIA)

Quando um pacto é recebido por Deus, manifestações conhecidas como TEOFANIA aparecem no mundo físico.

"E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades. 18 Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates."(Gênesis 15:17,18)


A TEOFANIA do Vau de Jaboque.

JACÓ lutou com um ser celestial no Vau de Jaboque.
Um anjo lutava com ele durante toda a noite.(Gênesis 32:22-32)

Uma TEOFANIA Sempre se manifesta nos pactos firmados entre Deus e os homens.



1.2) Depois de um pacto,sempre teremos uma nova jornada ou novos caminhos.

Pactos precedem novos rumos,novos caminhos e novas jornadas com Deus.

Pactos mudam destinos e até nomes.

Jacó fez um pacto para mudar de vida.

O pacto de JACÓ, finalizado como um voto particular,selou o seu destino e mudou seu futuro. (Gênesis 28:20-22)

"E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; 21 E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; 22 E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo."(Gênesis 28:20-22)

Revelação:
Um pacto pode mudar seu futuro.
Seu presente é fruto de suas escolhas passadas.
Seu futuro pertence a Deus.

Ao fazer um pacto e ungir uma pedra Jacó abriu um portal com mundo celestial.



2) ETIMOLOGIA DA PALAVRA PACTO.

A palavra pacto está ligada a corte.
Sempre que  um pacto era firmado animais eram cortados.

Pactos promovem cortes.

Na bíblia os pactos envolviam cortes de animais.

Quem quebra um pacto será cortado ou retaliado.

Não seja conhecido como um quebrador de pactos.

Honre sua palavra e seus pactos.


2.1) O Visto americano pode ser concedido por um período de até dez anos.

O Visto americano é na verdade um pacto entre você e os Estados Unidos.

Este visto nos abre um novo caminho naquela nação.

Sem este visto ou VISA  voce se torna ilegal naquele país..

Este Visto nos torna legal e quebra nossa clandestinidade.

A pior coisa naquele pais e estar ilegal.

Você não pode nem mesmo adoecer.



3) PACTOS GERAM NOVOS ACOMPANHAMENTOS.

"E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades. 18 Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates."(Gênesis 15:17,18)

Por causa do pacto firmado com Deus Abraão passou a ser acompanhado por Deus.

Importante:
Como Deus é multigeracional,este pacto foi passando de pai para filho porque os pactos geram acompanhamentos permanentes.

 Ao fazer um pacto com Deus abrimos  espaço para que Ele nos acompanhe.


3.1) Você está satisfeito com seus resultados atuais?

Você gostaria de chegar mais longe?
Faça pactos com Deus.
Estabeleça locais de pactos com Deus.


3.2) Teresópolis é a cidade de meu pacto com Deus.(Pr.Venilton)

Antes de haver igreja fiz pactos com Deus em Teresópolis  em 2003 e 2004.

Importante:
Deus vai nos honrar nos locais de nossos pactos.

Os locais de nossos pactos são importantes para Deus.

Vinte anos após o pacto inicial,Deus mandou Jacó voltar ao lugar de seu primeiro pacto.

"Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão."
(Gênesis 35:1)


3.3) Um pacto torna a palavra de Deus viva em nossas vidas.

Um pacto com Deus aciona o poder da palavra de Deus em nosso favor.

Um pacto aciona o favor divino em favor de um povo ou família.


3.4)  O pacto de JACÓ

O pacto de Jacó foi recebido por Deus.

Tal pacto mudou seu nome

Por causa da visão da escada celestial e do pacto feito,JACÓ teve o nome mudado para Israel.(Gênesis 32:28)

Pelo pacto que fizemos com Deus através de Jesus recebemos um novo nome,uma nova natureza e um novo destino.


4) UM PACTO ACIONA AS MEMÓRIAS PROFÉTICAS.

 "Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar"(Isaias 43:26)

Em outras palavras:

Reivindique seus pedidos com base em nosso pacto.

"Mesmo que o seu óleo esteja no fim,mantenha-se de pé."
(Ap.Joel Pereira)


5) JACÓ FEZ UM PACTO COM SEU SOGRO LABÃO.

Na bíblia os homens também fizeram,pactos tendo Deus como testemunha.

 Jacó e Labão fizeram um pacto.

Gênesis 31:44 Jacó e Labão...

Genro e sogro fizeram uma aliança de pedras diante de Deus.

Ambos levantaram um montão de pedras para fazerem uma aluança entre a casa de Jacó e a casa de Labão.


6) DAVI E JÔNATAS, RUTE E NOEMI.

Davi e Jonas fizeram um pacto em nome do Senhor.(1Samuel 20:41-43)

"E indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais. 42 E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz; o que nós temos jurado ambos em nome do SENHOR, dizendo: O SENHOR seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, seja perpetuamente.  Então se levantou Davi, e partiu; e Jônatas entrou na cidade."( 1 Samuel 20:41-43)

6.1)  Rute e Noemi fizeram um pacto em nome do SENHOR.(Rute 1:15-18)

"Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. 16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; 17 Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. 18 Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar."(Rute 1:15-18)



7) O PACTO QUE NOS ABRIU UM NOVO CAMINHO.

"E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. 27 E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; 28 Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mateus 26:26-28)

Até mesmo Jesus,o Cordeiro de Deus foi cortado na Cruz.

Ele foi cortado,furado e traspassado.(Is.53:3-5)

Como Mediador do Novo Pacto ou Nova Aliança Jesus foi cortado na Cruz.

Somos cidadãos no reino dos céus.

A aliança da graça de Deus através da Cruz quebrou nossa clandestinidade e nos tornou legal no Reino de Deus.

Pelo pacto da Cruz, fomos libertados do império das trevas e transportados para o reino do filho de seu amor.(Colocensses 1:13,14)

"O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; 14 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados."(Colocenses 1:13,14)

Após a morte de Jesus uma poderosa  TEOFANIA se manifestou na cidade de Jerusalém.

 "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. 51 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; 52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; 53 E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos." (Mateus 27:50-53)

Uma TEOFANIA Sempre se manifesta nos pactos entre Deus e os homens.

Éramos filhos da ira e pela fé fomos introduzidos no reino do filho de seu amor.

Agora somos herdeiros de Deus e Co-herdeiros com Cristo.


7.1) Pelo  novo pacto (firmado na Cruz) fomos adotados por Cristo.

Está adoção nos tornou legal no reino de Deus.

7.2) Quando adotamos o Juninho imediatamente  colocamos nele o nosso sobrenome.
Nessa hora o destino dele foi modificado.
Seu novo nome selou um novo destino.

Um pacto aciona um novo  futuro.

Pactos com perpetuam nossa descendência.


8) ALGUÉM DA SUA GERAÇÃO VAI DAR CONTINUIDADE AOS PACTOS QUE VOCÊ INICIOU.

Seus filhos e netos darão continuidade aos pactos que você começou.

Em cada nova geração nossos filhos darão continuidade aos pactos que fizemos.
A isso chamamos de LEGADO.

Seu legado será a continuidade de seu ministério.

Deus é multigeracional.

"E o Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos; 4 E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão."
(Gênesis 28:3,4)


9) SOMOS O POVO DO PACTO COM DEUS.

Quem fez um pacto com Deus sabe o que sigfica a palavra "corte."

Fiz um pacto com Deus e cortei relações com o diabo.

Fiz um pacto com Deus e cortei relações com o pecado e a impureza sexual.

"Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais. 2 Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. 3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; 4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; 5 Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 6 Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. 7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 8 Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo."
(1 Tes.4:1-8)

Como povo do pacto sou amigo de Deus e inimigo do mundo.


10) TENHO UM PACTO COM A PALAVRA DE DEUS.

Quem tem um pacto com Deus obedece sua palavra.

A motivação de Esdras.(Ed.7:10)
Conhecer,praticar e ensinar a palavra de Deus a outros.

Pacto de santidade no altar.

10.1) Tenho um pacto de consagrar minhas finanças a Deus.

CONCLUSÃO:

Somos o povo do pacto.

A melhor e a maior decisão que uma pessoa pode fazer na vida é andar em aliança com Deus.

Renove seu pacto com adeus de você o quebrou.

Se ainda não fez um pacto com Deus,hoje é o dia.

TERESÓPOLIS 07/7/2014

PR. VENILTON G. JESUS

* Inspirada na pregação do Apóstolo Joel Pereira.














Postar um comentário