RADIO RESTITUI


domingo, 28 de setembro de 2014

Descobrindo meu Potencial em Deus.

DESCOBRINDO  MEU POTENCIAL EM DEUS.
Texto: Êxodo 3:1-14/ Exodo 4:10-13


" E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. 8 Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. 9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. 10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito."(Êxodo 3:7-10)

"Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. 11 E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? 12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. 13 Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar."(Exodo 4:10-13)


INTRODUÇÃO:

Este texto mostra Moisés  se limitando diante de Deus!

Não somente se limitando diante do plano e do propósito, como menosprezando seu POTENCIAL EM DEUS.

Uma das verdades da palavra é que Em Deus podemos todas as coisas!

A proposta desta palavra é clara:

- Não se menospreze e jamais diminua seu valor.
- Nunca se veja menor que ninguém, pois Deus é quem vai lhe honrar!
- Ninguém é melhor ou pior que ninguém.

- Não deixe nada ou pessoa alguma deste mundo lhe limitar.

* Você pode todas as coisas Naquele que lhe fortalece. (Fp.4:13)

Em Deus você sempre será sempre maior que seus medos e sentimentos limitadores.


1) UM RESUMO DA VIDA DE MOISÉS.

Moisés foi achado no Rio Nilo,dentro de cesto e adotado como filho da princesa como  futuro príncipe do Egito.

Aos quarenta anos,tentou se auto proclamar libertador dos Hebreus.

Neste dia, matou um egípcio que espancava um hebreu.

Ao ser descoberto,fugiu para o deserto onde permaneceu por mais quarenta anos.

1.1) Durante este tempo constituiu família.

Moisés casou-se com Zípora,filha de Jetro e gerou Gerson,Coate e Merari.

Na solidão do deserto aprendeu a pastorear.

Enquanto exercia esta tarefa Deus se revelou a ele.

Quando estamos ocupado com o que Deus valoriza Ele sempre aparece.

Muitos não estão vendo Deus aparecer porque não estão ocupados com o que Deus valoriza.

Aprenda a se ocupar com o que Deus valoriza.


2) AS DESCULPAS DE MOISÉS.(Não tenho potencial)

Ao ser informado de sua missão,Moisés apresentou algumas desculpas para não aceitar ou rejeitar a missão divina.(Exodo 4:1-10)

"Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua."(Êxodo 4:10)


2.1) Um resumo das desculpas de Moisés:

A) Quem sou eu para ir a faraó?
B) Não sou e nunca fui eloqüente.
C) Sou pesado de Boca e de Língua.(Gago)

Deus precisava curar seu líder.

Moisés precisava de cura.

Um líder ferido não cura ninguém.


3) MOISÉS PRECISAVA VENCER O MEDO

Quem sou eu para ir a faraó?
Ninguém poderá vencer o que teme.
Nada nos paralisa mais do que o medo.

Alguns medos que nos limitam:
Medo de tentar, tentar de novo, medo de arriscar...

Moisés precisava  vencer o medo de faraó, enfrentá-lo e vencê-lo.

3.1) Como Deus curou o medo de Moisés?

Diante da Sarça Moisés se deparou com um bastão em forma de serpente.
A serpente estava na testa de faraó, no seu bastão e em seu anel de sinete.
Ela representava o Egito e seu poder.

Nada representava tanto o Egito quanto uma serpente.(Termutis)


3.2) Diante da sarça Moisés fugia de medo da serpente.

Esta fuga representava o medo de faraó.

Moisés fugiu da serpente porque a mesma lembrava-lhe o Egito e seu passado.

Ao fugir da serpente ele fugia de faraó e do medo de seu


3.3) Aquilo que tenho medo me acontece e o que receio me sobrevem.

"Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. 26 Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação."
(Jó 3:25,26)


Aplicação prática em nossa vida: O medo sempre nos faz fugir!

Nossa primeira reação diante do medo é fugir.


Outro problema é quando fugimos do medo de resolver as coisas em casa,no trabalho e no ministério e nesta fuga postergarmos ou adiamos o que não pode mais ser adiado.


3.4) Deus vai curar nossos medos.(2 Tm.1:7)

Ele tem nos dado espírito de poder.

Em Deus todos os nossos medos podem ser vencidos.

Medo de dirigir,de falar em público,de liderar algo,medo de escuro,medo de amar de novo,medo de morrer,medo de fracassar etc...

Aquilo que você não vence lhe vencerá.

O que você tolera você terá que carregar.

"Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também ser"(2 Pedro 2:19b)


4) OS CATIVOS SERÃO SOLTOS.

Assim voltarão os resgatados do Senhor...(Isaias 51:14)

"Assim voltarão os resgatados do SENHOR, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão. 12 Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva? 13 E te esqueces do SENHOR que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir; pois onde está o furor do que te atribulava? 14 O exilado cativo depressa será solto, e não morrerá na caverna, e o seu pão não lhe faltará."
(Isaias 51:11-14)


5) OUTRA LIMITAÇÃO DE MOISÉS: "EU NÃO SEI FALAR."

"Eu não sou e nunca fui um homem eloqüente."(Êxodo 4:10)

A resposta divina a Moises:

"E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? 12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar."(Êxodo 4:11,12)

"Eu serei com tua boca e te ensinarei o que hás de falar."V.12

5.1) Jeremias viveu este mesmo dilema.

Ao ser chamado disse:"Nao passo de uma criança..."

"Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás."(Jeremias 1:7)


5.2) Uma das promessas de Deus é:

"Eu ponho as minhas palavras na tua boca."(Isaias 51:16)

 "E ponho as minhas palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo?"
(Is.51:16).

"Eu lhe ensinarei o que deves falar."(Isaias 51:16)


5.3) Até mesmo na perseguição Ele nos dará boca e sabedoria:

Disse Jesus:

"Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder; 15 Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem."


6) NOSSOS LIMITADORES.

Como as pessoas tentam nos limitar?

Com erros de nosso passado.
Deus não leva em conta nosso,passado.

Ele perdoou nossos pecados  e Deus colocou lá uma Placa: É proibido pescar.

Jogou nosso passado no mar do esquecimento. (Miquéias 7:18-20)V.19

As pessoas tentam nos limitar em relação ao local de nosso
De Nazaré pode vir alguma coisa boa?(João 1:46/7:52)

Tentam nos limitar com nosso nível cultural.
(Seu Burro,Incapaz,Fracassado!)

Algumas dessas limitações geram amarguras e feridas em nossa alma.

(Pv.14.10) “Cada coração conhece sua propia amargura E DE SUA ALEGRIA OUTRO NÃO PARTICIPARÁ.”


6.1) Não importa se existem sentimentos que lhe sobrecarregaram.

Não importa quem lhe feriu ou lhe humilhou.

Também não importa o que andam falando de você.

Normalmente os mais próximos são os únicos que conseguem observar e criticar nossas falhas e fraquezas devido à proximidade geográfica.


Acredite que voce não é o que as pessoas dizem e sim o que Deus diz.



7) EXPONDO PARA CURAR.

Importante:
Deus não nos mostra nada para acusar ou massacrar e sim para nos curar.
Tudo que Deus expōe e mostra é para curar

Hoje é o dia da cura da alma e emoções feridas.

Hoje Deus vai curar emoções e as lembranças leprosas de nosso interior.
(Lm.3:18-21)


Hoje Deus vai ferir seus antigos valores, tocar na sua zona de conforto para ensinar você a depender dele.

"Sem mim nada podeis fazer..."(João 15:5)


Como Moisés,Deus quer nos enviar como libertadores de famílias,cidades,nações e territórios. Porém,antes disso,Ele vai expor nossas feridas,no objetivo de nos curar e fazer de nós, instrumentos de sua de cura.

Ocupe-se com os projetos de Deus.

Desocupe-se com as coisas do mundo.

Largue suas inquietações e medos.

- Não deixe nada ou pessoa alguma deste mundo lhe limitar.

* Você pode todas as coisas Naquele que lhe fortalece. (Fp.4:13)

Em Deus você sempre será sempre maior que seus medos e sentimentos limitadores.


Palavra Final:

"Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor."
(Jeremias 17:14)

O resultado desta cura será um estado permanente de louvor.


Oremos.

Pr. Venilton G. Jesus
prvenilton@gmail.com
21-994194350










































Postar um comentário