RADIO RESTITUI


domingo, 21 de setembro de 2014

As Cinco Recompensas da Dor.

AS CINCO RECOMPENSAS DA DOR.
(Salmo 119:71)
MIKE MURDOCK/VENILTON
Livro: O desígnio.

"Foi-me bom ter sido afligido para que eu aprendesse os teus desígnios."
(Salmo 119:71)


Pensamentos:

"Todo homem um dia cai;somente os grandes se levantam."

"Todas as vezes que você tentar se rebelar contra o seu destino,Deus permitirá experiências dolorosas em sua  trajetória para corrigi-lo e trazê-lo de volta ao propósito maior de sua vida."(MIKE MURDOCK)

Por isso,trate de eliminar  de sua vida coisas e pessoas que Deus não lhe enviou.

Importante:
Ele não irá ignorar nossos pequenos atos de desafios ou rebeliões.

A vida de alguns personagens da bíblia prova isso.

Vamos falar hoje sobre Jonas,Davi e Pedro.

Estes grandes homens de Deus se rebelaram,desobedeceram,foram infiéis e foram disciplinados pelo SENHOR. 

Ao mesmo tempo, foram alvos da graça de Deus,produzindo após suas quedas resultados muito maiores.

Você receberá neste dia uma grande palavra para sua edificação,consolo e restauração.


1) JONAS. (Jonas 1:1-4)

Jonas recebeu um comando:
"Levanta-te,vai a grande Ninive e clama contra ela...

Jonas se levantou para Fugir da Face do SENHOR...e o navio estava para quebrar-se..."(Jonas 1:1-4)

Resultado:Jonas passou três noites miseráveis na barriga de um peixe.

AS ONDAS DA DESOBEDIÊNCIA DE ONTEM ATINGIRÃO AS PRAIAS DE HOJE POR ALGUM TEMPO.

Quem está como Jonas,ou andando em contradição contra as leis de Deus, deve aguardar experiências dolorosas. 

Nestes casos, a dor permitida pelo SENHOR sempre será corretiva.

Não tente se rebelar contra  Deus,pois ele irá criar ou permitir que você embarque em alguns navios e experiências dolorosas para corrigi-lo.

A desobediência de Jonas pôs um navio e sua tripulação em risco.


2) JOSUÉ E ACÃ.(Josué 7:1-13)

"E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. 6 Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. 7 E disse Josué: Ah! Senhor Deus! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão! 8 Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! 9 Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? 10 Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? 11 Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. 12 Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. 13 Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós."(Josué 7:5-13)

Josué teve a reputação manchada em um único dia pelo erro de um homem.

A desobediência de Acã criou um julgamento coletivo.
Trinta e seis  guerreiros de Josué  tombaram diante de um pequeno povoado.

Revelação:
Uma pessoa fora do desejo de Deus em meio a um grupo pode produzir um julgamento coletivo.

A desobediência de Acã criou um julgamento coletivo.

A usura e avareza de Acã manchou a reputação de Josué.

Solução divina: Tire Acã do meio do arraial.


3) JOSAFÁ.(2 Crônicas 19:1-3)

Josafá foi um maiores e melhores reis de JUDÁ.

Porém,errou feio ao se aparentar com Acabe,marido de Jezabel.

"Uma coisa certa desenvolvida no tempo errado e com pessoas erradas  tornar-se-a uma coisa errada."(MIKE MURDOCK)


"Josafá,o rei  de Judá, voltou em paz à sua casa em Jerusalém. 2 E Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao SENHOR? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR. (2 Crônilcas 19:1-3)

Cuidado com suas associações.

Caminhe com quem agrega valores positivos em sua vida.

Um dos maiores poderes do mundo são as nossas associações.

"O companheiro dos sábios será sábio..." (Provérbios 13:20)

Decida caminhar com quem sonha,pois as associações erradas trazem prejuízos e pesada disciplina da parte de Deus.


3.1) Josafá errou de novo.  (2 Crônicas 20:35-37)

- Logo após, Josafá se aparentou com Acazias e fez uma parceria comercial com o mesmo.

"Porém, depois disto, Jeosafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu com toda a impiedade. 36 E aliou-se com ele, para fazerem navios que fossem a Társis; e fizeram os navios em Eziom-Geber. 37 Porém Eliezer, filho de Dodava, de Maressa, profetizou contra Jeosafá, dizendo: Porquanto te aliaste com Acazias, o SENHOR despedaçou as tuas obras. E os navios se quebraram, e não puderam ir a Társis." (2 Crônicas 20:35-37)

Resultado: os navios se quebraram.

Associações  erradas trazem prejuízos financeiros.(Josafá/Acazias)

(2 Crônicas 20:V.37) " O SENHOR destruiu as tuas obras..."

Os navios  de Josafá e Acazias se quebraram.

Repetindo: 
Deus nao irá ignorar nossos pequenos atos de desafios ou rebeliões.

Fracasso na vida não é errar ou cair e sim insistir com os mesmos  erros.


3.2) Qual a diferença entre campeões e fracassados?

O verdadeiro fracassado é aquele que "insiste" com os mesmos erros.

Campeões são aqueles que aprendem com seus erros para não mais repetí-los.

Se um fracasso nos trouxer cura ele se tornará parte de nosso aprendizado.

Lembre-se que todo pecado traz consequências.

Consequências de pecados a gente administra!


4) DAVI E SEU PECADO.

Davi errou com Bate Seba e foi corrigido.(2Sm.11:1-5)

 "E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 2 E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 3 E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? 4 Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. 5 E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.

V.27  "Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR."
(2 Sm.11:27)


4.1) PERDÃO X CONSEQUÊNCIAS.

"Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. 13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás. 14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá."(2 Samuel 12:12-14)



4.2) CONSIDEREMOS A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS.


ALGUNS ERRAM FEIO PORQUE TRABALHAM APENAS COM A BONDADE E A MISERICÓRDIA DE DEUS.

IMPORTANTE:
O DEUS JUSTO NÃO PODE ENCOBRIR OS NOSSOS ERROS E DESVIOS.

"Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. 22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado."(Romanos 11:21,22) 

4.3) Meu testemunho.

Eu,Pr Venilton tenho experiência com a bondade e a severidade de Deus.

Ele nunca ocultou minhas rebeliões.

Ele nunca passou a mão sobre os meus desvios e sempre me corrigiu, porém sempre me estendeu e tem me estendido sua mão de graça e misericórdia.

Importante:
Para premiar a obediência Deus sempre irá punir as nossas rebeliões.

A isso chamamos de Justiça divina.

Ninguém está livre deste processo.(Colocenses 3:25)

"Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas."
"Aquele que faz a injustiça... receberá a injustiça em troco." (Colocenses 3:25)



5) PEDRO: SEU ORGULHO,SUA QUEDA E RESTAURAÇÃO.

Davi,Josué,Josafá ,Jonas e Pedro caíram, mas não ficaram prostrados.

PEDRO NEGOU JESUS TRÊS VEZES.(João 13:38)

Jesus foi buscá-lo na praia da desilusão.(João 21:15-17)

Jesus o perdoou

Pedro se tornou num dos maiores ganhadores de alma do Novo Testamento.

Todos Foram capazes de se levantar.


- AS CINCO RECOMPENSAS DA DOR.

Cinco recompensas da dor permitida por Deus.

5.1) A dor me leva a buscar respostas em Deus através da oração.

Em tempos e dias de dor buscamos mais.


5.2) A dor me leva a depender do braço de Deus e não do homem.

Quando a dor aparece nos entregamos nos braços de Deus.

Na vitória somos soberbos,na dor humildes.

5.3) A dor me ajuda a descobrir onde errei.(Auto exame)

Em tempos e dias de dor nós tornamos introspectivos e reflexivos.

5.4) A dor me obriga a clamar pela cura.

A partir da dor nasce um processo de cura.


5.5) A dor me ensina a ouvir as instruções de outros.

Quando estamos com alguma dor buscamos respostas e conselhos de outros.

Deus permite experiências de dor paramos corrigir.


6) A MISERICÓRDIA DIVINA EM DIAS DE DOR.

 " E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores."(Êxodo 3:7)


Ele trata conosco pelo critério de sua misericórdia.


"Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. 10 Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades. 11 Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. 12 Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. 13 Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. 14 Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó."
(Salmo 103:9-14)

Em dias de grande dor sempre poderemos contar com sua misericórdia.

Deus lança os pecados nas profundezas do mar e torna o fardo da lembrança leve...

Como é bom saber que Deus tem prazer na misericórdia.

“Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniquidade e Te esqueces da transgressão do restante da Tua herança? O Senhor não retém a Sua ira para sempre, porque tem prazer na MISERICÓRDIA. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” (Miquéias 7:18,19)

IMPORTANTE:
Para aqueles que se arrependem de fato e de verdade e confessam seus pecados, a misericórdia de Deus é infinitamente grande. 

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9)





7) ELE NÃO DESISTE DE SEUS FILHOS.

Nunca esmaga a cana quebrada.

 "A cana esmagada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça."(Isaias 42:3)

Ele irá nos moldar.

Ele sabe que os homens caem.

Fracassos humanos sempre ocorrem e Deus não se surpreende com eles.

Deus permitirá as experiências dolorosas paramos corrigir.

Ele disciplina aqueles que ama.(Hb.12:6)


Somos vasos comuns criados para feitos incomuns.


7.1) As vezes ele nos quebra para fazer novos vasos.(Jeremias 18:1-4)


Quem deseja ser um instrumento de cura nas mãos do SENHOR tem que estar preparado para lidar com o erro e o fracasso.

"Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; 2 E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. 3 E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. 4 E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão."(Hebreus 5:1-4)


7.2) Ainda que caiamos não ficaremos prostrados.
Salmo 37:23,24


Miquéias disse:(Mq.7:7,8)

"Ainda que eu tenha caído me levantarei...Sofrerei a ira,mas me colocarei de pé."

Levante-se!


7.3) Deus não desiste de nós.

"Meus erros não fazem Deus me amar menos. Meus acertos não fazem ele me amar mais."(Max Lucado)


(Pv.24:16 )"Sete vezes cairá o justo e se levantará..."


- Proposta final: Arrependa-se:(Atos 3:19)

 "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,"(Atos 3:19)

Somente o arrependimento poderá produzir em nós tempos de refrigério.

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:8,9)

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo."
(1 João 2:1)



Arrependa-se como Davi:

Davi soube se arrepender nos momentos de queda.

"Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. 3 Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. 4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) 5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) 6 Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão."(Salmo 31:2-6)

A conclusão de Davi:

"Foi-me bom ter sido afligido para que eu aprendesse os teus desígnios."
(Salmo 119:71)


"Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares."(Salmo 51:1-4) 

Atos corretos de Davi: (2 Samuel 12:20)

"Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu." (2 Samuel 12:20)


Levante-se.
Se lave.
Mude suas vestes.
Entre casa de Deus.
Se unja.
Adore novamente.

Pr.Venilton G. Jesus
prvenilton@gmail.com
21-994194350

Inspirado no livro o Desígnio de MIKE MURDOCK.

Amém.






































Postar um comentário