RADIO RESTITUI


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Porque Algumas Estruturas Desabam?

 PORQUE ALGUMAS ESTRUTURAS DESABAM?

"Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos."
(Salmo 119:71)

Frase de impacto: "E quando pensei que meu teto estava desabando,percebi que era Deus reconstruindo toda a minha estrutura."


INTRODUÇÃO:

O Salmo 119 tem 22 divisões,que representam as 22 letras  do alfabeto Hebraico.
Cada letra está associada a um número.
Cada uma das 22 divisões do Salmo 119 está agrupada em blocos de 8 Versículos cada um. (22x8=176 versículos.)
Este é o motivo porque o Salmo 119 possui 176 versículos.
Você sabia?

Este versículo (V.71) está inserido na nona divisão deste Salmo e faz referência a letra TÊT ou a nona letra do alfabeto hebraico.(TÊT vem antes da Letra IÔD.)

No costume hebraico o número nove e a letra TÊT apontam para o início de um novo ciclo. Após ele começa-se uma nova contagem.

O Nove representa a morte de um ciclo e as portas abertas para um novo ciclo na vida do ser humano.

O nove representa a humildade, pois somado a qualquer outro número ele desaparece.

O nove fala do início de um novo ciclo,pois após ele começa-se uma nova contagem.

O versículo 71 do Salmo 119 fala de um novo ciclo após uma grande aflição.

"Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatuto
(Salmo 119:71)


1) PORQUE ALGUMAS ESTRUTURAS DESABAM?

Outro dia li uma frase que me chamou a atenção:

"E quando pensei que meu teto estava desabando,percebi que era Deus reconstruindo toda a minha estrutura."

Fiquei lendo e relendo esta frase.

Dela nasceu esta mensagem.

No decorrer desta mensagem citarei esta frase para uma melhor fixação de nossa parte.


1.2) Confesso que tenho vivido um tempo de perguntas,que neste momento, me parecem sem respostas.

Minhas perguntas tem sido:

Porque algumas estruturas desabam?
Porque algumas coisas que para mim eram tão sólidas,de repente ruíram?
Porque alguns amigos desapareceram?
Porque certas coisas e projetos que tinham tudo para darem certo  deram errado?

Pergunto-lhe:
Você está vivendo um tempo assim?
Você consegue imaginar  que tudo que você está sentindo,experimentando ou vivendo faz parte de um maravilhoso plano de reestruturação e reconstrução de sua vida,família e ministério?

Releia a frase abaixo:
"E quando pensei que meu teto estava desabando,percebi que era Deus reconstruindo toda a minha estrutura."


2) CERTAS RESPOSTAS NOS ESTÃO OCULTAS NO PRESENTE.

No evangelho segundo João temos um interessante diálogo entre Jesus e Pedro:

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? 7 Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. 8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo."(João 13:6-8)

V.7 "O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois."

Isso mesmo,há coisas que DEUS está fazendo agora ou permitindo que passemos e não estamos entendendo. Mais tarde saberemos,entenderemos e até glorificaremos.

"Os sofrimentos do tempo presente não  podem se comparar a glória por vir a ser revelada em nós."(Romanos 8:18)


3) O EXEMPLO DE JÓ.

Em um único dia Jó perdeu os bens e seus filhos.

"Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. 21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. 22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma."(Jó 1:20-22)

Após isso, sua mulher lhe disse:b"Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre."(Jó 2:9)

"Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios."(Jó 2:10)


3.1) A partir dai,Jó fez pergunta de mais perguntas ao Senhor.

Ele jamais imaginava que Deus estava reconstruindo toda sua estrutura.

"E quando pensei que meu teto estava desabando,percebi que era Deus reconstruindo toda a minha estrutura."

3.2) As primeiras perguntas de Jó em meio a sua crise reconstrutiva.

"Porque (Deus) não fechou as portas do ventre; nem escondeu dos meus olhos a canseira. 11 Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei? 12 Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse?"
(Jó 3:10-12)

Outras perguntas:

"Por que se dá luz ao miserável, e vida aos amargurados de ânimo? 21 Que esperam a morte, e ela não vem; e cavam em procura dela mais do que de tesouros ocultos; 22 Que de alegria saltam, e exultam, achando a sepultura? 23 Por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus o encobriu? 24 Porque antes do meu pão vem o meu suspiro; e os meus gemidos se derramam como água." (Jó 3:20-254)

V..23 "Por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus o encobriu?"


 3.3) Sabemos que as provas de Jó passaram,que Deus lhe deu o dobro de tudo o que possuía e ainda devolveu-lhe outros dez filhos.

Jó entrou para a história como símbolo de paciência e perseverança.

Pergunto: E todas aquelas perguntas do lúgrebe capítulo três do livro de Jó?

Deixemos o própio Jó nos responder:

"Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: 2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. 3 Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. 4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 5 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. 6 Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza." (Jó 42:1-6)"

Frase inicial:
"E quando pensei que meu teto estava desabando,percebi que era Deus reconstruindo toda a minha estrutura."

Disse Jesus:
"O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois."(João 13:7)


4) A FUGA DE DAVI.

Depois de matar Golias,se tornar genro do rei Saul, tornar-se o melhor amigo de Jonatas,o filho do rei , e assumir um lugar de destaque no exército real,Davi foi obrigado a fugir do palácio real temendo por sua própria vida.

Em pouco dias perdeu: A admiração do sogro Saul, a companhia da mulher Mical, a presença constante de seu amigo Jonatas e a proteçào do profeta Samuel.
(Leia 1 Samuel dos capítulos 18 ao 24)

De uma hora para outra tudo que lhe trazia segurança lhe foi removido.

Davi se tornou um fugitivo e se viu obrigado a fugir pelo deserto.
Trocou a cidade pelo deserto.
O belo quarto por uma escura caverna.
A honra deu lugar a desonráveis as calúnias.

ESTARÁ VOCÊ VIVENDO UM TEMPO COMO ESTE?

Existe algum Saul enfurecido em seu encalço?

Você está sendo difamado,desacreditado e caluniado nos últimos tempos?

Descanse, Você está a caminho da honra.


4.1) A ascensão de Davi ao trono de Israel.

Aos 18 anos Davi havia sido ungido pelo profeta Samuel para  substituir o rei Saul.
Este era o plano divino.( 1 Samuel 16:1-13) V.13

Deus encontrou Davi e o ungiu para este mister.(Salmo 89:20-22)

Após alguns anos fugindo da ira de Saul,que o perseguia sem tréguas,movido por inveja,Davi, finalmente assumiu o reino em Israel conforme o plano e a vontade de Deus para sua vida.

"Então vieram os homens de Judá, e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá. E deram avisos a Davi, dizendo: Os homens de Jabes-Gileade foram os que sepultaram a Saul."
(2 Samuel 2:4)


Disse Jesus:
"O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois."(João 13:7)

Frase inicial:
"E quando pensei que meu teto estava desabando,percebi que era Deus reconstruindo toda a minha estrutura."



5) AS PERDAS DE NOEMI.

A judia Noemi aparece no cenário bíblico perdendo o marido,os filhos,a fé e a esperança de Dias melhores.

Seu nome,Noemi,significava; Mulher ditosa,abençoada e feliz.

Ao retornar de Moabe para sua terra natal,Belém,ela expõe toda sua frustração:

"19 Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi? 20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. 21 Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O SENHOR descarregou contra mim a sua mão, e o Todo-Poderoso me tem feito mal."(Rute 1;19-21)

5.1) Noemi voltou acreditando que Deus a tinha por adversária.

Afirmou categoricamente que O TODO PODEROSO estava prejudicando-a.

 "O SENHOR descarregou contra mim a sua mão, e o Todo-Poderoso me tem feito mal."(Rute 1;21)

5.2) No ápice da agonia e revolta Noemi pediu para que trocassem o significado de seu nome:

"Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. 21 Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi?"(Rute 1:20,21)

5.3) Como Noemi terminou?

"Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o SENHOR lhe fez conceber, e deu à luz um filho. 14 Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. 15 Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. 16 E Noemi tomou o filho, e o pós no seu colo, e foi sua ama. 17 E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi." (Rute 4:13-17)


6) ESTARÃO VOCÊ NUM TEMPO OU ESTAÇÃO DE PERDAS?


- Mulher:
Seu marido foi embora?
Está dando boa vida para a outra?
Você está revoltada?

Apareceu um nódulo nos seios.
Um xisto no útero?

- Marido:
E você homem?
Seu negócio quebrou?
Você foi demitido inesperadamente e inexplicavelmente?
Um diagnóstico de câncer de próstata?

Tem um Saul lhe perseguindo?

Alguém que você amava demais morreu,partiu?

Você está "brigado" com Deus?

Frase inicial:
"E quando pensei que meu teto estava desabando,percebi que era Deus reconstruindo toda a minha estrutura."



7) ENTENDA AS ESTAÇŌES.

Tudo na vida é uma questão de estacōes.
Estaçōes se alternam ou se sucedem.
Primavera,verão,outono e inverno são estaçōes cíclicas.

"Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; 12 Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. 13 A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem." (Ecclesiastes 2:11-13)

Você sabia que em todo caso de suicídio sempre há uma nota de alguém que eternizou suas dores ou dramas.

Você já pensou em se matar esta semana?
Está alimentando este pensamento?
Quebre-o agora em nome de Jesus!
Cuidado com as alucinações das madrugadas.
Espíritos demoníacos agem nestas horas.

Apegue-se a palavra de Deus.
Relembre as promessas de Deus para sua vida.

Acima de tudo saiba:
Nenhum problema,luta ou dor é eterno.
Não eternize seus dramas ou dores,
Não eternize-os,Não alimente-os.
Abandone o complexo de vítima.

E lembre-se:
As estações passam.
O inverno acaba!

As lágrimas de hoje serão suas canções de amanhã.

Para cada lágrima derramada há um rio de esperança.

Para cada dia de vergonha haverá um dia de dupla honra.(Is.61:7)

O importante não é como você está hoje e sim como você terminará!

Você terminará muito bem.

No final de sua história está escrito vitória!

Disse Jesus:
"O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois."(João 13:7)

 " A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. 22 Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará."
(João 16:21,22)

Frase inicial:
"E quando pensei que meu teto estava desabando,percebi que era Deus reconstruindo toda a minha estrutura."

Recupere a esperança de dias melhores.

"Os sofrimentos do tempo presente não  podem se comparar a glória por vir a ser revelada em nós."(Romanos 8:18)


Pr. Venilton G. jesus
Madrugada de 01 Agosto de 2014

prvenilton@gmail.com
21-904194350













Postar um comentário