RADIO RESTITUI


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Eu não contava mais com isso!

EU NÃO CONTAVA MAIS COM ISSO!
(Gênesis 48:8-12) 
Maio 2014

"E Israel(Jacó) viu os filhos de José e disse: Quem são estes?
9 E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe. 10 Os olhos, porém, de Israel eram carregados de velhice, já não podia ver bem; e fê-los chegar a ele, e beijou-os e abraçou-os. 11 E Israel disse a José: EU NÃO CONTAVA MAIS VER O TEU ROSTO e eis que Deus me fez ver a teus filhos também. 12 Então, José os tirou de seus joelhos e inclinou-se à terra diante da sua face." (Gênesis 48:8-12) 


INTRODUÇÃO.

"Eu não contava mais com isso..."(Gn.48:11)

Esta é uma declaração de Jacó ou Israel,em seu leito de morte,estando na terra Gósen,no Egito,ao lado de seu filho José.

Nesta passagem,o patriarca estava 147 anos.
Viveu 17 anos no Egito.

Antes de morrer Jacó abençoou José e seus dois netos Manassés e Efraim.

Logo a seguir,abençoou individualmente cada um de seus filhos.
(Gn.49:1-10)

Rubem,Simeão,Levi,JUDÁ....


1) O PAI É QUEM DÁ A DIREÇÃO.

Biblicamente falando,o Pai é quem dá a direção.

"Depois, chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos derradeiros dias; ajuntai-vos e ouvi, filhos de Jacó; e ouvi a Israel, vosso pai:"(Gn.49:1,2)

Gn.49:10 JACÓ profetizou a vinda do pacífico Jesus Cristo.(Siló.)

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Is.9:6)

Jesus Cristo = Pacífico. (Siló) 


2) A DECLARAÇÃO DE JACÓ DIANTE DE MANASSES E EFRAIM.

Voltando ao texto inicial,José percebendo que seu pai iria morrer, trouxe seus filhos Manassés e Efraim  para receberem a benção do avô.

Jacó perguntou a José: Quem são estes dois?

Resposta: São meus filhos Manassés e Efraim.

- Manassés: Deus me fez esquecer os sofrimentos.
- EFRAIM: Deus me prosperou na terra de minha aflição.

Eu declaro e profetizo em nome de Jesus que você não irá mais sofrer com seu passado.(Manassés) e que você irá prosperar na terra da sua aflição.(Efraim)

Antes de  tocar em Manassés e Efraim,seus netos,JACÓ disse a José:

"E Israel(Jacó) disse a José: EU NÃO CONTAVA MAIS VER O TEU ROSTO e eis que Deus me fez ver a teus filhos também.12 Então, José os tirou de seus joelhos e inclinou-se à terra diante da sua face."(Gn.48:12,12)

Pergunto: Porque Jacó não contava com este momento?


3) ENTENDENDO MELHOR A HISTÓRIA DE JACÓ E JOSÉ.

Anos antes,alguém lhe entregou uma túnica manchada de sangue,dizendo ser a túnica e o sangue de José,seu filho amado.

 Vejamos como foi este momento: 

"Então, tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue. 32 E enviaram a túnica de várias cores, e fizeram levá-la a seu pai, e disseram: Temos achado esta túnica; conhece agora se esta será ou não a túnica de teu filho. 33 E conheceu-a e disse: É a túnica de meu filho; uma besta-fera o comeu, certamente foi despedaçado José. 34 Então, Jacó rasgou as suas vestes, e pôs pano de saco sobre os seus lombos, e lamentou a seu filho muitos dias. 35 E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou, porém, ser consolado e disse: Na verdade, com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim, o chorou seu pai."(Gn.37:31-35)


Nesta hora JACÓ fez um  pacto com a tristeza.

Importante:
Cuidado com suas palavras em dias de dor,luto e grandes perdas.

Palavras são sementes.
Palavras repetidas são sementes regadas.


3.1)  O pacto de Jacó com a tristeza:

" E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou, porém, ser consolado e disse: Na verdade, com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim, o chorou seu pai." (Gn.37:31-35)

"Com choro descerei à sepultura..."(V.35)

Em outras palavras Jacó disse: 
- "Nunca mais serei feliz devido a morte de meu querido filho José."

Repetindo:
Palavras são sementes.
Palavras repetidas são sementes regadas.

3.2) Nos anos de Prisão José também se sentia esquecido,abandonado e se vitimava pelo que seus irmãos lhe fizeram.

"Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa; 15 Porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e tampouco aqui nada tenho feito para que me pusessem nesta cova.(Gn.40:14,15)

Antes de entender o plano José se sentia uma vítima de seus irmãos.


4) O PLANO DIVINO COM ESTA FAMÍLIA ESCONDIA UMA NAÇÃO.(Gn.15:12-15)

Tudo coopera para o nosso bem.(Rm.8:28)

O que Jacó e José não sabiam era que tudo isso era parte de um plano divino e parte de uma promessa  feita a Abraão,anos antes.


O plano divino com José e JACÓ e a nação de Israel fora anunciado a Abraão,o pai da antes de JACÓ nascer.(Genesis 15:12-15)

Este plano  estava oculto aos olhos de Jacó e José.

Segundo o plano divino,os hebreus deveriam permanecer 400 anos no Egito para depois saírem com grandes riquezas.(Gn.15:12-15)

Isso aconteceu através de Moisés.(Êxodo)

Naquele momento isso estava oculto aos olhos de JACÓ e JOSÉ.

Havia um plano divino oculto


4.1) Algumas perdas que enfrentamos escondem propósitos.

Momentaneamente estão ocultas aos nossos olhos.

Hoje você não entende,amanhã entenderá.

Hoje você lamenta e reclama,amanhã você se curvará e glorificará!

QUANDO A LUTA AUMENTA,O CUMPRIMENTO DA PROMESSA ESTÁ MAIS PRÓXIMO.


5) JOSÉ FOI O PRIMEIRO A ENTENDER O PLANO.

Antes de entender o plano,ele empreendeu uma vingança particular contra seus irmãos.

Foi uma verdadeira tortura pisicológica.


5.1) em algum momento José começou entender o plano.(Gn45:6-8) V.8

Ao entender  o plano divino para sua vida e família José chorou e decidiu perdoar seus irmãos.

"E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face.
4 E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse ele: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque, para conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face."

Para conservação da vida e de nossa própria família Deus me enviou para o Egito.

Foi Deus e não vocês!

Ao entender o plano pode abraçar e sustentar seus irmãos.



6) A EMOÇÃO DO REENCONTRO ENTRE O PAI E O FILHO.(Jacó e José)

Vinte anos após a "suposta morte de José" pai e filho se reencontraram.

José mandou buscar seu pai.

- Sinta agora a emoção deste momento: (Gênesis 45:25-28) 

"E subiram do Egito e vieram à terra de Canaã, a Jacó, seu pai.
26 Então, lhe anunciaram, dizendo: José ainda vive e ele também é regente em toda a terra do Egito. E o seu coração desmaiou, porque não os acreditava.
27 Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó, seu pai. 28 E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que eu morra."(Gn.45:25-28)

V.27 "Reviveu e espírito de Jacó..."

O ESPÍRITO MORTO DE JACÓ REVIVEU!

"E Jacó enviou Judá diante da sua face a José, para o encaminhar a Gósen; e chegaram à terra de Gósen.29 Então, José aprontou o seu carro e subiu ao encontro de Israel, seu pai, a Gósen. E, mostrando-se-lhe, lançou-se ao seu pescoço e chorou sobre o seu pescoço, longo tempo.30 E Israel disse a José: Morra eu agora, pois já tenho visto o teu rosto, que ainda vives."
(Gn.46:28-30)

v.29 "E, mostrando-se-lhe, lançou-se ao seu pescoço e chorou sobre o seu pescoço, longo tempo."

Que emoção foj este momento!

Pai e filho,separados pela inveja,se reencontram vinte anos depois.


7) JACÓ, FINALMENTE, COMPREENDEU O PLANO.(Gn.48:11)

"E Israel(Jacó) viu os filhos de José e disse: Quem são estes?
9 E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe.
10 Os olhos, porém, de Israel eram carregados de velhice, já não podia ver bem; e fê-los chegar a ele, e beijou-os e abraçou-os. 11 E Israel disse a José: EU NÃO CONTAVA MAIS VER O TEU ROSTO e eis que Deus me fez ver a teus filhos também.
12 Então, José os tirou de seus joelhos e inclinou-se à terra diante da sua face."

"Eu não contava mais ver o teu rosto..."(Gn.48:11)

PARAFRASEANDO:
"Eu não contava mais ver o teu rosto,porém tudo isso, foi um plano divino."

"Então, José os tirou de seus joelhos e inclinou-se à terra diante da sua face."
(Gn.4812)

QUANDO COMPREENDEMOS O PLANO DIVINO IMEDIATAMENTE NOS CURVAMOS.


7.1) Assim fez Jó após compreender seu sofrimento.

 Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: 2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. 3 Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. 4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 5 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. 6 Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. 7 



7.2) DEUS TEM UMA GLÓRIA: Esconder as coisas.(Pv.25:2)

- Num primeiro momento Deus sempre encobre seu plano.

O QUE JOSE NÃO SABIA?

Que Ele "seria reverenciado no Egito como Zafenate Paneia".(O salvador do mundo)
E ainda seria chamado: Pai de Faraó.

"A glória de Deus é encobrir as coisas!" (Pv.25:2)


8) O QUE JACÓ NÃO SABIA? O QUE JACÓ NÃO CONTAVA MAIS?

"E Israel(Jacó) viu os filhos de José e disse: Quem são estes?
9 E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe.
10 Os olhos, porém, de Israel eram carregados de velhice, já não podia ver bem; e fê-los chegar a ele, e beijou-os e abraçou-os. 11 E Israel disse a José: EU NÃO CONTAVA MAIS VER O TEU ROSTO e eis que Deus me fez ver a teus filhos também. 12 Então, José os tirou de seus joelhos e inclinou-se à terra diante da sua face."

"Eu não contava mais ver o teu rosto..."(Gn.48:11)

Jacó não contava que reencontraria José.

Jacó não contava que pela providência de José e seus 70 descendentes morariam numa casa nova,bonita,boa e com vista para o Rio Nilo.

Jacó não sabia que moraria no Delta do Rio Nilo.(Na terra de Gózem ou terra de Ramessés)

"A glória de Deus é encobrir as coisas!" (Pv.25:2)

Jacó não contava e não sabia ....
Que nunca mais lhe faltaria água, comida ou dinheiro.

JACÓ não contava que viveria os últimos 17 anos de sua vida ao lado de José.
Chegou ao Egito com 130 e morreu aos 147,

"A glória de Deus é encobrir as coisas!" (Pv.25:2)

8.1) JACÓ E FARAÓ.

Jacó não sabia que teria uma audiência com o faraó e abençoaria o monarca mais poderoso do mundo.

"Então, falou Faraó a José, dizendo: Teu pai e teus irmãos vieram a ti.
6 A terra do Egito está diante da tua face; no melhor da terra faze habitar teu pai e teus irmãos; habitem na terra de Gósen; e, se sabes que entre eles há homens valentes, os porás por maiorais do gado, sobre o que eu tenho.
7 E trouxe José a Jacó, seu pai, e o pôs diante de Faraó; e Jacó abençoou a Faraó. 8 E Faraó disse a Jacó: Quantos são os dias dos anos de tua vida?
9 E Jacó disse a Faraó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos; poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais, nos dias das suas peregrinações.
10 E Jacó abençoou a Faraó e saiu de diante da face de Faraó.
11 E José fez habitar a seu pai e seus irmãos e deu-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara."
(Gn.47:5-11)

V.10 E JACÓ ABENÇOOU FARAÓ...


9) MEU TESTEMUNHO.

Eu não contava mais com muita coisa e elas estão voltando para minha vida.

Eu não contava mais com um menino e ele veio 25 anos depois.

Houve um tempo em que as lutas eram tão grandes que eu não contava mais viajar,escrever livros etc...

Muitas coisas que eu não contava mais Deus trouxe de volta.


10) O QUE VOCÊ NÃO CONTAVA MAIS?

Por causa de uma falência você não contava mais ser um empresário.

Não contava mais ser esposa,pai,mãe etc...

Não contava mais ser feliz,engravidar etc...

Não contava mais receber aquela causa na justiça,rever seus familiares.

Não contava mais receber o perdão de alguém.

Não contava mais ver o filho e o marido recuperado do vício.

Não contava mais abraçar sua filha.

Não contava mais com tanta coisa em sua vida,casa,carreira,ministério e família?

Não contava mais dirigir,viajar,ter uma casa própria etc...

Ainda hoje a glória de Deus é encobrir as coisas.(Pv.25:2)

JACÓ não contava ver Jose e viu seus netos.

Noemi não contava com mais nada e se tornou Bisavó de Davi.

Eu não contava com muita coisa e elas estão voltando.


Muita coisa que você não contava mais voltará para sua vida e família.


CONCLUSÃO:

E você se curvará em adoração tal qual fizeram Jó,Jose e JACÓ.

"Então, José os tirou de seus joelhos e inclinou-se à terra diante da sua face."
(Gn.4812)

QUANDO COMPREENDEMOS O PLANO DIVINO IMEDIATAMENTE NOS CURVAMOS.


Receba esta palavra!

Pr Venilton.
Maio de 2014
prvenilton@gmail.com






Postar um comentário