RADIO RESTITUI


sábado, 7 de dezembro de 2013

Um tributo a Nelson Mandela.

Um Tributo a Nelson Mandela.
07/12/2013

"Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Porque eu promovi o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas possam viver em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver mas, se necessário for, é um ideal para o qual estou preparado para morrer." (Conclusão do discurso de três horas de Mandela durante seu julgamento, em 1964, em que foi acusado de sabotagem e traição).

"Ter convicções fortes é o segredo para sobreviver às dificuldades. O seu espírito pode ficar cheio, mesmo quando seu estômago está vazio".

"O que alguns não valorizam pode ser muito importante para outros. Algumas vitórias são importantes apenas para aqueles que as conseguem." 
(Nelson Mandela)


1) "Pai da Pátria Africana."

         Nelson Mandela ,chamado "Pai da Pátria Africana" morreu em 05 de Dezembro de 2013,aos 95 anos,em sua terra natal reverenciado por todos os sul africanos e pelo resto do mundo.
         Em outubro de 1963, Mandela e outros sete réus foram condenados à prisão perpétua, acusados de terem organizado 150 atos de sabotagem. 
        Depois  de ficar 28 anos preso na África do Sul,somente  nas ilhas Robben esteve confinado por 18 anos. Ao sair,cumprimentou seus algozes decidido a não se vingar. 
         Até 1981, ele esteve na temida prisão de Robben Island, perto da Cidade do Cabo. Mais tarde foi transferido para o presídio de alta segurança de Pollsmoor.(10 anos)
       Não contava que seria presidente da mesma África do Sul, aos 71 anos. 
       Nas primeiras eleições democráticas em 1994, recebeu 60% dos votos e foi eleito presidente da África do Sul, cargo que ocupou até 1999." Rejeitou  a reeleição recusando-se a se perpetuar no poder.
      "Em 1993, ele e Frederik de Klerk receberam o Prêmio Nobel da Paz "por seu engajamento em prol da conciliação e por sua coragem e integridade".
       "Mandela foi responsável pelo fim do "Apartied" regime que pregava a supremacia branca"
       Pregava simultaneamente contra a supremacia branca e contra a supremacia negra,pois sempre acreditou que o homem vale mais do que a cor de sua pele ou local de nascimento. 
       Mandela entrou para a história como alguém que insistiu com seus  ideais de liberdade e fraternidade entre os povos.
        Foi chamado de o grande defensor dos direitos humanos juntamente com Martin Luther King Jr,Ghandi e tantos outros que lutaram pelo fim da opressão entre os povos.



2) Frases de MANDELA.(www.citador.com)

"Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma boa combinação."

 "Depois de termos conseguido subir a uma grande montanha, só descobrimos que existem ainda mais grandes montanhas para subir."

 "Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo."

 "Se falares a um homem numa linguagem que ele compreenda, a tua mensagem entra na sua cabeça. Se lhe falares na sua própria linguagem, a tua mensagem entra-lhe directamente no coração."

 "Se tu queres fazer as pazes com o teu inimigo, tens que trabalhar com o teu inimigo. E então ele torna-se o teu parceiro."

 "Tudo parece impossível até que seja feito."

"É melhor liderar a partir da retaguarda e colocar outros à frente, especialmente quando estamos a celebrar uma vitória por algo de muito bom que aconteceu. Mas deves tomar a linha da frente quando há perigo. Desta forma as pessoas irão apreciar a tua liderança."

 "O dinheiro não cria o sucesso, mas sim a liberdade de criar o sucesso."


3) Suas grandes convicçōes:

" Tenho convicção que as pessoas são iguais diante de Deus."

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podemos usar para mudar o mundo."

"Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros."


4) Outras Frases de Nelson Mandela.
© 2005 - 2013 Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (Nelson Mandela)

"Não há nada melhor que regressar a um lugar que continua igual para descobrir o quanto a gente mudou." (Nelson Mandela)

"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos." (Nelson Mandela)

"Você não é amado porque você é bom, você é bom porque é amado."
(Nelson Mandela)

"Eu sou o capitão da minha alma."(Nelson Mandela)

"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."
(Nelson Mandela)

"Não se esqueça de que os santos são pecadores que continuam tentando."
(Nelson Mandela)

"Fofocar sobre os outros é certamente um defeito, mas é uma virtude quando aplicado a si mesmo."(Nelson Mandela)

"Não poderás encontrar nenhuma paixão se te conformas com uma vida que é inferior àquela que és capaz de viver."(Nelson Mandela)

"Nascemos para manifestar 
a glória do Universo que está dentro de nós. 
Não está apenas em um de nós: está em todos nós. 
E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, 
inconscientemente damos às outras pessoas  permissão para fazer o mesmo. 
E conforme nos libertamos do nosso medo, 
nossa presença, automaticamente, libera os outros."
(Nelson Mandela)

"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."(Nelson Mandela)

"O que alguns não valorizam pode ser muito importante para outros. Algumas vitórias são importantes apenas para aqueles que as conseguem." 
(Nelson Mandela)

© 2005 - 2013 Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.



5) Poema Invictus.(William Ernest Henley -1875)


        "Mais de um século após ser escrito, o poema "Invictus", do britânico William Ernest Henley continua fascinando e influenciando pessoas em todo o mundo. Certamente, Henley, o mais velho de seis filhos, não imaginou que tanto tempo depois suas palavras - escritas em 1875 - inspirariam um personagem importante da história não só da África, mas mundial: Nelson Mandela. "
(www.vivaviver.com.br)

       "Quando aprisionado em Robben Island, onde cumpria pena de trabalhos forçados, o líder sul-africano, símbolo da luta contra o Apartheid, encontrou nas palavras de Henley a esperança e a força necessárias para manter-se vivo. Mandela conta que toda vez que começava a esmorecer, lia e relia o texto, em busca de um "companheiro" para a dor. " (www.vivaviver.com.br)

Invictus 

Dentro da noite que me rodeia
Negra como um poço de lado a lado
Agradeço aos deuses que existem
por minha alma indomável

Sob as garras cruéis das circunstâncias
eu não tremo e nem me desespero
Sob os duros golpes do acaso
Minha cabeça sangra, mas continua erguida

Mais além deste lugar de lágrimas e ira,
Jazem os horrores da sombra.
Mas a ameaça dos anos,
Me encontra e me encontrará, sem medo.

Não importa quão estreito o portão
Quão repletade castigo a sentença,
Eu sou o senhor de meu destino
Eu sou o capitão de minha alma. 

5.1) Mandela também Disse:

"O corpo humano tem uma enorme capacidade de se adaptar às circunstâncias difíceis. Descobri que se pode suportar o insuportável, quando se é capaz de manter o espírito, mesmo quando o corpo te põe à prova."

       "Ter convicções fortes é o segredo para sobreviver às dificuldades. O seu espírito pode ficar cheio, mesmo quando seu estômago está vazio".

     "Um homem que tira a liberdade de outro homem é um prisioneiro do ódio, está preso atrás das grades do preconceito e da incapacidade de ver além... Os oprimidos e os opressores são privados de sua humanidade da mesma forma."

     "Talvez eu estivesse cego para certas coisas em virtude da dor causada por minha incapacidade de cumprir meu papel como marido e pai dos meus filhos.
Parece que o destino dos que lutam pela liberdade é ter a vida pessoal instável. Ser o pai de uma nação é uma grande honra, mas ser o pai de uma família é uma grande alegria. Um trabalho que exerci muito pouco."

(Extraído da autobiografia Um Longo Caminho para a Liberdade, em 1994).



6) Filme Invictus.(Homenagem a Mandela).

     "Ao atender a um jogo dos Springboks, a equipe do país da união do rugby, Mandela reconhece que os negros no estádio torcem contra seu time em casa, como o time de sua nação representa-se preconceito e apartheid em suas mentes. Ele observa que ele fez o mesmo enquanto estava preso em Robben Island. Sabendo que a África do Sul está pronta para sediar a Copa do Mundo de Rugby 1995 no período de um ano, Mandela convence uma reunião do recém-negro dominado Sul-Africano Esportes Comitê para apoiar os Springboks. Em seguida, ele se reúne com o capitão da equipe de rugby Springboks, François Pienaar (Matt Damon), e implica que uma vitória Springboks na Copa do Mundo irá unir e inspirar a nação. Mandela também compartilha com um poema Pienaar, "Invictus", que o inspirou durante seu tempo na prisão.
         Pienaar e seu trem companheiros de equipe. Muitos sul-africanos, brancos e negros, a dúvida que o rugby vai unir uma nação dilacerada por cerca de 50 anos de tensões raciais. Para muitos não-brancos, especialmente os radicais, os Springboks simbolizava a supremacia branca. No entanto, tanto Mandela e Pienaar se firmemente por trás de sua teoria de que o jogo pode conseguir unir o país Sul-Africano.
       As coisas começam a mudar à medida que os jogadores interagir com os moradores e começar a amizade com eles. Durante os jogos de abertura, o suporte para os Springboks começa a crescer entre a população não-branca. Até o segundo jogo, os cidadãos de todas as raças compareceram para apoiar o Springboks e os esforços de Mandela. Equipe de Mandela segurança também cresce mais perto como os vários oficiais passaram a respeitar o seu profissionalismo e dedicação camaradas.
Os Springboks superam todas as expectativas e se qualificar para a partida final contra a Nova Zelândia All Blacks time mais bem-sucedido de rugby no mundo, até então. Antes do jogo, a equipe africana visita a Ilha Robben, onde Mandela passou 27 anos na prisão. Há Piennar é inspirada por Mandela vai e sua idéia de auto-domínio no Invictus (poema). Pienaar menciona seu espanto que Mandela "poderia passar 30 anos numa cela minúscula, e sai disposto a perdoar as pessoas que o colocam lá".
        Apoiado por uma torcida grande de brancos e negros, Pienaar motiva sua equipe. Mandela detalhes de segurança recebe um susto quando, pouco antes da partida, um Jumbo vibra o estádio, mas não é uma tentativa de assassinato, mas uma demonstração de patriotismo. 
         Os Springboks vencem a partida faltando o último minutos de duração em um drop kick do meia-Joel Stransky (Scott Eastwood), com um resultado de 15-12. Mandela e Pienaar se encontram no campo juntos para celebrar a vitória improvável e inesperada. Carro de Mandela é então visto afastando nas ruas congestionadas de tráfego deixando o estádio, como Mandela assiste os sul-africanos celebrar juntos no carro, a voz de Morgan Freeman é ouvida recitando o poema "Invictus". 
(www.wikepédia.com.br)


7) As últimas palavras públicas  de Mandela.


"A bondade do homem é uma chama que pode ser escondida, mas nunca extinta."

"Lidere de trás e deixe os outros acreditarem que eles estão à frente."

"Você não encontrará nenhuma paixão se se conforma com uma vida que é inferior àquela que é capaz de viver."

"Depois de escalar uma grande montanha se descobre que existem muitas outras montanhas para escalar."

Nelson Mandela.
1918-2013


        "Com a convicção de que todos são iguais diante de Deus,Nelson Mandela iniciou uma grande transformação social na história dos povos. Seu testemunho pacificador nos desafia a seguir buscando a paz e a justiça social em direção a verdadeira reconciliação."
(Pastor Frank de Nully Brown,Argentina)


Fontes: 
www.wikepédia.com
pensador.info
R.7.com
www.vivaviver.com.br
William Ernest Henley
www.citador.com
Atualidades do parachoque

07/12/2013
Postar um comentário