RADIO RESTITUI


sábado, 3 de dezembro de 2011

Pedras e planos - Davi e SIMEI DE BAURIM

Pedras e Planos.
Texto:2 Sm16:5-13

"E, chegando o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera; e, saindo, ia amaldiçoando.
6 E apedrejava com pedras a Davi e a todos os servos do rei Davi, ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda.
7 E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue e homem de Belial!
8 O SENHOR te deu agora a paga de todo o sangue da casa Saul, em cujo lugar tens reinado; já deu o SENHOR o reino na mão de Absalão, teu filho; e eis-te agora na tua desgraça, porque és um homem de sangue.
9 Então, disse Abisai, filho de Zeruia, ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar, e lhe tirarei a cabeça.
10 Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora, deixai-o amaldiçoar, pois, se o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem, pois, diria: Por que assim fizeste?
11 Disse mais Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que descendeu de mim, procura a minha morte, quanto mais ainda este filho de Benjamim? Deixai-o; que amaldiçoe, porque o SENHOR lho disse.
12 Porventura, o SENHOR olhará para a minha miséria e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia.
13 Prosseguiam, pois, o seu caminho, Davi e os seus homens; e também Simei ia ao longo do monte, defronte dele, caminhando e amaldiçoando, e atirava pedras contra ele, e levantava poeira.
14 E o rei e todo o povo que ia com ele chegaram cansados e refrescaram-se ali." ( 2 Sm 16:5-14)


1) Este é um triste momento na vida do rei Davi.

Seufilho Absalao usurpara seu lugar no trono de Israel e procurava matá-lo.

Para poupar sua vida, memso foge de seu propio filho.

Davi e seus homens estavam cansados e famintos.

Simei apareçe.

No caminho da fuga,passando ele e seus homens por um vilarejo chamado Baurim , um homem chamado SIMEI lhe atira pedras  e lhe amaldiçoa grandemente.

Tente imaginar esta cena: Imagine voce expulso do reino,fugindo do propio filho que esta tentando lhe matar e derepente, UM ENDEMONIADO CHAMADO  SIMEI APAREÇE DO NADA, LHE JOGANDO  PEDRAS E LHE AMALDIÇOANDO!

O QUE VOCE FARIA?

Como reagiria?


2) A sugestao de Abissai.( 2 Sm 16:9) 

Abisai era um dos soldados  mais leias do rei de Davi.
Estava com o rei  para viver ou morrer.

Ao ver SIMEI de Baurim amaldiçoando o rei , o mesmo é tomado do impulso de decapitá-lo.

" Então, disse Abisai, filho de Zeruia, ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar, e lhe tirarei a cabeça."(2 Sm.16:9)


3) A Reaçāo de Davi as pedradas de SIMEI foi:


"Disse mais Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que descendeu de mim, procura a minha morte, quanto mais ainda este filho de Benjamim? Deixai-o; que amaldiçoe, porque o SENHOR lho disse.
12 Porventura, o SENHOR olhará para a minha miséria e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia." ( 2 Samuel 16:11,12)


Frase de impacto:
"Na jormada da vida a diferença nao está nas pedras e sim nas pessoas que manuseiam as pedras ou como reagimos as pedradas que recebemos."


3.1) Davi reagiu bem as pedradas recebidas.

Como temos reagido diante das pedradas recebidas?

Temos revidado as pedradas ou agido como o rei Davi.

Importante:
Tudo que Simei estava falando contra o rei Davi era injusto.

As acusaçoes proferidas contra o homem segundo o coracao  neste episodio eram caluniosas.

Davi nao fez nada.

Quando voce se cala Deus lhe defende. 
Quando voce se defende Deus se cala.
Aprenda a se calar para Deus lhe defender.



4) A vitoria de Davi sobre ABSALÃO e o reencontro com Simei.

Tempos depois, a rebeliao contra Absalao foi contornada.

Davi venceu seu oponente, retormou a cidade  e reassumiu o trono.

De volta para casa,alguem lhe sai ao encontro.
Quem lhe saiu ao encontro?
Ele mesmo, SIMEI DE BAURIM.

A cena era inacreditavel:
Simei estava prostrado com o rosto no pó,implorando misericordia a Davi.

(2 Samuel 19:18-23)
"18 E, passando a barca, para fazer passar a casa do rei e para fazer o que bem parecesse aos seus olhos, então, Simei, filho de Gera, se prostrou diante do rei, passando ele o Jordão.
19 E disse ao rei: Não me impute meu senhor a minha culpa, e não te lembres do que tão perversamente fez teu servo, no dia em que o rei, meu senhor, saiu de Jerusalém; não conserve o rei isso no coração.
20 Porque teu servo deveras confessa que eu pequei; porém eis que eu sou o primeiro que de toda a casa de José desci a encontrar-me com o rei, meu senhor.
21 Então, respondeu Abisai, filho de Zeruia, e disse: Não morreria, pois, Simei por isso, havendo amaldiçoado ao ungido do SENHOR?
22 Porém Davi disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje me sejais adversários? Morreria alguém hoje em Israel? Por que, porventura, não sei que hoje fui feito rei sobre Israel?
23 E disse o rei a Simei: Não morrerás. E o rei lho jurou."

Novamente Abisai, o cortador de cabeças, propoē a Davi a morte do caluniador de Baurim.

" Então, respondeu Abisai, filho de Zeruia, e disse: Não morreria, pois, Simei por isso, havendo amaldiçoado ao ungido do SENHOR?"
 (2  Samuel 19:21)

Davi reprrende Abisai pela segunda vez e impede que seu regresso ao REINO seja marcado por uma atitude de vingança.

Que homem era Davi!

Ao inves de se vingar,ele prefere liberar seu acusador.

Disse Jesus:
"se teu inimigo tiver fome,da-lhe de comer. Se tiver sede,da-lhe de beber..."(Mateus 5:44-46)

Falar é facil.

Falar ou pregar sobre perdão é muito fácil até que tenhamos que perdoar alguem que nos feriu

O titulo de HOMEM SEGUNDO O CORACAO DE DEUS nao foi dado a Davi por acaso.( Atos 13:22)


5)  A Pedra (Patrick de chaves)

A PEDRA.
"O distraido nela tropeçou
O bruto a usou como projetil
O campones fez dela um assento
O construtor fez dela uma construcao
O menino fez dela um brinquedo.
Davi,com ela  matou Golias.
Michelangelo esculpiu a estatua de Davi
Carlo Drumond de Andrade a poetizou.
A diferenca nao esta na pedra e sim nas pessoas que a manuseiam."


6) Pedras soltas ou escadas?

Alguns mostram os ferimentos que as pedras lhe causaram ,outros constroem escadas de crescimento com as pedradas que levaram.

A diferenca nao esta na pedra e sim nas pessoas que a manuseiam

6.1) Outras pedras na biblia:


Abraao fez dela um Altar e invocou seu Deus
Jacó tomou uma pedra por travesseiro.
Josue usou as pedras do Rio Jordao para construir um altar memorial a geracao vindoura.

Os fariseus usavam as pedras para matar quem deles discordasem.

Pedras podem ferir,matar ou construir as escadas do nosso sucesso!

A diferenca nao esta na pedra e sim nas pessoas que a manuseiam.

Repito:
Na jormada da vida, a diferenca nao esta nas pedras e sim nas pessoas que manuseiam as pedras ou como reagimos as pedradas que recebemos"


7) Conclusao:

Oh Deus! Ensina-me a nao me vingar e a nao pagar com a mesma moeda as pedradas recebidas.

Dai-me um coracao como o coracao de Davi.

Amem.
Postar um comentário