RADIO RESTITUI


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Os tres idiomas da Cruz (Hebraico/grego/latim)

Os três idiomas da cruz.
(Hebraico, grego e latim
(Joao 19:1-22)v.20
 

“E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.”(João 19:20 )
 Pilatos, pois, tomou então a Jesus, e o açoitou. E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça, e lhe vestiram roupa de púrpura. E diziam: Salve, Rei dos Judeus. E davam-lhe bofetadas.Então Pilatos saiu outra vez fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum. Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem. Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, clamaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o; porque eu nenhum crime acho nele. Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus. E Pilatos, quando ouviu esta palavra, mais atemorizado ficou. E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem. Desde então Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamavam, dizendo: Se soltas este, não és amigo de César; qualquer que se faz rei é contra César. Ouvindo, pois, Pilatos este dito, levou Jesus para fora, e assentou-se no tribunal, no lugar chamado Litóstrotos, e em hebraico Gabatá. E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César. Então, conseqüentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram. E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim. Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi. “ (João 19:1-22)
 

1) Introdução

Hoje li sobre a crucificação de Jesus

E uma historia que sempre me traz dor e emoção.

Na cruz Jesus assumiu o lugar que era meu e seu.

(Isaias 53:1-5)

 

Pôncio Pilatos, foi o oficial romano que julgou e condenou Jesus. Pilatos foi o quinto governador da Judéia, mantendo sua posição durante o período de 26 a 36 D.C.
De todos os relatos dos Evangelhos sobre o julgamento que Pilatos fez de Jesus, o de João parece ser o mais importante por causa de seu relato sobre as duas entrevistas particulares que Jesus teve com ele. (João 18:33-38; 19:8-11).
A primeira entrevista preserva um intercambio memorável entre Pilatos, o representante do poder terreno, e Jesus, o Filho de Deus:
“Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu:
 “Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve minha voz” (João 18:37).
A seguir ele lavou as mãos, mandou acoitar Jesus e para agradar o Sinédrio Judaico mandou crucificar Jesus

 

2) O julgamento mais injusto da historia.

 

Analisei seu julgamento que  foi o mais injusto da historia.

Li inclusive, o comentário de um advogado na Internet sobre a injustiça deste julgamento.

 

Veja o que o advogado internauta disse:

“Sob as provisões da lei Judaica não poderia haver condenação por um crime capital baseado no testemunho de menos que duas pessoas. Uma testemunha era considerada a mesma coisa que nenhuma testemunha. Se houvessem apenas duas testemunhas, ambas teriam que concordar em todos os particulares até os mínimos detalhes. Sob a lei rabínica, o acusado tinha o direito de ter um defensor. Se o acusado não pudesse pagar pela defesa, um defensor seria escolhido para ele. (Essa era a prática das cortes desde há 2000 anos atrás!) Sob a lei Mosaica, um acusado não poderia ser obrigado a testemunhar contra si mesmo.”
"Ainda hoje Ninguém deve ser obrigado a servir de testemunha contra si próprio em nenhum caso criminal."
 
Você tem o direito de permanecer calado, a um advogado e tudo que dizer pode ser usado contra você no tribunal.
 
A Condenação de Jesus violou todas as regras do direito Romano e Judaico
“Jesus foi executado porque pretensamente se assumiu que ele havia sido considerado culpado de traição. Ameaçado com a possível perda de seu cargo, Pilatos escolheu crucificar Jesus como a maneira mais fácil de calar os coléricos sacerdotes.”
Jesus foi julgado antes de sua audiência.
 
“Ele foi acusado de três crimes separados. Os sacerdotes do Sinédrio o condenaram ilegalmente por blasfêmia. Pilatos se recusou a reconhecer esse procedimento inicial.”
“Antes das doze horas daquele mesmo dia, Jesus foi crucificado em violação às leis de Israel e Roma. Dois dos sistemas de leis mais esclarecidos que existiram (Judaico e Romano) foram prostituídos para destruir o homem mais inocente que já passou pela face da Terra.”
 
3) A inscrição zombeteira de Pilatos ( O Rei dos Judeus)
“ E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim. Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi. “ João 19:19-22

 

4) Porque Pilatos mandou escrever rei dos Judeus na cruz?

 

A inscrição de Pilatos na cruz
Pilatos mandou gravar na cruz "Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus".
Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi.                            “ João 19:19-22

Como Jesus era inocente, a única acusação foi a de ser "Rei dos judeus".
Porque este titulo?
Esse título foi colocado sobre a cruz por ironia.
Um rei despido, quase nu, executado publicamente, tinha obviamente perdido o seu reino para sempre.
O deboche de Pilatos era: “O Rei dos Judeus perdeu seu reinado.”
 
5) Os três idiomas da cruz
Jerusalém era a sede de todas as nações. (Atos 2:5)

O título estava escrito em três idiomas: hebraico, latim e grego, a fim de que fosse entendido pelos judeus nativos, pelos habitantes das outras nações(Atos 2:5) e pelas forças de ocupação romanas e pelos estrangeiros e judeus que visitavam a cidade.
A mensagem em três idiomas (Hebraico,latim e grego)era um claro alerta aos insurgentes: “ Assim ficou o rei que vocês elegeram e assim ficará também  o proximo insurgente”
Você entende agora o porque dos três idiomas?
 
6) No plano espiritual este titulo liberou outra mensagem.
 
Poucas pessoas que leram o título naquela triste tarde compreenderam o significado real; mas ele era absolutamente verdadeiro.
Não estava tudo perdido.
O título estava escrito em três idiomas:
hebraico, latim e grego, a fim de que futuramente fosse entendido que Jesus é :
-o Rei dos judeus,
- O Rei dos romanos
- e de todo mundo  gentios (EU E VOCÊ)
-  e de todo o universo!
 
7) Rei dos Reis

Jesus, que transtornou  a sabedoria do mundo, ao morrer, e tomou  posse do seu reino.
Sua morte e ressurreição destituíram o poder de Satanás com um golpe mortal, e estabeleceriam a eterna autoridade de Jesus sobre a terra.

Todos as línguas , povos e nações leram isso!(Atos 2:5)
Ele é o rei dos judeus.

Depois, A biblia foi escrita em tres idiomas.
Hebraico,Grego e ate em Latim.
Hoje esta em todos os idiomas da terra.

Na Cruz Jesus comprou pessoas de todos os povos,tribos e nacoes.
(Apocalipse 5:8-10)
 
Que Todas as línguas saibam que ele e o rei dos reis e o SENHOR dos senhores.

Apocalipse 19:13-16 Rei dos Reis e SENHOR dos senhores...


 
Amem.
 
 



 




 
 
 

 
Postar um comentário