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quarta-feira, 27 de abril de 2011

Obras da Carne x Fruto do Espirito

 Obras da Carne & Frutos do Espírito
Gl.5:19-23.

Introducao:

1) A vida do crente precisa se mover em dois trilhos

Carater e uncao
Certo e errado
Dons do Espirito e Fruto do Espirito


2) O grande Drama

Dons sem fruto : desequilibrio/ Fanatismo cego
Fruto sem dons : Frialdade e formalismo


3) Definindo Dons e Frutos

OS DONS:
sao ferramentas ou manifestacoes do Espirito em ocasioes especificas

Ex. PROFETIZAR EM CERTAS OCASIOES

Atos 21:7-14 V.9 Quatro donzelas que profetizavam
V.11Agabo profetizou que Paulo seria entregue aos gentios...


O FRUTO:
Se desenvolve em nos apos a regenaracao e vai crescendo dia a dia.
Colossenses 3:5-17

V.5 Fazei morrer a natureza terrena. Prostituicao,impureza,paixao lasciva,desejo maligno e a avareza que idolatria....


4) O simbolo do fruto e uma tangerina.

Algus gomos sao maiores que os outros

Alguns gomos precisam crescer em nos


5) Quais sao os gomos do fruto?


“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: 
Prostituição, impureza, lascívia, 
Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações ou (Ciumes), 
iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. 
(Gal.5:19-21)

5:2)  Mas o fruto do Espírito é: 
Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 
Contra essas coisas não há lei.” 
Gl 5.19-23

Nenhum trecho da Bíblia apresenta um mais nítido contraste entre o modo de vida do crente cheio do Espírito e aquele controlado pela natureza humana pecaminosa do que (Gl.5.16-26.)

Paulo não somente examina a diferença geral do modo de vida desses dois tipos de crentes, ao enfatizar que o Espírito e a carne estão em conflito entre si,(Galatas 5:17)

PAULO TAMBEM ENSINA QUE O PECADO MORA NA CARNE:

Paulo confessou que era santo e lutava contra os pecados de sua carne
ROMANOS 7:14-25
V.14 Sou carnal vendido a escravidao do pecado
V.15 Nem mesmo compreendo meu modo de agir...

Qual era o espinho na carne de Paulo?
(2 Co.12:7-10)

6) AS OBRAS DA CARNE. 

“Carne” (gr. sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8) V.8

 Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (Galatas 5.21).

A Carne para nada aproveita.
Joao  6:63

 Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo 
(Rm 8:13) Se pelo Espirito Mortificardes....

(Gl 5:16,17) Andai no Espirito v.16
O Espirito Milita contra e vice versa


7)  As obras da carne (Galatas 5.19-21) incluem:

(1) “Prostituição” (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos .

(At 15.28,29) v.29 Se abestenham relacoes sexuias ilicitas

Quais sao as relacoes sexuais ilicitas?
Levitico 20:11-24

V.24 Eu vos separei dos povos...
Santo/separado/Hagios/kadosh

7:1) Corinto

1Co 5.1 Sexo madastra ou mae?

O problema de Corinto
Sexo com prostitutas
Templo de Afrodite (1 Co 6:15-20)


7:2) Efeso

Templo de Diana (Efeso)
Deusa do amor e da fertilidade


7:3) Tessalonica

1 Ts 4:3-5


7:4) Tiatira
Ap.2:18-29

7:5) Davi e Salomao (1Rs.11:1-8)
Parece ate mentira

7:6) Rio de Janeiro/Brasil
Nudez carnaval
Sexo Novelas
BBB

7:7) Boston/America

Excesso de liberdade

Obelisco de Boston
Local onde a prstituicao e mais forte



8) A DUREZA DE JESUS CONTRA PECADO SEXUAL TIATIRA
(Apoc. 2:18-29)

V.21 Dei-lhe tempo para que se arrependessem....

A CONDUTA SEXUAL IMPURA E UM DOS GRANDES DESAFIOS DA IGREJA DE HOJE

8:1)  COMO EXPLICAR A PEDOFILIA?

E A MAIOR ABERRACAO DA ATUALIDADE

NEM MESMO EM LEVITICO 20:11 ESTA LISTADA

9) A prostituicao

Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um só em português: prostituição.

(2) “Impureza” (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração
 (Ef 5:1-8) Vicios sexuai
(Mateus 5:28) olhar com intencao impura

O Sexo pelo olhar hoje virou moda
Pornografia Internet/BBB Sexo ao vivo para 50 milhoes pessoas

(3) “Lascívia” (gr. aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência 

Paulo:
Temo que Deus me humilhe e Que eu venha a chorar pelos muitos que nao se arrependeram da prostituicao. (2Co 12.21).

Importante

A cultura grego romana endeusou e banizou o Sexo
Os Deuses do olimpo eram maquinas de sexo
Eros/erotismo
Cupido/Flecha do amor

(4) “Idolatria” (gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5).

(5) “Feitiçarias” (gr. pharmakeia), i.e., espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria 
(Êx 7.11,22; 8.18) Os magos imitaram Moises cienciad ocultas

 Ap 9.21 Assassinatos/feitcaria/Prostituicao e furtos
18.23 Babilonia seduz a terra pela feiticaria...

(6) “Inimizades” (gr. echthra)
Iintenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas. 

(7) “Porfias” (gr. eris), i.e., brigas, oposição, luta por superioridade (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3). 

(8) “Emulações” (gr. zelos), i.e., ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3). 

(9) “Iras” (gr. thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8). 

(10) “Pelejas” (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder (2Co 12.20; Fp 1.16,17). 

(11) “Dissensões” (gr. dichostasia), i.e., introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17). 

(12) “Heresias” (gr. hairesis), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19). 

(13) “Invejas” (gr. fthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos. 

(14) “Homicídios” (gr. phonos), i.e., matar o próximo por perversidade. A tradução do termo phonos na Bíblia de Almeida está embutida na tradução de methe, a seguir, por tratar-se de práticas conexas. 

(15) “Bebedices” (gr. methe), i.e., descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.
 
(16) “Glutonarias” (gr. komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.
 
As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do 
reino de Deus, i.e., não terá salvação (5.21; ver 1Co 6.9).

O FRUTO DO ESPÍRITO. 

Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus (ver Rm 8.5-14 nota; 8.14 nota; cf. 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9). 

O fruto do Espírito inclui: 

(1) “Caridade” (amor) (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14). 

(2) “Gozo” (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14).

(3) “Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20). 

(4) “Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1). 

(5) “Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3). 

(6) “Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13). 

(7) “Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).

(8) “Mansidão” (gr. prautes), i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20). 

(9) “Temperança” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).

O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. 

O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.

Fonte: BEP
Acrescimos : Pr venilton

24.04.11
Boston / USA
 

 
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