RADIO RESTITUI


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Vivendo os Sonhos esquecidos - 13.12.10 - Pr Venilton

  m
Vivendo os sonhos esquecidos
Pr. Venilton - Comendador  Soares.
12.12.10
(Gênesis 42:9) -  Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles e lhes falou asperametne: Vós sois espias, e viestes para ver a nudez da terra.
Repetindo:
Então Jose se lembrou dos sonhos que havia tido...(três Vezes)
1)          Introducao
Este versículo entrou em meu coração como  uma flecha porque fala que José se lembrou dos sonhos que havia tido.(Gn.42.9)
Jose se lembrou dos sonhos que havia tido.
Jose se lembrou dos sonhos que havia tido.
Jose se lembrou dos sonhos que havia tido.
Permita-me conjecturar:
Quem se lembra, o faz por haver ESQUECIDO!
Pergunto: Porque Jose esqueceu os sonhos da Adolescência?

1)          Jose entrou na historia bíblica sonhando alto.
 (Gênesis 37:5) -  Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
(Gênesis 37:6) -  E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
(Gênesis 37:8) -  Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.
(Gênesis 37:9) -  E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
 (Gênesis 37:19) -  E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor!(O tal sonhador!)
(Gênesis 37:20) -  Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.

1.1)                         Crianças e adolescentes sempre sonham!
Voce já observou como crianças e adolescentes sonham alto?
Sonham que serão médicos, atrizes,pilotos,jogadores famosos,músicos de renome etc...
Criança e adolescente vive sonhando!

1.2)       Um conselho aos pais.
 Importante: Se você é pai ou mãe nunca mate os sonhos de seus filhos.
Se ele disser que ser um campeão de Formula Um, diga-lhe: Você será o maior campeão de seus dias?
Se sua filha disser: Serei uma medica, diga-lhe: Você será a  melhor das medicas.
Se disserem: Seremos astronautas, ainda assim incentive-os!


1.3)       A causa do fracasso de muitos adultos...
Muitas pessoas vivem hoje uma vida de sombras porque seus pais  mataram os sonhos de seu coração com palavras do tipo:
Larga de besteira menino!
Tire esta maluquice de sua cabeça!
Voce nunca vai conseguir dirigir, que dirá ter um caminhão!
Conforme-se com nossa realidade, a gente nasceu pobre vai morrer pobre!
CONFRONTO:
NÃO seja aquele pai que vai matar os sonhos de seus filhos!

2)             O pai de Jose o repreendeu.
Um dos homens que mais teve sonhos na bíblia foi Jacó.
Entrou na historia bíblica sonhando com uma escada onde anjos subiam e desciam em seu favor. Deus falava com ele em sonhos!
Seu sogro Labao foi repreendido em sonhos por causa dele.
Este mesmo Jaco, repreendeu Jose severamente por causa de seus sonhos.
(Gênesis 37:9) -  E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. (Gênesis 37:10) -  E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
 Repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? V.10
Importante:
Não seja lembrado como o pai que matou os sonhos de seu FILHO.
Seja lembrado como o maluco que incentivou os sonhos de seus filhos.

2.1) Filme: Os dois filhos de Francisco.
O pai FRANCSCISCO comprava cartelas de fichas para ligar para a Radio e pedir a musica dos filhos Zezé de Camargo e Luciano.
Resultado: Um milhão de discos vendidos por causa da iniciativa De um  pai!
Todo pai deveria assistir este filme.

3)             Jose no Egito.
Todos conhecemos a Historia de Jose.
Ele foi odiado pelos irmãos e vendido como escravo ao Egito quando tinha 17 anos.
Gozou de um sucesso na  casa de Potifar por um tempo ,mas acabou indo para a masmorra por se negar a ir pra cama com sua patroa (Gn.39)
Ganhou a confiança do carcereiro e interpretou os sonhos do copeiro e do padeiro de Faráo.

4)             O sentimento de vitima entrou em Jose. (Gn 40.15)
(Gênesis 40:14) - Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa;
(Gênesis 40:15) - Porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e tampouco aqui nada tenho feito para que me pusessem nesta cova.
Este era seu sentimento aos 28 anos.
Fui roubado e nada fiz!
Sniff,Sniff,Sniff... Tadinho de mim.
Jose sabia  interpretar os sonhos de outros e não se lembrava mais dos sonhos que Deus plantara em seu coração.

5)              Alguns acontecimentos tem o incrível poder de roubar os nossos sonhos

5.1) Perdas de pessoas queridas.

Em certo Funeral que realizei um jovem de 24 anos depositou sua foto no caixão da mãe e disse: Estou morrendo com você. (Seis meses depois foi assassinado)

5.2) Decepções com pessoas e lideres.
Nunca mais amarei de novo. (Convento)
Nunca mais confiarei num líder.
Homem não presta
Mulher é tudo igual (Francisco Assis Pereira)(Moto Boy)

5.3) Fracassos iniciais.
Estudei e fiz aquela prova três vezes e não passei e nunca mais tentarei.
Reprovações sucessivas etc...
O Negocio que quebrou.
Comecei a construir e o casamento acabou
 
5.4) Frustracoes.

As frustrações sentimentais, profissionais e ministeriais(carreira) podem matar nossos sonhos.
As frustrações familiares e a decepção com Potifar mataram os sonhos de Jose.
O Jovem que começou sonhando alto se tornou uma vitima dentro daquela masmorra.
Jose era capaz de interpretar os sonhos dos outros, mas perdeu a capacidade de sonhar e o pior: Esqueceu os sonhos de ADOLESCENCIA!

REPETINDO: Jose sabia interpretar os sonhos de outros e não se lembrava mais dos sonhos que Deus plantara em seu coração.



6)             Faraó  sonhou para honrar José

(Foi Honrado pela interpretação de sonhos)
 (Gênesis 41:1) -  E ACONTECEU que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio.
(Gênesis 41:5) -  Depois dormiu e sonhou outra vez, e eis que brotavam de um mesmo pé sete espigas cheias e boas.
(Gênesis 41:7) -  E as espigas miúdas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então acordou Faraó, e eis que era um sonho.
(Gênesis 41:8) -  E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse.
 (Gênesis 41:15) -  E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas.
 (Gênesis 41:25) -  Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.
(Gênesis 41:26) -  As sete vacas formosas são sete anos, as sete espigas formosas também são sete anos, o sonho é um só.
Disse Jose a faráo :
 (Gênesis 41:32) - E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la.  

(Gênesis 41:33) - Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito. Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura, E ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem.  Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome. (Gênesis 41:37) - E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos. E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?  Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.  - Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.  E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço. (Gênesis 41:43) - E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito. (Gênesis 41:44) - E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito.  - E Faraó chamou a José de Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito. (Gênesis 41:46) - E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito. (Genesis 41:32-46)

7)     Jose se lembrou dos sonhos. (Gn 42.9)

Aos 37 anos de Jose , veio a fome em todo mundo. (Conforme ele falara)
Seus  irmãos e pai estaavam com fome e tiveram que vir buscar comida no Egito.
Jose era Zafenate Paneia (O homem mais poderoso do mundo) Salvador do Mundo.
O próprio Faraó lhe chamava de pai.
Era honrado
Um episodio colocou suas emoções em total descontrole.
Seus irmãos se prostraram diante dele.
Neste momento ele se lembrou dos sonhos que tivera 20 anos antes.
(Gênesis 42:9) -  Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles e lhes falou asperametne: Vós sois espias, e viestes para ver a nudez da terra. 

Repetindo:
Então Jose se lembrou dos sonhos que havia tido...(três Vezes)(Gn.42.9)
Quem se lembra , havia esquecido.

8)             Grandes sonhos são precedidos de frustrações iniciais.

Sempre que houver um grande sonho Satanás vai lançar frustrações e prejuízos para você abortar o Sonho.
Satanás quer abortar nossos sonhos!

8.1) Grandes sonhos  trombam com os matadores de sonhos.

Os irmãos de Jose eram matadores de sonhos.
Tentaram matar Jose por causa de seus sonhos
Odiaram Jose por causa de seus sonhos.
Todo sonhador será odiado, caluniado, maltratado, perseguido e ate emboscada de morte vira contra o mesmo.
Se você não deseja ser perseguido use a seguinte regra:
Nao diga nada, não seja nada , não sonhe nada e não crie nada!
Se você se atrever a sonhar, os matadores de sonhos irão cruzar seu caminho!
Não recue! Continue sonhando!
Sonhe para não morrer. Sonhe para viver!

8.2) Meu primeiro encontro com um matador de sonhos.(1986)

Este encontro se deu em 1986 (No seminário IBP)
Mostrei meu livro vencendo pela Oração a um professor e ele me disse:
Muito ruim, muito resumido e sem conteúdo.
Deixei  o livro(SONHO) na gaveta por 12 anos (1986 – 1998)
Quando já tinha lançado três livros , achei o mesmo na fundo do baú.
Cancelei o Decreto do professor, lancei a obra que esgotou-se rapidamente!
Fiquei com meu sonho na gaveta por 12 anos.
Hoje este Ex- professor é gerente de uma grande Editora.
JÁ mandei mais três livros para ele examinar e ele me escreveu dizendo qiue meus livros não preenchem a proposta da Editora.
Lia carta, sorri e disse:
Acabaram de rejeitar um Best Seller!

8.3) Eslavec (27 Nov.2010-03 Dezembro 2010)

Dr. Myles Munroe,desafiando 4 mil lideres do Brasil disse na Eslavec (Dezembro de 2010)
“Ano que vem quero ler seus livros e ouvir seu CD”
Eu recebi esta palavra!
Dia 10 de Dezembro mandei para gráfica o livro que Myles ira ler ano que vem.
A perola de grande Valor
Dia 11 de Dezsembro de 2010 lancei no Ministerio Apascentar de Nova Iguacu no Rio de Janeiro o CD que Myles Munroe ira escutar em 2011

Em Dezembro de 2010 enviei para o Pr Silas a mensagem( Recomende-se )que um dia irei pregar na ESLAVEC.(Profecia de Myles Munroe)(Eu recebi no meu Espirito)(2 Co.4.13)

Nunca mais ninguém irá roubar os meus sonhos!
Estou com 47 anos e a partir de agora me dedicarei a viver os sonhos que Deus plantou em meu coração.

9)             Eu também esqueci  meus sonhos.

Minha mãe era cantora. (Malena)
Gravou um Disco pela Gravadora Madrigal do Rio de Janeiro e isso nos trouxe como família ao Rio de Janeiro em 1974. (Viagem missionária)

Como cresci num ambiente de musica sempre quis gravar um disco embora não sei cantar e não conheço nenhuma nota musical.

JÁ convertido fiz uma promessa para Deus:

“Vou gravar para tua gloria um CD de qualidade!

Incentivado por amigos e pelos membros  de minha igreja, Em 1998 eu gravei um CD (Vivendo Como Aguia) (Reul - Sonovis- Portugual)
Foi um Fiasco de vendas.

Não desanimei e Em 1999 eu entrei em Estúdio para gravar outro: Lugar de adoração.(Nem saiu do estúdio)

Fiquei  10 anos sem gravar
Prometi para mim mesmo que nunca mais iria gravar um CD.
Este e o poder da frustração (Matar e travar nossos sonhos)

Em 2008, incentivado pelo PR MARCUS, rompi a frustração e lancei o Jeito Novo de Adorar pela gravadora TOQUE NO ALTAR MUSIC.
Com este CD Chegamos a vários estados do Brasil, A Bolivia, Ao troféu Talento 2009 e até no Globo Esporte pelo Jogador do Santos Roberto Brum.

Em 11 de Dezembro de 2010 lancei o CD Real Gratidao.
Nenhuma frustração inicial ira roubar  os meus sonhos
 
(Gênesis 42:9) -  Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles ...

10)        Qual o sonho que você colocou na gaveta?

Qual o matador de sonho que travou seus sonhos
Qual a frustração que impede você de tentar novamente?
O mundo é dos sonhadores.
Quem não sonha não vive.
Pare de sonhar e comece a morrer!
Jose esqueceu os sonhos, mas o episodio com seus irmãos o realinhou aos sonhos da adolescência!

Volte hoje a sonhar!
Recupere os sonhos que você perdeu!

E hora de viver o que ninguém acreditou (Bispa Sonia)
Ser livre para sonhar, conquistar, avançar contra o que vier!

Musica:
Ser livre para sonhar(Renascer)








Postar um comentário