RADIO RESTITUI


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Encontrando-me no outro - Bispo Renato Chaves

Bispo Renato Chaves
Titulo:Encontrando-me no outro.(25 Maio de 2010)
Texto: Mt 13:33,34 Levedar Tudo.
Obs. Pra Clariçe (Esposa do Bispo) fez importante acréscimos nesta palavra

1)    Introdução.
·        Sinto-me nesta noite como um leão na cova dos Danieis.
·        Meu avo dizia: entre sempre de joelhos para saires de pé
O evangelho so tem sentido se for vivido na dimensão do outro.
Não seja um bom religioso mas seja um genuíno discípulo de Jesus.
Nemuel Kesle nos ensinou no seminário sobre a plenitude dos tempos.
Nos dias de Jesus Roma e Grecia eram potencias.
Roma dominou as terras
Os gregos dominaram as mentes.
Roma acabou e a Grécia se perpetuou.
A mente grega ESTA ai e nos precisamos descolonizar nossa mente dos conceitos gregos. (Democracia)
A visão de Jesus não era democrática mas falava de reino.
Os romanos dizem:
Quem não foi batizado ao nascer é pagão.
Jesus disse: Pagão é aquele que não crê na provisão(Mt.6:30-33)
Jesus era um descolonizador da mente romana.
Assim devemos ser.
Mt 13:33,34 Levedar Tudo.
Eu Creio nisso ou seja: O reino de Deus deve levedar tudo  em nossa vida, ou seja, todas as áreas de nossa vida devem ser envolvidas pela fermento levedador chamado reino de Deus.
Reino de  Deus não é religião.
A religião me torna crente e o reino me faz embaixador.
O principio do reino começa dentro de casa.
A tensão do evangelho começa dentro de casa.
Se voce consegue liderar bem sua mulher e seus filhos voce é um excelente líder e terá seguidores.
Atualmente, o fundamento da educação mundial ainda é grego.
Pensamos e sentimos como os gregos e até montamos nossas igrejas com estruturas gregas.
Jesus era um descolonizador da mente romana.
Assim devemos ser.

2)    Vamos falar agora sobre amor.
O amor pode ser associado a imagens.
Pombinhos, dois corações,cupido etc... (Ensino grego)
Os gregos falaram sobre o amor:
Eros, filos, ágape,Delfhos (Filisofia do amor GREGO)
2.1) Amor e sua  morfologia.
A+morte =  ( Não morte )=Amor.
A palavra surgiu da fusão do A + mor  e o (t) caiu.  Quando um sai o outro entra.(Saia a morte e entra o amor)(sai o amor e entra a morte)
Amor=Não morte.
Signigica também: Não me mate=Não me violente=Não me desvalorize.
A= prefixo da negação= amoral/Imoral
Amor = Não morte
Amar = tirar a morte ou  arrancar a morte.
Amar é: Produzir vida onde existe a morte.
O antônimo de amor é morte:
Quem odeia esta a um passo de matar.
Voce já reparou que os que mais lhe odeiam hoje são aqueles que mais disseram lhe amar ontem.
Os crimes passionais foram praticados em ambientes onde se jurava um amor intenso.
Exemplo : Caim e Abel. (Caim matou seu próprio irmão)
Deus questiona Caim sobre Abel.
Caim diz para Deus: Acaso sou o tutor de meu irmão?
Toda vez que o desprezo tomar conta de uma relação voce esta mais próximo de se tornar um homicida.
Nos amamos como os gregos.
O que eu quero é ser feliz e andar tranquilamente onde eu nasci...
Vem me fazer feliz porque eu tem amo...(Djavam)
Amar não é uma obrigação de fazer o outro feliz.(GRECIA)
Quem me ama não tem a obrigação de me fazer feliz.
Este conceito de amor é grego.
O ANUNCIADO DO AMOR GREGO DIZ: Se você me ama, me faça feliz.
O amor de Deus ama os piores.
“Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 11 Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos.” (1 Jo 2:9-11)


 “O amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Co.13:4-7

O amor verdadeiro suporta a fraqueza do outro, a gordura do outro, a feiúra do outro, o ronco do outro, o temperamento explosivo do outro ou o temperamento introvertido do outro.
12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,
13 suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.
14 E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.

Deus é rico em misericórdia por causa do grande amor com que nos amou. (Ef.2:1-5)
Estávamos mortos e Deus lançou ou projetou  sua vida sobre nos.
Deus morreu a nossa morte para viermos sua vida.
Temos medo de amar porque amamos com a mente grega.
Temos medo de ser largados, de ser traídos e de sermos trocados.
A maioria dos filhos de pastores estão perdidos porque são usados como referenciais de alguém que precisa ser santo e que não foram entendidos pela igreja como pessoas imperfeitas.
Os filhos de pastores se revoltam e vão para ao mundo.
Oamor de Deus não obriga amar mas ama e respeita de qualquer jeito.
Ate maridos:
Se voce não estiver disposto a  morrer por sua mulher fique solteiro.
Tem marido que não é capaz de morrer pela mesma.
Jesus amou e deu a vida pela igreja(Sua esposa)
Se voce não é capaz de dar a vida por sua esposa não se case.
Nosso amigo Fabio Junior esta quase no vigésimo casamento porque quer que elas o satisfaçam e não esta disposto a morrer por nenhuma delas.
Não permita que a colonização Helenica domine sua vida e sentimentos.
Veja como o amor de Jesus é diferente do ensino grego.
Mt.5:44,45
Na Cruz Jesus amou: Pai perdoa-lhes. Eles não sabem o que fazem.
Quando eu for levantado eu atrairei muitos a mim. (Amor de Jesus)
Sentimentalmente é impossível amar seu inimigo.
Mas quando aprendemos o amor de Deus podemos amar e orar por eles. (Jo 13:34,35)
Muitos de nos amamos  até que a crise apareçe na relação.
Os casamentos estão em crise porque a base da relaçoa não é sentimento mas o mandamento.
O mandamento de Deus é amar.
É produzir vida, tirar a morte, ( Jesus veio para que tivésemos vida em abundância.)Jo. 10:10
Quem conhece o mandamento de amar amar em qualquer tempo, época, com qualquer corpo ou com abandono de filho e marido.
Pessoas mal resolvidas não se amam e não amam os outros.
Eu atendi uma senhora que me disse:
Antes eu vivi em função de meu marido e depois passei a viver a vida de meus filhos. acabei me tornado uma mulher perdida.
Eu desejei viver a vida de meu marido, a vida de meus filhos e acabei  não vivendo minha vida.
Hoje sou um ser desencontrado.
Estou me encontrando agora.

Jesus falou: A minha vida ninguém a tira de mim e eu a dou a quem quiser.(Ele tinha auto-controle)
João 10.15
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

João 10.17
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.

Jesus não estava perdido de si mesmo.
Tem muita gente perdida em si mesma.
A maioria das pessoas que conheço ainda não se encontraram.
Estão perdidas em si mesmas.
fazem faculdade que outros querem
Usam as roupas para gravar outros.
Estão perdidas na vida e perdidas no propósito.
Nenhum ser desencontrado consegue ser feliz!
Prosperidade não vem com dinheiro.
JAco estava endireitado e completamente infeliz.
Tinha medo de Esau e era um fugitivo.
Um dia ele desistiu de ser o homem desencontrado que era.
Lutos com o anjo, saiu mancando mas voltou como Isarael.
Voltou para casa do pai, mandou ofertas para o irmão que odiava e recuperou seu destino.
Tem gente que sabe tudo que esta no estatuto de uma igreja mas esta perdido dentro igreja e do ministério.
Eu li a historia de um homem que cortou o casulo de uma borboleta e a mesma morreu ao sair.
Ele acabou descobrindo que a força que a borboleta faz para sair do casulo fortalece suas asas.
Eu e voce precisamos viver nossa propia vida.
Chega de viver a experiência do outro.
Não queira o testemunho do outro.
Seja voce mesmo!
Tome uma atitude e cresça.
Nenhuma pessoa se descobrira se levar mulher e filhos para o lugar da sua transformação.
Você precisa se descobrir sozinho.
Este descobrimento é doloroso.
Tem gente que so anda aborrecida e não foto se esforça para sorrir.
Dois galos. (Preto e banco)
O galo branco morreu na rinha.
O cara perguntou : Não era o galo branco o bom? Como ele morreu na briga? Resposta: Porque o ruim era  o preto porque matou o branco.
Pare de culpar seu marido, a igreja, as ovelhas, os filhos, a amante etc...
Quem não presta é voce e não os outros.
Pare de transferir!
Tome a decisão de mudar.
O rabianto diz que a pessoa que lutava com Jacó era tudo que Jacó não gostava em si mesmo e o fez a lutar contra aquilo a noite inteira.
Ele lutou a noite inteira com aquela origem desencontrada dele mesmo.
O homem que lutou com ele tocou nele e mudou sua vida.
Ele teve um encontro com Deus e com ele mesmo.E saiu marcado Gn 32:21 ao 33
Infelizmente tem gente que passa uma vida inteira sem se encontrar com ele mesmo.
Voce precisa se encontrar com voce mesmo.
Voce precisa falar como Jesus falou: A minha vida eu a tenho.
Ao se encontrar com Deus e com ele mesmo Jacó perdeu o medo de Esau seu pior inimigo.
JAco olhou para Esau e disse: eu vejo a face de ADONAI em voce!
So quem teve um encontro com Deus e consigo mesmo pode ver ADONAI na face de seu pior inimigo(Esau)
A PARANÓIA DO MEDO E DA INSEGURANÇA.
Pare com esta paranóia de medo e insegurança com filhos, marido e esposa.
Não mande sua mulher botar vermelho pomba-gira para satisfazer suas loucuras.
Não é a mulher que tem que dá vida para homem é o homem que tem que dá a vida para sua mulher.
Quem tem que dá presentes para sua mulher é voce e não o padeiro.
REVELAÇAO: (submissão/autoridade no lar)
Toda mulher que sabe que seu marido esta pronto a dar a vida por ela se submeterá ao mesmo sem nenhuma dificuldade.
A insubmissão de muitas mulheres esta no fato de que seus maridos não lhe passam confiança de morte. Eu ano não sei se ele esta disposto a morrer por nos.
Projete-se no outro.
Eu conheço esposa,maridos,flhos,pais que estão morrendo porque voce só pensa em voce mesmo e não projeta sua vida sobre eles.
Projete sua vida sobre quem voce diz que ama e eles se renderão ao amor que voce lhes manifestar.
So o amor cobre multidões de pecado.
Tire a morte de seu amor.
Quem não ama é assassino.
Quem ano ama mulher,marido,filhos,pais,discipulos é assassino.
Talvez hoje voce precise arrumar uma bacia e lavar os pés de quem está em sua casa e família.
Projete seu amor no outro.
Começe hoje sua luta no vau de Jaboque.
Onde está o primeiro marido,pai, esposa ou filho que hoje diz:
eu quero entrar nesta nova dimensão de amor. (1 Jo 3:14,16,18)
VENHA.

OREMOS.
Postar um comentário