RADIO RESTITUI


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ungido para um Propósito - Ciro

UNGIDO PARA UM PROPÓSITO.
(Isaías 45:1-5)

"Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face; eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.
2 Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
3 E te darei os tesouros das escuridades e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
4 Por amor de meu servo Jacó e de Israel, meu eleito, eu a ti te chamarei pelo teu nome; pus-te o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.
5 Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim, não há deus; eu te cingirei, ainda que tu me não conheças" (IS.45:1-5)

V.4 "Por amor de meu servo Jacó e de Israel, meu eleito, eu a ti te chamarei pelo teu nome; pus-te o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.

Obs. AINDA QUE NAO ME CONHECES...

V.4 "POR AMOR DE ISRAEL EU TE CHAMEI PELO NOME"

Resumindo: "Voce não me conhece,mas por amor a Israel,minha nação eleita,eu te chamei pelo nome e lhe dei um sobrenome(lhe engrandeci no mundo)ainda que nao me conheçes"

ESTA É UMA DAS PASSAGENS MAIS CURIOSAS DA BIBLIA.
PERGUNTO:
- Como Deus pode chamar e usar um rei impio a favor de seu povo.
- Em sua soberania Deus pode usar um impio para me favorecer?

Estas e outros respostas voce terá nesta mensagem.


1) DEUS NÃO FAZ NADA SEM PROPOSITO.

CIRO NASCEU,CRESCEU,ENRIQUECEU,GANHOU NOME E RENOME PARA CUMPRIR UM PROPÓSITO PROFÉTICO.

DEUS PROMETEU DAR-LHE TESOUROS ENCOBERTOS E RIQUEZAS ESCONDIDAS.(V.3)

1.1) DEUS NÃO TEM PROBLEMAS DE ENNRIQUECER A NINGUÉM.

FEZ ISSO COM ABRAAO,DAVI E SALOMÃO.
TODOS ESTES HOMENS FORAM ABENÇOADOS POR DEUS COM GRANDES RIQUEZAS.

A VERDADEIRA RIQUEZA É UM DOM DIVINO.

"Jamais digas no teu coração: A minha força e a fortaleza de meu braço me adquiriram este poder.Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder; para confirmar a aliança que jurou a teus pais, como se vê neste dia. (DEUTERONOMIO 8:17,18)

1.2) AMOR E PROPÓSITO.


RIQUEZAS PRECISAM ESTAR ALIADAS A PROPÓSITOS BENÉFICOS.
NÃO PEÇA A DEUS RIQUEZAS PARA ESBANJARDES EM PRAZERES CARNAIS.
RIQUEZAS SERÃO CONCEDIDAS ONDE HOUVER PROPÓSITO.

DEUS ENTREGOU RIQUEZAS A CIRO POR AMOR DE JACO.(ISRAEL) V.4


2) ISAIAS E CIRO.

ISAÍAS PROFETIZOU 700 a.C
CIRO ATINGIU O APOGEU EM 538 a.C

ISAIAS PROFETIZOU A GRANDEZA DO REI CIRO 160 ANOS ANTES DE SUA GLÓRIA.
(ISAIAS 45:1-5) TEXTO BASE.

FOI CHAMADO DE CIRO, O GRANDE.

2.1) CIRO E A DERROTA DA BABILÔNIA.(538 a.C)

O REI CIRO VIVEU O SEU APOGEU,APÒS INVADIR E DERROTAR A GRANDE BABILONIA.

CIRO CONQUISTOU O MUNDO APOS DERROTAR BABILONIA EM 538 a.C.
ELE DERROTOU BABILÔNIA DE FORMA ESPETACULAR.

A VITORIA DE CIRO SOBRE A PODEROSA CAPITAL TEVE ALGO DE SOBRENATURAL,POIS A MESMA TINHA COMIDA PARA DOIS ANOS DE CERCO,MURALHAS IMPENETRÁVEIS E O RIO EUFRATES A ABASTECIA PELO SUBTERRANEO.
ERA IMPOSSIVEL INVADI-LA.

ATÉ QUE DOIS DESERTORES TROUXERAM A PLANTA DA CIDADE.
OS MAPAS INDICAVAM AS ENTRADAS SUBTERRANEAS PELO LEITO DO RIO EUFRATES.

A IDEIA DE CIRO: DESVIAR O CURSO DO PODEROSO RIO EUFRATES E ENTRAR POR BAIXO DA CIDADE,PEGANDO ASSIM,TODOS DE SURPRESA.

FORAM DOIS ANOS DE TRABALHO DURO E MUITA PERSEVERANCA.
A PERSEVERANÇA PODE MAIS QUE A FORÇA BRUTO.
CIRO ERA PACIENTE E PERSEVERANTE.

APÓS DESVIAR O CURSO DO RIO EUFRATES, CIRO INVADIU A GRANDE E PODEROSA CIDADE POR BAIXO E CONSEGUIU DERROTA-LA.

UM DOS PRÓPOSITOS DE DEUS COM CIRO,A QUAL ELE CHAMA DE "MEU SERVO" ERA DERROTAR E JULGAR A PERVERSA BABILÔNIA.

O NOSSO PROBLEMA É FALTA DE PERSEVERANÇA NAS COISAS.
CIRO ERA PACIENTE E PERSEVERANTE!

SEM PERSEVERANÇA NÃO HÁ VITÓRIA.

IMPORTANTE:
DEUS SEMPRE ENCONTRARÁ ESPAÇO PARA OPERAR ONDE EXISTE PACIENCIA E PERSEVERANCA DE ALGUEM.



3) ACESSO AS PROFECIAS DE ISAIAS E JEREMIAS.

AS PROFECIAS ISAÍAS 45 E JEREMIAS 50 e 51 FALAM DO JULGAMENTO DA BABILONIA E DA EALTAÇÃO DE GRANDE REI PARA EXECUTAR ESTA "TAREFA DIVINA".

CIRO QUE TEVE ACESSO AS PROFECIAS DA JÁ FALECIDO PROFETA ISAIAS QUE FALAVA SOBRE SUA DINASTIA.
NESTE MOMENTO TEVE A CERTEZA QUE UM PODER MAIOR O AJUDOU A CONQUISTAR A GRANDE BABILONIA.
PROVAVELMENTE SE CONVERTEU AO DEUS DE ISRAEL QUANDO LEU ISAIAS 45.

OBS. NÃO EXISTEM REGISTROS SOBRE ISSO.(Hipótese provável

ALGUNS HISTORASDORES DEFENDEM QUE O RETORNO DE ISRAEL FOI APENAS UM GESTO POLITICO DO PODEROSO MONARCA

CIRO LIBERTOU OS JUDEUS QUE ERAM CATIVOS NA BABILONIA.
(ESDRAS 1:1-4)
CIRO INICIOU UM PROGRAMA DE REPATRIAÇÃO DOS JUDEUS.

PERGUNTO:
QUANDO UM MONARCA FARIA ISSO SE NÃO FOSSE PELO AGIR DE DEUS?

"AGINDO EU,QUEM IMPEDIRA?"(Is.43:13)

Somente ELE, O SENHOR , pode inclinar o coração do rei para onde quiser.


3) CIRO ENTENDEU SEU PROPOSITO DE VIDA.

APÓS LER O LIVRO DE ISAIAS CIRO DESCOBRIU O PORQUE SE SEU PODERIO E RIQUEZAS.
ENTENDEU PORQUE CONQUISTOU O MUNDO E A ATÉ "IMBATÍVEL E IMPENETRÁVEL" CIDADE DA BABILONIA COM SEUS LARGOS E ALTOS MUROS.

LEIA COM ATENÇÃO:
JULGAR A BABILÔNIA E FAVORECER ISRAEL ERA O MOTIVO PELO QUAL DEUS LEVANTOU E EXALTOU O GRANDE REI CIRO.
ERA O PROPÓSITO MAIOR DE SUA VIDA.
ELE ENTENDEU ISSO CLARAMENTE.


3.1) DEUS NÃO FAZ NADA SEM PROPÓSITOS.(IS.45:4)

TUDO QUE DEUS FAZ TEM UM PROPÓSITO CLARO E ESPECÍFICO.
ELE NÃO É PEGO DE SURPRESA EM NADA.

"Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34 Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
36 Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!"(Romanos 11:33-36)


4) A DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO DO REI CIRO.


NASCI PARA JULGAR BABILONIA E FAVORECER ISRAEL

"O Deus dos ceus me deu todos os reinos do mundo e ME ENCARREGOU de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá...Quem dentre o seu povo se dispor a ir, suba e seu Deus seja contigo." (Esdras 1:1-3)

ESTAS SÃO AS PALAVRAS DA DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO DO REI CIRO.

"O Deus dos ceus me deu todos os reinos do mundo e ME ENCARREGOU de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá...

LOGO A SEGUIR, CIRO LIBEROU TODO O DINHEIRO NECESSÁRIO PARA OS JUDEUS ORDENANDO A RESTAURAÇÀO DE JERUSALÉM.

"(1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia ( para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias ), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:
2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra; e ele me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá.
3 Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que é em Judá, e edifique a Casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém.
4 E todo aquele que ficar em alguns lugares em que andar peregrinando, os homens do seu lugar o ajudarão com prata, e com ouro, e com fazenda, e com gados, afora as dádivas voluntárias para a Casa de Deus, que habita em Jerusalém." (Ed.1:4-8)


PERGUNTO NOVAMENTE:
PORQUE CIRO FEZ ISSO?
PORQUE UM REI PAGÃO AGIRIA DESTA FORMA?
PODE UM IMPIO FAVORECER UM JUSTO?

PERGUNTE ISSO AO FARAÓ QUE FAVORECEU JOSÉ.

O REI CIRO ENTENDEU QUE DEUS O LEVANTOU PARA FAVORECER ISRAEL.
"O Deus dos ceus me deu todos os reinos do mundo e ME ENCARREGOU de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá...


5) E CADA UM DE NÓS?


PORQUE ESTAMOS AQUI?
PORQUE E PARA QUE FOMOS LEVANTADOS?

PORQUE TEMOS ATINGIDO UM CERTO NIVEL DE SABEDORIA, HONRA E PROSPERIDADE?
QUAL O PROPOSITO DE NOSSOS DONS E TALENTOS?
VOCE JÁ SE FEZ ESTA PERGUNTA?
VOCE JA PERGUNTOU PARA DEUS QUAL É O PROPÓSITO MAIOR DE SUA EXUSTENCIA?

SERÁ QUE VOCE EXISTE APENAS PARA TRABALHAR,GANHAR DINHEIRO,CONSTRUIR UMA CASA, GERAR FILHOS E CONSTRUIR ALGUM PATRIMÔNIO?

Eu, Pr Venilton, me recuso a crer que nasci apenas para isso.
E voce?

O MAIOR INVESTIMENTO DA TERRA E A OBRA DE DEUS.
CIRO,UM REI PAGÃO ENTENDEU ISSO E TEM CRENTE QUE NÃO ENTENDE.
TEM CRENTE QUE SEQUER CONSEGUEM DIZIMAR NA CASA DE DEUS.

SOMOS OS FINANCIADORES DO REINO.
O DIA QUE VOCE REALMENTE ENTENDER ISSO,NUNCA FALTARÁ RECURSOS PARA SUA VIDA CASA E FAMILIA.

REPITO:
CIRO ENTENDEU ISSO E TEM CRENTE QUE ALEM DE NÃO ENTENDER AINDA CRITICA OS LIBERTADORES FINANCEIROS.

A VIDA DO REI CIRO NOS PROVA QUE OS DOADORES ENTRARAO PARA HISTORIA E SERAO LEMBRADOS.

CIRO FOI UM DOADOR.
INVESTIU NO POVO E NA OBRA DE DEUS.
INVESTIU EM ISRAEL.
INVESTIU NA CONSTRUCAO DA CASA DE DEUS.

ATÉ QUANDO VOCE VAI PERDER PARA CIRO.

TESTEMUNHO INTERESSANTE:

O DONO DO IMOVEL DA IGREJA APASCENTAR DE TERESOPOLIS JA DEU ESTE ANO PARA NOSSA IGREJA MAIS DE 1.000 REIAS. ELE NÃO É CRENTE E NEM É MEMBRO DA IGREJA.
SOMENTE NO MES DE MAIO DE 2012 ELE COLOCOU DEBAIXO DA PORTA DA IGREJA 500 REAIS.
EU TENHO ALGUNS MEMBROS QUE ANDAM DE BIBLIA E CONGREGAM COMIGO QUE CONSEGUEM DIZIMAR OU OFERTAR, E NAO GOSTAM QUANDO FALO DE DIZIMOS E OFERTAS NO CULTO.
PERGUNTO:
ATÉ QUANDO VAMOS FICAR PERDENDO PARA O REI CIRO EM DOAÇAO E CAPACIDADE DE INVESTIRMOS NO REINO DE DEUS?

CONVÉM LEMBRAR AINDA QUE ORACOES E OFERTAS SOBEM COMO MEMORIA.
(Atos 10:1-4)

DURO CONFRONTO:

NO PASSADO, QUANTO FOMOS CAPAZES DE INVESTIR NA FANTASIA DO CARNAVAL?
QUANTO GASTÁVAMOS NAS FESTAS E CHURRASCADAS?
QUANTO VOCE JÁ PAGOU NUM RELOGIO?
QUANTO JÁ PAGOU NUMA JÓIA?
QUANTO JÁ PAGOU NUM VESTIDO OU NUMA CAMISA?
QUANTO VOCE JA PAGOU NUM ALUGUEL DE UM VESTIDO PARA UM CASAMENTO?
QUANTO JÁ PAGOU NUM TERNO?
QUANTO VOCE JÁ FOI CAPAZ DE INVESTIR NUMA FESTA DE CASAMENTO OU ANIVERSARIO?
E EM UM COMPUTADOR? IPAD? IPHONE?

E NA REFORMA OU OBRA DE SUA CASA?

" Veio, pois, a palavra do SENHOR, pelo ministério do profeta Ageu, dizendo:
4 É para vós tempo de habitardes EM CASAS APAINELADAS(ESTUCADAS),E A MINHA CASA PERMANEÇE EM RUÍNAS.
5 Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.
6 Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saquitel furado.
7 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.
8 Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e eu serei glorificado, diz o SENHOR.
9 Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu lhe assoprei. Por quê? —disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, e cada um de vós corre à sua própria casa.
10 Por isso, retêm os céus o seu orvalho, e a terra retém os seus frutos."
(AGEU 1:3-10)V.4

CASAS APAINELADAS? V.4
O que significa isso?
SÃO CASAS LUXUOSAS.

DEUS NÃO É CONTRA QUE VOCE COMA BEM OU MORE BEM PORQUE ISSO É PROMESSA PARA TODOS NÓS. (Neemias 9:24,25)(Deuteronômio 6:10,11)
leia e comprove.

A tristeza de Deus é quandonpriorizamos as coisas materiais e desprezamos sua casa.

NOSSO DESAFIO DE HOJE É:
"Tudo faço por causa do evangelho,com o fim de me tornar cooperador com ele."
(1 CO.9:23)

ONDE ESTAO OS CIROS QUE ENTENDERAM O PROPÓSITO DE SUA VIDAS?
QUE ENTENDERAM O PROPOSITO DE SEUS DONS E TALENTOS COMO BEZALEL E AOLIABE?
ONDE ESTÀO AQUELES QUE ENTENDERAM O PROPOSITO DE SEUS RECURSOS?
VOCE VAI PERDER PARA CIRO ATÉ QUANDO?

VENILTON ELETRICISTA?
OBRA DE DEUS BENEFICIADA.
EU CONSTRUI VÁRIAS IGREJAS USANDO MEU TALENTO NATURAL.


VENILTON, O ELETRICISTA.(1982)

ILHA DO GOV. 1982/ELETRICISTA/CB/PROMOÇÃO ETC...
ANCHIETA – ELETRICA DA IGREJA – RIO DO PAU 225
ICV – CAMPINHO – ALBERTINO – MARVIO LUCIO.
HELIOPOLIS,TERESOPOLIS E SÃO GONÇALO – PARTE ELETRICA IGREJA
ILHA DO GOVERNADOR 2009 – ELETRICISTA DO APASCENTAR ILHA.
MEU TALENTO PROFISSIONAL TEVE E TEM UM PROPOSITO.
2012 - Curso de Elétrica na Cruz Vermelha.

EU JÁ USEI E AINDA TENHO USADO MEU TALENTO DE ELETRICA PARA ERGUER VARIAS IGREJAS E ABENÇOAR VIDAS.

APRESENTE SEU TALENTO,SUA VIDA E SEUS RECURSOS A SERVIÇO DO REINO!

EM JULHO DE 2012 COMEÇAREI ENSINAR ELETRICIDADE NA CRUZ VERMELHA DE TERESÓPOLIS VISANDO AJUDAR JOVENS QUE NAO TEM ESPECIALIZAÇÃO TECNICA.
MINHA PROFISSÃO TEM UM PROPOSITO E ESTE SERVE PARA INVESTIR EM OUTROS.

CONFRONTO:
ONDE ESTAO OS DOADORES E OS INVESTIDORES DO REINO?
" O Reino de Deus em primeiro lugar..." (MT.6:33)

ESTES,COMO CIRO, ENTRARAO PARA HISTORIA E TERAO MEMORIA DIANTE DE DEUS.
COMO CIRO, SEJA UM DOADOR E ENTRE PARA A HISTÓRIA COM DEUS.

PERGUNTO: SERA QUE CIRO IMAGINAVA QUE 2600 ANOS DEPOIS ELE SERIA LEMBRADO NAS PAGINAS DA BIBLIA?

DOADORES ENTRARAO PARA HISTORIA E SERÃO LEMBRADOS.

MATEUS 26:13
PARA ESTE TEMPO E PARA ESTA HORA FOMOS LEVANTADOS.
ESTAMOS NO TEMPO E NA HORA DE NOSSA EXPANSÃO.
NÃO SEJA OMISSO.
NAO PERCA PARA CIRO.

MORDECAI CHAMOU A ATENÇAO DA RAINHA ESTER PARA QUE ELA NÃO PERDESSE O PROPOSITO DE SUA COROAÇÃO.

DEUS PODE LEVANTAR QUANTOS CIROS , FARAOS OU ASSUEROS ELE QUISER PARA FAVORECER SEU POVO E SUA IGREJA (RM 9.18)

ELE PODE E DESEJA LEVANTAR CIROS E REIS PARA LHE FAVORECER SEGUNDO SEU PODER E SOBERANIA.

ELE PODE FAZER DE VOCE UM CIRO EM GRANDEZA DESDE QUE VOCE TENHA O PROPOSITO DE AJUDAR E FAVORECER OUTROS. VOCE CRE NISSO!?
Se voce pode crer voce pode receber.
(1 Sm.2:6-8)Leia.

ELE LEVANTA,EXALTA OU ABATE SEGUNDO SUA VONTADE E NINGUÉM PODERA DIZER
QUE FAZES.
Agindo Ele quem o impedirá? (Is.43:13)

ELE PODE FAZER ISSO? SIM.
MAS VIA DE REGRA ELE TRABALHA COM AS PESSOAS COMUNS DE SEU REINO DO
TIPO : VIUVAS, PEDREIROS,CABELEREIROS, PROFSSIONAIS LIBERAIS, AUTONOMOS, ELETRICISTAS COMO EU PARA QUE ESTES FINANCIEM SUA OBRA.


APRESENTE-SE PRIMEIRO COM SUA VIDA.(IS 6:8)

ESTEJA DISPOSTO A IR, A COOPERAR E ATE A FINANCIAR O REINO DE DEUS!.

DIGA: EIS-ME AQUI SENHOR... ENVIA-ME A MIM...(Is.6:8)
APRESENTE-SE COM SEUS RECURSOS E SUAS POSSES!

1 CO 9:23 TUDO FAÇO POR CAUSA DO EVANGELHO COM O FIM DE ME TORNAR COOPERADOR COM ELE

DE BOA VONTADE GASTE-SE EM PROL DO REINO DE DEUS.


DEUS PAGA BEM.(1 CO 15:57,58)

PR JOSE SANTOS – 47 ANOS PASTOR DA PENHA.

LOUVOR DA EYSHILA .(VOCE É O PROFETA DA MINHA GERAÇÃO)

PASTORES DO BRASIL E DO MUNDO VIERAM A SEU VELORIO.

EU VI,OUVI E APRENDI NESTE DIA QUE DEUS PAGA BEM AOS SERVOS FIEIS.


NÃO TENHA MEDO DE SEMEAR E FINANCIAR O REINO(MATEUS 6:33)
NÃO TENHA MEDO DE SEMEAR COM DIZIMOS E OFERTAS
NÃO TENHA MEDO DE FINANCIAR PROFETA COMO FIZERAM A SUMAMITA E A VIUVA DE SAREPTA .

FAÇA O HOMEM DE DEUS PARTICIPANTE DE TODAS AS COISAS BOAS.
(Gl 6:7)(EZ.44.30)

AQUILO QUE VOCE FIZER ACONTECER AO OBRA DE DEUS E AO REINO DEUS FARA ACONTECER A SUA VIDA.
UMA OFERTA NUNCA DEIXA SUA VIDA AO CONTRARIO TRAZ MARCA E MEMORIA DIANTE DO ETERNO(SL 20:1-3)

UMA OFERTA SAI DO SEU PRESENTE E ENTRA NO SEU FUTURO.
(PERGUNTE ISSO A CIRO)

EU NÃO CONHEÇO UM INVESTIDOR DO REINO QUE ESTEJA MAL.
NORMALMENTE COMEÇAM POR BAIXO MAS NO DECURSO DOS ANOS SÃO HONRADOS.
OS GRANDES HOMENS DE DEUS QUE CONHEÇI E CONHEÇO SÃO ASSIM.

APRESENTE SUA VIDA E SEUS RECURSOS COMO OFERTA AGRADAVEL AO SENHOR.
Entenda o propósito de sua vida.
Entenda o propósito de seus recursos.
Entenda o propósito de sues bens e talentos.

LANÇE TUDO ISSO NO REINO DE DEUS E AMANHA VOCE DIRA:
FORAM AS MELHORES SEMENTES QUE PLANTEI.
O LUGAR DO SEU CHORO SERA O LUGAR DE SUA ALEGRIA FUTURA!
SERA QUE CIRO IMAGINAVA QUE 2600 ANOS DEPOIS ELE SERIA LEMBRADO NAS PAGINAS DA BIBLIA?

DOADORES ENTRARAO PARA HISTORIA E SERAO LEMBRADOS.
MATEUS 26:13

AMEM.
Postar um comentário